saia da mente

18/02/2025

saia da mente

você anda vivendo ou só pensando sobre viver? que a gente não se esqueça o que Belchior já dizia: viver é melhor que sonhar!

POV

Tem dias que parecem que a vida acontece só dentro da nossa cabeça. Pensamos sobre tudo: o que vamos dizer antes de falar, como vai ser o encontro antes de chegar e os possíveis desdobramentos de uma conversa antes mesmo dela acontecer. A gente planeja, antecipa, imagina e analisa.

No entanto, será que estamos vivendo de fato ou apenas ruminando possibilidades? Será que não estamos passando tempo demais pensando?

Digo isso sobre as coisas mais simples até as mais complexas. Não podemos simplesmente sair para jantar, temos que pesquisar reviews antes. Não podemos apenas viajar, temos que ver mil vídeos no YouTube para garantir que não vamos perder nenhum "must see".

Até nas relações a espontaneidade foi substituída pela hiper-análise:

  • “Será que ele realmente quis dizer isso?”;

  • “E se eu mandar essa mensagem e parecer carente?”;

  • “E se eu estiver investindo mais do que deveria?”.

Nós nos perdemos em camadas de pensamento que nos afastam da experiência real. O problema de viver tanto na cabeça é que a vida real acontece do lado de fora.

Enquanto você está preso em análises infinitas, o tempo está passando, as oportunidades estão indo embora e as experiências que poderiam ser sentidas estão sendo apenas pensadas.

E a verdade? Nenhum pensamento te prepara de verdade para viver. Você pode ensaiar mentalmente como será falar em público, mas a única coisa que realmente te ensina é falar em público.

Você pode pensar mil vezes se deveria ou não chamar alguém para sair, mas só na hora, diante da resposta, é que você realmente vive a experiência.

Pensar é importante. Planejar é necessário. No entanto, quando isso se torna um substituto da ação, você começa a se tornar um espectador da sua própria vida. E talvez esse seja o grande problema da nossa geração: estamos refletindo tanto sobre como viver bem que estamos esquecendo de fazer o principal: simplesmente viver.

— @Gabi
APRESENTADO POR WEMOBI

Começa no grupo e termina na estrada

Se o Carnaval tá batendo na porta, a cena já é clara: grupo no zap pegando fogo, vocês combinando o lookinho do bloquinho, playlist pronta e… cadê as passagens?

Seja pra brilhar nos bloquinhos, curtir aquela praia ou dar um tempo na folia com a galera, uma coisa é certa: não dá pra ficar de fora!

🚎💨 A wemobi te leva pra onde o Carnaval chamar — e o melhor: de um jeito fácil, seguro e 100% digital.

  • São centenas de destinos, sem perrengue e com aquele conforto que todo mundo merece depois de pular 3 blocos seguidos.

Então, já sabe: passagem na mão, glitter no bolso, e partiu Carnaval! Clique aqui e já garanta a ida.

FILOSOFANDO

Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta o edifício inteiro.

Clarice Lispector

Já parou pra pensar que é pelos seus defeitos que algumas das suas maiores qualidades podem surgir?

  • Aquele sujeito impulsivo, que vive fazendo e falando o que dá na telha, pode ser a melhor pessoa para fazer as coisas acontecerem e projetos andarem;

  • O sujeito frio e calculista, pode não conseguir lidar com imprevistos e sofrer e fazer outros sofrerem por conta da sua inflexibilidade. No entanto, sem ele, a maioria dos sistemas não sobreviveria e nem processos importantes, em diferentes ambientes, existiriam;

  • Aqueles que falam com o coração e são sensíveis a todo tipo de emoção podem não ser os melhores administradores e gestores, mas sabem tocar, cativar, acolher e expressar o que está dentro de outro ser humano como ninguém.

Não dá pra ser bom em tudo e defeitos não estão aí para serem vangloriados. Mas eles devem, sim, ser entendidos e trabalhados como parte fundamental do que compõe um ser humano.

— @Sarinha
DESABAFO

Me sinto extremamente cansada e exausta. Cheguei no nível agora de querer o silêncio e ficar sozinha, mas todos me cobram a “força e a alegria de viver que sempre tive”… Realmente não sei o que fazer!

Por que você tem se sentido cansada e exausta? Por que você não sente mais a força e alegria de viver de antes?

Veja bem, mudamos de fase e nossas formas de pensar e agir também mudam. Você não tem que ser alegre e forte porque os outros querem, mas sim porque reconhece isso como algo bom para sua vida.

Afinal, ser forte e alegre não seria melhor que viver cansado e exausto?

Ninguém, excluindo casos de extremo adoecimento mental e da alma, discordaria e ativamente buscaria deixar a sua vida melhor do que pior. Então, será que essa cobrança de voltar a ser assim é realmente dos outros ou não seria sua consigo mesma?

Mesmo tendo descrito a exaustão e cansaço como algo já rotineiro, desconfio que, no fundo, acredite que esse estado seja melhor do que se sentir alegre e forte para viver.

Portanto, você pode escolher entre achar ruim os outros te cobrarem para ser algo ou abraçar o fato de que (i) há pessoas que querem te ver melhor do que você está atualmente e que (ii) há mudanças que podem te levar a voltar a se sentir melhor novamente.

A vida é realmente muito boa e você merece vivê-la plenamente, cheia de energia e alegria e não estar exausta o tempo todo. O que não tem te deixado se sentir? Pense sobre isso.

Faz 7 anos que minha mãe morreu, e parece que toda a minha vida gira em torno disso. Quando vejo uma mãe e um filho juntos e fazendo coisas de mãe e filho, penso: "E se fosse eu? E se minha mãe ainda estivesse aqui?" E sinto inveja, pois adoraria estar fazendo as mesmas coisas com a minha mãe. Também penso que a morte foi algo que me fez amadurecer muito, e muito mais rápido do que devia, porém gostaria muito que ela ainda estivesse aqui.

É difícil imaginar o tamanho da sua dor. Acredito que só quem realmente já passou por isso pode de fato entender, mas o que posso te dizer é sobre o amor:

A saudade é uma grande prova que um amor verdadeiro existiu. Esse amor, com certeza, se tornou parte de quem você é. Por isso, nunca será possível apagar a sua mãe da sua mente, dos seus pensamentos e do seu coração, mesmo que você supere o luto.

No entanto, até por medo de que isso aconteça, talvez você não se permita voltar a viver ou parar de construir a sua vida em cima dessa falta que será sempre presente daqui pra frente. A questão é que você pode aprender a viver com ela — a falta.

Mesmo que você siga em frente, sua mãe permanecerá aí. O amor que ela te deu faz parte de você e mostra o quanto ela cumpriu bem a missão dela de ser mãe no tempo em que ficou aqui.

Esse amor pode ser um motor para te fazer seguir em frente e até para te inspirar a oferecer isso para os seus filhos um dia também ou para aquilo que pode trazer alegria e sentido para sua vida.

Chega um momento em que a vida chama para a VIDA.

O luto vai poder ficar de lado, mas a sua mãe vai permanecer sempre aí, de forma sublime, através de um amor e aprendizado que te darão forças para ressignificar a sua perda.

E chegará a hora de fazer dessa forma, porque você só será capaz de compreender os porquês do que te aconteceu lá na frente. Por isso, é preciso seguir o movimento natural da vida: em frente.

Um bom profissional, especialmente aqueles especializados e formados para trabalhar com o luto, pode te ajudar muito nessa jornada.

— @Sarinha

🦋 Para enviar um desabafo, clique aqui. Queremos te ajudar em uma próxima edição :)

NA GAVETA
  1. Pra você que acha que é tarde demais para aprender algo novo.

  2. Esse livro é bem legal.

  3. Esse é o sentido da vida.

  4. Dicas de almoços saudáveis aqui!

LAST BUT NOT LEAST

Viva supondo menos e se conectando mais

😁🫥🙁 Quão satisfeito você ficou com essa edição? Nos conte aqui.

🎟️ Quer anunciar conosco? É só clicar aqui.

🧇 Quer ser creator da waffle? Clique aqui e faça parte da comunidade mais legal do Brasil.

rising 🦋
cc: @sarinhaspov e @gabriellagoldenstein

Despertando sua melhor versão. Afinal, se tudo na vida é ponto de vista, por que não aprender um melhor jeito de enxergar?

  • Toda terça e quinta, na hora que o sol nasce, direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito.

Dúvidas, feedbacks ou sugestões? Responda esse e-mail ou envie um direct pra gente. Adoramos sua companhia! :)

até semana que vem!

powered by: