tem hora pra tudo

tem hora pra tudo

hora de trabalhar é hora de trabalhar, hora de comer é hora de comer e hora de descansar é hora de descansar. que tal estabelecer um momento certo para as coisas?

POV

Encurtamos o período de elaboração de todo tipo de situação.

Me permita primeiro explicar esse conceito “elaboração”. Um dos autores mais relevantes da psicanálise, uma escola da Psicologia, é Jacques Lacan (assim como já ouviu falar em Freud, você provavelmente já ouviu falar em Lacan).

Suas obras são densas e ainda estou longe de dominar o conteúdo. Mas acredito que, assim como eu, isso aqui você vai ser capaz de compreender.

Lacan descreveu um tempo lógico para a técnica psicanalítica, que é, basicamente, um tempo de observar, elaborar e concluir dadas situações e questões do indivíduo.

O autor chama esse tempo de:

  • Tempo de ver: observação imediata do fato, o sujeito do instante atua ali e não existe mediação;

  • Tempo de compreender: elaboração do fato, em que o sujeito observa o seu tempo e suas questões, mas também o tempo do outro e as questões do outro e do mundo ao redor, para tentar compreender o fato observado por uma perspectiva menos imediatista;

  • Tempo de concluir: conclusão (certeira ou não) do fato observado e elaborado pelo sujeito.

Ou seja… Primeiro, observamos algo, depois, precisamos de um período para elaborar esse acontecimento, para assim concluir seu significado, impacto, consequências e, portanto, poder escolher atitudes a serem tomadas.

O luto, por exemplo, nada mais é que um processo de elaboração.

Mas o que acontece no nosso contexto globalizado e tecnológico é uma mostração de vários estímulos ao mesmo tempo. Ou seja, observamos fatos demais em pouco tempo.

Temos mecanismos para acelerar TODO tipo de processo e isso, nos deixa menos pacientes para ELABORAR das menores às maiores situações do nosso dia a dia, pois nos tornamos acostumados com conclusões no tempo de um clique.

  • Esses dias me peguei pensando no quanto essa realidade se instaurou rapidamente em nossos mecanismos de raciocínio:

Me vi sem paciência para esperar um anúncio do YouTube (infelizmente não tenho YT Premium rs). Mas aí me lembrei que há alguns anos, não existiam plataformas de streaming, por exemplo, e o normal era assistir TV aberta e ser capaz de esperar o tempo dos comerciais, por mais entediante que fosse.

Há pouco tempo, nos permitíamos sentir tédio, sabíamos ESPERAR. E a grande questão, é que é justamente na espera, às vezes no tédio e com o exercício da paciência, que a elaboração das coisas acontece.

Quantas vezes você não tem pulado da observação direto para a conclusão das coisas?

Isso pode ser um tanto quanto problemático, por diversas razões:

  • Níveis de ansiedade altíssimos. Não conseguimos esperar nem o tempo de um vídeo ou uma foto carregarem, quem dirá o tempo natural das coisas? Isso acaba trazendo muitos efeitos sobre o corpo físico também;

  • Em situações difíceis, indivíduos (principalmente jovens) tomam decisões precipitadas e irreversíveis — pense aqui nas coisas mais corriqueiras às mais graves. O tempo necessário para a elaboração de uma questão que causa sofrimento profundo em determinado momento, tem se mostrado difícil demais de se suportar;

  • Não temos paciência para assistir a um filme inteiro, ou uma aula chata, mas necessária;

  • Sabemos e argumentamos sobre muitos temas em sua superfície, mas sobre muito pouco, ou quase nada, sabemos e somos capazes de argumentar com profundidade.

Encurtamos nosso tempo de elaboração, compreensão, aprendizado e domínio das situações.

E por que falar disso? Porque o saber é o primeiro passo da transformação.

Quero que você pense nas últimas situações que mais lhe causaram problemas. Você deu tempo ao tempo nelas?

O tempo lógico das coisas, não é apenas o nosso tempo individual, em que gostaríamos que as coisas se resolvessem. É também o tempo do outro ou simplesmente, o tempo da natureza das coisas.

  • Não dá pra pular certas etapas e, muitas vezes, a tentativa de fazer isso é o que dá vida a novos e inúmeros outros problemas.

Sinto que o trabalho de uma virtude chamada PACIÊNCIA, nunca foi tão necessário. Existe tempo para observar, elaborar e só depois concluir.

Isso se aplica em tudo e pode desembaraçar as questões mais complicadas que te aterrorizam nesse momento.

PATROCINADO POR THERMOS

"Não tenho tempo para isso…" ⏳

Quantas vezes você disse não ter tempo? Muitas vezes, o problema não é a falta de tempo, mas como priorizamos as atividades.

  • Se seu chefe exigisse que você lesse um livro crucial, você encontraria tempo pra ler, certo? Isso mostra como ajustamos prioridades conforme necessário.

Por isso, neste Dia do Chá, a Thermos convida você a refletir: seus hábitos refletem suas prioridades? Se você busca bem-estar, passe a dedicar um momento do dia para si, o que inclui relaxar, fortalecer relações, estimular a criatividade e rever emoções.

Seja por 5 minutos, se dê um momento tranquilo, saboreando um chá. E pra isso ser rotineiro, conte com as copos e canecas térmicas da Thermos: seu chá na temperatura ideal por até 18 horas, com tampas à prova de vazamentos e gancho de chá embutido.

🫖 Garanta a sua agora e receba uma amostra grátis de chá especial. Use o cupom RISING para ter frete grátis um desconto adicional de 10% sobre itens selecionados do site.

FILOSOFANDO

“Não faças, junto com os outros nem sozinho, o que te dá vergonha. E, sobretudo, respeita a ti mesmo.”

Pitágoras

Você é influenciável? Você já riu só porque as pessoas na mesa estavam rindo?

Quando me mudei para os EUA (morei lá por 7 anos), eu não entendia as piadas americanas e “tinha” que rir quando os outros riam (eu falava inglês, então o idioma não era o problema).

  • Olhando para trás, percebo que poderia simplesmente ter perguntado por que aquilo era engraçado. Me arrependo.

Mas não foi tudo culpa minha, vai. É da natureza humana. Queremos pertencer e, às vezes, fazemos coisas sem nem saber direito o porquê de estarmos fazendo.

Dar risada pode ter sido algo inofensivo, mas e quando a piada é de mau gosto? Ou ainda, você já fez coisas piores do que se unir a uma gargalhada simplesmente para pertencer?

  • Beber ou usar drogas;

  • Falar mal de alguém;

  • Gastar mais dinheiro do que podia.

Existem inúmeras situações onde estamos sujeitos a fazer algo que nos envergonharíamos depois. No passado, tínhamos que nos conformar para sobreviver. Sem a internet e os aviões, não havia outra escolha senão nos adaptarmos aos nossos vizinhos para termos um grupo.

Porém, com acesso ao mundo inteiro graças à internet, podemos encontrar nosso verdadeiro pertencimento em qualquer lugar do mundo.

Por isso, não seja incoerente. Não aja de forma que te dê vergonha numa simples tentativa de pertencer. Respeita a ti mesmo!

Ei, eu dei uma filosofada em vídeo aqui. Deixa um comentário me falando o que achou desse formato?

Gabi
DESABAFO

(tradução: peraí, por que que eu tava me estressando mesmo?)

“Como faço para descobrir o meu propósito de vida?”

Talvez isso seja mais simples do que pareça. Talvez você esteja procurando no lugar errado.

Muita gente deposita toda a possibilidade de ser feliz, nessa simples (porém complexa) palavrinha: propósito. Parece que quando alguém te contar o seu, você vai milagrosamente viver uma vida plena.

Já parou pra pensar que nós, seres humanos, somos os únicos seres que temos crises existenciais pensando nisso?

Isso não acontece com os animais ou plantas. Eles simplesmente são, e fazem o que vieram fazer aqui naturalmente, pois estão conectados com o Todo. Pensa só: tudo está no seu lugar, então por que você não estaria?

  • E no lugar que você está o seu propósito é: fazer o seu melhor, ser uma pessoa melhor. É uma ilusão você achar que existe uma resposta que guiará toda a sua vida.

Normalmente esperamos que essa resposta seja relacionada a carreira. Mas pensa comigo, um bebê, um idoso, ou ainda, alguém que não trabalhe por opção, não tem um propósito? O propósito reside apenas na carreira? Isso não me parece fazer sentido.

Foque no momento presente. Se você está na escola/faculdade, o seu propósito nesse momento é se formar e dar o seu melhor. Se você estuda para um concurso, o seu propósito é passar. Se você tem a sua própria empresa, o seu propósito é viver a missão e visão dela. Se você é mãe ou pai, o seu propósito é educar um ser humano.

A busca por essa resposta pode te paralisar. O seu propósito não é imutável. Por isso, entenda o seu lugar, o seu contexto de vida atual, e busque evoluir. É isso que você veio fazer aqui!

“Tenho tido muitos problemas com comparações. Estou constantemente me comparando com pessoas que acho mais bonitas, mais inteligentes, mais criativas e mais legais do que eu. Sei que é um problema e estou realmente tentando parar, mas não consigo. O que fazer?”

Você sabe que não deve se comparar com os outros. E sabe também que é mais fácil falar do que fazer.

Carreira, salário, corpo, relacionamento — o número de categorias nas quais podemos nos comparar com os outros é infinito.

Fazemos isso todos os dias, mesmo sabendo que a comparação geralmente é o caminho mais rápido para a insatisfação. Quanto mais você se concentrar no caminho de outra pessoa, e não no seu, mais se sentirá menos do que é.

Hoje, por conta da internet, temos acesso aos melhores do mundo, em tudo. Antigamente, quando as pessoas moravam em suas pequenas cidades e bairros sem conexão com o externo, tinha o bom advogado da cidade, a esportista, a moça mais bonita do bairro e pronto.

Hoje, uma pessoa pode ser extraordinária em qualquer categoria, mas em uma cidade como Nova York, Hong Kong ou até São Paulo, vão ter mais uns 20 (no mínimo) iguais. Então não importa o quanto você seja bonita, inteligente, criativa, ou legal… Existe por aí alguém igual ou mais do que você.

  • Tenha certeza que, inclusive, essas pessoas, não acreditam nisso, e estão por aí se comparando também. Esse é o mal.

Ou seja, o simples fato de não se comparar e valorizar as suas fortalezas, te coloca à frente.

Cuidado com a percepção que você tem dos outros, porque você pode estar somando um domínio específico de várias pessoas (fulana é a mais bonita, Beltrana é a mais inteligente, Ciclana é a mais criativa), e se comparando a você, mas você é uma só.

E ainda, entenda que não vale de nada olhar para o outro. Vamos usar um exemplo simples da inteligência…

Se alguém for mais inteligente do que você, isso muda a sua inteligência? Você se torna mais inteligente ou mais “burro” por conta do outro? Não! Você é o que é e isso INDEPENDE do outro. Então, por que pensar nele?

Gabi

🦋 Para enviar um desabafo, clique aqui. Queremos te ajudar em uma próxima edição :)

NA GAVETA
  1. Tá em busca de um Podcast pra escutar mais tarde? Eu adorei esse aqui! 🎤

  2. Ok, para as manhãs ficarem ainda mais gostosas, preciso fazer essa panqueca ROSA! 🥞

  3. Alguém aí ama (como eu) a autora Colleen Hoover? Já viu essa novidade? 🎥

  4. Clichê, eu seeeei, mas a nova temporada dessa série foi uma ótima escolha pra desligar minha mente no último fim de semana. 😅

  5. Uma nova versão, lançada na semana passada, de Psycho Killer pra vocês. 😮

LAST BUT NOT LEAST

A decisão que você mais tem medo de tomar pode ser a que mais vai fazer diferença na sua vida. 💭

O que você achou dessa edição?

Login or Subscribe to participate in polls.

rising 🦋
cc: @sarinhaspov e @gabriellagoldenstein

Despertando sua melhor versão. Afinal, se tudo na vida é ponto de vista, por que não aprender um melhor jeito de enxergar?

  • Toda terça e quinta, na hora que o sol nasce, direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito.

Dúvidas, feedbacks ou sugestões? Responda esse e-mail ou envie um direct pra gente. Adoramos sua companhia! :)

até semana que vem!

powered by: