• rising
  • Posts
  • 21/01/2025 - vai ser mais fácil

21/01/2025 - vai ser mais fácil

vai ser mais fácil

já pensou que aquilo que parece difícil hoje pode ser só mais um passo amanhã? tudo é questão de prática.

POV

Talvez você não precise sair da zona de conforto pra crescer.

Te explico…

E se, em vez disso, pensássemos em expandir a nossa zona de conforto? Gradualmente criando espaço para novas experiências e desafios dentro do que já é familiar.

O que hoje parece impossível — mudar de carreira, aprender uma nova língua, começar o seu próprio negócio — pode se tornar algo simples amanhã, desde que você vá ampliando os limites aos poucos.

🦋 O segredo não é fugir da zona de conforto, mas fazer com que ela trabalhe a seu favor.

A psicologia nos mostra que o cérebro humano é adaptável por natureza. Existe algo chamado “zona de aprendizagem”, um espaço intermediário entre o conforto e o pânico. É onde o aprendizado acontece.

Ao invés de se forçar a saltos gigantescos que geram ansiedade, o ideal é se expor a desafios controláveis, que sejam ligeiramente desconfortáveis, mas não paralisantes.

  • Essa abordagem fortalece as conexões neurais responsáveis pela confiança e resiliência.

Quanto mais você se desafia, mais o seu cérebro entende que aquilo não é um território perigoso. Expandindo a sua zona de conforto, você consegue construir resiliência e confiança para encarar desafios maiores.

Você começa enfrentando pequenas situações desconfortáveis, e, de repente, aquilo que antes parecia assustador se torna só mais um item no seu dia a dia.

Por exemplo, se falar em público é o seu maior medo, comece conversando com grupos menores. Depois, apresente algo informal para colegas próximos. A evolução acontece de forma gradual, mas consistente.

Reconheça o progresso — mesmo que pareça mínimo — porque isso reforça no cérebro a ideia de que o esforço vale a pena.

Isso cria um ciclo virtuoso: você expande sua zona de conforto, alcança resultados positivos e se sente motivado pra expandir ainda mais.

E o segredo? Paciência e constância. Pequenos atos diários têm um efeito poderoso. A mágica de expandir a zona de conforto está no impacto acumulativo.

Não se cobre por “sair” da zona de conforto como se fosse um salto de paraquedas. Mas pense: o que posso fazer hoje para esticar um pouco mais os meus limites?

Quando você menos perceber, o que antes era desconfortável vai ser a sua zona de conforto. E aí, qual vai ser o próximo limite a expandir?

— @Gabi
DESAFIO

tradução: não é o melhor mas estou orgulhoso

Escolha um hábito que você deseja desenvolver e comece pequeno. Se quer ler mais, leia uma página hoje. Se quer se exercitar, caminhe por 10 minutos. O importante é começar e perceber como pequenas ações podem ampliar sua zona de conforto.

APRESENTADO POR WEMOBI

Querido diário, esse ano quero aceitar a imprevisibilidade e planejar na medida certa…

Será que é pedir muito? Falamos aqui como a rigidez nos objetivos nos cega para as possibilidades, mas sabemos que uma dose de planejamento também é necessário.

Em alguns casos, planejar é evitar dores de cabeça, gastos acima do esperado e aquela ansiedade de sentir perdido — vale pra finanças, carreira, rotina, viagens…

Uma viagem planejada, por exemplo, permite um feriado sem correria e sem pesar no bolso (alô, carnaval 🪇). Basta lembrar de todas as oportunidades que você perdeu vendo preços absurdos em cima da hora ou do susto na fatura quando foi mesmo assim…

Com a wemobi, um marketplace 100% digital, você encontra passagens rodoviárias acessíveis e seguras para o seu destino. São centenas de opções que cabem no seu bolso pra resolver tudo rapidinho e só se preocupar em aproveitar.

🌟 Se o ano só começa depois do Carnaval, então bora garantir que ele comece com o pé direito (e na estrada, risos). A wemobi é a parceira ideal pra viver esses momentos, comece sua viagem aqui.

FILOSOFANDO

tradução: nada muda se nada mudar

“O que é necessário para mudar uma pessoa é mudar sua consciência de si mesma.”

— Abraham Maslow

A mudança em nossa vida geralmente vem pelo seguinte motivo:

Reconhecemos na mudança um ganho maior do que os que teríamos ao permanecer no mesmo lugar.

Talvez você não consiga mudar, porque ainda não tomou consciência sobre aquela parte de você e das artimanhas da sua mente que enxergam ganhos em permanecer da forma que você está.

Ao mudar sua consciência sobre si, ou seja: seus mecanismos, interpretações, necessidades e prioridades, pode ser que, como num passe de mágica, o indivíduo mude.

Não porque o outro ou o mundo quis e exigiu... Mas, sim, porque ele mesmo tomou consciência sobre as vantagens e necessidades de mudar.

— @Sarinha
DESABAFO

Meus pais sempre me deram o melhor que puderam, mas agora estão passando por dificuldades financeiras. Eu estou começando minha vida profissional, não ganho muito, muitas vezes eles me pedem ajuda, eu quero e faço o que posso de coração, mas me chateia demais porque sinto que com isso, eu estou atrasando as minhas conquistas. As vezes me sinto egoísta de pensar assim.

Veja bem:

Em qualquer tipo de relação, limites são importantes.

Se você tem um objetivo de longo prazo que é construir seu patrimônio e estabilidade financeira, para que possa ter uma vida tranquila e proporcionar isso também para sua família, incluindo cuidados futuros com seus pais, que sempre te deram o melhor que puderam, você precisará dizer alguns “nãos” agora.

Se essas ajudas que seus pais pedem não forem coisas urgentes, será que realmente vale se comprometer, ou melhor, comprometer seu objetivo principal, só pra evitar um pequeno conflito com eles no curto prazo?

Talvez esse conflito seja até necessário pra que seus limites sejam reconhecidos também.

Não estou falando que você deva brigar com seus pais, ser ingrato ou qualquer coisa do tipo.

Colocar limites, de forma prudente e gentil, com clareza sobre o porquê de se fazer isso, é muito diferente disso e pode ser bom para a relação de vocês.

Uma conversa respeitosa e sincera pode ser o suficiente para fazer isso e deixar claro que ser fiel ao seu objetivo de longo prazo é por amor, respeito e gratidão a eles também,

ps: No dia que lhe sobrar esse dinheiro, genuinamente, faça questão de que eles sejam os primeiros a receberem a ajuda que for necessária. Eles são seus pais, isso com certeza retornará de várias formas boas para você.

Sinto que estou ficando sem alma. Toda vez que penso no meu futuro, vejo algumas conquistas bobas, mas nunca felicidade. Vejo muita gente dizendo para eu escolher minhas prioridades, mas e quando eu sinto que nem isso pode me fazer ter vontade de... viver? Isso faz sentido?

Essa é uma pergunta que simplesmente não posso te responder de forma genérica com o pouco espaço que tenho aqui. Mas posso te dizer que essa sua angústia pela vida faz, sim, sentido por uma coisa que você mesma confessou no seu desabafo:

Você está buscando a felicidade no lugar errado: No futuro.

Se você não for capaz de reconhecê-la no seu dia a dia, comum, na sua vida normal e nada perfeita, como a de todo mundo, vai sempre sentir essa dor na alma e viver por algo que não existe: O futuro.

Você tem vivido pela espera, pelas idealizações, e isso machuca muito.

Não estou dizendo que é fácil mudar esse sentimento, que sei que deve ser muito ruim e difícil para você.

Mas só quero te chamar atenção para ampliar sua visão para o que está na sua frente agora, que pode ser muito bom.

Uma perspectiva diferente pode te fazer finalmente encontrar a felicidade, que nada mais é do que o sentimento de satisfação com o que se é e onde está, mesmo que não seja o que quer ser ou onde quer estar para sempre. Entende?

Isso é o que dá forças para seguir em frente. Sinto muito pelo que está sentindo e espero que pouco a pouco, possa se conectar com essa perspectiva e não se sinta mais assim.

— @Sarinha

🦋 Para enviar um desabafo, clique aqui. Queremos te ajudar em uma próxima edição :)

NA GAVETA
  1. Faltou o link dos 5 livros que transformaram minha visão de mundo na edição passada, mas hoje ele veio aqui!

  2. Comece o dia com essa música!

  3. Se você gosta de cartões sociais, fica a dica dessa loja.

  4. Esse livro é muito bom.

LAST BUT NOT LEAST

Seja legal consigo mesmo. É difícil fazer as coisas quando alguém está sendo malvado com você a todo instante.

😁🫥🙁 Quão satisfeito você ficou com essa edição? Nos conte aqui.

🎟️ Quer anunciar conosco? É só clicar aqui.

🧇 Quer ser creator da waffle? Clique aqui e faça parte da comunidade mais legal do Brasil.

rising 🦋
cc: @sarinhaspov e @gabriellagoldenstein

Despertando sua melhor versão. Afinal, se tudo na vida é ponto de vista, por que não aprender um melhor jeito de enxergar?

  • Toda terça e quinta, na hora que o sol nasce, direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito.

Dúvidas, feedbacks ou sugestões? Responda esse e-mail ou envie um direct pra gente. Adoramos sua companhia! :)

até quinta-feira!

powered by: