quem você é

quem você é

não tenha medo de mostrar quem você é. você expande quando se apresenta de forma autêntica ao mundo: sem medo, sem insegurança, sendo você.

POV

Tá todo mundo mal?

Tenho a impressão que as pessoas estão angustiadas, insatisfeitas, preocupadas, cansadas.

Tem alguém bem por aí? (risos.)

Você se identifica com esse estado de angústia e ansiedade? Se sim, é hora de transmutar esse mindset.

A mudança pode vir a qualquer hora, mas o fim do ano e o começo de um novo sempre parece um momento mais oportuno pra gente pensar no que precisa ser transformado, né?

A vida parece dar uma “pausa” e a gente consegue pensar no mais importante: nós mesmos.

Se você sente um vazio e uma ansiedade exacerbada, quero que você saiba que isso não é normal, por mais que todos a sua volta possam estar normalizando isso.

Parece que todos estão vivendo crises existenciais, e de fato, manter a nossa saúde mental se tornou o maior desafio da atualidade.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) coloca o Brasil em primeiro lugar no ranking da ansiedade mundial, com aproximadamente 18,6 milhões de diagnósticos, representando mais de 9% da população 🤯

Por mais que seja reconfortante perceber que você não está sozinho, a ideia aqui é entender como sair dessa, combinado?

Me peguei refletindo por que a nossa sociedade parece estar se distanciando cada vez mais da paz e serenidade no cotidiano, e cheguei a algumas conclusões.

Vem comigo…

  1. Excesso de informação (negativa): Realmente, com a quantidade de notícia ruim que vemos por aí, é complicado alguém ficar são. Parece que a mídia tem como objetivo nos amedrontar com tanto terror.

    No passado, também tínhamos guerras, desastres naturais e miséria, mas não tínhamos acesso a tudo isso se estivesse acontecendo longe de nós. Será que o ser humano foi feito para saber tanto de algo além da sua própria vida?

    Não me leve a mal… Não devemos nos alienar, é importante se informar e saber o que acontece por aí. O problema é que somos bombardeados com atrocidades e detalhes em doses repetitivas, e desnecessárias.

    Somos tão expostos a notícias negativas que fica difícil lembrarmos que também tem coisas lindas acontecendo por aí. Quando pego as minhas próprias vivências como exemplo, percebo que das pessoas que cruzei, mais de 98% são pessoas boas, corretas, justas.

    Por que quando ligo a TV parece que só tem gente ruim no mundo? A conta não fecha. Aposto que a maioria das pessoas na sua vida também são pessoas de bem e não assassinos, ladrões ou terroristas, correto?

    Que a gente não se esqueça de enxergar a vida como ela é: MARAVILHOSA e MÁGICA, por mais que insistam em nos mostrar um recorte do exato oposto.


  2. Supervalorização do consumismo e da riqueza material: Muitas pessoas se sentem vazias porque veem o valor e sentido da vida nas coisas materiais. Hoje, as redes sociais são a principal fonte de inspiração para o consumo (inconsciente), principalmente quando diz respeito ao luxo.

    Enquanto isso, o Brasil se encontra entre os 10 países mais desiguais do mundo. As pessoas acabam acreditando que precisam daquele item desejo que todo mundo tá usando, e isso gera uma ansiedade desnecessária.

    Nunca nos sentiremos completamente em paz e preenchidos se acharmos que o mundo é só a materialidade e que é aí que está nosso valor. Dessa forma, o valor está nas coisas, não em nós.


  3. Estagnação e medo de decepcionar: Outra razão pra essa infelicidade que nos consome é: ficarmos estagnados. Pois é, muita gente se sente infeliz com sua própria vida, mas não faz nada pra mudar.

    A principal razão pra isso (pelo menos na minha geração), é o medo de decepcionar os outros (na maioria das vezes, os pais). Isso faz com que as pessoas vivam vidas que não são suas e ajam de forma a suprir o desejo e expectativa do outro.

    Sem coragem para tomar as rédeas da própria vida e ir pra ação buscando o melhor pra si, é realmente impossível viver em paz.


  4. Relações líquidas: Como já dizia Tom Jobim, “é impossível ser feliz sozinho”. Enquanto as relações humanas deveriam ser mais um motivo pra deixar as nossas vidas completas, elas têm deixado muitos corações vazios.

    Estamos vivendo um momento em que as relações não têm solidez — elas são líquidas, fugazes. Pessoas mais se usam, que se amam. Por isso, não desista de procurar relações firmes e sólidas, e trabalhar para que as suas sejam assim!

    O amor de verdade preenche a nossa vida (e ele pode vir de várias formas tá? Família, amigos, parceiros…)


  5. Vícios e distrações para fugir da vida: Essa pauta já foi abordada algumas vezes, porque de fato é uma das coisas que mais sinto na pele. Enquanto estamos vidrados na tela do celular, ficamos numa posição passiva que não nos faz evoluir.

    Claro que podemos usar as redes sociais, mas não vamos deixar que elas nos usem e nos roubem a vida. Por conta de tanto estímulo, desaprendemos a ser felizes no simples, e sem dúvidas, essa é a principal razão pra vidas tão vazias.

    Te proponho um exercício: aproveite o fim de ano pra ficar longe do seu celular, do videogame, ou de qualquer outra “droga” (com ou sem aspas), que sirva como uma fuga da vida real.

    Viva cada momento, observe o amanhecer, faça as suas refeições com presença, converse com a sua família e amigos com total atenção ao momento. Curta cada segundo e sinta a sua vida se preenchendo simplesmente porque você está ali!

Gabi
FILOSOFANDO

“O sentido da vida é encontrar seu dom. O propósito de se viver é passar isso para frente.”

Pablo Picasso

Nós somos o que deixamos nas pessoas.

  • Um sorriso, uma palavra, ou um serviço. Um presente ou sua presença. Um momento de atenção, ou sua indiferença. Um elogio, uma ofensa ou um consolo. Uma música, um poema, um cheiro…

Você é o que você ESCOLHE tirar dessa lista infinita de opções e deixar por onde passa.

No fim, o que você oferece para as pessoas é o que cria sua marca no mundo: o seu legado.

Como você gostaria de ser lembrado?

— Sarinha
DESABAFO

“Como não se comparar com a ex do seu namorado?”

As pessoas que passam pela nossa vida fazem parte da nossa construção.

Todas nos transformam de alguma forma e para sempre.

A ex do seu namorado passou pela vida dele e desempenhou um papel ali (provavelmente trouxe algum aprendizado que foi importante para que vocês dois pudessem estar juntos hoje, inclusive). Mas passou.

O passado só tem vida se você o coloca no presente.

É isso que você está fazendo… Criando um fantasma dessa pessoa na sua mente. Se continuar, vai acabar fazendo isso ganhar vida no seu relacionamento também.

O tempo que está gastando alimentando o passado, você poderia estar investindo em ser a MELHOR NAMORADA que VOCÊ pode ser. Trate de se preocupar em deixar a SUA marca na vida dessa pessoa que ESCOLHEU estar do seu lado.

(Assim, ele nem vai lembrar que a palavra ex existe. rs. 🤪)

“Como lidar com o medo de se desapegar de algo e achar que está perdendo alguma coisa?”

Você realmente está perdendo alguma coisa.

Toda escolha significa também abdicação de outras opções de escolha. Não dá pra ter tudo.

💡 A partir do momento que fizer uma escolha, faça dela a melhor opção possível, oferecendo para essa realidade o SEU melhor.

Esqueça o E SE, TALVEZ, QUASE, QUEM SABE do que ficou para trás.

A vida é o que você tem nas mãos agora. O SE é só uma ilusão.

— Sarinha

NA GAVETA
  1. Manda isso aqui para alguém que te faça sentir assim. ❤️

  2. A Gabi me enviou isso aqui e eu dei muita risada. 🆘

  3. Fala sério! 🌼

  4. Talvez você precise ler isso hoje. 🫀

  5. Como vocês amam dicas de livro, achei curioso que essa menina indicou alguns dos meus favoritos nesse vídeo. 📒

LAST BUT NOT LEAST

Essa é a nossa última edição antes do Natal, por isso: desejamos um Feliz Natal para todos os nossos leitores! Aproveitem essa noite para transmitir muito amor e alegria para as pessoas ao seu redor ❤️

😁🫥🙁 Quão satisfeito você ficou com essa edição? Nos conte aqui.

rising 🦋
cc: @sarinhaspov e @gabriellagoldenstein

Despertando sua melhor versão. Afinal, se tudo na vida é ponto de vista, por que não aprender um melhor jeito de enxergar?

  • Toda terça e quinta, na hora que o sol nasce, direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito.

Dúvidas, feedbacks ou sugestões? Responda esse e-mail ou envie um direct pra gente. Adoramos sua companhia! :)

até semana que vem!

powered by: