• rising
  • Posts
  • você é um universo

você é um universo

você é um universo

já parou pra pensar nessa sua dimensão? as respostas que você procura, aquilo que você precisa… está tudo aí dentro.

POV

“Meu corpo é um templo”

Você já escutou isso? Eu já tinha escutado várias vezes, mas só pouco tempo atrás entendi de verdade.

Há um tempo (até compartilhei) estava com algumas questões incômodas de saúde que não conseguia achar a causa. Eis que com exames a pedido de uma endocrinologista, descobri o que menos esperava: uma intolerância alimentar.

  • Já tinha escutado: “o intestino é o segundo cérebro”, mas nunca dei tanta atenção a essa informação até sentir na pele o seu impacto.

E eu sei que minha saúde pouco te interessa. Mas fiz questão de falar sobre isso, para chamar sua atenção para uma coisa:

Talvez você esteja tão acostumado a se sentir mal, fisicamente ou emocionalmente, que passou a acreditar que isso é normal.

E por isso não dá chance a mudança ou a todo potencial que existe dentro de você.

  • Uma simples intolerância alimentar, pode causar até alterações de humor, sabia?

Seu corpo é como uma máquina que tem uma capacidade surpreendente de lutar sozinha pelo seu próprio funcionamento. Mas se um parafuso acaba saindo do lugar, o andamento de toda a engrenagem pode ser comprometido.

E não é possível falar de saúde e bem-estar emocional, sem falar de saúde e bem-estar físicos.

  • Você é dono de uma tecnologia que o ser humano não chega nem perto de conseguir reproduzir artificialmente.

Não acha que o mínimo, seria demonstrar um pouco de gratidão por esse bem que te foi concedido e cuidar dele?

Você deveria pensar mais sobre o que coloca para dentro desse templo. Você pode escolher fornecer melhores combustíveis para o seu corpo. E é assim que você vai se sentir melhor.

Talvez, você se fez acreditar que não é digno desse cuidado, nem capaz de se sentir bem. Mas preste muita atenção:

🦋 Não é normal não se sentir bem.

E só quando se der a chance de viver de forma diferente, que irá entender isso. Irá entender que fazendo sua vida, sua saúde e seus sentimentos melhores, também pode fazer tudo isso na vida das pessoas ao seu redor.

Mas infelizmente, bom humor, disposição, alegria, motivação e energia não vem de graça. Você precisa construir essas coisas todos os dias.

Parte da sua energia, é você quem constrói todos os dias com:

  • as atividades que se propõe fazer;

  • as fontes que absorve;

  • os lugares que se permite frequentar.

Tudo isso impacta diretamente na forma com você se sente todos os dias.

Saiba escolher bem.

Não para ter um corpo bonito para o verão, mas sim para ser capaz de viver da melhor forma que sua natureza te permite, e por muitos anos. E para ser digno de habitar o templo maravilhoso que te foi concedido de graça.

PATROCINADO POR BETTERPB

Como seria o seu dia comum perfeito?

✏️ Por aqui começaria mais ou menos assim: acordar uns minutos antes do despertador, comer um pré-treino delicioso, aparelhos da academia livres, céu azul e por aí vai…

Esses momentos nos fazem perceber que o “dia comum perfeito” pode ser simples, com detalhes que trazem à tona a nossa melhor versão.

Pra isso, ter aliados na rotina como a pasta de amendoim em pó da BetterPB pode te ajudar. Seja no café da manhã, pré ou pós-treino e até pra substituir o doce na sobremesa. 🥜

😋 Uma opção saudável, gostosa e versátil, que torna qualquer refeição especial — com 88% menos gordura, 3x menos calorias e muito mais proteína que outras pastas de amendoim.

Então, esse é um convite pra você incluir esses momentos cheios de sabor no seu dia, com 15% OFF no cupom exclusivo da RISING. ✨ Clique aqui e aproveite.

FILOSOFANDO

tradução: o obstáculo é o caminho

“O que impede a ação é o que a faz avançar. O que se põe no caminho torna-se o caminho”

Marco Aurélio

Não há dúvida de que todos enfrentam obstáculos em seu tempo neste planeta. Eles são tão difundidos que a única maneira de evitá-los é parar de viver, mas superá-los é essencial para viver uma vida boa.

Ao encontrar um obstáculo ou um problema no seu percurso, você pode pensar que isso está te atrapalhando. Na verdade, o “problema” te obriga a agir para resolvê-lo. É o que te tira da zona de conforto.

  • Para isso, o primeiro passo é ajustar a sua percepção dos obstáculos.

Essas duas frases de Marco Aurélio conseguem resumir muito bem o estoicismo. Essa escola de filosofia defende que sempre há uma oportunidade de exercer a virtude: coragem, humildade, razão, justeza, paciência, autodisciplina e perdão.

Nada nos impede de fazer isso. A virtude está sempre sob o nosso controle, é sempre possível responder com virtude em qualquer situação.

Assim como todas as coisas na natureza, se não estamos crescendo, estamos morrendo.

Por isso, vamos abraçar os desafios e o desconforto de hoje enquanto ainda podemos. Vamos sair da cama de manhã cedo com energia para enfrentar o dia. Vamos abraçar aquele banho frio e deixar nossos corpos se ajustarem para resistir ao desconforto.

Vamos enfrentar as dificuldades hoje e ver até onde você pode ir.

Gabi
DESABAFO feat. @amandalemos

“Peso na consciência de quebrar a rotina, se cobrar pelo metódico e certo todo dia, principalmente dieta”

Talvez o problema não é buscar o certo, mas achar que todos os dias o certo vai ser do mesmo jeito.

Pensa comigo: você não é a mesma pessoa todos os dias. Claro que tem padrões que se repetem todos os dias e pontos da sua rotina que serão iguais, mas nunca é 100% igual.

  • Supor que sua dieta vai ser 100% igual todos os dias seria um absurdo. O que você precisa ter em mente é a escala de prioridade da sua alimentação.

Pois bem, no que diz respeito a resultados estéticos você precisa entender é que, sim, a quantidade de comida faz muita diferença e é determinante para alcançar esses objetivos. As calorias, bem como os macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) e os micronutrientes (vitaminas, minerais e fitoquímicos) são os responsáveis pelos seus resultados.

Porém, você pode tentar ver a dieta de outra forma. "Ok, eu quero ter um resultado estético X mas hoje, infelizmente, não vou conseguir carregar minhas marmitas, qual a segunda melhor opção para minha dieta nesse momento?" E é algo bem simples: escolher o mais saudável dentro do cenário possível da sua vida!

Então vamos pular para a dica prática de uma vez? Em todas (sim, todas) as suas refeições você precisa de, no mínimo, proteínas e micronutrientes (que são as frutas e vegetais), ou seja: em dias caóticos, que tudo está dando errado, você vai buscar consumir nas suas refeições esses dois itens.

Acho que cabe um exemplo prático dentro da dica prática, vou te dar duas opções para refeições intermediárias e duas opções para refeições principais:

➡️ para o café da manhã e o lanche da tarde:

🍇 1 fruta de sua preferência (aqui tem os micronutrientes que te falei que são essenciais em todas as refeições, então sua frutinha não é opcional)

✨ para complementar a fruta escolha uma dessas duas opções:

1️⃣ crepioca com: 1 ovo + 3 claras + 45 gramas de tapioca + 75 gramas de queijo cottage (dica da nutri: colocar o queijo no recheio com tomate + orégano fica um sucesso)

2️⃣ sanduíche com: 2 fatias de pão ou 1 pão de sal/francês/não sei o nome dessa maravilha culinária no seu estado + 50 gramas de peito de frango + 50 gramas de creme de ricota light + 30 gramas de queijo mussarela

➡️ para o almoço e jantar:

🍍 aqui a frutinha é bem-vinda, porém não 100% indispensável já que você precisa comer vegetais! Mas, um abacaxi vai bem para ajudar na digestão

🚨 para essas refeições você vai dividir seu prato em 4 partes iguais e preencher da seguinte forma:

1️⃣: escolha entre esses ou misture, mas sempre respeitando o tamanho determinado ➡️ abóbora, batata, mandioca/aipim/macaxeira, inhame, arroz, feijão, macarrão

2️⃣: mesma coisa, escolha entre esses ou misture, mas sempre respeitando o tamanho determinado ➡️ frango, carne de boi, claras de ovo, tofu, tempeh, peixe

3️⃣4️⃣: esses dois pedacinhos ficam para os vegetais livres, pode comer à vontade e repetir quantas vezes quiser (seus micronutrientes vêm daqui)

💡 Espero que você tenha percebido que independe de “seguir a dieta” ou não você pode e consegue fazer escolhas mais saudáveis que vão nutrir seu corpo mesmo em dias caóticos.

Ah, e você deve estar se perguntando: quem é essa falando comigo de dieta? Meu nome é Amanda Lemos, sou nutricionista e criadora da Semana Desinflama, e minha maior missão é mostrar que é possível ter liberdade, autonomia e leveza com a sua alimentação.

Espero ter te ajudo (pelo menos um pouquinho) com essas minhas dicas 🤎

Amanda

🦋 Para enviar um desabafo, clique aqui. Queremos te ajudar em uma próxima edição :)

NA GAVETA
  1. Essa música é beeeeem antiga, mas sempre consegue me emocionar. 🎧

  2. Como uma boa overthinker de plantão, esse podcast me fez refletir durante a semana inteira. 👀

  3. Inspirada no visual da Lana Del Rey e da Hailey Bieber, essa é a nova tendência que está bombando no TikTok. 👀

  4. Terminei esse livro em uma sentada, mas demorei a semana inteira pra digerir a história. 📚

  5. Esse vídeo aqui é a coisa mais fofinha que você vai assistir hoje. 🥹

LAST BUT NOT LEAST

A decisão que você mais tem medo de tomar pode ser a que mais vai fazer diferença na sua vida. 💭

O que você achou dessa edição?

Login or Subscribe to participate in polls.

😁🫥🙁 Quão satisfeito você ficou com essa edição? Nos conte aqui.

rising 🦋
cc: @sarinhaspov e @gabriellagoldenstein

Despertando sua melhor versão. Afinal, se tudo na vida é ponto de vista, por que não aprender um melhor jeito de enxergar?

  • Toda terça e quinta, na hora que o sol nasce, direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito.

Dúvidas, feedbacks ou sugestões? Responda esse e-mail ou envie um direct pra gente. Adoramos sua companhia! :)

até semana que vem!

powered by: