tempos difíceis

tempos difíceis

assuntos difíceis treinam a mente. exercícios difíceis treinam o corpo. pessoas difíceis treinam o coração. tempos difíceis treinam o espírito.

POV

tradução: sinta os seus sentimentos, depois os deixe ir

Você é um adulto.

Logo, você sabe como lidar com suas emoções... Mas sabe mesmo?

Você, provavelmente, não gosta de sentir emoções negativas como raiva e tristeza. Afinal, quem gosta?

Então você tenta fugir dessas emoções, mas elas encontram um caminho de volta para você, não importa onde você se esconda.

E, nossa, como você se esconde, hein?

É isso que você aprendeu desde que nasceu: você engole o choro, senta no canto, cala a boca e passa a vida inteira em uma prisão que você mesmo construiu.

Confesso que nunca fui muito boa em me esconder das minhas emoções — e achava que era fraca por isso. Desde pequena, sempre fui muito chorona. Era só alguém me falar algo ofensivo, que me magoasse, que as lágrimas rolavam no meu rosto desenfreadamente.

Agora, alguns anos mais velha, pouca coisa mudou. Talvez, só as razões do que me magoa, mas quando magoa, as lágrimas seguem rolando sem pedir licença.

  • Sempre pensei que me faltava inteligência emocional por chorar tanto, sentir tanto.

Mas, ao mesmo tempo que eu tenho esses momentos de sensibilidade com uma certa facilidade, nunca fui uma pessoa melancólica, e sim alto astral, pra cima, alegre.

Isso me deixava confusa: como posso chorar tanto e ser tão genuinamente feliz?

💪 Foi aí que entendi: Chorar é a minha força!

Pessoas que choram quando se sentem tristes usam o choro como forma de extravasar as emoções ruins e deixá-las desaparecerem. E não é que é assim que funciona?

É como se eu aceitasse aquele sentimento por um momento e depois pronto, passa, ele vai embora. As emoções negativas não somem quando a gente se esconde, elas somem depois de serem enfrentadas.

Inteligência emocional não significa não sentir, reprimir os sentimentos, mas saber identificar e lidar com eles. A verdadeira inteligência emocional é sobre você se permitir sentir qualquer coisa, tudo que vier, sem repressão.

Quando tentamos reprimir o que sentimos, abrimos espaço para um problema bem maior. Nesses casos, as pessoas acabam se sentindo tristes e vazias por dias, semanas, ou até meses.

Há quem se sinta assim e nem entenda o motivo, aí acaba reprimindo tanto as emoções que vai tudo pra baixo do tapete. Quando retemos o sentimento em alguma experiência, não temos tempo pra processá-lo e acabar superando (obs: por isso é tão importante fazer terapia!).

  • E, ainda, estudos científicos comprovam que pessoas que reprimem suas emoções são mais propensas a desenvolverem doenças.

Não dá pra querer ficar alegre o tempo todo — é a tal da positividade tóxica. Emoções não são escolhidas, você não pode selecionar e escolher o que sente. Você pode escolher como agir? Pode (e deve)! Mas se permita sentir tudo!

Afinal, se você quiser filtrar e controlar o que sente, a única forma é se entorpecendo e não sentido nada. Se algo que te machuca acontece, é preciso sentir aquilo: sem julgamento, sem rótulos, apenas se entregando.

Entenda de uma vez por todas: o choro, a tristeza não te fazem fraco.

Ignorar, fugir, impregná-la no seu subconsciente para que ali, ela te controle, sim.

Gabi
PATROCINADO POR FLORMEL

As pessoas realmente podem mudar?

Acreditamos que sim, e a resposta está nos seus hábitos diários. O livro "O Poder do Hábito" de Charles Duhigg mostra como hábitos são formados e transformados.

Ele os define com 3 ciclos: deixa (inicia o comportamento), rotina e recompensa. E explica que para mudar um hábito você precisa manter a deixa e recompensa, mas alterar a rotina.

Hábitos benéficos:

🏋🏻‍♂️ Exercício físico.
👁 Ver as situações por 2 ângulos: bom e o ruim.
📚 Ler.
👫 Cultivar relações.
🥗 Alimentação saudável.

A rotina saudável te permite chegar lá. Pensando nisso, a Flormel, 2ª marca de snacks mais lembrada por nutricionistas, chegou com a linha Flormel PRO de doces e snacks proteicos.

  • A linha inclui: barrinhas com até 11g de proteína com Whey + colágeno, Snack Sensah, uma barra recheada com 6g de proteína, e Bananada da Flormel, agora com 10% de proteína.

Ideal para lanches, pré ou pós-treino, tem o sabor doce na medida certa e uma textura cremosa de sobremesa. Clique aqui e experimente.

FILOSOFANDO

Trate as pessoas como se elas fossem o que poderiam ser e você as ajudará a se tornarem aquilo que são capazes de ser.

— Goethe

Seja em uma posição de liderança, de amigo, de cônjuge, ou de familiar: se alguém confia em você, você tem o poder de dar força a essa pessoa quando confia nela também.

Porque isso significa que enxerga e cuida do seu potencial.

Veja bem:

Nessas posições, nem sempre o seu papel será passar a mão na cabeça dessas pessoas. Mas, sim, desafiá-las e corrigi-las quando necessário. Porque você sabe que elas são capazes de serem melhores.

Enxergá-las como a melhor versão que podem ser é um grande sinal de cuidado e atenção.

Isso nem sempre será fácil. Palavras encorajadoras qualquer um pode dizer, mas poucos serão capazes de oferecer suporte físico e emocional a quem está do lado.

Por isso, se quer bem os seus, não deixe que se afundem diante dos seus olhos.

Afinal, você tem um papel fundamental em ajudá-los a flutuar.

Na semana do Dia das Mães, deixo aqui todo meu carinho e admiração às nossas leitoras Mamães, que exercem com maestria esse dom de, através do amor, educar seres humanos para se tornarem sua melhor versão e flutuarem.

— Sarinha
DESABAFO

tradução: para conseguir o que quer, precisa olhar para além do que enxerga.

“Educar os filhos (19 anos e 16 anos) nessa nova era, exigir, desafiá-los, frustá-los, já que até aqui a vida deles foi de uma certa forma "fácil", com conforto, mimos e liberdade. Porém fazer isso com mais de 50 anos quando a energia dos pais está menor. E o mais importante será que esse é o caminho? Exigir, desafiar e frustá-los é necessário?”

Seus filhos não são mais crianças.

Ainda não são independentes, eu sei. Mas talvez você possa começar a ajudá-los a se instaurarem na realidade, justamente, gastando menos energia com eles.

  • Deixe que as escolhas sobre aquilo que é do domínio deles, eles façam. E se der errado, ajude, mas permita que eles se responsabilizem pelas consequências.

  • Dê espaço para que tenham que lutar para conseguir o que desejam. Até aqui, eles eram crianças e você fez seu papel de cuidadora, fornecendo tudo que eles precisavam. Eles dependiam de você. Mas daqui para frente, estão mais próximos do mundo dos adultos do que das crianças e, por isso, é hora de conquistarem por si só algumas coisas.

  • Permita que eles façam esforço para encontrar soluções de problemas que são da dimensão deles.

Preste atenção: Não estou dizendo que deve negligenciá-los. Apenas que deve pensar que a forma de educá-los nessa fase talvez seja diferente da que usou nas fases anteriores — que não, não foi errada.

Tenho certeza que vai se sair muito bem, ainda mais com sua experiência de 50 anos de vida e 19 anos como mãe. Um dia também quero chegar lá.

“Me sinto parada na vida, em um emprego que não gosto, sem vontade de fazer as coisas quando chego em casa. Como ser mais leve?”

Talvez, buscar leveza não seja exatamente o ponto. Encontrar um sentido para as coisas que faz, isso, sim, pode ser mais útil.

Um caminho significativo nem sempre será o mais fácil e leve. Na verdade, será trabalhoso e exigente.

Mas veja bem: é a forma de sair do piloto automático e sentir utilidade na sua existência. E isso é o que traz a satisfação de Ser e a vontade de continuar.

Vamos falar sobre como começar a colocar isso em prática?

Observe as principais atividades da sua vida hoje e as liste.

A partir dessa lista, quero te propor se desafiar enxergar para além do que uma simples atividade.

Por exemplo, você colocou na sua lista emprego, academia e estudos.

Veja como é possível enxergar para além disso:

  • Emprego: Está me ensinando coisas, nem que seja aquilo que não gosto. Isso já é bem relevante. Não dá pra jogar tudo para o ar e simplesmente dizer que não quero mais. Tenho responsabilidades e compromissos a bancar. Mas posso pensar, também, em coisas boas que vivo por causa desse trabalho, como meus colegas e o meu salário. Apesar de não gostar do que faço, nesse momento, tenho uma renda que me permite viver uma vida digna e até me planejar para o futuro (muitas pessoas, ainda mais em um país como o Brasil, infelizmente não podem dizer o mesmo, por exemplo). Se eu reservar uma parte dessa renda, talvez consiga futuramente investir em um curso sobre um assunto que me interesse e, daí, novas portas podem se abrir para mim. Ou posso investir essa reserva, que vai me render um pouco mais no futuro e poderei usar esse dinheiro com coisas que gosto como viagens, um apartamento, um carro ou um hobby.

Percebe como, ao mudar um pouco uma perspectiva, você atribuiu um porquê ao que está fazendo e assim definiu um alvo para acertar?

Esse alvo, esse objetivo, te dá motivos para fazer (e melhorar) o que precisa ser feito.

  • Academia: Faço por obrigação, porque me ajuda a ter uma aparência mais legal. Mas, além disso, faz meu corpo se sentir melhor, com mais energia para levantar da cama, trabalhar e aprender todos os dias. Se eu deixar isso de lado, deixo também parte do meu bem-estar de lado. E o meu bem-estar é essencial para que eu seja capaz de construir as coisas que eu mais quero.

Essa nova perspectiva te ajuda a estar mais presente, não viver esse hábito apenas no automático e talvez até encontrar prazer ali. Porque você entende o significado daquilo.

Nieztche disse: “Quem tem um porquê suporta qualquer como.”

Ele estava certo.

Alguns chamarão isso de positividade tóxica. Mas eu chamo de estratégia.

Entenda que um “porquê” é o que nos move sempre para frente. Lá na frente, sua vida não precisa ser exatamente como é hoje. Seu emprego, suas emoções, não são definitivas. São resultados de escolhas que você faz todos os dias.

Uma simples mudança no seu olhar já é uma nova escolha, que pode fazer toda uma engrenagem rodar a favor do seu futuro.

— Sarinha

🦋 Para enviar um desabafo, clique aqui. Queremos te ajudar em uma próxima edição :)

NA GAVETA
  1. Isso aqui me dá mais medo que filme de terror, mas me prende muito mais do que um romance clichê. 😱

  2. Não tem como não falar disso. Pare tudo que estiver fazendo e DOE! ⚠️

  3. Isso me emociona e me faz ter tanta fé na humanidade. 🐾

  4. Essa música é inspiradora, e super cabe agora. “We are the ones who make a brighter day, so let's start giving” ❤️

LAST BUT NOT LEAST

Quem ajuda o próximo não está apenas ajudando uma pessoa, está construindo um MUNDO MELHOR. 🌎

🍊 Se você quiser tomar o mesmo Morning Shot que a Gabi e Sarinha tomam de manhã, clique aqui.

🍫 Se você quiser comer a mesma barrinha que a Gabi e Sarinha comem no meio da tarde, clique aqui.

😁🫥🙁 Quão satisfeito você ficou com essa edição? Nos conte aqui.

rising 🦋
cc: @sarinhaspov e @gabriellagoldenstein

Despertando sua melhor versão. Afinal, se tudo na vida é ponto de vista, por que não aprender um melhor jeito de enxergar?

  • Toda terça e quinta, na hora que o sol nasce, direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito.

Dúvidas, feedbacks ou sugestões? Responda esse e-mail ou envie um direct pra gente. Adoramos sua companhia! :)

até quinta-feira!

powered by: