- rising
- Posts
- pra que se preocupar?
pra que se preocupar?
a ansiedade naÌo tira o problema de amanhaÌ, ela simplesmente tira a paz de hoje. pense nisso!
pra que se preocupar?
a ansiedade nĂŁo tira o problema de amanhĂŁ, ela simplesmente tira a paz de hoje. pense nisso!
POV
(tradução: a terra fala)
VocĂȘ deve vir aqui buscando aprender alguma coisa, ou ter algum insight, no mĂnimo. O mesmo deve acontecer quando vocĂȘ busca conhecimento atravĂ©s de livros, podcasts, ou qualquer outro conteĂșdo. Eu sou assim tambĂ©m, vivo numa busca voraz por conhecimento.
Me dei conta recentemente que, por mais que esses conteĂșdos sejam de fato incrĂveis, nĂłs nĂŁo podemos deixar de aprender com a verdadeira professora, a maior de todas: a natureza.
E, por mais que a gente esteja desconectado dela na maior parte dos nossos dias, a natureza, com sua sabedoria sutil, estĂĄ sempre nos dando pistas sobre como viver uma vida mais equilibrada.
As årvores, os rios, as estaçÔes⊠Cada elemento natural parece nos lembrar de liçÔes que, muitas vezes, esquecemos. Eu vim aqui te lembrar.
1. Mudanças são inevitåveis e ciclos se encerram
Talvez esse seja o principal ponto de ansiedade na nossa sociedade (fontes: vozes da minha cabeça, mas acho sensato assumirmos isso, certo?).
O medo do fim, de um relacionamento, da vida, da nossa, do outro. O medo de mudar, de transformar, de fazer algo diferente.
Temos tanta dificuldade em lidar com algo tĂŁo NATURAL. Uma das caracterĂsticas mais marcantes da natureza Ă© a transformação. O sol deixa de brilhar para dar vez Ă lua, a claridade vira escuridĂŁo, a ĂĄrvore florida se torna ressecada, e depois tudo se renova, de novo e de novo.
A natureza nĂŁo se apega a uma Ășnica forma de ser, pelo contrĂĄrio, ela se adapta constantemente. Quantas vezes tentamos resistir Ă s mudanças na nossa vida, com medo do que pode vir?
2. Ninguém cresce sozinho.
Na natureza, nada sobrevive sozinho, percebe? à tudo conectado: as årvores alimentam o solo, que nutre as plantas, que sustentam os animais. Esse ciclo é um ótimo lembrete de que a gente também precisa uns dos outros.
Ăs vezes, a gente se vĂȘ sozinho, achando que damos conta de tudo sem ninguĂ©m, ou, ainda, achando que nĂŁo temos a obrigação de ajudar, de servir ao prĂłximo⊠Mas a verdade Ă© que o apoio e as trocas sinceras com outras pessoas sĂŁo a verdadeira razĂŁo de estarmos aqui.
Simplicidade e Contentamento
Essa Ă© importante, e parece que enquanto a natureza vai pra um lado, nĂłs vamos pro lado OPOSTO đ , dos excessos, do exagero, da ostentação. A natureza encontra beleza e completude em sua prĂłpria simplicidade: uma flor desabrochando, um rio fluindo.
Ela nĂŁo precisa de excessos para ser grandiosa. Com isso, a gente pode aprender que o contentamento estĂĄ em valorizar o essencial e encontrar beleza nas pequenas coisas, sem a necessidade constante de acumular ou buscar mais.
No final das contas, a natureza nos chama a viver no ritmo dela â sem pressa, com propĂłsito e respeitando nossos prĂłprios ciclos. Se a gente puder se inspirar e se reconectar com isso, talvez possamos encontrar a paz e o equilĂbrio que tanto buscamos.
A natureza, silenciosa e constante, é a nossa maior e melhor professora. Preste atenção nas suas aulas!
â Gabi
DESAFIO DO DIA
(tradução: calmo e centrado)
Hoje, tire alguns minutos para praticar o grounding, ou aterramento. Escolha um lugar ao ar livre â pode ser um parque, jardim ou atĂ© mesmo a ĂĄrea verde do seu prĂ©dio. Fique descalço por alguns minutos, preste atenção Ă s sensaçÔes e ao ritmo da sua respiração.
Eu sei que parece um papo muito âgood vibesâ mas essa conexĂŁo Ă© extremamente importante, e a gente simplesmente esquece dela!
Ă simples, mas poderoso: ao se conectar com a terra, vocĂȘ tambĂ©m se conecta consigo mesmo.
FILOSOFANDO
De acordo com o que percebi em minha experiĂȘncia, as vĂtimas perguntam âpor que eu?â e os sobreviventes, âe agora?â
Edith Eva Eger Ă© uma psicĂłloga hĂșngara, que hoje vive nos Estados Unidos e tem 97 anos. Ela Ă© de famĂlia judia e de seus parentes prĂłximos, apenas ela e a irmĂŁ sobreviveram aos campos de concentração da Segunda Guerra Mundial.
đĄ Edith Ă© uma sobrevivente e para ela, a liberdade, alĂ©m de ser uma escolha, Ă© o caminho para uma vida plena.
E segundo suas obras, uma das coisas que afastam o sujeito da liberdade é a vitimização, pois ela exclui a responsabilização.
Uma vĂtima, sempre serĂĄ oprimida e incapaz de escapar das garras do opressor e traçar seu prĂłprio caminho, pois Ă© sempre levada pelas decisĂ”es de terceiros. E daĂ vem o grande problema: a vĂtima nĂŁo Ă© capaz de dar sentido Ă sua existĂȘncia sem poder de escolher, ou seja, sem liberdade.
E, muitas vezes, o prĂłprio sujeito, por escolha, se mantĂ©m nessa posição, pois pode ser mais fĂĄcil nĂŁo decidir ou se responsabilizar por escolhas e consequĂȘncias delas.
SituaçÔes difĂceis sĂŁo inevitĂĄveis para todos, mas a postura diante disso Ă© uma opção â âpor que eu?â Bom: Por que nĂŁo vocĂȘ? â Eger nos indaga.
Buscar as razĂ”es pode nĂŁo ser onde estarĂŁo as respostas para o âe agora?â, que Ă© o que permite que a vida siga e uma vĂtima se transforme em sobrevivente, mais forte e sĂĄbio depois de tudo o que viveu.
â Sarinha
DESABAFO
Tenho uma filha, e não estou mais com o pai dela, o que foi uma såbia decisão para minha vida! Mas ao mesmo tempo sinto que nunca mais vou achar ninguém legal , por não ter tempo pra isso e que me queira tendo uma filha, o que normalmente não me preocupa mas as vezes me då medo de ficar sozinha pra sempre!
Sua filha Ă©, junto de outras coisas maravilhosas e outras nem tanto assim, parte de quem VOCĂ Ă.
đĄ Se vocĂȘ for capaz de aceitar, admirar e respeitar essa mulher, exatamente como ela Ă©, os outros tambĂ©m serĂŁo capazes de fazer isso.
Sabe por quĂȘ?
Porque vocĂȘ vai passar a dar mais atenção e fazer mais questĂŁo de quem realmente gostaria de te acolher e te amar com todas as suas circunstĂąncias.
Uma pessoa que realmente vale a pena ter ao seu lado e dedicar seu tempo, Ă© aquela que vai te receber com todas essas coisas que vocĂȘ Ă©, que vai querer construir com vocĂȘ e todas as suas circunstĂąncias.
Talvez essa pessoa seja alguĂ©m que tambĂ©m tenha filhos e vai compartilhar interesses, experiĂȘncias e uma sabedoria que sĂł pai e mĂŁe tĂȘm. Talvez vai ser alguĂ©m que nĂŁo tem vontade de ter filhos biolĂłgicos, mas vai achar sua filha e tudo que ter ela por perto pode ensinar, um barato!
Essas pessoas existem, estĂŁo por aĂ. Mas para ter a oportunidade de encontrĂĄ-las e dar Ă elas a oportunidade do prazer da sua companhia, precisa primeiro acreditar que isso Ă© uma realidade. (Eu espero que vocĂȘ acredite! <3)
Conheci uma pessoa muito da hora no trabalho, mas tenho receio de tentar algo, porque meu Ășltimo relacionamento nĂŁo deu certo.
Se vocĂȘ nĂŁo tentar, a Ășnica certeza que vocĂȘ pode ter Ă© que vai acontecer uma Ășnica coisa igual ao seu Ășltimo relacionamento: nĂŁo vai dar certo.
Por quĂȘ essa Ă© a Ășnica coisa igual?
Porque essa pessoa Ă© um ser humano Ășnico e muito diferente da Ășltima que vocĂȘ se relacionou. Assim como vocĂȘ tambĂ©m Ă© uma pessoa diferente, pois aprendeu com o que ficou lĂĄ atrĂĄs.
Por isso, o que vocĂȘ viveu simplesmente nĂŁo vai acontecer de novo, nem que vocĂȘ queira.
E o novo pode ser muito melhor, mas vocĂȘ sĂł vai descobrir tudo isso se tentar. Lembre-se do que diz aquele velho ditado: âdo chĂŁo nĂŁo passa.â
â Sarinha
đŠ Para enviar um desabafo, clique aqui. Queremos te ajudar em uma prĂłxima edição :)
NA GAVETA
Aqui estĂĄ um livro lindo escrito pela Edith Eva Eger, a âBailarina de Auschwitzâ. đ
Eu tenho acordado ainda mais animada, porque sei que vou tomar isso aqui. âïž
Essa mĂșsica Ă© dos anos 90, mas eu nĂŁo consigo parar de ouvir. đ§
LAST BUT NOT LEAST
E se nĂŁo der certo? A vida vai seguir em frente.
đđ«„đ QuĂŁo satisfeito vocĂȘ ficou com essa edição? Nos conte aqui.
đïž Quer anunciar conosco? Ă sĂł clicar aqui.
rising đŠ
cc: @sarinhaspov e @gabriellagoldenstein
Despertando sua melhor versĂŁo. Afinal, se tudo na vida Ă© ponto de vista, por que nĂŁo aprender um melhor jeito de enxergar?
Toda terça e quinta, na hora que o sol nasce, direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito.
DĂșvidas, feedbacks ou sugestĂ”es? Responda esse e-mail ou envie um direct pra gente. Adoramos sua companhia! :)
até quinta-feira!
powered by: