• rising
  • Posts
  • o vício em processar tudo

o vício em processar tudo

22/07/2025

menos análise, mais ação

bom dia. nem tudo precisa de um nome, uma origem ou um porquê. às vezes, o melhor que você pode fazer é sair da cabeça e se entregar à vida.

NA GAVETA
  1. Eu AMO fazer esse tipo de post — e cada coisa foi escolhida a dedo nesse aqui.

  2. Este filme é de 2013, mas, mesmo se você já assistiu, PRECISA reassistí-lo em 2025.

  3. Esta música agrada meus sentidos.

  4. Um livro legal para os leigos que se interessam por psicologia.

  5. Como uma boa irmã coruja, tenho muito orgulho em compartilhar este episódio de podcast aqui.

POV

tradução: o que está na sua mente? tudo.

Tem gente que passa mais tempo analisando e processando a vida do que vivendo.

Te explico: Cada emoção vira um quebra-cabeça. Cada comportamento, uma explicação.

É Mercúrio retrógrado, ascendente em Virgem, trauma de infância, estilo de apego ou até Vênus em Escorpião.

É o vício em entender tudo antes de viver qualquer coisa.

E, claro: aprofundar-se em si mesmo é valioso. Compreender padrões, reconhecer dores e nomear sentimentos, tudo isso é essencial.

  • Mas quando a busca por sentido vira paralisia, já não é mais autoconhecimento — é fuga.

Hoje, parece que a palavra de ordem da nossa sociedade é EXCESSO — e aqui não é diferente.

Pensar demais pode ser só uma forma disfarçada de estagnação. Essa é a armadilha atual de muitas pessoas: o vício em processar tudo. Analisar, entender e justificar. Mas agir que é bom… nada.

Às vezes, não precisamos de mais clareza, mas, sim, de mais coragem.

  • Coragem para agir mesmo sem ter 100% de certeza.

  • Coragem de dar um passo, mesmo com medo.

  • Coragem de decidir sem entender todas as variáveis.

No fundo, a vida não se resolve na teoria — ela só se transforma na prática. Nem toda emoção precisa virar uma epifania. Nem todo incômodo precisa ser desmembrado em cinco sessões de terapia.

Às vezes, basta admitir: “estou me sentindo mal” e seguir. Comer. Tomar um banho. Dar uma volta. Responder o e-mail que está atrasado. A vida também se resolve no cotidiano. No fazer. No simples.

É justamente no fazer que, muitas vezes, a cura acontece. A ação tem um poder que o pensamento nunca alcançará. A ação organiza, revela e transforma.

Então, da próxima vez que você sentir vontade de processar tudo, pergunte-se: será que isso é busca por entendimento — ou só mais uma forma de evitar o movimento?

@Gabi

DESAFIO DO DIA

tradução: eu penso demais, amo demais, sinto demais e me estresso demais

Hoje, escolha uma coisa simples na qual você tem pensado demais e... só a faça. Sem drama, sem desculpas e sem explicações.

TIP OF THE DAY

🥱 Sabia que o magnésio pode melhorar a qualidade do seu sono?

Ele ajuda no relaxamento muscular e no equilíbrio dos neurotransmissores que acalmam a mente. Koala entrega esse nutriente com sabor de infância, em três versões pensadas pra desacelerar com prazer.

FILOSOFANDO

Julgue um homem pelas suas perguntas, mais do que por suas respostas.

Voltaire

Vivemos em tempos de muitas respostas. Duvido que você abra seu Instagram agora e não encontre pelo menos um vídeo com um bordão do tipo:

  • “5 passos para acabar com sua procrastinação”;

  • “Os motivos pelos quais você não emagrece”;

  • “As melhores opções de roupas, acessórios, viagens, vida… para você que está perdido.”

É uma barulheira sem fim de pessoas que PARECEM mais inteligentes que você.

E talvez um dos grandes motivos para isso seja: uma procura maior por respostas rápidas e genéricas — que nem sempre serão boas ou de alguma utilidade profunda — do que uma preocupação genuína com perguntas melhores.

As melhores respostas que tivemos até aqui — aquelas que renderam avanços profundos e conhecimentos significativos para a humanidade — só surgiram graças à inclinação de alguns em questionar, se interessar, se atentar e não se conformar com as respostas obtidas. Afinal, sempre dá para descobrir um pouco mais.

Julgue um homem pela sua inquietação e pela humildade em reconhecer que ainda existem perguntas a serem feitas. Perguntas mais afinadas, que levarão a respostas melhores — mas sempre sujeitas à transformação.

Como disse Erasmus, em 1509: “quanto menos talento eles têm, mais orgulho, vaidade e arrogância eles têm também. Todos esses tolos, entretanto, encontram outros tolos que os aplaudem.

Você pode ser curioso, ler muito e se aventurar em novas experiências. Aquilo que chamamos de inteligência não é nada mais que o fruto da curiosidade, que leva sempre a novos questionamentos.

DESABAFO

Eu conheci o marketing digital há uns 4 anos, mas até agora não consegui focar. Minha procrastinação está atrasando muito a minha vida. Eu dou prioridade a coisas fúteis, como redes sociais, games, etc. Isso tudo porque fazer o que tem que ser feito me gera um desconforto. E o pior? Sei que o marketing digital tem o poder de não só mudar minha vida mas também das pessoas que amo.

Os profissionais do marketing digital são realmente muito bons em fazer as pessoas acreditarem que o marketing digital é para todo mundo… Mas será que é mesmo?

Será que todos temos aptidão para ser médico, estilista, arquiteto, empreendedor, escritor, executivo, marceneiro, influenciador ou marketeiro?

Somos mais de 7 bilhões de pessoas com personalidades únicas. Há muitos perfis diferentes — e você não precisa fazer o que todo mundo está fazendo. Nem deveria.

Talvez o lugar onde os outros brilham não será o mesmo lugar onde suas potencialidades irão florescer. Você será melhor em algumas coisas do que outras — e elas não precisam ser necessariamente o que estão te dizendo para fazer.

Será que o marketing digital é realmente a ÚNICA COISA capaz de mudar sua vida?

  • Talvez você não se sinta tão motivado porque aquilo não te atrai tanto;

  • Talvez até um trabalho CLT, por exemplo, te ajudaria mais, ensinando a cumprir horários, a obedecer ordens e a não trocar o tempo de ofício por redes sociais ou games;

  • Talvez algo além do marketing digital seja uma opção mais sólida para te ensinar a produzir, a persistir e a parar de procrastinar.

Cuidado com os jargões e as promessas da internet. Eles podem roubar a sua originalidade e te afastar daquilo que realmente faria sentido para você.

“Fazer o que precisa ser feito”, “Como parar de ser um procrastinador” ou “Saia da zona de conforto!” Todas essas frases envolvem virtudes nobres. E sim, se praticadas de verdade, podem transformar vidas.

Mas a pergunta é: Você replica essas frases porque viveu isso na pele? Ou porque entrou no funil de quem está vendendo… e passou a acreditar que precisa dizer essas coisas para ser aceito, aprovado e admirado — principalmente no mundo das redes sociais?

Sou uma pessoa que não gosta de puxa-saquismo. Sei que muitas vezes o mundo corporativo gosta e aceita isso — mas não acho de bom tom. Tenho a sensação de que as pessoas "puxa-saco" se saem melhor e tem mais benefícios no trabalho do que eu. O que fazer? Jogar o jogo ou seguir com as minhas convicções?

Cada ambiente exige uma postura específica — e saber adequar-se a cada um deles é uma questão de elegância.

  • Você deve, sim, jogar o jogo, mas será que não dá para fazer isso com suas próprias cartas?

  • Será que, com a sua forma de ser, não dá para conquistar espaço aí também e passar confiança?

Tratando-se especialmente de ambientes corporativos, diferentes tipos de perfis são necessários para fazer toda a engrenagem rodar.

Quais são as suas potências? Qual é o seu papel fundamental?

Dá sua forma, jogue o jogo e conquiste sua parte. Fazer diferente disso seria tentar sustentar algo que ficará pesado demais com o tempo: aquilo que você não é de verdade.

Em vez de olhar para o que o outro faz para decidir o que deve fazer, que tal pensar mais no que você pode fazer com aquilo que tem de melhor em você?

🦋 Para enviar um desabafo, clique aqui. Queremos te ajudar em uma próxima edição :)

LAST BUT NOT LEAST

Você não ganha nenhum prêmio por não pedir ajuda.

RODAPÉ

😁🫥🙁 Quão satisfeito você ficou com essa edição? Nos conte aqui.

🆘 Precisa de ajuda com algum problema? Clique para falar com o nosso suporte.

🎟️ Quer anunciar conosco? É só clicar aqui.

QUEM SOMOS
rising 🦋
cc: @sarinhaspov e @gabriellagoldenstein

Despertando sua melhor versão. Afinal, se tudo na vida é ponto de vista, por que não aprender um melhor jeito de enxergar?

  • Toda terça e quinta, na hora que o sol nasce, direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito.

Dúvidas, feedbacks ou sugestões? Responda esse e-mail ou envie um direct pra gente. Adoramos sua companhia! :)

até quinta-feira!

powered by: