é simples

é simples

se você não perguntar, a resposta é sempre não. se não tentar, com certeza não vai conseguir. é realmente simples assim.

POV

(tradução: por que não? a vida é curta)

Em certo ponto da vida, ganhamos uma percepção sobre sua finitude. Em algum momento iremos nos despedir dessa jornada.

É muito comum que isso ocorra em meados da vida adulta e o indivíduo comece a se perguntar: o que fiz no mundo? o que quero deixar no mundo?

É uma reflexão um tanto quanto profunda e muitas vezes, pode ser assustadora.

A generatividade, é como chamamos aquela sensação de ter deixado algo no mundo depois de nós. Seja para filhos, netos, um pequeno grupo, ou uma contribuição para a sociedade como um todo.

Esse tipo de ideia traz sentido para os nossos pensamentos, mas também pode causar ressentimento e estagnação quando o indivíduo se sente distante de cumprir essa missão. Muitas vezes, recebemos perguntas do tipo:

  • Não sei o que fazer para sair do lugar;

  • Quero sair da zona de conforto e não consigo.

Eis uma resposta:

  • Se não for atrás do que mais deseja, nunca terá;

  • Se não fizer a pergunta, não terá a resposta.

Exige muita coragem dar algum passo em direção ao desconhecido. Mas o que muitos não sabem, é que exige também estratégia.

E por não usar bem disso, talvez você tenha maltratado seu eu que julga não ter te levado até agora aos lugares que mais sonhava.

Veja bem:

Somos falhos, preguiçosos, muitas vezes incompetentes e várias ferramentas que precisamos para construir aquilo que mais desejamos, ainda não temos.

Mas de algum ponto é preciso começar. E eu diria que aceitar essa sua incompetência, é uma forma. Porque a partir disso, dá pra negociar de forma mais inteligente consigo mesmo. Essa é a estratégia.

  • Se até aqui, não conseguiu lavar a louça acumulada na pia, será que é capaz de construir um império amanhã?

A resposta é não. Mas lavar um daqueles pratos, você consegue. Então por que não negociar uma coisa de cada vez consigo mesmo?

Por que é isso que irá ajudar a construir seu legado no longo prazo.

Não é tarde demais. Não é.

Grandes sábios começaram a compartilhar seu conhecimento na segunda metade da vida. Grandes empresários começaram suas galinhas dos ovos dourados depois dos 40, 50…

O fato é: Se você não fizer nada, já tem certeza do seu destino. Mas se fizer o mínimo hoje, já tem uma chance de chegar a um lugar diferente e deixar um bom exemplo para aqueles que ficarão no amanhã.

Coragem e ação, meus caros.

Com carinho,

— Sarinha

PATROCINADO POR SMARTDROPS

Como você faz qualquer coisa é como você faz tudo

✍🏽 Presta atenção no que está na tua frente — o princípio, a tarefa ou que está sendo retratado.

— Marco Aurélio

É super bacana pensar sobre o futuro e é fácil ficar relembrando o passado. Difícil mesmo é aplicar essa energia no que está diante de você agora mesmo, principalmente quando é algo que você não quer fazer.

Dedicar-se inteiramente ao que você se propôs naquele momento é a forma mais eficaz de ser excelente! Em um almoço de família, seus pensamentos devem estar focados em curtir o papo ali e não nos e-mails pendentes. Essa lógica se aplica do trabalho aos estudos.

🧠 Para te ajudar nessa, descobrimos o MindDrops, o nootrópico natural #1 do mercado, que oferece concentração, clareza mental e foco para as atividades do dia a dia.

São 15 super-ativos e uma tecnologia de time release = libera os ativos de forma progressiva durante o dia para você ter uma disposição equilibrada.

Ofertinha que a gente AMA. Usando o cupom RISING, você garante 15% OFF + brindes exclusivos.

FILOSOFANDO

“Quem não vive para servir, não serve para viver”

- autor desconhecido

Escutei essa frase em um vídeo no TikTok na semana passada, e ela simplesmente virou minha frase favorita. (Procurei o autor, mas os créditos na internet foram dados a diversas pessoas diferentes, preferi não errar. Se alguém souber, me conta?)

Gostei tanto porque ela resume o principal ensinamento que o meu pai me passa desde que me entendo por gente.

  • “O sentido da vida é servir…” ele costuma dizer.

Como seres sociais, existimos num determinado contexto e temos um desejo imenso de sermos úteis nas nossas diversas funções, como pais, cônjuges, filhos, irmãos, amigos, líderes, liderados.

De fato, só conseguimos sentir que temos valor quando a nossa existência causa algum tipo de benefício a uma comunidade ou a alguém. Isso pode ser tão simples como limpar o lixo da praia, ou cuidar do seu próprio filho. Você está servindo e sendo útil.

Por isso o trabalho é tão importante, e como dizem por aí de fato “enobrece o homem”. Fazer parte do mercado de trabalho, ou trabalhar no seu próprio lar é uma forma de contribuição aos outros.

  • Até a Bíblia mostra que Deus criou a mulher e o homem “para que trabalhassem” e para que cuidassem do mundo (Génesis 2, 15).

Ao sermos úteis aos outros, descobrimos que também somos úteis para nós mesmos. Ganhamos um sentimento de autoestima. Descobrimos que nossas ações, nossas palavras e nossa presença são capazes de agregar valor à vida de outro ser humano. Nós importamos. Há uma alegria profunda nisso.

Gabi
DESABAFO

“Tenho um sonho de sabático, aventurando-se pelo mundo, mas hoje ganho muito bem que me faz pensar que estaria largando tudo na minha melhor fase. Fico na dúvida do que fazer”

Quando um caminho é escolhido, outro é deixado de lado. E assim é a vida.

A maioria de nós tem muita dificuldade em tomar decisões porque temos medo de pagar pra ver, queremos só o lado bom de tudo. Pode ser difícil nos responsabilizarmos por nossas escolhas e entender que elas podem acarretar no que esperávamos, mas também existe a possibilidade de “fracasso”.

As vezes as dúvidas podem ser muito simples. Então eu quem te faço a pergunta: Você quer realizar o sonho de um sabático ou quer focar na sua carreira e aproveitar esse momento?

Eu sei que você esperava uma análise racional e argumentos para uma das suas opções, mas eu não tenho essa resposta, percebe? Quem tem é você. E infelizmente, dada a situação, não dá para ter os dois.

”Trabalho junto com minha irmã e ao mesmo tempo que eu me sinto sufocada com tanto tempo compartilhado, ela sente que precisa de mais. Me procura pra cobrir a carência dela. Como equilibrar?”

É uma situação delicada. Parece que, pra sua irmã, você acaba assumindo diversos papéis: colega de trabalho, irmã, amiga e talvez, ainda, a pessoa que ela acredita que pode “salvá-la” ou resolver os problemas e carências dela.

Em muitas famílias, os irmãos precisam assumir o papel de pais. É normal e saudável que você ofereça ajuda para cuidar dos seus irmãos quando necessário, mas não está certo quando isso se torna uma obrigação, afinal, você não é obrigado a assumir as responsabilidades de ninguém.

Então para conseguir impor limites nessa e em todas as suas relações entenda que:

  1. Impor limites não é ser egoísta;

  2. Você pode pedir ajuda;

  3. É necessário usar uma comunicação clara e firme (mas sempre gentil).

Por isso, tente conversar com ela, inclusive a aconselhando para fazer programas diferentes, sair com outras pessoas, etc. Além disso, comece a fazer as coisas que você deseja no seu tempo livre, sair com outras pessoas, e não se sinta culpada por isso. Naturalmente uma nova dinâmica pode ser estabelecida com novos limites e, além do trabalho, os momentos de lazer como irmãs vão ser um desejo para as duas.

Gabi

🦋 Para enviar um desabafo, clique aqui. Queremos te ajudar em uma próxima edição :)

PATROCINADO POR URBAN PERFORMANCE

“Love is a verb, it ain't a thing, it's not something you own…” 🎶

Como já dizia John Mayer, o amor é um verbo, uma ação, não só um sentimento. São os pequenos gestos e palavras carinhosas que nutrem o amor diariamente.

  • Neste Dia dos Namorados, já pensou como vai demonstrar seu amor? 💝

🗒️ Dica: explore as roupas da Urban Perfomance, que unem tecnologia esportiva com design atemporal para criar peças de alta qualidade.

Além de preparar seu amor para qualquer momento do dia e garantir seu look para diversas temporadas, você ainda o ajuda a montar um guarda-roupa inteligente ao seu gosto.

Encontre aqui o Smart Wear que acompanha o ritmo dele e faça desta data uma verdadeira demonstração de amor.

NA GAVETA
  1. Esses vídeos lindos me fazem viajar… 😍

  2. Já leu esse livro? Maravilhoso. 📚

  3. Curiosidade sobre mim: canto gregoriano me acalma. ✨

  4. The Offline Club: para pessoas se desconectarem da tecnologia e das redes sociais Olha aqui que legal! 📵

  5. Café da manhã é a minha refeição favorita. Amei essas ideias. 🥞

LAST BUT NOT LEAST

Se lembre de todas as vezes que você achava que não conseguiria, mas conseguiu. 🤪

😁🫥🙁 Quão satisfeito você ficou com essa edição? Nos conte aqui.

rising 🦋
cc: @sarinhaspov e @gabriellagoldenstein

Despertando sua melhor versão. Afinal, se tudo na vida é ponto de vista, por que não aprender um melhor jeito de enxergar?

  • Toda terça e quinta, na hora que o sol nasce, direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito.

Dúvidas, feedbacks ou sugestões? Responda esse e-mail ou envie um direct pra gente. Adoramos sua companhia! :)

até semana que vem!

powered by: