ponto de vista

ponto de vista

tudo é ponto de vista. sempre existe outra — talvez até melhor — forma de enxergar.

POV

O mundo não gira ao seu redor

Seu colega de trabalho não te deu “oi” quando passou por você e isso te deixou chateado, pensando que ele foi mau educado.

Mas talvez ele só estivesse distraído.

Os atendentes do restaurante estão demorando para te servir, e você começa a ficar nervoso e mandar toda a energia negativa que existe em você sobre eles: “Funcionários incompetentes!”

Mas naquele dia surgiram muitos clientes para poucos funcionários, eles estão sobrecarregados e passarão horas em pé, o que os deixará cansados. Provavelmente, depois dali, ainda terão que pegar mais de 2 ônibus para chegar em casa.

Entende que a sua perspectiva não é o centro do universo?

E “se tudo é ponto de vista… Por que não enxergar melhor?”

Não me leve a mal, sei que pode soar duro demais, mas as pessoas não têm nada com os seus problemas, já que você é o responsável pela sua própria vida e por escolher como enxergar cada questão.

E sabe por que pode te fazer bem pensar assim? Olha só:

 💡 Quando você passa a responsabilidade para suas mãos, consegue mudar as situações que te tiram a paz.

  • Ficou triste porque seu colega não te cumprimentou: Vá até ele diga “oi”, converse e se, depois disso, perceber que essa pessoa realmente não liga muito pra você, transfira sua atenção para quem vale mais a pena.

  • Está nervoso porque estão demorando para te atender: Troque de restaurante. Aquele, em específico, não combina com seus planos HOJE.

Você só pode mudar o que está no seu controle: a sua interpretação sobre cada situação e as suas atitudes a partir disso.

Eu sei que pode soar pesado demais, mas a vida fica, SIM, mais leve quando você entende que o mundo não gira ao seu redor.

FILOSOFANDO ft. Isabela Galvão

⁠Eu pensei correr de mim, mas aonde eu ia eu tava. Quanto mais eu corria, mais pra perto eu chegava”

“Correr de mim”, Juraildes da Cruz

Lembro de um jogo de computador que gostava quando era criança: “Max e o castelo assombrado”.

Era assim: Max precisava recuperar 12 meias amarelas que estavam no castelo assombrado a fim de cumprir sua missão. Os fantasmas do castelo alimentavam-se destas meias e por isso eu morria de medo quando encontrava uma dessas, pois significava que havia algum fantasma por perto.

Hoje em dia, percebo que nós adultos seguimos tendo medo de fantasmas e meias amarelas. Nossos fantasmas são a solidão, morte, fracasso, perda e tantos outros. As meias são os sinais de que eles existem: o tempo que passa, o nosso envelhecimento e o das pessoas que amamos, as crises, os conflitos.

Ter medo das coisas inevitáveis da vida faz com que nos comportemos de forma bizarra. Por medo de envelhecer, puxamos cada vez mais nossa pele para tentar manter uma aparência jovem. Porque temos medo de ficar sós, queremos ser aceitos pelos demais a qualquer custo, mesmo que isso represente abrir mão dos nossos valores mais íntimos, como nos envolver em relacionamentos tóxicos.

O medo de morrer nos faz ignorar a própria existência da morte e viver a vida de forma irresponsável.

Pensamos que estamos fugindo dos nossos fantasmas quando, na verdade, estamos correndo em direção a eles. Para este ano de 2024, meu desejo é que eu, você, todos nós, consigamos fazer as pazes com um dos nossos fantasmas. Precisamos ter a coragem de dizer: “Olá, sei que você está aí. Quando precisar aparecer, pode vir. Vai doer, mas estarei preparado. Agora me deixa em paz, pois preciso viver”. Pode ser que assim descubramos, como Dom Quixote, que os gigantes, quando enfrentados, não passam de moinhos de vento.

— Isabela Galvão
DESABAFO

“Tudo o que meu namorado faz me irrita. Não sei se é autossabotagem. Gosto dele.”

Isso é curioso, e também é algo que sempre observei e me chamou atenção.

Vamos lá. Quando começamos um relacionamento, ou até antes disso, na fase da conquista, tudo que a outra pessoa faz nos impressiona. Na verdade, nós também somos nosso melhor, sempre gentis, prestativos: ”Vamos no restaurante que você preferir…”, ou uma mensagem fofa no meio do dia, ou ainda, um buquê de flores sem motivo aparente.

Quem recebe essas gentilezas se sente flutuando… 🥰

De uma hora pra outra, paramos de ser gentis e priorizar o outro, entramos num modo de competição, querendo sempre provar que estamos certos, e o outro, errado. Discussões, implicâncias, “irritações” como você mesma colocou. Não podemos negar: na maioria dos relacionamentos, isso acontece.

O amor, na verdade, é uma escolha, é ação e decisão. É preciso vontade de permanecer sendo uma pessoa agradável para o parceiro, e vice-versa. Que tal tentar conversar sobre o que te irrita? Não deixe as coisas acumularem e fazer com que você fique cada vez com mais “bode”. Se você escolher que quer estar com ele, transforme essa relação que pode acabar se tornando de irmãos que se irritam em uma relação de namorados que querem estar juntos.

“Medo de arriscar completamente para começar o próprio negócio do zero”

Sentir medo é natural. Saiba que as pessoas que arriscaram para começar o próprio negócio também sentiram medo, mas agiram mesmo assim. Afinal, coragem é exatamente isso: agir mesmo com medo.

Somos biologicamente programados para ter medo quando corremos perigos, mas, muitas vezes, como no seu caso, quando temos medo de algo que ainda nem aconteceu, do desconhecido, é porque acreditamos que o PIOR vai acontecer.

Te proponho um exercício… Imagine você arriscando e tudo dando certo. Fortaleça essa visualização na sua mente. Quando sua mente começar a imaginar tudo dando errado, se lembre: isso não é real. Afinal, quem vai construir a sua realidade é você. Pra isso, você precisa de coragem — mesmo com medo!

Gabi
UNBOXING

Minha rotina de skincare se resume a poucos e bons produtos.

São 2 os meus objetivos principais: hidratação e proteção solar. 💧☀️

Passo protetor solar todos os dias e, além de tomar bastante água, tenho minha dupla para hidratar o rosto: creme facial e essa solução de proteção da Vichy.

Comecei a usá-la há um tempinho por indicação de uma amiga — e adoro.

Deixa a pele com uma textura preenchida e muito iluminada, tem ácido hialurônico e, segundo o rótulo, seu objetivo é criar uma barreira protetora contra a penetração de impurezas do dia a dia, como a poluição, na pele.

PS: Rende muito!

Recomendo. 😘

NA GAVETA
  1. Talvez você precise da dose de motivação que esse post me deu! 🏆

  2. Toma aqui uma dica pra próxima vez que for receber amigos em casa! 🧀

  3. Acho que esse vídeo pode ser um empurrãozinho pra você saber que pode, sim, mudar! 💕

  4. Se você nunca escutou (e se já escutou também) isso aqui, recomendo. ☀️

  5. Essa é minha leitura atual. 📚

  6. Napoleon Hill foi “guru” de outros grandes “gurus”. E esse é um de seus ensinamentos que adoro. 👀

LAST BUT NOT LEAST

“Sua direção é mais importante que a sua velocidade. Muitas pessoas caminham rápido para lugar nenhum.” 🕊

😁🫥🙁 Quão satisfeito você ficou com essa edição? Nos conte aqui.

rising 🦋
cc: @sarinhaspov e @gabriellagoldenstein

Despertando sua melhor versão. Afinal, se tudo na vida é ponto de vista, por que não aprender um melhor jeito de enxergar?

  • Toda terça e quinta, na hora que o sol nasce, direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito.

Dúvidas, feedbacks ou sugestões? Responda esse e-mail ou envie um direct pra gente. Adoramos sua companhia! :)

até semana que vem!

powered by: