- rising
- Posts
- seu cérebro agradece
seu cérebro agradece
29/04/2025

seu cérebro agradece
bom dia. você poderia estar rolando o feed, vendo mais um vídeo de dancinha, mas escolheu estar aqui. parabéns, seu cérebro ainda não derreteu.

POV

👏🏻 Hoje, eu quero te parabenizar! Você escolheu ler uma newsletter. Em um mundo onde a maioria das pessoas consome tudo no modo acelerado, você parou para ler. Parece simples, mas é raro — e vai ser cada vez mais.
A gente se acostumou a pular de estímulo em estímulo.
Vídeos de 15 segundos;
Legendas rasas;
Reações instantâneas.
No entanto, esse excesso de estímulo, na verdade, está nos deixando mais distraídos, mais ansiosos e, desculpa a minha sinceridade, mais burros.
Talvez você já tenha ouvido falar do termo “brain rot” nas redes sociais. Bom, ele não surgiu à toa. Precisávamos de um nome para a deterioração da nossa capacidade cognitiva causada pelo consumo constante de conteúdo superficial.
Tudo isso nos dessensibiliza, suga o nosso foco e o nosso prazer pela profundidade… Em resumo, nosso cérebro mesmo. Por isso, eu te digo, parabéns! Escrever e ler são antídotos.
Esse estudo acompanhou quase 2 mil idosos em Taiwan por 14 anos e descobriu que aqueles que liam livros com frequência — pelo menos uma vez por semana — tinham 46% menos risco de desenvolver declínio cognitivo.
Escrever, então, vou dizer que é quase um milagre 🤪. É dar forma ao que estava desorganizado. Quando a gente escreve, não está só registrando — está elaborando, criando lógica e se ouvindo com mais nitidez.
Ao incorporar leitura e escrita, esses são alguns benefícios que podemos ganhar:
Cognitivos: mais vocabulário, raciocínio lógico, clareza de pensamento;
Neurológicos: maior conectividade entre áreas do cérebro e proteção contra doenças neurodegenerativas;
Emocionais: redução da ansiedade, fortalecimento da empatia, capacidade de processar sentimentos complexos.
Então, sim, o conselho de hoje é direto e urgente: Escreva. E leia. Não deixe o seu cérebro “apodrecer”.
— @Gabi
DESAFIO DO DIA

Já sabe né? Separe 30 minutos do seu dia (quero cronometrado, viu?) para ler e/ou escrever!
FILOSOFANDO

O que você tentaria fazer se soubesse que não poderia fracassar?
Essa pergunta é profunda — e pode até ser incômoda ou dolorosa. No entanto, dela surgem outras questões:
O que eu gosto? O que eu QUERO?
Como as pessoas me veriam se eu fizesse o que sempre quis?
Como seria a minha vida e o meu sentimento se eu ousasse fazer isso?
O que eu poderia fazer para começar a trilhar o caminho do que sempre quis? Qual será o primeiro passo?
O que eu teria que aprender? O que é necessário?
Pensar em tudo isso é trabalhoso, e fazer acontecer é, na realidade, um grande risco. Você pode errar muitas vezes ou simplesmente não saber o que fazer. Você pode ser muito ruim no início, mas lhe desafio a pensar em algo que não tenha aprendido por meio da prática.
Se você se propor a fazer aquilo que sempre quis, acredite: é no caminho que descobrirá as várias formas que existem de não fracassar e que elas se renovarão constantemente e infinitamente.
A verdade é que não dá para saber o que fazer para não fracassar em algo até se entrar no caminho da coisa. Por isso, vale pensar sobre isso:
Não seria o verdadeiro fracasso simplesmente não tentar?
— @Sarinha
DESABAFO

"Eu tenho certos problemas com relacionamentos. Por que prefiro sempre alguém ruim a alguém bom? Por que nos interessamos mais por pessoas ruins e tóxicas? Isso é um ciclo."
Isso pode, sim, ser um ciclo que sua mente cria para te proteger de uma questão que você talvez nem saiba que existe.
Talvez você simplesmente não queira se relacionar para valer, se comprometer ou escolher alguém e, consequentemente, ter que abrir mão de outras possibilidades.
Talvez você simplesmente goste de se sentir desejado(a) por aqueles que não parecem ligar muito para você. Afinal, ser desejado(a) por aqueles que com certeza gostariam de você e de permanecer ao seu lado pode ser menos emocionante, mais fácil e não prova a sua grandiosidade.
Os motivos para isso acontecer podem ser diversos, e só você será capaz de entendê-los. Talvez você esteja apenas dando muito azar. Mas sinceramente, não acredito que seja o caso. Por isso, deixo-lhe uma pergunta:
Quais partes de você, quais carências, necessidades e mecanismos te prendem tanto a algo que você já sabe que não vai dar certo e que causará sofrimento?
Talvez leve tempo para entender, mas não deixe de pensar sobre isso para, no seu tempo, sair dessa.
Houve um período na minha vida em que optei por outras escolhas, como aproveitar e viajar. Por conta disso, às vezes me sinto muito atrasada em relação aos meus amigos que já conquistaram bens materiais, uma formação... Me sinto extremamente pressionada para chegar ao nível deles e não ser vista como alguém que não venceu na vida.
Você fez uma escolha que não pode ser desfeita. Não dá para voltar atrás e traçar um novo começo, mas dá para seguir em frente e construir um ótimo fim. E sabe o que é muito legal para você entender?
O que você escolheu lá atrás criou uma bagagem única para a sua vida. Aproveitar e viajar fez com que você vivesse experiências que podem, inclusive, te proporcionar maneiras criativas e especiais de ser útil aqui e agora.
No passado, você seguiu a sua vontade de viajar e aproveitar. Hoje, você pode seguir a sua vontade de se desenvolver e conquistar bens materiais e realizações profissionais.
O que importa, em qualquer momento, é prestar atenção em COMO aquilo que a vida te coloca pode te transformar em uma PESSOA melhor do que ontem.
Se você olhar para a sua versão de anos atrás e compará-la com a atual, perceberá o quanto aprendeu e amadureceu. Assim, poderá entender que é capaz de continuar fazendo isso.
Olhe para isso: para o você de ontem, e não para seus amigos de hoje ou de ontem. Você é o seu único parâmetro real de comparação, e que ele te inspire a tomar boas atitudes no presente.
Não se preocupe tanto em recuperar o tempo perdido. O que aconteceu lá é agora parte da sua bagagem e construiu suas particularidades.
Preocupe-se mais com o tempo que você tem todos os dias e use-o HOJE para fazer coisas que te aproximem do que você mais deseja HOJE, que é diferente do que você quis um dia e que foi muito válido para a sua existência.
— @Sarinha
🦋 Para enviar um desabafo, clique aqui. Queremos te ajudar em uma próxima edição :)
APRESENTADO POR THERMOS
Tem coisas que é melhor deixar como estão
O momento certo, a sensação certa, a ideia certa. Tem coisas que a gente não precisa mexer, não é? E tem temperaturas que a gente também sonha em deixar exatamente como estão.
Sabe aquele café quentinho do primeiro ao último gole? Aquela água geladinha que ainda tá gelada depois de horas na garrafa? A Thermos cuida disso pra você: mantém sua bebida como deve estar — por muito, muito tempo.
E o melhor é que dá pra levar a sua com 20% de desconto usando o cupom rising20, e um desconto extra de 10% no pix. É só clicar aqui e garantir a sua companhia ideal para todos os momentos.
NA GAVETA

Um vídeo para deixar o seu dia melhor. 🥰
Um desejo para você, de coração. ❤️
Esse filme é sobre uma das histórias mais lendárias do mundo dos negócios. Muito legal!
Tome seu café sem açúcar, escutando a essa música!
LAST BUT NOT LEAST
O que você deseja, existe. Não se acomode!
RODAPÉ
😁🫥🙁 Quão satisfeito você ficou com essa edição? Nos conte aqui.
🎟️ Quer anunciar conosco? É só clicar aqui.
QUEM SOMOS
rising 🦋
cc: @sarinhaspov e @gabriellagoldenstein
Despertando sua melhor versão. Afinal, se tudo na vida é ponto de vista, por que não aprender um melhor jeito de enxergar?
Toda terça e quinta, na hora que o sol nasce, direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito.
Dúvidas, feedbacks ou sugestões? Responda esse e-mail ou envie um direct pra gente. Adoramos sua companhia! :)
até quinta-feira!
powered by: