temos uma novidade

05/02/2026

….

temos uma novidade

uma nova integrante chegou para o nosso time e a estreia dela pode ser o empurrãozinho que te faltava para tirar aquele projeto antigo do papel

….

NA GAVETA
  1. Se você tem se sentido ansioso, escute isto.

  2. Ganhei um desses no Natal e simplesmente comecei a tomar 4 litros de água por dia. 💧

  3. Esta escova é linda e pintada à mão — além de ser um presente certeiro para quem já tem tudo. 🪮

  4. Curte um suspense psicológico envolvente? Esta série é para você. 📺

  5. As cores que vão marcar 2026, segundo o Pinterest. 🎨

  6. Grandes viradas não vêm de grandes decisões, mas sim de micro-ajustes. E esse podcast fala exatamente sobre esses “micro-hábitos”. 🎧

POV

tradução: “corajoso o suficiente para ser ruim em algo novo”.

Seu pensamento pode travá-lo mais que as circunstâncias reais.

Me peguei muito aflita enquanto escrevia esse meu primeiro POV. Após algumas horas digitando, quando mostrei para uma pessoa que já escreve há mais tempo, não senti confiança de que ela havia gostado do texto.

Isso engatilhou uma reação que conheço bem — e talvez você também: o modo “não presto para nada”.

Chorei, pensei em desistir e mandei mensagem para a Sarinha e a Gabi, dizendo que eu não servia para escrever na newsletter. Uma convicção bem diferente da que sentia ao aceitar a missão de compartilhar um pouco mais dos meus aprendizados na Rising.

Qual pensamento estaria certo?

  • Eu consigo, sim, compartilhar textos que agreguem;

  • Eu não sirvo para isso.

A resposta é: aquele que eu quiser que esteja certo.

A verdade é que eu posso fazer com que qualquer um desses dois pensamentos seja o correto — basta acreditar nele.

Nossos pensamentos podem nos travar mais do que circunstâncias “reais”. A maioria das pessoas nem começa algo que gostaria por causa de seus próprios pensamentos sabotadores.

Embora eu não seja a melhor escritora que posso ser, jamais chegarei próximo dessa máxima se não me permitir começar. Acredito ser quase impossível chegar onde se deseja ao dar ouvidos a esses pensamentos paralisantes.

Gosto de tratar esses meus pensamentos negativos como ruído: eles vêm, mas também vão. São apenas pensamentos. Posso pensar em um macaco em cima de um carro amarelo, algo que não significa nada para mim, e tratar tais pensamentos como algo insignificante.

No fim, o que define o nosso caminho não é o primeiro pensamento que surge — nem o mais nobre —, mas aquele que escolhemos colocar em ação. Podemos nos travar mais do que qualquer circunstância ou podemos acreditar que somos capazes.

O mais bonito disso é que a escolha é totalmente nossa.

@Manu

DESAFIO DO DIA

70,71% de todos os votantes (100 pessoas) na enquete da edição anterior (03/02) disseram ter conseguido perguntar algo a si mesmos antes de fazê-lo de forma externa. A seguir, alguns comentários:

🙇 “O meu objetivo era fazer a faculdade de Cinema e Audiovisual. Depois de um ano que se passou e não consegui entrar, percebi que, mesmo que fosse um desejo meu, precisava de algo mais estável antes. Foi quando minha mãe me aconselhou a prestar o concurso da Marinha. Como estava perdida até então, me questionei antes de tomar uma decisão apenas por conta da estabilidade da decisão e consegui fazer uma boa escolha. 😊”

✍️ “Eu coloquei no meu diário digital para que sempre possa ler, principalmente nos momentos atuais que estava passando por ansiedade e ler que é normal as coisas que exigem grande esforço demorarem ajudou a me acalmar. Obrigada. ❤️”

💭 “Já faz algum tempo que estou buscando me ouvir mais e perguntar menos a opinião dos outros sobre meus problemas. Parece meio egocêntrico, mas se tornou algo libertador me permitir sentir dúvida e não buscar uma resposta pronta no mesmo segundo. Está tudo bem precisar de tempo pra decidir algo importante pra mim e me ouvir nesse processo.

E sobre o desafio da última edição: você conseguiu escolher algo que precisa mudar e enumerar três pequenos passos que já podem ser dados para fortalecer as virtudes necessárias para sustentar essa mudança?

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

Vamos ao desafio de hoje…

Diante das situações do seu dia, pare e repense se essa atitude converge para o seu objetivo — ou se ela te leva para mais longe dele.

Intencionalmente, escolha acreditar em pelo menos um pensamento que te faça agir de maneira mais semelhante a quem você quer se tornar — e não a quem você está acostumado a ser.

FILOSOFANDO

tradução: “grato por onde estou, empolgado para onde estou indo.”

Não arruine aquilo que você já tem com o desejo por aquilo que você não tem; lembre-se que aquilo que tem agora, um dia esteve entre as coisas que você tanto esperava.

Epiteto

Não fomos feitos para a segurança e a estabilidade, mas sim para a aventura — ou algo semelhante.

Se algum dia sua vida se encontrasse perfeitamente estável nos seus termos — ou seja, nos termos do que sempre quis — você logo iria querer encontrar formas de desestabilizar as coisas, buscando algo inesperado e inovador.

Buscamos sempre o extraordinário: o frio na barriga, aquilo que deixa marcas.

O motivo? Somos inclinados à evolução, à perfeição e ao que há de melhor. Nossa alma anseia por isso, e nossa natureza está sempre lutando para isso, para nos manter vivos.

Mas é preciso se atentar para que, nessa ânsia, você não se perca na amargura de nunca estar satisfeito ou de não conseguir apreciar o que tem aqui e agora, que é nada mais, nada menos do que tudo o que importa.

O presente é tudo o que se tem para trabalhar e agir. Quem não consegue perceber nele algo de bom dificilmente se move — ou, na melhor das hipóteses, acaba sendo arrastado por aquilo que o paralisa.

DESABAFO

Eu sou muito egocêntrico e nunca aceito estar errado. Queria aprender a ouvir e entender os outros como Sócrates ensinava. Por exemplo, sinto que parte das minhas relações se perde por causa disso.

Primeiro, parabéns por reconhecer isso. Admitir que o ego está te atrapalhando nas relações é um sinal claro de maturidade — e o primeiro passo para mudar.

Sócrates dizia que a sabedoria começa no reconhecimento da própria ignorância. Ou seja, ninguém cresce se está ocupado demais tentando estar certo o tempo todo.

Escutar o outro de verdade exige humildade, presença e uma disposição sincera de não saber. É importante se abrir ao ponto de vista alheio — e, talvez, aprender algo com ele.

Você não precisa abrir mão da sua personalidade, que suponho ser mais firme, mas pode aprender a demonstrar firmeza com escuta. E firmeza com empatia é o que distingue uma mente sábia de uma mente vaidosa.

Parte das suas relações pode ter se perdido; agora talvez seja a chance de recuperar outras, com menos ego e mais troca.

Porque, no fundo, é isso que fortalece qualquer vínculo: a capacidade de ouvir sem se defender e falar sem atacar.

@Gabi

🦋 Para enviar um desabafo, clique aqui. Queremos te ajudar em uma próxima edição :)

LAST BUT NOT LEAST

O que faz você se admirar?

OPINIÃO DO LEITOR

Obrigado por ler até aqui! Quão satisfeito você ficou com essa edição? Deixe seu comentário após o voto.

O que você achou da edição de hoje?

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

RODAPÉ

🆘 Precisa de ajuda com algum problema? Clique para falar com o nosso suporte.

 Se não quiser mais receber nossas edições, é só clicar aqui.

🎟️ Quer anunciar conosco? É só clicar aqui.

QUEM SOMOS
rising 🦋
cc: @sarinhaspov e @gabriellagoldenstein

Despertando sua melhor versão. Afinal, se tudo na vida é ponto de vista, por que não aprender um melhor jeito de enxergar?

  • Toda terça e quinta, na hora que o sol nasce, direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito.

Dúvidas, feedbacks ou sugestões? Responda esse e-mail ou envie um direct pra gente. Adoramos sua companhia! :)

até semana que vem!

powered by: