seja útil

seja útil

fazer alguma coisa, te dá propósito de vida! por isso, viva pra construir, executar ou servir (ou todos 3 juntos).

POV

Você já ouviu aquela frase:

“A dor é inevitável, mas o sofrimento é opcional” ?

Gostaria de começar pontuando que não consegui achar o verdadeiro autor dessa frase, a internet é mesmo terra de ninguém e cada busca me dizia uma coisa.

Independente de quem deva levar os créditos: Buda, Carlos Drummond de Andrade ou Tim Hansel, essa frase vale uma boa reflexão. (Quem souber o verdadeiro autor, me conta?)

A dor e o sofrimento parecem sinônimos, mas na verdade são coisas diferentes.

💡 A dor causa o sofrimento ou será que o sofrimento causa dor?

Vem comigo…

A dor é inerente à experiência humana, somos biologicamente feitos para senti-la. Quando picados por uma abelha, vamos sentir dor, assim como um cachorro ou um macaco vão sentir.

Mas diferente da maioria dos animais, conseguimos sentir dores mais complexas: da rejeição, do arrependimento, da culpa…

Já o sofrimento, é causado quando estendemos a dor e alimentamos ela. O sofrimento é causado quando existe uma resistência à dor, quando não aceitamos o que nos aconteceu. O sofrimento não é dado pela vida, é algo que nós mesmos criamos e cultivamos dentro de nós.

Sim, é possível sentir dor sem sofrer, sabia?

Você já viu uma criança, quando leva um tombo, bate a cabeça na porta ou machuca o dedinho, e começa a chorar? Pouco tempo depois, o choro vira uma gargalhada. Ela sente dor e felicidade ao mesmo tempo. A dor física está ali, mas ela consegue sentir alegria em meio a dor. E pronto, passou.

Independente de física ou emocional, dor é dor…e nosso cérebro processa do mesmo jeito. Por isso, quando perdemos alguém, ou passamos por uma situação muito dolorosa, praticamente sentimos uma dor física no coração né?

Imagina essa situação…

Você tá se preparando pra um date, de última hora vai raspar a perna ou fazer a barba (homens também lêem Rising). Não tem loção, hidratante, nada. Na correria passa o barbeador “no seco” mesmo e…faz um corte daqueles com a lâmina.

E ai, você franziu a testa? Sentiu aflição? Conseguiu sentir a dor daí? Pois é, se a dor física é capaz de nascer na nossa cabeça, imagina a dor emocional? O sofrimento te faz capaz de sentir dor só em pensar nela.

Sei que por mais que entendamos que o sofrimento é opcional, não é tão fácil ter esse controle.

A escolha pode ser consciente, mas é preciso fazer uma mudança grandiosa nos nossos padrões mentais, crenças, hábitos e de fato enxergar a vida de uma forma diferente.

Quando entendemos que tudo acontece por alguma razão, e temos fé nesse “algo maior”, essa confiança inabalável que chamamos de fé, conforta os nossos corações e reduz o sofrimento.

Escolha estar bem (por mais trabalhoso que isso seja).

BETTER LIVING ft. Thaisa Leal

Abasteça corretamente a Ferrari que você é!

Chega o final do dia e você está super cansada e estressada. Logo vem aquela fome descontrolada e uma vontade de comer doce. Clássico, né?

Então comemos a primeira coisa que vemos pela frente. Provavelmente não será saudável, já que essa fome é urgente. E parece insaciável. Você come, mas nunca se sente plenamente satisfeita.

E o pior é que muitas vezes estamos em busca de uma vida saudável ou de emagrecer, mas isso acaba com a nossa constância e nos desanima.

Se você quer constância na vida saudável, preste atenção nisso:

 💡 CARBOIDRATO + PROTEÍNA = PERFEIÇÃO

Calma aí, Thaísa, fala a minha língua! Como assim?

Os carboidratos, muitas vezes temidos, são a nossa principal fonte de energia. Pensa que seu corpo é um carro. Um carro precisa de gasolina, álcool ou eletricidade para funcionar. Se não abastecemos, ele não funciona. E se abastecemos da forma errada, ele pode até funcionar, mas meio capenga.

A mesma coisa acontece com nosso corpo. Ele precisa de combustível e nosso combustível são os alimentos, mais precisamente os carboidratos. Nós precisamos de carboidrato para estarmos vivos. Para o coração bater, respirar, pensar, tudo!

E olha que incrível: quando não comemos carboidrato suficiente, nosso corpo fica fraco e aumenta a fome como forma de obter a energia que não ingerimos ao longo do dia, mas que ainda precisamos.

Ah, e essa vontade clássica de doce acontece porque o corpo é inteligentíssimo e sabe que açúcar é um carboidrato rapidamente absorvido. Nosso corpo quer energia. E quer energia rápida.

Por isso, tenha sempre arroz, feijão, batata inglesa, batata doce, tapioca, pão (isso mesmo), macarrão na sua refeição. Sem o carboidrato você vai ser um carro meio capenga. Com ele você vai se tornar uma Ferrari super potente!

Mas calma que ainda não acabou! 

Sabe quando a gente faz aquele lanche clássico de dieta de comer só uma fruta ou umas torradinhas com requeijão, mas 10 minutos depois estamos com fome novamente? É porque a digestão e absorção dos carboidratos é muuuuito rápida.

Por isso, é inteligente sempre acompanhar o carboidrato de uma fonte de proteína. Ela que vai garantir saciedade, além de evitar o pico glicêmico que favorece o acúmulo de gordura corporal e diabetes, aumentar a massa muscular e constituir os anticorpos do nosso corpo.

E o que é proteína, Thaísa? Ovo, frango, peixe (pode ser atum em lata), queijo branco, queijo amarelo light (a versão light tem menos gordura e calorias e mais proteína), whey protein, proteína vegana, proteína texturizada da soja, tofu... combinados com carboidratos = PERFEIÇÃO.

Agora a gente quer ver se você se tornou uma baita Ferrari. Tire uma foto do seu prato com esse combo perfeito e marque a gente: @lealthaísa @rising.cc 🏎

DESABAFO

“Tenho vergonha de ser vista sozinha, sem companhias, em público.”

O ponto principal dessa questão, na minha visão, é o sentimento de VERGONHA.

Como alguém que já foi muito vergonhosa, aqui vai o insight que me fez mudar:

💡 Vergonha é coisa de quem olha para o próprio umbigo mais que o necessário.

Passe a se preocupar mais com:

  • as coisas que estão ao seu redor.

  • em se interessar pelo outro, escutá-lo, ajudá-lo.

  • em aprender novos assuntos que poderão te levar a ser muito entendida sobre algo ou muito boa em alguma habilidade.

Assim vai tirar o foco de cada mínimo detalhe seu e colocar ele em coisas que irão te engrandecer como ser humano. Isso gera autoconfiança.

E aí, como mágica, a vergonha some.

“Como ter motivação presa a uma vida comum?”

Para julgar sua vida como “comum”, você provavelmente usou outras realidades como parâmetro de comparação. Mas veja bem: o que você vê sobre a vida dos outros é apenas um recorte, feito a partir do seu ponto de vista. Além disso, hoje insistimos em usar como grande parâmetro de comparação, conteúdos das redes sociais, que fazem vidas que também são “comuns”, parecerem extraordinárias. Isso te coloca na ilusão que existem rotinas perfeitas, fáceis, sempre glamurosas e motivacionais. O que não é verdade.

Entenda que outras vidas, só não são “comuns” para você, porque não são a que você vive. Para quem as vive, são apenas a realidade. E a realidade, para todo mundo é, em vários momentos, monótona, repetitiva e trabalhosa, sem direito a fogos de artifício estourando o tempo todo. Mas isso não faz dela ruim.

Tem várias oportunidades legais rolando na sua vida “comum”.

Se você nos mandou essa pergunta, tem um celular ao seu alcance. Com ele, você pode entrar no YouTube e assistir aulas sobre um assunto que te interesse e descobrir ali algo que vai MOTIVAR sua AÇÃO na sua própria vida.

Você não precisa de muito mais do que o “comum” para ter motivação. Você precisa de AÇÃO para esbarrar em algo que te inspire e gere em você, vontade de ser melhor. Em algum momento, se estiver em movimento, isso vai acontecer. E para o movimento começar, um ambiente estável e rotina são MUITO importantes.

💡 A excelência nada mais é que um compilado de comportamentos que nada têm de extraordinário.

“Comum” é apenas um ponto de vista.

UNBOXING

A Bold Snacks lançou um novo produto: shake proteico

Os sabores são: Achocolatado (que tem o gostinho do achocolatado da infância) e Caramelo Salgado (que me lembrou a receita de leite queimado tradicional da família). Já experimentei os dois e gostei bastante.

Minha parte preferida sobre esse tipo de produto é a praticidade: uma ótima opção para incluir proteína em refeições durante o dia. Agora, depois de ler a coluna da nutri você já sabe a importância disso. 😉

Acredito que vai gostar também. 🥤

NA GAVETA
  1. Tem 3 dias que estou escutando essa versão dessa música. 🙃

  2. Essa série é famosa porque realmente é boa. Quem avisa, amigo é. 💸

  3. Eu sou do time papel e caneta na mão. Por isso te pergunto: já comprou sua Agenda 2024? Estou babando nessas aqui.

  4. Receitinha refrescante (e fácil) pro verão é tudo de bom né? 🥭

  5. Vocês amam o tema “hábitos” e sempre pedem dicas de livros. Juntei os dois na dica desse livro aqui! 💥

  6. Eu amo personalidades na internet que me fazem rir, essas gêmeas no TikTok fazem isso 🤣

LAST BUT NOT LEAST

Qual o seu maior medo? Encare o medo como um presente: se quiser crescer, tem que olhar para onde ele está. 🎯

😁🫥🙁 Quão satisfeito você ficou com essa edição? Nos conte aqui.

rising 🦋
cc: @sarinhaspov e @gabriellagoldenstein

Despertando sua melhor versão. Afinal, se tudo na vida é ponto de vista, por que não aprender um melhor jeito de enxergar?

  • Toda terça e quinta, na hora que o sol nasce, direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito.

Dúvidas, feedbacks ou sugestões? Responda esse e-mail ou envie um direct pra gente. Adoramos sua companhia! :)

até semana que vem!

powered by:

23

28