• rising
  • Posts
  • talvez falte em você

talvez falte em você

talvez falte em você

ao criticar os outros, você pode estar apenas tentando compensar o que falta em você — às vezes, é melhor ficar em silêncio.

POV

Um dia desses, depois de sair pra jantar com alguns amigos, me peguei pensando: por que será que temos essa mania de julgar os outros?

Não vou ser hipócrita, na minha roda de amigos, vira e mexe comentamos sobre alguém. Fiquei me questionando: somos pessoas ruins, então?

Cheguei à conclusão de que precisamos distinguir duas formas de julgamento:

  • Criticar alguém que nos feriu;

  • Falar mal de quem não fez nada.

Quando alguém nos machuca, é natural sentir raiva, querer comentar sobre isso com as pessoas de sua confiança. Falar sobre como essa pessoa nos feriu, ou feriu alguém que amamos pode ser uma maneira de processar nossas emoções, buscando conforto e apoio, tentando entender aquela dor, sabe?

O problema real é quando julgamos alguém que não nos fez NADA. Por que o ser humano faz isso? Mal percebemos que, na verdade, criticar alguém que não nos fez nada revela muito mais sobre nós do que sobre eles.

Nesse caso, a crítica se transforma em um reflexo de nossas inseguranças e frustrações. Ao desmerecer alguém que nunca nos prejudicou, estamos projetando nossas próprias lutas internas. Essa necessidade de criticar os outros se torna um mecanismo de defesa e uma forma ilusória de autoafirmação.

Quando fazemos isso, muitas vezes, nos sentimos por cima, como se fôssemos superiores ao “objeto” do nosso julgamento. Se uma pessoa é irresponsável e estamos criticando essa característica, podemos pensar que isso significa que somos o oposto?

Na verdade, não. Ao fazermos isso, apenas usamos um comparativo ilusório, criando uma falsa sensação de superioridade. Quando identificamos uma falha em alguém, temos a ilusão de que estamos certos — e alimentamos nosso ego com essa fantasia de moralidade superior.

💡 Mas será que nessa tentativa de fortalecer seu ego, você realmente está ampliando suas virtudes? Está saindo cada vez mais rica dessa conversa que se concentra apenas na vida dos outros, ou está se atolando em comparações vazias e desgastantes? É um ciclo vicioso que, quando percebido, provoca uma reflexão necessária. Cada julgamento não é apenas uma crítica ao outro; é uma pista sobre nós mesmos.

Na era da internet, essa dinâmica se intensifica. Com um clique, somos transportados para um universo onde a crítica se torna instantânea e brutal. As redes sociais criaram um ambiente propício para essa cultura de julgamento, onde desmerecer alguém se tornou uma forma de buscar validação.

  • Num piscar de olhos, temos uma avalanche de comentários sobre escolhas pessoais, dietas e aparências…

Então, ao reconhecer esses comportamentos, que tal começarmos a agir de maneira diferente? Não se permita cair nessa cilada diária, nessa armadilha que chega até nossos ouvidos e, sem perceber, sai pela nossa boca.

Gabi
DESAFIO DO DIA

Você tem treinado a sua criatividade? Hoje, dedique 30 minutos do seu dia para uma atividade criativa. Pode ser desenhar, pintar, escrever um poema ou até mesmo cozinhar uma nova receita. O objetivo é se expressar sem julgamentos… Pode mudar o seu dia! 🎨

APRESENTADO POR BLUB WATER

O sabor que refresca o corpo

Hidratação é mais do que um hábito — é um ato de cuidado com você mesmo. E se fosse possível tornar isso ainda mais prazeroso? 🍋

No Brasil, estamos só começando a explorar o universo das águas saborizadas… e essa marca aqui tem se destacado nesse mercado.

🫧 Com uma composição simples de água, gás e aroma natural, a Blub Water — marca 100% nacional — entrega sabor de um jeito leve: sem açúcares, sódio, conservantes ou corantes.

Porque cuidar do corpo, mantendo ele hidratado, pode ser muito mais gostoso com os três sabores de Blub Water: de limão, guaraná e frutas vermelhas. 🫐

Experimente um momento de frescor em cada gole e SÓ HOJE leve 6 blubs com sabores mistos por R$ 0,01.

FILOSOFANDO

Os grandes perigos estão dentro de nós. Devemos temer a nós mesmos.

- Victor Hugo

Sabia que indivíduos comuns, como eu e você, foram capazes de se tornar aqueles que torturavam e matavam pessoas inocentes na Segunda Guerra Mundial ou na ditadura de Mao Tsé-tung?

Você tem seu lado sombrio. Ele vem da inveja, da raiva, do ressentimento, da tristeza, da frustração, da vitimização… Daqueles sentimentos que mais te causam dor e que guardados, remoídos e alimentados, são fortalecidos.

Isso é o que pode te transformar em um verdadeiro perigo para si e para o mundo. Isso, certamente, irá te afastar de uma vida feliz, em paz e digna de tudo aquilo que a capacidade de fazer o bem, que também existe em você.

E como escolher esse outro lado da moeda? Faça questão de reconhecer as suas sombras, que são capazes de te levar a fazer o mal e que todos temos. Porque é só reconhecendo esses monstros que você poderá começar a se armar das coisas certas para combatê-los.

💡 Busque entender os padrões que essas sobras criam, para assim encontrar as coisas que podem vencê-las.

Afinal, você é capaz de ser útil ao seu redor; Você é capaz de fazer uma gentileza e fazer alguém sorrir; Você é capaz de escolher as coisas que são boas para o seu corpo e a sua mente e assim, fortalecer aquilo que é BOM dentro de você; Você é capaz de construir uma realidade melhor pra si e para todo o mundo ao seu redor.

Não subestime o poder que existe dentro de você tanto para o bem como para o mal. Escolha o bem.

APRESENTADO POR INSIDER

Vai ter que tocar pra perceber…🤭

É raro achar a peça certa que veste como uma segunda pele, não aperta, não enrola, não marca… só abraça o corpo do jeito certo.

O conforto começa pela roupa de baixo: Na calcinha, no top, no sutiã... O underwear é a primeira coisa que você veste e a última coisa que tira do corpo.

A linha Naked Feel foi feita pra garantir o total conforto de quem usa, com peças antibacterianas, respiráveis, ultra duráveis e que não desbotam. Fora que tem opções em tons terrosos e neutros que a gente ama!

Como estamos no Black November, underwear feminino e masculino estão com até 40% de desconto + frete grátis usando o cupom RISINGBF.

Quer descobrir a sensação? Clica aqui e aproveita pra sentir na própria pele — ou não, risos.

DESABAFO

Eu sempre fui uma pessoa que pensa muito e reflete muito. Mas pouco age. Eu quero mudar, eu quero fazer isso, eu sei que isso é o melhor, tenho toda a receita de bolo na minha cabeça. Tenho a falsa sensação de que porque eu sei e “quero” já estou lá na frente. Só que só pensar e saber não está me ajudando. Eu já sei que adulto faz aquilo que é preciso ser feito, mas simplesmente é muito difícil para mim ser constante, agir e ter disciplina. Queria que uma chave virasse e eu me tornasse a pessoa que tanto penso que deveria ser.

Pode parecer bobo, mas uma coisa que pode te ajudar muito é uma lista de afazeres. A chave é desmembrar as coisas que parecem muito distantes e difíceis em pequenas, minúsculas tarefas que você consiga cumprir no dia a dia.

Depois que conseguir achar tarefas que são possíveis de se fazer amanhã ou hoje mesmo, que te colocarão mais próximo do seu objetivo final, estipule um dia e um horário específico para elas e cumpra o proposto.

Isso não é nada simples, não é bobagem, é possível e fará a engrenagem rodar:

💡 Nome, data, local e hora para cada uma das coisas que você precisa fazer.

Minha produtividade não é linear no trabalho. Por mais que isso não me prejudique, pois consigo entregar as demandas, tem dias que sou improdutiva e isso me deixa mais ansiosa. Tento lidar na terapia, mas não consigo deixar o sentimento de culpa de lado :/

O sentimento de culpa vem de não cumprir suas propostas para si mesma. Você fala que vai fazer algo em um momento X e não o faz. Sua mente vai perdendo a confiança em você por causa disso, sua autoconfiança fica prejudicada, percebe?

Portanto, lembre-se:

💡 Nome, data, local e hora para cada uma das coisas que você precisa fazer.

E cumpra, tudo como foi de início proposto, mesmo que você tenha tempo para deixar para depois. Você já sabe que acumular tudo não lhe faz bem. Então seja constante em fazer um pouquinho todos os dias e isso pode te ajudar a mandar esse sentimento de culpa para longe.

🦋 Para enviar um desabafo, clique aqui. Queremos te ajudar em uma próxima edição :)

NA GAVETA
  1. Um vídeo interessante pra quem precisa dar atenção aos estudos. ⚠️

  2. Não tenho nem palavras para descrever. 🎶

  3. Nosso help na concentração entrou na Black Friday — use RISING15 pra ganhar uma garrafa + 15% OFF. 💜*

  4. De alguns POVs atrás… 💡

  5. Essa música é deliciosa. 🕺

*dica de uma marca parceira

LAST BUT NOT LEAST

Essa pode ser a hora de reconsiderar algumas decisões antigas.

😁🫥🙁 Quão satisfeito você ficou com essa edição? Nos conte aqui.

🎟️ Quer anunciar conosco? É só clicar aqui.

🧇 Quer ser creator da waffle? Clique aqui e faça parte da comunidade mais legal do Brasil.

rising 🦋
cc: @sarinhaspov e @gabriellagoldenstein

Despertando sua melhor versão. Afinal, se tudo na vida é ponto de vista, por que não aprender um melhor jeito de enxergar?

  • Toda terça e quinta, na hora que o sol nasce, direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito.

Dúvidas, feedbacks ou sugestões? Responda esse e-mail ou envie um direct pra gente. Adoramos sua companhia! :)

até semana que vem!

powered by: