• rising
  • Posts
  • você não é um cachorro

você não é um cachorro

você não é um cachorro

o que faz essa diferença real é a oportunidade que você recebeu por ser capaz de fazer escolhas e, assim, moldar sua realidade como você deseja. não negligencie isso.

POV

“Você não é um cachorro.”

Em 1890, o cientista Pavlov conduziu um estudo com cães em que, por meio de eventos repetidos, condicionou os animais e seus sentidos a responderem a determinado evento de maneira padrão.

Funcionava assim: Os cachorros eram presos a uma mesa, um sino tocava e eles eram servidos com carne (hoje, esse tipo de experimento não é mais permitido com cães).

Depois de repetir algumas vezes esse evento, que treinava os sentidos dos animais com estímulos e respostas, ao simples tocar da campainha, os cães já começavam a salivar.

Acostumados com uma resposta passada, o organismo deles, no presente, “vivia no passado”.

Consegue enxergar por essa percepção?

Isso que Pavlov chamou de resposta automática, acontece também no seu corpo:

Sua mente vive condicionada e seu corpo responde automaticamente.

E será que faz tanto sentido assim?

Será que, porque ninguém se colocou à disposição para te ajudar em um projeto que você precisava entregar, todas as pessoas são preguiçosas, incompetentes e não merecem confiança?

  • Assim, estimula seu corpo a sentir raiva dos seus colegas de trabalho.

Será que, porque naquele seu primeiro relacionamento alguém te deu a palavra e não cumpriu, faz sentido acreditar que sempre será assim, mesmo com pessoas diferentes?

  • Assim, estimula seu corpo a se afastar quando sente que a vulnerabilidade se aproxima em algum relacionamento.

Será que, porque, diferente do que você esperava, aquele conhecido não te deu atenção em um evento em comum, você será invisível para todo mundo?

  • Assim, estimula seu corpo a nunca ser gentil e demonstrar apenas desinteresse e indiferença ao socializar.

Será que, porque você não conseguiu a nota que precisava na prova de residência, na OAB ou no vestibular, você é privado de competência e nunca será possível realizar seu sonho?

  • Assim, estimula seu corpo a sentir preguiça e não conseguir estudar mais.

Pense…

Será que sua mente e, consequentemente, seus comportamentos, não estão apenas automatizados e, mesmo no presente, vivem ainda no passado por estar sempre esperando apenas o que já aconteceu?

Você deve questionar os jargões e imperativos que reinam na sua mente — porque eles podem estar te escondendo a verdade:

Sua vida não é resumida a estímulos e respostas pré-condicionadas. Sua vida não é definida por eventos passados.

Sua vida é definida por aquilo que você faz dela NESSE momento, o presente. E isso depende daquilo que você escolhe acreditar.

No agora, existem todas as possibilidades, porque você não é um cão, irracional, guiado por instintos.

Então não descarte as chances de um futuro surpreendente.

FILOSOFANDO

Para evitar críticas, não faça nada, não diga nada, não seja nada. 

Elbert Hubbard

Acho que esse FILOSOFANDO, tá mais para um DESABAFO meu.

É complicado agradar a todos. Acho que, quando comecei a escrever para a rising, dei a minha cara a tapa para as críticas em uma grande proporção pela primeira vez.

Claro que recebemos críticas das pessoas próximas a nós durante a vida: nossos pais, amigos, irmãos.

A crítica, inclusive, quando construtiva, é necessária. Nos faz enxergar por uma nova perspectiva, nos dando insumos para decidir se devemos ou não mudar a partir do que nos foi dito.

Às vezes, dói.

Vi esse frase de Elbert Hubbart e senti vontade de compartilhar esse sentimento pessoal por aqui.

Afinal, é um sentimento causado pela troca que temos (e obrigada por ela, é muito enriquecedora). Pra quem não sabe, no fim da newsletter, colocamos um link para lermos os feedbacks de vocês.

  • A maioria, é cheio de elogios, e nossa, como isso faz bem pro ego, confesso.

A sensação de saber que você está melhorando o dia de algumas pessoas com o que você escreve é indescritível. Digo mais, pessoas valorizando o que tem na sua mente, na sua alma… Realmente não tem preço.

Mas claro que, em meio a tantos comentários que massageiam o ego, temos as críticas…

É engraçado como, mesmo pequenas em quantidade, elas geram um impacto grandão aqui dentro 🫀.

Uma ressalva importante: Nunca recebemos uma crítica desrespeitosa, todas sempre muito gentis e válidas. O texto aqui é um desabafo sobre como elas bateram em mim, tá?

O quanto eu fico lendo e relendo elas…refletindo…entendendo qual devo acatar, afinal, quero agradar vocês! Mas…

Será que algumas coisas não mudariam quem eu sou, se eu as acatasse? Fico com medo de discordarem do próximo texto, ou desse. “Quais críticas virão?”

Por isso, quando vi essa frase, senti vontade de escrever abertamente sobre esse sentimento desconfortável e, até, engraçado me mostrar vulnerável também.

A necessidade de ser “aceito”, eu também tenho. Algumas críticas nos foram muito úteis:

“parem de direcionar a fala só para o público feminino, homens também lêem rising”, ou “essa edição teve alguns erros de ortografia”. Consertamos na hora!

Mas as que pegaram aqui 🫀 são as que dizem respeito a quem sou. E, como na frase acima: “para evitar críticas, não seja nada”

Pra quem não estiver entendendo, vou com os exemplos que me deixaram bem reflexiva.

Em primeiro lugar, as críticas sobre o inglês nas imagens. Sei que muita gente não domina a língua, mas é um hobbie (tanto meu quanto da Sarinha), fazer pastas no Pinterest com essas imagens e frases inspiracionais (a grande maioria do material na plataforma é inglês, inclusive os conteúdos que salvamos).

  • É algo que nos inspira e que a gente consome muito antes da newsletter existir. Deveríamos cortar a nossa fonte de inspiração?

O outro tópico que me deixou um pouco insegura se devo falar é espiritualidade e religião. Em uma edição falei sobre o meu processo de despertar e como a yoga me ajudou no caminho. Uma leitora não gostou.

Em um “Na Gaveta” coloquei essa imagem, que, mesmo sendo judia, achei a coisa mais linda do mundo. Tento pegar ensinamentos de religiões diversas sempre. Outra leitora não gostou porque o perfil se chama “Todo dia com Jesus”.

Fiquei paralisada, mas essa frase que escolhi hoje, me motivou. Espero que motive você por aí também. O meu intuito é passar o que sinto, o que acredito, o que penso… E sei que em momentos vamos discordar. Isso é ótimo.

Seguirei fazendo, dizendo, e sendo… Sem medo das críticas.

Obrigada por serem tão gentis sempre. Prometo ter sempre coragem de ser quem sou!

Um beijo carinhoso,

Gabi
UNBOXING feat. DENTRO SUPERFOODS

Eu sou aquele tipo de pessoa que, quando gosta de uma coisa, come isso até dizer chega. Ultimamente, estou na fase dos smoothies e descobri a coisa mais prática e maravilhosa possível na semana passada.

A marca Dentro Superfoods tem potinhos prontos com as frutas e/ou verduras congeladas. É só misturar com água no liquidificador e você tem seu smoothie pronto, super completo e com aquele gostinho como se fosse feito em loja especializada, sabe?

🍊 Pois é, um smoothie profissa, feito em casa em menos de 3 minutos. Meu favorito foi o Summer Glow, com caju, laranja e ainda uma dose de proteína vegetal.

Além dos smoothies, eles têm sucos e sopas nesse mesmo esquema. Tem coisa mais prática que isso? O que eu mais amei? As frutas e legumes não apodrecem mais na minha geladeira por eu não usar todas elas. Zero desperdício.

A quantidade ideal nos potinhos congelados que duram 3 meses no congelador. Adeus desperdício, olá smoothies e sopinhas super nutritivas e deliciosas!

E é claro que consegui aquele cupom pra vocês experimentarem também, né? Usando o cupom RISING25, vocês terão 25% de desconto — só clicar aqui. Entrega em São Paulo, Alphaville e Campinas.

Gabi 
DESABAFO

“Às vezes sinto que eu e meu namorado somos muito diferentes em hábitos e fico pensativa.”

Esse seu desabafo me lembrou uma coisa que eu sempre falo para as minhas amigas.

Vai aí um conselho de amiga de verdade, hein?

Muitas pessoas confundem e acham que um relacionamento feliz e duradouro dá certo “porque”.

Porque:

  • ele é honesto, engraçado e inteligente

  • a gente se dá super bem junto

  • ele me entende

  • gostamos de fazer as mesmas coisas

Mas na verdade, um relacionamento feliz e duradouro dá certo “apesar de”.

Apesar de:

  • termos hábitos diferentes

  • ele ser bagunceiro

  • ele gostar muito de festa e eu ser mais caseira

  • ele não se interessar por música clássica como eu

Faz sentido?

O que vai fazer uma relação durar é justamente os “defeitos” da outra pessoa e as diferenças entre vocês.

Essas coisas são toleráveis pra você? Você está disposta a relevar? Tem alguma coisa na outra pessoa que fere os seus princípios de forma que você não consiga conviver com isso? Te faz mal estar com alguém com tal característica?

Se apaixonar pelas qualidades e se atrair pelo semelhante é fácil. Mas, com o tempo, a verdade é revelada, que: ninguém é perfeito e ninguém é igual. Por isso, entenda se é possível escolher estar com alguém “apesar de”.

“Tô obcecada pela nova suposta ficante do meu ex.”

Você já sabe que isso é um problema por constatar esse fato por aqui no desabafo, certo? E acho que tá querendo um puxão de orelha, certo? hehehe

Primeiro, vou te falar o que você quer ouvir (e é a verdade também).

Vamos lá…

Você está obcecada e gastando energia com algo que pode ser NADA, percebe? Como você mesma diz, é uma “suposta nova ficante”. E mesmo se for ficante, a chance de não se tornar algo sério nos dias de hoje, é grande.

Te confortei? Agora vamos ao “puxão de orelha”.

Suponhamos que se torne algo sério. O que vai mudar na sua vida saber sobre ela? Isso só vai te impedir de seguir em frente e te deixar mal.

Imagino que você esteja analisando absolutamente tudo, inclusive entrando num loop de comparação. Só que o seu valor, não tem nada a ver com essa outra pessoa. Já vi esse filme antes. E ele não acaba bem.

O seu relacionamento terminou, e essa suposta nova ficante é um ser-humano, que não merece essa energia e essa “obsessão” como você colocou.

Deixe ir, e o que é seu, vai vir!

Gabi

🦋 Para enviar um desabafo, clique aqui. Queremos te ajudar em uma próxima edição :)

NA GAVETA
  1. Adoro esse filme. 🎞

  2. Wow! Detalhes fazem a diferença quando o assunto é musculação. 🏋️‍♂️

  3. Eu queria gostar menos desses biscoitinhos de whey. 🥲

  4. E o perfil dessa italiana, the Pasta Queen! Eu amei… Confere aqui 🍝

  5. Todo mundo deveria ler esse livro 📚

LAST BUT NOT LEAST

CUIDADO! Quimicamente, seu cérebro não sabe a diferença entre seus pensamentos e a sua realidade. Sempre bom lembrar. 🧠

😁🫥🙁 Quão satisfeito você ficou com essa edição? Nos conte aqui.

rising 🦋
cc: @sarinhaspov e @gabriellagoldenstein

Despertando sua melhor versão. Afinal, se tudo na vida é ponto de vista, por que não aprender um melhor jeito de enxergar?

  • Toda terça e quinta, na hora que o sol nasce, direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito.

Dúvidas, feedbacks ou sugestões? Responda esse e-mail ou envie um direct pra gente. Adoramos sua companhia! :)

até semana que vem!

powered by: