você é poderoso

você é poderoso

sua alegria, generosidade e autenticidade contagiam o mundo ao seu redor. mas a sua tristeza, raiva e inveja também. o que você escolhe deixar?

POV

(tradução: cara, eles surgiram do nada)

Você é muito mais poderoso do que imagina.

Recentemente, uma situação me ocorreu no trânsito.

Como motorista ou passageiro, dirigindo um carro, uma moto, um ônibus, uma van ou um caminhão, convenhamos que o trânsito é um ambiente estressante e que deixa a maioria das pessoas reativas.

  • Talvez pelo alto risco eminente a todo momento, somado a quantidade de transportes, os horários e compromissos de cada um… O fato é que é uma realidade um pouco caótica.

Era início da manhã, eu estava muito contente (mais que o normal, aliás), me sentindo fisicamente muito bem e energizada, e achei a vaga que precisava para estacionar, que era, porém, um tanto quanto complicada para minhas habilidades.

Levei um tempinho para conseguir fazer uma baliza e só acertei na segunda tentativa. Eis que tinha um único carro atrás de mim, que logo quando dei a seta para sinalizar a manobra, começou a buzinar… Com vontade, digamos assim, rs.

Depois das minhas 2 tentativas, com calma e cuidado para não causar um acidente, estacionei e o carro de trás acelerou e a motorista gritou comigo.

  • Não vem ao caso citar as palavras que ela usou. Apenas que o som da sua voz era rude e carregava muita raiva, estresse e vários outros sentimentos desse tipo.

Ela intencionalmente direcionou todos esses sentimentos para mim com o seu grito. E apesar de não ser muito sensível a esse tipo de situação, a sensação era de que toda alegria que estava comigo naquela manhã foi sugada naquele momento.

Veja bem: minha intenção não é me colocar como vítima nessa situação e difamar essa pessoa publicamente para me vingar.

Eu sei bem que não é nada agradável ser travado por alguém no trânsito e sei lá o que acontecia na vida dela. Acredito sim, que ela precisava exatamente daquele grito para extravasar algum sentimento aprisionado.

  • O comportamento dela diz muito mais sobre ela e a vida dela do que sobre meu comportamento ou sobre mim.

Mas será que ela se sentiu melhor depois disso? Ou melhor: E se ela me conhecesse? E se soubesse que naquele momento transferiu a quem não quis fazer mal nenhum a ela, uma energia tão ruim? Ela ainda se sentiria bem com sua atitude?

  • Meu ponto aqui é: temos muito poder. Através das nossas palavras, atitudes ou simplesmente vibrações que espalhamos.

A alegria, o amor e a paz tem uma vibração e a raiva, o ódio e o ressentimento tem outras, completamente diferentes.

E nós, no fim, somos os sentimentos que escolhemos deixar em cada um que passa pelo nosso caminho.

Não estou dizendo que você deva aceitar injustiças, tiranias, desrespeito e maldade de boca calada. Não estou dizendo que você não deva se defender nem defender aqueles que ama. Tudo isso, também mostra seu poder diante do outro.

Mas, tenha em mente: Assim como uma palavra ou uma atitude sua podem destruir um dia de alguém, elas também podem encorajar e inspirar um dia, uma semana ou até uma vida. E isso é muito sério.

Você é aquilo que deixa no outro. Como gostaria de ser lembrado?

— Sarinha
PATROCINADO POR SHISEIDO

O segredo da pele saudável: o mais novo padrão de beleza

A verdadeira beleza vem de uma pele saudável e natural, muito mais do que o uso excessivo de produtos e procedimentos estéticos. 🪞

Muitas vezes ficamos obcecados em seguir todas as dicas que vemos por aí e esquecemos que o básico funciona: boa alimentação, sono de qualidade, hidratação e, principalmente, o uso do protetor solar diariamente — mesmo em dias nublados — para proteger contra os raios UV. ☀️

  • Vale lembrar que 70% da radiação solar que absorvemos ao longo da vida acontece no dia a dia e só 30% em momentos de lazer.

Com isso, a Shiseido lançou o Urban Environment Age Defense Oil Free SPF 30 — protetor leve, sem óleos e formulado com antioxidantes e ácido hialurônico.

Com sua tecnologia Sun Dual Care, ele protege contra raios nocivos e os transformam em benefícios, combatendo o envelhecimento, hidratando e rejuvenescendo a pele.

Garanta o seu e veja como o hábito do protetor solar diário pode mudar sua pele.

FILOSOFANDO

(tradução: se vier, deixe; se for, deixe)

“Minha fórmula para a grandeza é o amor fati: não deseje nada diferente, nem para a frente, nem para trás, nem em toda a eternidade”.

- Friedrich Nietzsche

Posso te garantir que consigo adivinhar o que está te afligindo agora: A incerteza do que vai acontecer no futuro. Isso mesmo, aquela dúvida se você vai:

  • ser promovido;

  • fechar aquele contrato;

  • conseguir engravidar;

  • ter dinheiro pra comprar sua casa própria;

  • terminar seu relacionamento;

  • entrar em algum relacionamento…

A vida é imprevisível, mas, ainda que saibamos disso, pode ser difícil largarmos mão do controle.

Amor Fati, é exatamente isso: aceitar as incertezas da vida e encontrar significado até mesmo nas experiências mais desafiadoras. Esta filosofia exige que abandonemos o nosso desejo de controle. É compreender que tudo que ocorre na vida, incluindo sofrimento e a perda, é para o bem maior ou, pelo menos, necessário.

História de Amor Fati 

Amor Fati é um termo em latim que significa “amor ao destino” ou “amor ao próprio destino”. O conceito de amor fati é muito associado a Epicteto e Marco Aurélio. No entanto, o termo explícito foi criado por Nietzsche, que escreveu a citação acima em "Por que sou tão sábio" (Ecce Homo, seção 10).

Na sua essência, Amor Fati significa mais do que uma mera aceitação passiva do desenrolar dos acontecimentos da vida. Representa um amor profundo e ativo pela totalidade da jornada de vida.

  • Amor Fati não é seletivo; estende-se a todas as experiências, independentemente se são percebidas como positivas ou negativas.

O conceito propõe uma perspectiva transformadora sobre o processo de construção de significado inerente à condição humana.

Exige uma reavaliação das experiências, através de uma nova lente, onde cada reviravolta do destino torna-se uma oportunidade de crescimento, iluminação e uma afirmação da jornada de alguém.

Eu sei, eu sei, é um pouco antinatural amar coisas que nunca quisemos que acontecessem. Mas podemos mudar o ponto de vista:

  • De que outras adversidades piores esta pode estar te salvando?

  • O que podemos aprender com essa experiência?

  • Que eventos bons podem resultar disso?

Sabemos que, em retrospecto, muitas vezes olhamos para trás com carinho, quase melancolicamente, para momentos difíceis, compreendemos. Então por que não sentir isso agora?

Não deseje que seja diferente. Amor fati – um amor pelo que acontece. Até porque, querendo ou não, essa é sua única opção.

Gabi
DESABAFO

“Eu fico dias sonhando ou idealizando algo. Pedindo por aquilo e quando começa a se tornar realidade, eu fujo com medo da mudança. Fico na dúvida se não estou pronta pra viver aquilo e devo respeitar meu tempo ou se devo ir de cabeça.”

Me parece que alguém está precisando se acostumar em conquistar coisas boas, hein? Nós temos a tendência de nos autossabotar. Peço licença para citar a autora Marianne Williamson. A primeira vez que li isso, mexeu muito comigo. Espero que ilumine aí também:

"Nosso maior medo não é sermos inadequados. Nosso maior medo é não saber que nós somos poderosos, além do que podemos imaginar. É a nossa luz, não nossa escuridão, que mais nos assusta. Nós nos perguntamos: “Quem sou eu para ser brilhante, lindo, talentoso, fabuloso?”.

Na verdade, quem é você para não ser? Você é um filho de Deus. Você, pensando pequeno, não ajuda o mundo. Não há nenhuma bondade em você se diminuir, recuar para que os outros não se sintam inseguros ao seu redor. Todos nós fomos feitos para brilhar.”

- Marianne Williamson

Então porque recuar se algo que você sonha, e idealiza acontece? Que sentido isso tem? Provavelmente, aí no fundo, você acha que não merece. Talvez sinta culpa? Insegurança?

Mas isso é ativar a mentalidade de escassez, onde até quando você consegue ou conquista algo, quer dar um jeito de se livrar já que inconscientemente acredita que não merece. Se lembre: você merece!

”Eu me sinto tão cansada. Mas o problema não é esse, o problema é que não sei lidar com o cansaço. É como se eu sentisse uma raiva imensa de tudo quando estou cansada. Mas o que é descansar nos dias de hoje não é mesmo?"

Normalmente, quando pensamos em estar cansados, pensamos em motivos físicos:

  • falta de sono;

  • exercícios intensos;

  • má alimentação;

  • esforço físico no trabalho .

Se você sabe que está pecando em algum desses, o problema está resolvido! Se não, pode continuar a leitura:

Se você é um trabalhador da construção civil, um agricultor que trabalha no campo ou um residente médico que trabalha vários turnos, então sim, a exaustão física pode ser a razão do seu cansaço. Mas se esse não for o caso, o seu cansaço pode ser principalmente psicológico.

  • Uma das principais razões do nosso esgotamento mental são as emoções de alta intensidade.

Uma maneira pela qual os psicólogos distinguem as emoções é em duas dimensões: positiva/negativa e alta/baixa intensidade, como você pode ver na imagem abaixo.

É fácil ver como as emoções negativas de alta intensidade podem nos desgastar durante o dia: zangado, ansioso, com medo. Muitos de nós confiamos em nossa resposta ao estresse para fazer as coisas.

Nós nos abastecemos de adrenalina, nos sobrecarregamos e esperamos até o último minuto para concluir os projeto, acreditando que precisamos de uma certa quantidade de estresse para sermos produtivos.

Mas emoções positivas de alta intensidade também podem ser desgastantes, sabia? Excitação, êxtase… E a maioria busca a sensação de euforia para se sentir bem.

Já reparou como as culturas do Leste Asiático, por outro lado, valorizam emoções positivas de baixa intensidade, como serenidade e tranquilidade nos seus dias? Que tal perceber que emoções você tem sentido ao longo do dia?

Gabi

🦋 Para enviar um desabafo, clique aqui. Queremos te ajudar em uma próxima edição :)

COMPARTILHAR

Mas antes das dicas, atendendo a pedidos: agora você pode encaminhar para aquela pessoa que precisa nos conhecer! É só clicar aqui. 😀

NA GAVETA
  1. Sabedoria de Gisele. Essa mulher é maravilhosa. 🧠

  2. Tem um remix dessa música bombando no TikTok. Mas prefiro a original. 🎶

  3. Está na minha lista para assistir. 🎞

  4. Fiz essa receita no final de semana e ficou incrível! 🍔

  5. Imagina acordar e ler Rising num lugar assim 🕊️

LAST BUT NOT LEAST

Pense sobre isso: ou as coisas acabam, ou elas mudam. Não tem outro caminho. 💡

O que você achou dessa edição?

Login or Subscribe to participate in polls.

rising 🦋
cc: @sarinhaspov e @gabriellagoldenstein

Despertando sua melhor versão. Afinal, se tudo na vida é ponto de vista, por que não aprender um melhor jeito de enxergar?

  • Toda terça e quinta, na hora que o sol nasce, direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito.

Dúvidas, feedbacks ou sugestões? Responda esse e-mail ou envie um direct pra gente. Adoramos sua companhia! :)

até quinta-feira!

powered by: