• rising
  • Posts
  • você é proativo?

você é proativo?

04/09/2025

você é proativo?

antes que alguém precise pedir para você fazer algo hoje, faça.

NA GAVETA
  1. Este é meu filme favorito — sem sombra de dúvidas. 🎞

  2. Deu vontade de experimentar! 🍓

  3. Entender o conteúdo deste texto mudou muita coisa na minha vida.

  4. Fiz um vlog de um dia na minha vida.

  5. Já escutou o episódio do nosso podcast desta semana?

POV
O que é proatividade?

Quero compartilhar uma história com vocês hoje.

Quando eu tinha 15 anos, fiz um intercâmbio nos Estados Unidos, daqueles bem tradicionais: vivi por 6 meses na casa de uma família americana e estudei no ensino médio de lá.

Nesse período, os coordenadores responsáveis pelos intercambistas da região organizavam, com certa periodicidade, encontros para que todos os que estivessem na mesma cidade — e fizessem parte do mesmo programa — pudessem se conhecer, compartilhar experiências e curtir alguns momentos juntos.

Em um desses encontros, uma das coordenadoras que conduzia a roda de conversa — como uma boa americana que valoriza produtividade e proficiência — nos fez a seguinte pergunta:

Como vocês têm ajudado a sua host family (família hospedeira) nas tarefas de casa?

Como sempre gostei de engajar em conversas com temas de quebrar cabeça, levantei a mão para responder, convicta de que minha resposta seria um grande exemplo de educação, simpatia, gentileza e disposição para todos os colegas presentes (um instinto meio natural às pessoas que têm pouco a acrescentar — porque lhes falta humildade para refletir sobre o mundo ao redor e sobre a própria vaidade — rs.):

Bom, eu sempre pergunto às pessoas da família que me hospeda o que posso fazer para ajudar.

A coordenadora, novamente valorizando a praticidade e a objetividade, respondeu-me de forma direta:

Quando realmente queremos ajudar, não perguntamos, apenas fazemos. Até porque a pessoa a quem você dirige a pergunta pode achar desconfortável ou cansativo ter que te pedir para fazer alguma coisa.

Essa resposta doeu fundo na alma, mas mudou minha vida a partir daquele momento. Porque aprendi algo chamado proatividade.

Até aquele dia, eu afirmo com plena certeza que era uma pessoa mais passiva, sempre com medo de incomodar, me intrometer, agir, tomar frente ou errar.

Mas, a partir do momento em que aquelas palavras me tocaram de forma tão profunda, entendi que ser mais proativa era a melhor forma de me tornar uma pessoa útil, conseguir servir e fazer as coisas acontecerem — mesmo que não acertasse em tudo.

  • Porque, se eu aprendesse a me colocar pronta para AGIR, poderia tentar de novo e melhorar o que ainda não tivesse ficado bom.

É claro que, lá naquele momento, eu não consegui nomear tudo isso dessa forma. Mas, hoje, olhando para trás, reconheço que foi um daqueles aprendizados que transformam uma vida inteira — e que impactam tanto as coisas mais práticas do dia a dia quanto os grandes projetos de vida.

Depois daquele dia, passei a observar primeiro cada ambiente, trabalho ou relação em que chego. Só depois de perceber, com atenção, onde posso contribuir com minhas próprias limitações e capacidades, é que pergunto como posso ajudar.

Proatividade é isso: uma escolha consciente de melhorar os ambientes, relações e projetos dos quais você faz parte, em vez de deixá-los piores ou — talvez ainda pior — iguais a quando você chegou.

Uma simples mudança de postura — em vez de esperar o outro pedir, se adiantar e pensar no que está ao seu alcance para fazer acontecer — pode transformar a forma como sua vida caminha.

É uma questão de tomar frente e fazer as coisas acontecerem, e isso é muito profundo. Mas pode ser feito a partir das “pequenas” coisas, que, no fim, são o que constroem as grandes.

Esse aprendizado que tive lá atrás mudou minha vida para sempre — e espero que também possa, de alguma forma, tocar o seu coração hoje. Sabe por quê?

Você nunca sai em desvantagem ao entregar o seu melhor e se aproximar daquilo que é condizente com o seu potencial — que, posso te afirmar, é muito, muito alto.

— @Sarinha
DESAFIO DO DIA

Pouco mais de 52% dos que votaram (200 pessoas) na enquete da edição anterior (02/09) disseram ter conseguido escolher uma área de suas vidas — trabalho, corpo, dinheiro ou relacionamentos — e escrever 3 coisas que já são suficientes nela? Abaixo, alguns comentários:

😃 “Estou feliz com meus relacionamentos. Nada que não tenho ou nunca tive me faz menos feliz do que sou e nem me entristece — ou piora minhas tristezas —, por que as vezes fico triste, sim. Estou plena e consciente de minhas limitações. E quer saber? Tô curtindo muito tudo isso.

🎓 “Depois de muitos anos (12 anos), estou quase terminando a faculdade que eu sempre desejei! Fiz todos os extracurriculares que ela me permitiu fazer e agora estou apenas aguardando o último ano para concluir o curso com boas notas e me dedicar para a próxima etapa da minha carreira, sabendo que tudo o que fiz até agora já é suficiente para mim.

💪 “Sim, consegui — e recitei elas em voz alta. Foi um dia muito marcante, pois eu tenho, muitas vezes, a mentalidade de "sempre querer mais". É sempre mais, mais, mais. E a satisfação sempre esteve nas áreas que estou melhor do que há 5 anos, por exemplo. Pude guardar um momento pra agradecer meu progresso — minha dedicação à atividade física, ao sono e ao desempenho nos exercícios.

E sobre o desafio da última edição: você conseguiu parar por 5 minutos e refletir: qual porta você está insistindo em abrir, mesmo sabendo que ela não cede?

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

Vamos para o desafio de hoje…

Desafie-se a fazer alguma coisa hoje antes que precisem te pedir. Além disso, guarde esse mantra para sua vida:

Os ambientes onde chego: quero deixá-los melhores, piores ou iguais a quando entrei?

MENSAGEM DO TIME

Hoje, gostaríamos de te agradecer e te parabenizar pela pessoa que você se tornou.

Poucas vezes a gente para pra olhar a própria trajetória — mas olha só até onde você já chegou.

Estamos semanalmente aqui com você, trazendo reflexões, aprendizados… Mas, mais do que isso, vendo você escolher ser uma versão melhor de si mesmo.

Então, por hoje, pare. E faça algo pra se reconhecer.

Talvez você ainda não esteja onde gostaria de chegar. Mas com certeza está mais perto do que ontem. E já é uma versão que o seu "você mais novo" sonhava em ser.

Como sabemos disso? Porque te vemos. Nas mensagens que você deixa no Instagram, no final dessa newsletter, ou até pelos conteúdos que escolhe clicar e se aprofundar.

Mas a verdade é que a gente só consegue acompanhar de verdade essa jornada se soubermos melhor quem é você.

Assim, nossos conteúdos ficam mais personalizados ao seu gosto, ao seu ritmo, ao seu momento de vida.

Prometemos transformar esse produto pra ser ainda mais sua melhor amiga 💛. Clique aqui, estamos animados para te conhecer.

FILOSOFANDO

tradução: eu sou apenas uma garota sentimental, só isso.

O propósito da vida não é ser feliz o tempo todo, mas encontrar sentido em cada momento.

Viktor Frankl

Ah, Viktor Frankl… Que tapa na cara essa frase, né?

Para quem não o conhece, ele foi um psicólogo que sobreviveu a um campo de concentração. E justamente por ter passado por esse horror, é que as frases dele me pegam de um jeito diferente.

Ele nos lembra que o verdadeiro norte é o sentido, aquele “porquê” que nos faz levantar mesmo nos dias ruins.

Para mim, foi libertador perceber isso. Em vez de forçar a alegria o tempo todo, comecei a acolher os momentos não tão bons e buscar entender: “como isso me conecta com algo maior?”

E olha, mudou tudo. Por mais que hoje tentem nos mostrar o contrário, precisamos entender que a vida não é um comercial de margarina — ou, melhor, para os dias atuais: não é um feed perfeito do Instagram.

Às vezes, o sentido está no caos, na dor que nos molda ou na adversidade que nos ensina. O que nos sustenta de verdade é ter sentido, algo que faça cada momento valer a pena — mesmo os difíceis.

— @Gabi
DESABAFO

Quero me demitir porque meu chefe é um grosso e xinga todo mundo, mas sou uma estagiária e não consigo encontrar outro estágio logo — e não quero depender do dinheiro dos meus pais. Mas eu só tenho 20 anos e não quero sofrer de crises de ansiedade como estou agora.

Você está no início da sua trajetória profissional e, infelizmente, lidar com pessoas difíceis — e até desrespeitosas — é algo que provavelmente acontecerá mais de uma vez na vida.

  • Isso não significa que você tenha que aceitar tudo calada, mas é importante entender que nem sempre teremos o ambiente perfeito para trabalhar.

Se o cenário atual está te causando ansiedade, vale traçar um plano: continue buscando outras oportunidades, mas, enquanto isso, use o momento como treino para desenvolver resiliência, inteligência emocional e estratégia de comunicação.

Aos 20 anos, o que você aprende agora sobre como lidar com esse tipo de pessoa pode poupar você de muitos desgastes no futuro.

E sobre depender dos seus pais… Você tem 20 anos. Ninguém espera que você tenha a vida resolvida agora. Você ainda terá muitos anos para ser responsável por tudo.

Agora, você está justamente desenvolvendo a sua responsabilidade e enfrentando de frente a tal da “vida adulta”. Mas tenha calma, vai dar tudo certo!

Terminei um relacionamento há alguns meses, e meu ex-companheiro joga muito ódio em mim, dizendo que sou a pior pessoa do mundo. Eu tive meus erros; ele teve os dele. Sei que houvem coisas graves, mas, no final do relacionamento, não parecia haver tantos ressentimentos. Até que ele mostrou que tinha, sim. Sei que a versão dele é importante, quero respeitar, mas me sinto muito magoado por ocupar esse espaço de vilão.

É difícil aceitar que alguém que amamos nos veja assim, como o vilão da história. Mas você não é a versão distorcida da dor dele — e nem ele é apenas os erros que cometeu.

Relacionamentos terminam, muitas vezes, com pontas soltas. E as mágoas mal resolvidas viram acusações, raiva e injustiças. É mais sobre ele tentando lidar com os próprios sentimentos do que sobre quem você realmente é.

Você não precisa se defender o tempo todo — e muito menos se convencer de que merece carregar essa culpa sozinho. Existe espaço para reconhecer erros sem se autodefinir por eles.

A maturidade vem quando a gente aceita que as histórias são complexas e que crescer envolve seguir com o coração tranquilo, mesmo que o outro ainda esteja preso na mágoa.

— @Gabi

🦋 Para enviar um desabafo, clique aqui. Queremos te ajudar em uma próxima edição :)

TIP OF THE DAY

Se você também curte moda, adora montar lookinhos e escolher peças que unem estilo e conforto… Essa newsletter foi feita pra você. Eu já me inscrevi, claro. 👟 Clique aqui pra se inscrever. Começa dia 16/09.

LAST BUT NOT LEAST

A pressão pode ser um privilégio, pois indica que algo é esperado de você.

RODAPÉ

😁🫥🙁 Quão satisfeito você ficou com essa edição? Nos conte aqui.

🆘 Precisa de ajuda com algum problema? Clique para falar com o nosso suporte.

 Se não quiser mais receber nossas edições, é só clicar aqui.

🎟️ Quer anunciar conosco? É só clicar aqui.

QUEM SOMOS
rising 🦋
cc: @sarinhaspov e @gabriellagoldenstein

Despertando sua melhor versão. Afinal, se tudo na vida é ponto de vista, por que não aprender um melhor jeito de enxergar?

  • Toda terça e quinta, na hora que o sol nasce, direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito.

Dúvidas, feedbacks ou sugestões? Responda esse e-mail ou envie um direct pra gente. Adoramos sua companhia! :)

até semana que vem!

powered by: