• rising
  • Posts
  • sorria pra alguém hoje

sorria pra alguém hoje

sorria pra alguém hoje
pro porteiro, pro garçom, quando atravessar a rua e cruzar o olhar com um estranho. mude o dia de alguém (e com certeza o seu também)
POV

Você lembra a última vez que participou de alguma fofoca? Não questiono a lembrança por achar que tem muito tempo e, sim, porque fazemos isso constantemente sem nem perceber.

Fofocar se tornou normal e é algo que todo mundo faz (que atire a primeira pedra quem nunca). Vivemos numa sociedade onde a maioria dos diálogos acontece onde um está falando do outro: na mesa do bar, no ambiente familiar, no trabalho. O ser humano por alguma razão - que vamos tentar desvendar por aqui - ama fofocar.

Aconteceu comigo…

Um dia desses me peguei em uma conversa, simplesmente julgando a roupa de pessoas que vi no Instagram e nem conhecia. Sim, sem ter acesso a nada além da superfície das redes sociais, julguei. Alguém aí se identifica?

Me dei conta de que às vezes a gente fala do outro como forma de nos conectar com alguém, puxar assunto, iniciar aquele small talk (literalmente small), sabe?

Mas será que devemos mesmo atrapalhar a construção de quem queremos nos tornar, pra forçar um diálogo?

Depois me peguei pensando: e quando rola a fofoquinha com aquela pessoa que já é nossa íntima? Por que fofocamos com essas pessoas?

EGO!

Dessa forma, nos sentimos por cima, superiores ao “objeto” que está sendo julgado. Se uma pessoa é [insira adjetivo negativo aqui], e estamos julgando ela dessa forma, significa que somos o oposto, certo?

Errado!

Ao fazer isso, você usa um comparativo ilusório para sua vida, criando uma mentira e uma relatividade irreal para se sentir melhor. Quando identificamos uma falha em alguém, temos a ilusão que nós estamos certos. Fortalecemos o nosso ego através da fantasiosa superioridade moral que existe quando fazemos um julgamento negativo do outro.

💡 Mas será que nessa tentativa de fortalecer seu ego, você está fortalecendo suas virtudes? Está saindo acrescido dessa conversa pautada apenas na vida dos outros?

Não se permita cair nessa cilada, nessa armadilha que diariamente chega aos nossos ouvidos e quando mal percebemos: sai da nossa boca.

Que tal criarmos uma rede de fofoca reversa e falarmos bem dos outros por aí?

— Gabi

BETTER LIVING

O dia é a unidade fundamental da sua vida: dias compõem semanas, que compõem meses, que compõem os anos.

Focar no futuro distante vai te deixar perdido e ansioso, pois não é algo palpável para se trabalhar. Mas o dia é. E é exatamente através dele que você aproxima o futuro ainda distante.

E dias bons, começam com manhãs boas.

-”Lá vem o papo de coach…” Mas, veja bem:

Se você precisa resolver uma equação e troca um sinal de adição por um sinal de multiplicação, logo na primeira parte do cálculo: você não vai ter o resultado esperado.

💡 “Um pequeno erro no princípio tende a se tornar um grande erro no fim.”

Começar bem o seu dia, com atividades que deixarão sua mente mais limpa, tranquila e presente no restante dele, é uma forma de começar a tomar posse da sua vida.

E para fazer isso, o planejamento é fundamental: não deixar separada a roupa que usará na academia no dia seguinte ao acordar e não saber o caminho até a academia, pode te deixar menos motivado a se levantar e fazer o que precisa ser feito.

Por isso, faça questão de planejar e ser fiel à sua própria agenda e às suas prioridades nesse momento. Porque para conseguir cuidar bem dos outros e das coisas ao seu redor, você precisa conseguir cuidar de você e do seu bem-estar.

Até papais e mamães que são 100% responsáveis por outros indivíduos, precisam se atentar a sua própria agenda, para que a desordem e o estresse não os tornem pessoas mais reativas a vida, o que reflete diretamente em seus filhos.

Então, quero te convidar a treinar algo que tenho feito: presença e comprometimento comigo nos primeiros 90 minutos do dia.

As regras são:

  • ATENÇÃO A CADA MOVIMENTO: diga ao seu cérebro que está abrindo os olhos, levantando da cama e colocando os pés no chão, escovando os dentes… esse tipo de coisa mesmo. É uma das técnicas do que chamamos de mindfulness.

  • BEM-ESTAR (físico, emocional ou espiritual) EM PRIMEIRO LUGAR: uma oração, um treino na academia ou uma caminhada assistindo o sol nascer, uma leitura… escolha o que é prioridade para VOCÊ.

  • NADA DE WHATSAPP/INSTAGRAM: é importante ter clareza das suas prioridades, para que não se perca nas prioridades dos outros. Não é possível fazer isso se a primeira coisa que você faz ao acordar é checar seu WhatsApp. Você estará imerso em outras agendas logo quando abre os olhos e lá se foi a presença na sua própria vida.

Se não conseguir 90 minutos, tente pelo menos 30, 60…mas tome posse da SUA vida no início do seu dia. Isso faz diferença.

Sarinha

DESABAFO

“Tenho tendência a me abrir e falar tudo para qualquer pessoa. Como saber em quem confiar?”

💡 A sua intimidade é algo precioso. Não confie a qualquer pessoa o acesso a ela.

Em qualquer relação humana, existe risco de quebra de confiança. Em tudo na vida, na verdade, existe o risco de dar certo ou errado. Primeiro entenda isso: o risco é constante.

Mas entenda também que o risco não é 50/50 em todas as situações. Algumas coisas e pessoas você conhece e acredita mais, afinal, já tiveram mais oportunidades para construir confiança.

E o fato é: você não conhece e, portanto, não confia de verdade alguém ou algo que acabou de conhecer. Então diria que esse é um ótimo parâmetro pra escolher com quem compartilhar detalhes da sua vida. Porque no fim, é preciso assumir o risco, ou não terá vínculo com nada nem ninguém. Mas faça isso de forma inteligente. 😉

“Mudo de personalidade para não deixar as pessoas irem embora.”

💡 A opinião do outro costuma ter mais peso e valor que o necessário, quando a sua própria opinião sobre você não tem peso e valor suficientes.

Ou seja: trabalhe em você primeiro. Porque, no fim, vai sempre atrair aquilo que É e está preparado para receber.

Mas preste atenção: somos seres sociáveis. Não acho que você deva simplesmente acreditar que se basta e não precisa das pessoas. Isso não é verdade. Às vezes temos que ceder ao desejo do outro SIM.

Mas pra fazer isso com leveza, é fundamental saber aquilo que é inegociável para você, ter clareza sobre os seus princípios e permanecer com aquilo que é coerente com eles, porque não existe outro caminho para a plenitude do indivíduo.

Você está tentando encontrar essa plenitude no outro e acredite em mim: não vai.

Enquanto não deixar de viver a vida do outro, ao se prender a essa obsessão por satisfazer as expectativas dele, e passar a viver a SUA vida, preocupada com as suas próprias expectativas para a sua jornada, não vai se sentir completo.

E por último, mas não menos importante: o desejo do outro é dele e, por mais que você tente, não está ao seu alcance mudá-lo. O indivíduo só permanece porque ELE QUER, onde ele sente bem e sente confiança. Enquanto você não for uma pessoa com vontades e opiniões próprias, também não vai passar essa segurança, pois será sempre alguém inconstante.

— Sarinha

NA GAVETA
  1. Esse livro é muito emocionante e é literalmente uma prova do céu 🦋

  2. Do profundo, ao guilty pleasure: esse reality apresentado pela Fernandinha Souza tá demais! 😅

  3. Em comemoração ao Halloween, minhas fantasias favoritas desse ano foram essas. 🎃

  4. Leia o que está escrito na segunda foto dessa sequência. 🧸

  5. Vale muito a pena escutar esse episódio de podcast. 🎧

LAST BUT NOT LEAST

O que é inegociável pra você? Tem feriadão chegando, e para alguns, a rotina fica de pernas pro ar. Por isso, eleja os seus inegociáveis: aqueles hábitos que não podem faltar independente do dia, onde a disciplina não oscila. Espero que “ler a rising” esteja na lista, hein? 🤗 Até quinta!

rising 🦋

cc: @sarinhaspov e @gabriellagoldenstein

Despertando sua melhor versão. Afinal, se tudo na vida é ponto de vista, por que não aprender um melhor jeito de enxergar?

  • Toda terça e quinta, na hora que o sol nasce, direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito.

Dúvidas, feedbacks ou sugestões? Responda esse e-mail ou envie um direct pra gente. Adoramos sua companhia! :)

nos vemos na quinta!

😁🫥🙁 Quão satisfeito você ficou com essa edição? Nos conte aqui.

powered by: