será?

02/06/26

BOM DIA

será?

será que você precisa de tudo aquilo que o mundo te fez acreditar que precisa? será que não dá para ter uma vida plena e feliz se souber dar mais valor ao que importa para você e seguir os seus próprios critérios de sucesso? às vezes, o suficiente não é pouco.

….

  1. Sempre pense se está sendo coerente com isso quando for fazer algo importante. 💡

  2. Um lembrete de que esperar o momento perfeito pode ser a maior armadilha da sua vida. ⏳

  3. Um dos meus artistas favoritos para dias frios ou chuvosos. 🌧

  4. Essa caneca apareceu em um anúncio no meu Pinterest. Achei muito descolada! ☕️

  5. Não sei se já indiquei essa série aqui, mas ela me prendeu do início ao fim, inclusive mais do que a famosa continuação dela, que é conhecida porque é realmente fenomenal. 🎞

  6. Uma ideia de presente incrível para o Dia dos Namorados. ❤️

Recentemente, conversando com a minha avó, ouvi sobre a rotina da mãe dela. Ela acordava às quatro da manhã e já começava o dia na cozinha — eram 16 filhos para cuidar. A vida era dura, limitada e girava em torno de um mundo muito pequeno. Ainda assim, minha avó a descreve como uma mulher muito feliz.

  • Ela não se sentia na obrigação de vender uma empresa por bilhões aos 30 anos de idade.

  • Também não tinha o sonho de estudar fora do país ou comprar artigos de luxo.

Na verdade, artigo de luxo para ela era o engenho que meu bisavô construiu ele mesmo na fazenda ou o primeiro chuveiro com serpentina e água quente das redondezas, que também ele mesmo instalou.

Inclusive, acredito que ela não ficava se questionando tantas vezes se ele era a cara metade dela — nem ele fazia o mesmo em relação a ela, pois não tinham como ver pessoas novas, em seus melhores ângulos e poses a todo momento.

Veja bem, eu não quero dizer que ter opções seja algo ruim. Vivemos na melhor e mais segura era para se viver — ao menos, até o momento.

  • Mas isso vem com um preço: é mais difícil, nesse meio tão confortável, cheio de recursos e ferramentas, se dar por satisfeito.

Porque absolutamente tudo é moldado para te fazer acreditar que você precisa de mais, que o suficiente sempre é pouco e que, se você não concorda, não é ambicioso e produtivo o bastante. Isso cria um vazio e uma frustração difíceis de nomear, mas muito perceptíveis.

O mundo contemporâneo, elaborado para te fazer mais feliz e te fornecer todo tipo de prazer com mais facilidade e agilidade, na verdade, acabou dificultando a verdadeira felicidade.

A verdade é que seu corpo não foi feito para comer uma sobremesa que simula todos os sabores mais atrativos combinados, criando uma explosão de dopamina no seu cérebro. Nem mesmo para ter tudo ao alcance e em um clique.

Seu cérebro não foi feito para escolher entre infinitas opções, mas, na verdade, para fazer o melhor com as poucas que se assemelhavam a uma chance maior de sobrevivência.

E a questão aqui não é te instigar a querer voltar a viver como no início do século passado: em uma fazenda, produzindo tudo o que irá usar e consumir no seu dia a dia, como o fizeram os meus bisavôs. De forma alguma.

Mais uma vez, nossa realidade é o melhor lugar que temos para viver. A questão é uma consciência maior sobre o contexto que te cerca, para que você possa conseguir, de alguma forma, se blindar dos impactos negativos — que, em todo contexto, vão existir — que ele pode ter na sua vida.

Você não precisa limitar seus sonhos nem acreditar que é melhor só sobreviver com muito pouco. Ter recursos é realmente uma dádiva, é muito bom.

Mas você precisa, sim, se lembrar com uma certa constância de que não precisa — nem pode — ter todas as opções que lhe parecem ser dispostas. Porque isso vai te fazer alimentar constantemente uma ilusão que, por ser tão idealizada, nunca poderá ser satisfeita.

Se você não entender que não dá e não precisa ter tudo, e que é completamente possível construir um caminho muito feliz apenas com as coisas que escolheu, nunca será verdadeiramente feliz.

O suficiente não é pouco para viver uma vida plena e feliz. Você não precisa ter o que todo mundo tem, comprar tudo que o mercado lança de mais novo, nem seguir todas as tendências para ter qualidade de vida, paz de espírito e bem-estar.

Na verdade, essas coisas não se compram aí. Elas podem estar, justamente, na contramão daquilo que te fizeram acreditar.

— @Sarinha

59,22% de vocês votaram “Sim” na enquete da última semana, dizendo que conseguiram escolher uma das dicas do POV da edição da última terça-feira (26/05) para criar ou fortalecer suas “Vilas” de amizade e colocá-la em prática. A seguir, alguns comentários:

🍽️ “Chamei minhas amigas para virem à minha casa (e não tenho um jogo de pratos perfeito kkkk).

📱 “Mandei mensagem chamando uma amiga para sair logo depois de ler a edição — e ela estava precisando de ajuda bem nesse momento. Talvez eu não soubesse disso se não tivesse mandado a mensagem para ela, e foi ótimo poder ajudar.

👯 “Deixei o ‘baixa manutenção’ de lado e fui ver meus amigos essa semana. Dormi na casa de uma, fui almoçar com outra no horário de almoço em dia de trabalho e fui ver o outro na folga, mesmo morando um pouco afastado. Deixei a preguiça do frio de lado, pois eles são importantes para mim, e percebi que já fazia muito tempo que não tirava um tempinho para eles. E foi ótimo, já estamos com novos planos.

🇵🇱 “Não gosto de compromissos de última hora; preciso me preparar antes. Porém, um amigo da família que mora na Polônia está aqui no Brasil e nos chamou para jantar — e fui, mesmo sendo chamada no mesmo dia e mesmo seguindo dieta. E foi muito bom. Demos muitas risadas, falei em inglês com a esposa dele, que é polonesa, apresentei meu namorado, que ele não conhecia. Foi um bom momento!

tradução: “eu não sou as vozes na minha cabeça.”

Se dar por satisfeito com aquilo que faz e tem na sua vida começa por um entendimento do sentido das coisas que você faz e busca.

Comece a se perguntar: por quê?

  • Por que esse trabalho?

  • Por que quero comprar mais um relógio?

  • Por que esses hábitos fazem sentido para a minha rotina?

  • Por que convivo com essas pessoas?

  • Por que me sinto tão pressionado a fazer e querer o mesmo que todo mundo

  • Por que esse vazio em mim permanece?

Não seja apenas uma massa de manobra. Faça um certo esforço para entender o que faz sentido para a sua vida. O que você gosta ou não, quer ou simplesmente não quer. Isso é o que pode te fazer entender que o suficiente não é pouco e que o seu caminho pode ser autenticamente feliz.

O homem que adora caminhar irá mais longe do que o homem que ama o destino.

Desconhecido

A vitória é conquistada no meio. Mas o meio é a parte mais entediante, sem glamour e empolgação.

Por isso o mundo está cheio de livros escritos pela metade, planos de negócios não executados e promessas semicumpridas.

Toda jornada da vida tem início, meio e fim. A maioria das pessoas chega motivada no início e gasta a maior parte da sua energia idealizando e antecipando o fim.

Mas é sustentar o meio, seguir comparecendo nessa parte do processo — ou, melhor ainda, aprender a apreciar esse processo e fazer questão de cumprir aquilo que combinou — que faz alguém se destacar e consolidar o que quer que seja.

  • E, mesmo sem destaque algum, cumprir algo significativo na jornada é o que faz ela valer a pena. O seu cérebro, por exemplo, só sente a sensação de satisfação quando cumpre algo que exigiu algum esforço.

Aqueles que se esforçam no meio, aprendem a lidar com o tédio e os desafios da repetição, da consistência e da contínua busca por vulnerabilidades que podem ser aprimoradas — e que são o que simplesmente compõe a excelência do projeto — e não a empolgação inicial ou um sonho muito bem planejado do fim — são os que eventualmente alcançam o que a maioria não consegue.

Sou ruim para conhecer pessoas. Como posso melhorar?

Existe uma regra de ouro para o momento em que você está conhecendo alguém, mas também para cultivar relacionamentos ao longo do tempo: Seja interessado antes de querer ser interessante.

Quem disse isso foi Dale Carnegie, autor do livro Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas. Há quem use esse título de forma pejorativa por conta da grande proporção que ele alcançou, e eu realmente sinto pena quando vejo isso acontecer, pois existe ouro naquelas páginas, tratando-se da arte de se relacionar e influenciar.

Não há outra forma de ser uma pessoa melhor e mais interessante para o outro além de se colocar genuinamente interessado por ele.

  • Escute de verdade quem está à sua frente, não para responder, mas para entender melhor aquela pessoa e o seu mundo, pois isso irá te dar repertório para entender como ser útil na vida dela.

  • Olhe nos olhos e se coloque com presença diante de alguém, como se nada além do que ele tem para compartilhar naquele momento importasse mais.

O fato é que o interior de qualquer pessoa — o universo que todos nós carregamos por dentro — é realmente valioso, e uma honra ter a chance de ter contato com um pouco disso quando temos uma oportunidade.

Se você apenas souber respeitar esse valor, essa imensidão que o outro possui, te garanto que se tornará uma companhia melhor e um contato mais interessante, pois somos seres altamente sociais e sabemos reconhecer aqueles que respeitam a nossa complexidade e biografia.

A “simples” postura de se interessar verdadeiramente por alguém gera impacto real. Talvez muito maior do que a maioria imagina.

🦋 Para enviar um desabafo, clique aqui. Queremos te ajudar em uma próxima edição :)

Lembre-se de dar algumas risadas ao longo do caminho.

Obrigado por ler até aqui! Quão satisfeito você ficou com essa edição? Deixe seu comentário após o voto.

O que você achou da edição de hoje?

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

🆘 Precisa de ajuda com algum problema? Clique para falar com o nosso suporte.

❌ Se não quiser mais receber nossas edições, é só clicar aqui.

🎟️ Quer anunciar conosco? É só clicar aqui.

cc: @sarah.ferrreira

Despertando sua melhor versão. Afinal, se tudo na vida é ponto de vista, por que não aprender um melhor jeito de enxergar? Toda terça e quinta, na hora que o sol nasce, direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito.

Dúvidas, feedbacks ou sugestões? Responda esse e-mail ou envie um direct pra gente. Adoramos sua companhia :)

até quinta-feira!