• rising
  • Posts
  • pra que se preocupar?

pra que se preocupar?

a ansiedade não tira o problema de amanhã, ela simplesmente tira a paz de hoje. pense nisso!

pra que se preocupar?

a ansiedade nĂŁo tira o problema de amanhĂŁ, ela simplesmente tira a paz de hoje. pense nisso!

POV

(tradução: a terra fala)

VocĂȘ deve vir aqui buscando aprender alguma coisa, ou ter algum insight, no mĂ­nimo. O mesmo deve acontecer quando vocĂȘ busca conhecimento atravĂ©s de livros, podcasts, ou qualquer outro conteĂșdo. Eu sou assim tambĂ©m, vivo numa busca voraz por conhecimento.

Me dei conta recentemente que, por mais que esses conteĂșdos sejam de fato incrĂ­veis, nĂłs nĂŁo podemos deixar de aprender com a verdadeira professora, a maior de todas: a natureza.

E, por mais que a gente esteja desconectado dela na maior parte dos nossos dias, a natureza, com sua sabedoria sutil, estĂĄ sempre nos dando pistas sobre como viver uma vida mais equilibrada.

As ĂĄrvores, os rios, as estaçÔes
 Cada elemento natural parece nos lembrar de liçÔes que, muitas vezes, esquecemos. Eu vim aqui te lembrar.

1. Mudanças são inevitåveis e ciclos se encerram

Talvez esse seja o principal ponto de ansiedade na nossa sociedade (fontes: vozes da minha cabeça, mas acho sensato assumirmos isso, certo?).

O medo do fim, de um relacionamento, da vida, da nossa, do outro. O medo de mudar, de transformar, de fazer algo diferente.

Temos tanta dificuldade em lidar com algo tão NATURAL. Uma das características mais marcantes da natureza é a transformação. O sol deixa de brilhar para dar vez à lua, a claridade vira escuridão, a årvore florida se torna ressecada, e depois tudo se renova, de novo e de novo.

A natureza nĂŁo se apega a uma Ășnica forma de ser, pelo contrĂĄrio, ela se adapta constantemente. Quantas vezes tentamos resistir Ă s mudanças na nossa vida, com medo do que pode vir?

2. Ninguém cresce sozinho.

Na natureza, nada sobrevive sozinho, percebe? É tudo conectado: as ĂĄrvores alimentam o solo, que nutre as plantas, que sustentam os animais. Esse ciclo Ă© um Ăłtimo lembrete de que a gente tambĂ©m precisa uns dos outros.

Às vezes, a gente se vĂȘ sozinho, achando que damos conta de tudo sem ninguĂ©m, ou, ainda, achando que nĂŁo temos a obrigação de ajudar, de servir ao prĂłximo
 Mas a verdade Ă© que o apoio e as trocas sinceras com outras pessoas sĂŁo a verdadeira razĂŁo de estarmos aqui.

  1. Simplicidade e Contentamento

Essa Ă© importante, e parece que enquanto a natureza vai pra um lado, nĂłs vamos pro lado OPOSTO 😅, dos excessos, do exagero, da ostentação. A natureza encontra beleza e completude em sua prĂłpria simplicidade: uma flor desabrochando, um rio fluindo.

Ela nĂŁo precisa de excessos para ser grandiosa. Com isso, a gente pode aprender que o contentamento estĂĄ em valorizar o essencial e encontrar beleza nas pequenas coisas, sem a necessidade constante de acumular ou buscar mais.

No final das contas, a natureza nos chama a viver no ritmo dela — sem pressa, com propósito e respeitando nossos próprios ciclos. Se a gente puder se inspirar e se reconectar com isso, talvez possamos encontrar a paz e o equilíbrio que tanto buscamos.

A natureza, silenciosa e constante, é a nossa maior e melhor professora. Preste atenção nas suas aulas!

— Gabi
DESAFIO DO DIA

(tradução: calmo e centrado)

Hoje, tire alguns minutos para praticar o grounding, ou aterramento. Escolha um lugar ao ar livre – pode ser um parque, jardim ou atĂ© mesmo a ĂĄrea verde do seu prĂ©dio. Fique descalço por alguns minutos, preste atenção Ă s sensaçÔes e ao ritmo da sua respiração.

Eu sei que parece um papo muito “good vibes” mas essa conexĂŁo Ă© extremamente importante, e a gente simplesmente esquece dela!

É simples, mas poderoso: ao se conectar com a terra, vocĂȘ tambĂ©m se conecta consigo mesmo.

FILOSOFANDO

De acordo com o que percebi em minha experiĂȘncia, as vĂ­timas perguntam “por que eu?” e os sobreviventes, “e agora?”

- Edith Eva Eger

Edith Eva Eger Ă© uma psicĂłloga hĂșngara, que hoje vive nos Estados Unidos e tem 97 anos. Ela Ă© de famĂ­lia judia e de seus parentes prĂłximos, apenas ela e a irmĂŁ sobreviveram aos campos de concentração da Segunda Guerra Mundial.

💡 Edith Ă© uma sobrevivente e para ela, a liberdade, alĂ©m de ser uma escolha, Ă© o caminho para uma vida plena.

E segundo suas obras, uma das coisas que afastam o sujeito da liberdade é a vitimização, pois ela exclui a responsabilização.

Uma vĂ­tima, sempre serĂĄ oprimida e incapaz de escapar das garras do opressor e traçar seu prĂłprio caminho, pois Ă© sempre levada pelas decisĂ”es de terceiros. E daĂ­ vem o grande problema: a vĂ­tima nĂŁo Ă© capaz de dar sentido Ă  sua existĂȘncia sem poder de escolher, ou seja, sem liberdade.

E, muitas vezes, o prĂłprio sujeito, por escolha, se mantĂ©m nessa posição, pois pode ser mais fĂĄcil nĂŁo decidir ou se responsabilizar por escolhas e consequĂȘncias delas.

SituaçÔes difĂ­ceis sĂŁo inevitĂĄveis para todos, mas a postura diante disso Ă© uma opção — “por que eu?” Bom: Por que nĂŁo vocĂȘ? — Eger nos indaga.

Buscar as razĂ”es pode nĂŁo ser onde estarĂŁo as respostas para o “e agora?”, que Ă© o que permite que a vida siga e uma vĂ­tima se transforme em sobrevivente, mais forte e sĂĄbio depois de tudo o que viveu.

— Sarinha
DESABAFO

Tenho uma filha, e não estou mais com o pai dela, o que foi uma såbia decisão para minha vida! Mas ao mesmo tempo sinto que nunca mais vou achar ninguém legal , por não ter tempo pra isso e que me queira tendo uma filha, o que normalmente não me preocupa mas as vezes me då medo de ficar sozinha pra sempre!

Sua filha Ă©, junto de outras coisas maravilhosas e outras nem tanto assim, parte de quem VOCÊ É.

💡 Se vocĂȘ for capaz de aceitar, admirar e respeitar essa mulher, exatamente como ela Ă©, os outros tambĂ©m serĂŁo capazes de fazer isso.

Sabe por quĂȘ?

  • Porque vocĂȘ vai passar a dar mais atenção e fazer mais questĂŁo de quem realmente gostaria de te acolher e te amar com todas as suas circunstĂąncias.

Uma pessoa que realmente vale a pena ter ao seu lado e dedicar seu tempo, Ă© aquela que vai te receber com todas essas coisas que vocĂȘ Ă©, que vai querer construir com vocĂȘ e todas as suas circunstĂąncias.

Talvez essa pessoa seja alguĂ©m que tambĂ©m tenha filhos e vai compartilhar interesses, experiĂȘncias e uma sabedoria que sĂł pai e mĂŁe tĂȘm. Talvez vai ser alguĂ©m que nĂŁo tem vontade de ter filhos biolĂłgicos, mas vai achar sua filha e tudo que ter ela por perto pode ensinar, um barato!

Essas pessoas existem, estĂŁo por aĂ­. Mas para ter a oportunidade de encontrĂĄ-las e dar Ă  elas a oportunidade do prazer da sua companhia, precisa primeiro acreditar que isso Ă© uma realidade. (Eu espero que vocĂȘ acredite! <3)

Conheci uma pessoa muito da hora no trabalho, mas tenho receio de tentar algo, porque meu Ășltimo relacionamento nĂŁo deu certo.

Se vocĂȘ nĂŁo tentar, a Ășnica certeza que vocĂȘ pode ter Ă© que vai acontecer uma Ășnica coisa igual ao seu Ășltimo relacionamento: nĂŁo vai dar certo.

Por quĂȘ essa Ă© a Ășnica coisa igual?

Porque essa pessoa Ă© um ser humano Ășnico e muito diferente da Ășltima que vocĂȘ se relacionou. Assim como vocĂȘ tambĂ©m Ă© uma pessoa diferente, pois aprendeu com o que ficou lĂĄ atrĂĄs.

Por isso, o que vocĂȘ viveu simplesmente nĂŁo vai acontecer de novo, nem que vocĂȘ queira.

E o novo pode ser muito melhor, mas vocĂȘ sĂł vai descobrir tudo isso se tentar. Lembre-se do que diz aquele velho ditado: “do chĂŁo nĂŁo passa.”

— Sarinha

🩋 Para enviar um desabafo, clique aqui. Queremos te ajudar em uma próxima edição :)

NA GAVETA
  1. Aqui está um livro lindo escrito pela Edith Eva Eger, a “Bailarina de Auschwitz”. 📚

  2. Eu tenho acordado ainda mais animada, porque sei que vou tomar isso aqui. ☕

  3. “VocĂȘ estĂĄ seguro, sĂŁo apenas pensamentos.” đŸ’­

  4. Essa mĂșsica Ă© dos anos 90, mas eu nĂŁo consigo parar de ouvir. 🎧

LAST BUT NOT LEAST

E se nĂŁo der certo? A vida vai seguir em frente.

đŸ˜đŸ«„đŸ™ QuĂŁo satisfeito vocĂȘ ficou com essa edição? Nos conte aqui.

đŸŽŸïž Quer anunciar conosco? É sĂł clicar aqui.

rising 🩋
cc: @sarinhaspov e @gabriellagoldenstein

Despertando sua melhor versĂŁo. Afinal, se tudo na vida Ă© ponto de vista, por que nĂŁo aprender um melhor jeito de enxergar?

  • Toda terça e quinta, na hora que o sol nasce, direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito.

DĂșvidas, feedbacks ou sugestĂ”es? Responda esse e-mail ou envie um direct pra gente. Adoramos sua companhia! :)

até quinta-feira!

powered by: