seja interessante

seja interessante

em um mundo onde a maioria tenta ser igual, já parou pra pensar que o que te faz diferente é também o que te faz interessante?

POV

Antes de mais nada, quero que você se lembre de como você era na infância. Isso mesmo, se preciso, feche os olhos e visualize: não só as suas características físicas, mas a sua personalidade, o que você gostava de fazer, coloque um cenário a sua volta.

  • Onde você estaria? O que você estaria fazendo?

Volta e meia eu me conecto com a minha criança interior em pensamento, porque em ações e comportamento, me sinto muitas vezes desconectada dela. Esse ano completo 30 anos, e isso começou a me incomodar.

Percebi que, talvez, para realmente me sentir completa, preciso conseguir alinhar o meu eu atual com a minha natureza – alinhando a realidade da vida adulta, com o que é natural pra mim. Sentir que a minha vida é uma expressão de mim mesma, sabe?

Ser fiel a nossa criança interior é capaz de transformar a nossa vida. Na verdade, talvez seja a única forma de sermos realmente felizes.

Vou te explicar… Normalmente, na infância e até mesmo na adolescência, uma pessoa tem uma chama acesa e uma visão do que quer. Existe um coração que pulsa cheio de sonhos e aspirações.

Com o tempo, essa pessoa vai se esquecendo e acreditando nas vozes externas que insistem em dizer que o seu sonho é impossível de ser realizado. Até que, como num passe de mágica, ela esquece pelo que seu coração pulsava.

  • Quando nascemos, somos puros, não temos medo nem vergonha de nada. Por isso, nos expressamos com total liberdade e naturalidade.

Só que, desde cedo, a criança começa a ser reprimida pelos adultos a sua volta e entra em contato com o sentimento de inadequação e insegurança. Os pais, professores e parentes podem ser diretos e falar “isso não pode”, “não fale desse jeito”, ou simplesmente retirar atos de carinho ou amor como punição.

Por isso, para receber amor e ser aceita pelos pais, a criança passa a se moldar. E eu não estou dizendo que a criança não deva ser educada e ter limites, mas é preciso entender o que é proteção e cuidado, e o que é repressão — a linha pode ser muito tênue.

O limite, se ensinado com amor e consciência, é necessário para evolução da criança. Já a repressão faz o contrário: leva a criança perder sua autoconfiança e ser contaminada pelo medo, o medo de não receber amor.

E isso resulta em uma das maiores dores da nossa sociedade: a ideia de que precisamos receber algo de fora para sermos felizes (serve para bens materiais ou reconhecimento dos outros).

  • Deveríamos tentar resgatar a inocência, a espontaneidade e a pureza da criança em nós, porque, dessa forma, resgataremos também a nossa autoconfiança e a alegria e leveza de viver.

A gente cresce e acaba focando em ter em detrimento do ser. Não me leve a mal, precisamos trabalhar e ganhar dinheiro, e muitas vezes (na maioria dos casos) não encontraremos essa conexão com a criança interior na carreira.

E tá tudo bem! Por isso, é preciso arranjar formas de incluir atividades que ressoam com a sua natureza, na sua rotina. Como?

⚽ Se você sonhava em ser jogador de futebol quando criança, não deixe de marcar a pelada toda quinta com os amigos;

🪐 Se você sempre foi fascinado por planetas e astronomia, lembre de tirar um tempinho na semana e estudar sobre isso;

👚 Se você queria ser estilista, porque não desenhar nas horas vagas, e claro, postar seus lookinhos nas redes sociais?

Olha só… Até os sonhos que nos parecem mais distantes, podem ser inseridos na nossa vida. E isso tem muito poder.

Acho que as pessoas muitas vezes confundem respeitar a sua natureza como o oposto de ambição. Mas na minha experiência isso não poderia ser menos verdadeiro.

O que acontece, na verdade, é o contrário: seu comportamento é redirecionado para a sua ambição genuína, seus desejos sinceros. E, na maioria da vezes, isso pode sim não precisar de tanto sofrimento. Afinal, é natural pra você.

  • Ao “obedecer” a sua criança interior, você está se tornando você mesmo. Andando por um caminho exclusivamente concebido e traçado por você.

Ainda que a gente tenha sido “treinado” para nos moldar de acordo com a percepção do outro, precisamos nos aproximar da nossa verdadeira natureza. Citando Paulo Leminski, “isso querer de ser exatamente aquilo que a gente é, ainda vai nos levar além”.

👀 Aconteceu comigo… E pra fechar essa reflexão, quero fazer o meu relato pessoal.

Talvez vocês nem saibam o quanto escrever pra vocês é importante pra mim, justamente porque me conecta com a pequena Gabi.

Quando criança, sempre sonhei em ser artista, em poder me expressar, me comunicar: escrevendo, falando, cantando. Ensaiei diversas vezes fazer isso através das redes sociais, e me deparava com a crença de que “eu não deveria me expor” daquela maneira.

Por mais que eu sentisse que, através do celular, o sonho distante de ser apresentadora de TV ou atriz, conseguisse ser realizado de alguma forma. Assim eu me conectaria com a Gabi comunicadora, que cresceu fazendo apresentações por onde ia, compondo músicas, participando das peças do colégio…

Mas cresci acreditando no que observava da sociedade a minha volta: não é legal querer chamar atenção pra si mesma.Perto de completar 30 anos, o convite para escrever a Rising bateu na minha porta, e com isso uma chavinha virou dentro de mim: fiquei mais motivada no trabalho, mais feliz nos meus relacionamentos interpessoais e passei a me sentir preenchida, a cada feedback que recebo de vocês.

Além disso, tomei coragem, tenho postado mais nas redes sociais, e vou ser “blogueirinha” sim! Eu sei que preciso espalhar a minha voz por onde eu puder, isso pulsa dentro de mim, então eu vou. E queria agradecer MUITO vocês por me darem tanta coragem com o canal que temos por aqui, vocês tem me resgatado, sem nem saber.

E, claaaro, pra apoiar ainda mais esse meu caminho, vou amar se vocês me seguirem aqui no Instagram. ✨ Esse apoio é o que me motiva — e traz de volta a criança cheia de sonhos e propósito.

Gabi
PATROCINADO POR MOMENTO RESPIRO

A calmaria está no silêncio que você evita ou ignora

Quantos momentos de caos ainda vamos resistir até aprender a encontrar nossa paz interna?

🦋 O autoconhecimento nos leva a fazer escolhas mais conscientes e alinhadas com nossa verdade, valores, vontades. Nos conectamos com a sabedoria e criatividade, e é nesse estado que as soluções dos nossos problemas se revelam.

A prática Mindfulness tem ficado conhecida e não é à toa. Além de nos conectar com um profundo autoconhecimento, são centenas de estudos comprovando que ela pode ser tão eficaz quanto os efeitos de ansiolíticos. Poderoso, né?

É o exercício de estar plenamente presente e consciente no agora, observando o entorno sem julgamentos, e o melhor, pode ser aprendido e praticado por qualquer pessoa.

O Curso Respiro Mindfulness é uma jornada para despertar a tranquilidade e a consciência dentro de você. Em 8 encontros virtuais, você pode encontrar uma nova ferramenta para reduzir a ansiedade e desenvolver a cognição e concentração. 🧘 💫

A próxima turma de julho te espera e vai mudar sua forma de ver a vida, garanta sua vaga aqui.

FILOSOFANDO

“Cada um alcança a verdade que é capaz de suportar”.

- Jacques Lacan

O que mais te incomoda hoje?

  • Será que isso se resume a primeira coisa que veio a sua mente?

  • Será que a culpa é realmente de alguém? Ou será que o problema não é fruto de uma insuficiência sua?

Já parou para pensar que aquilo que te destrói, pode ser culpa sua?

Pode ser culpa das mentiras que você tem se contado ou da VERDADE sobre sua incompetência, fraqueza e insuficiência que você simplesmente não quer digerir.

É preciso coragem pra encarar algumas coisas que estão na sua frente. É preciso muita coragem.

Porque encarar suas sombras implica na escolha de abraçar o desafio da sua evolução, da sua transformação, que só você pode trilhar. E o desafio dói.

Mas essa dor, é o que abre espaço para o aprendizado e transformação daquilo que é ruim. E isso é o que fará sua vida e das pessoas ao seu redor melhor.

  • Mas preste atenção: é preciso mirar no alvo certo para conseguir acertá-lo.

Para matar os monstros que existem dentro de você, precisa antes saber que eles existem. Por isso, não feche os olhos. Você é capaz de ver o que está na sua frente se você for corajoso o bastante para fazê-lo.

E eu te desejo coragem. 

— Sarinha

DESABAFO

Quero fazer muitas coisas, mas procrastino e não consigo realizar nada. Não foco, não melhoro e nem conquisto minha metas. A vida é sem cor, só tem cor se você tem propósito, mas quando você tem mas não realiza? Fica nos bastidores de quem vê com cor e sem cor.

Quero te propor uma troca no seu pensamento. Em vez de pensar: “quero fazer muitas coisas”, tente elaborar UMA coisa que você quer muito fazer.

Eu sei que você quer uma carreira de sucesso, um corpo lindo e saudável, um grande amor e ainda uma mente sã.

Mas quando você coloca tudo isso junto ao mesmo tempo, parece uma missão impossível, porque de fato, é.

A gente constrói as coisas é de pouquinho em pouquinho. Não é no tempo de um clique, como a maioria dos processos que nos acostumamos. Querer chegar logo no final, te faz negligenciar o início, que é o passo mais próximo possível. E posso dar uma sugestão?

  • Quando seu corpo está se sentindo bem, ele colabora com você. Por isso, que tal se propor a por exemplo, HOJE, dormir um pouco mais cedo?

Uma boa noite de sono pode te ajudar a ter pensamentos melhores amanhã e mais energia e disposição para fazer uma atividade física e se alimentar bem.

Se der conta só de dormir melhor, hoje, já está ótimo. Seja consistente e quando sentir que virou hábito, passe para uma próxima proposta para si mesmo.

Quando MENORES as tarefas que você se propor, maiores as chances de conseguir cumprir e grandes as chances dessa sensação de auto-eficácia te dar forças para realizar qualquer que sejam as metas e propósitos que você carrega dentro de você.

Acredite, melhor que um grande propósito de vida, são pequenos propósitos diários.

Ele me diz que não quer nada sério e que não tem tempo para um relacionamento, mas diz que gosta de mim e quer sempre me manter por perto dele… Eu gosto muito dele, mas estou achando que é pura conveniência e comodismo, que ele me quer como um “delivery” - pediu e chegou, sem nenhuma responsabilidade.

Não dá pra saber de verdade o que se passa na cabeça dessa pessoa — nem de ninguém.. Ao invés de tentar adivinhar, por que não prestar mais atenção a isso que você diz estar sentindo? “Estou achando que é por pura conveniência e comodismo, que ele me quer como um “delivery”

  • Deixa eu te contar uma coisa: temos um juiz interior muito mais acurado e poderoso do que você imagina. Sabe quando você simplesmente SABE que uma coisa é certa ou errada?

Tirando casos patológicos, que são a exceção, você SABE o que é certo pra você, o que te faz bem ou não. E isso é o que diz respeito a você e está nas suas mãos abraçar.

Mas percebe que, em vez disso, você tem escolhido abraçar e se moldar a partir do que se passa na cabeça do outro? Tentar adivinhar o que essa pessoa está sentindo vai te jogar no buraco. 

Acredite, se essa posição que você está agora te fizesse bem, você saberia, não se questionaria, nem questionaria as intenções dessa pessoa.

Mude seu foco de atenção na situação. Ela é mais simples do que você a tornou.

— Sarinha

🦋 Para enviar um desabafo, clique aqui. Queremos te ajudar em uma próxima edição :)

NA GAVETA
  1. Vocês adoram dicas de vinho. Eu adorei esse aqui! 🍷

  2. Pra quem gosta de investigação policial e drama, fica a sugestão dessa série muito bem feita. 🎥

  3. Duvido você não sorrir com esse vídeo! 🍼

  4. E não se apaixonar por esse. ❤️

LAST BUT NOT LEAST

Todo dia você pode escolher entre a dor da disciplina ou a dor do arrependimento. 👊🏻

😁🫥🙁 Quão satisfeito você ficou com essa edição? Nos conte aqui.

rising 🦋
cc: @sarinhaspov e @gabriellagoldenstein

Despertando sua melhor versão. Afinal, se tudo na vida é ponto de vista, por que não aprender um melhor jeito de enxergar?

  • Toda terça e quinta, na hora que o sol nasce, direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito.

Dúvidas, feedbacks ou sugestões? Responda esse e-mail ou envie um direct pra gente. Adoramos sua companhia! :)

até semana que vem!

powered by: