• rising
  • Posts
  • o que te faz ser você

o que te faz ser você

30/09/25

o que te faz ser você

as coisas que mais particulares sobre você podem ser aquelas que mais te farão brilhar. a sua rotina, suas companhias e passatempos têm te afastado ou te aproximado disso?

NA GAVETA
  1. Acho que todo mundo gosta dessa música… né? 🎵

  2. esse show é uma ótima opção para escutar na hora do treino. ⚡️

  3. “Que esse tipo de amor nunca me encontre.” rs 🙌

POV

Tradução: “você é aquilo que ama.”

O que tem te afastado de você mesmo?

Pense naquelas ideias, habilidades, facilidades que você sempre teve, mas que, em certo ponto, você passou a ofuscar para caber em um certo ambiente.

Sabe esse cansaço, fadiga, escuridão que você tem sentido? Os sonhos que não existem mais e o sorriso que agora só sai com certo esforço?

Será que tudo isso não é um indicativo de que você se afastou um pouco daquilo que sempre soube querer?

Veja bem: a vida adulta é exigente. Precisamos nos responsabilizar, precisamos pagar as contas e “sacudir a poeira”. Mas, se no meio disso abrimos mão do que é muito nosso, a conta chega — e é muito cara.

A tristeza que não vai mais embora…
Ou a inércia, que vem da falta de clareza sobre como se fazer útil.

A frustração por trair suas próprias necessidades e ambições…
Ou a amargura e ressentimento por sentir que o mundo te deve aquilo que você mesmo não foi capaz de te dar: respeito.

Respeito por suas ideias, seus desejos, sua personalidade e as atividades, ambientes e companhias que combinam mais com ela.

  • Causa desespero se afastar daquilo que te faz ser quem você é.

Porque a verdade, é que não podemos sustentar aquilo que não somos. Pelo menos não por muito tempo.

A conta chega, porque é cansativo mesmo. E a fadiga será insuportável em determinado momento.

A questão não é jogar flores sobre os seus defeitos e se acomodar com suas faltas. Nem mesmo se render às paixões e aos impulsos que irão te prejudicar e travarão sua evolução com a justificativa de que “é o meu jeito de ser.” A questão não é romantizar o que não é bom sobre você.

A questão é reconhecer como isso pode ser trabalhado da melhor forma para que não cause mau a você, nem às pessoas ao redor.

A questão é, também, entender que aquilo que é muito seu, os seus desejos mais profundos, se forem acolhidos, ponderados e trabalhados, podem ser realizados de forma virtuosa e te levar a ser muito bom em alguma coisa.

  • Melhor dizendo… Podem te levar a ser muito bom naquilo que você tem de melhor para oferecer para o mundo.

Algumas coisas são realmente mais naturais para nós, não exigem “fazer pose” para sustentá-las.

Precisamos, sim, fazer esforço para desenvolvê-las e aprimorá-las. Mas dificilmente a fadiga chega nesse caso.

O cansaço existe, mas não é capaz de te paralisar. Pois a missão, o objetivo maior, é coerente com o que você tem de melhor — e faz a vida ganhar sentido.

🦋 O que tem te afastado de você?

Se você pensar bem, poderá perceber que isso não te levou tão longe a ponto de não conseguir recuperar.

A única forma disso ter acontecido, é se você já se dá por satisfeito. E se essa reflexão te causou incômodo, entenda: você ainda não se deu por satisfeito.

DESAFIO DO DIA

Quase 78% dos que votaram (154 pessoas) na enquete da edição anterior (25/09) disseram ter conseguido reagir de forma diferente e se esforçar para sorrir, literalmente. Abaixo, alguns comentários:

🚍️ “Consegui sorrir mais até mesmo no transporte, no caminho para o trabalho. Exercitei a gratidão e isso me fez ir o trajeto todo sorrindo. Sorri para as pessoas, e algumas até sorriram de volta. Foi uma sensação de leveza muito grande!”

🏋️ “Na academia sempre fui uma pessoa séria, distraída e “na minha”, nada além de um “bom dia”. Essa semana decidi cumprimentar de uma forma alegre e sorridente, e foi incrível como toda essa energia boa retornou quase de imediato pra mim.”

🏘️ “Tenho uma desavença com um vizinho por causa da vaga do condomínio. Encontrei ele no hall do elevador e tomei a iniciativa de dar bom dia e sorrir, isso transformou meu dia positivamente ”

😃 “Tenho passado por uns dias difíceis, e sorrir não tem sido prioridade. (…) Porém, nos últimos dias tenho tentado sorrir de verdade, tentando fazê-lo chegar até os olhos, sorrir com sinceridade, com vontade mesmo. E como isso muda o dia, traz mais leveza na vida, faz um bem enorme! As dificuldades ainda estão ali, mas sua interferência nas minhas reações estão menores. Sorrir realmente muda a vida!!”

🪞 “Moro só, e as vezes fico tão ocupada com as coisas do dia a dia e com meus pensamentos que esqueço de sorrir rs... Então, essa semana, parei e olhei para o espelho e sorri com a alma... E foi muito bom!”

Sobre o desafio da última edição: Você conseguiu se aproximar de alguém que te inspira a ser melhor?

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

Tradução: Se você permitir que a percepção das pessoas sobre você dite seu comportamento, você nunca vai crescer como pessoa.

Tire 30 minutos de hoje para fazer algo que simplesmente gosta de fazer. Vou repetir:

Por alguns instantes do dia, faça algo por simplesmente gostar de fazer.

FILOSOFANDO

“O erro desce por um plano inclinado, ao passo que a verdade tem que subir penosamente a escarpa da colina.”

Helena Blavatsky

O erro é fácil. Ele encontra terreno fértil na pressa, na preguiça e na necessidade humana de aceitar o que é mais confortável. O erro é sedutor porque é fácil errar. Ele rola ladeira abaixo sozinho.

Já a verdade… A verdade é árdua. Ela não se oferece de bandeja, não vem pronta, não grita mais alto. Para alcançar, é preciso subir: questionar, investigar, duvidar, refazer passos, resistir à tentação de atalhos.

  • O caminho da verdade é feito de silêncio, de estudo, de desconforto. Exige coragem para confrontar não só o mundo, mas principalmente a si mesmo.

É por isso que tantas vezes preferimos permanecer no erro, porque é mais leve, mais rápido, mais fácil. Mas, no fim, o erro sempre cobra caro. A verdade pode ser lenta e penosa, mas é a única que sustenta.

Se, hoje, você se encontra em um ponto de escolha, lembre que deslizar é simples, mas subir fortalece.

Agora se pergunte: Quantas vezes você tem descido a ladeira por comodidade, quando poderia estar subindo a colina que, mesmo difícil, te levaria a uma visão mais ampla e verdadeira da vida?

@Gabi

DESABAFO

Ultimamente eu sinto que quanto mais eu almejo algo, mais distante ele se torna de acontecer, parece que todo mundo consegue as coisas mais rápido do que eu.

Existe uma diferença enorme entre almejar e agir. Desejar algo não é o mesmo que construir algo. Às vezes, a gente confunde a intensidade do desejo com o resultado, e aí vem a frustração.

Quando você só fica no plano do querer, tudo parece distante, porque não existe movimento real em direção àquilo. O desejo vira expectativa, e a expectativa, ansiedade. Nesse estado, qualquer conquista dos outros parece uma prova de que você está ficando para trás.

Então responda com sinceridade: além de sonhar, o que você tem feito hoje, de forma consistente, para se aproximar disso que tanto quer?

O tempo vai passar de qualquer jeito, com ou sem a sua ação. Mas é a ação que transforma “almejo” em “conquistei”.

Comparar com os outros não ajuda, porque você não vê o esforço que eles fazem. Mas olhar para si e ser honesto sobre o quanto está realmente agindo pode mudar tudo.

Quero começar a construir uma família. Tenho 32 anos, moro sozinha e sempre amei a sensação de ter liberdade que a vida solteira me proporcionou. Só que de uns tempos pra cá esse desejo surgiu no meu coração. Meu medo é que seja tarde demais.

Esse medo é fruto de uma pressão social enorme que coloca prazos para tudo: casar, ter filhos, “assentar”. Mas a verdade é que não existe um tempo único que valha para todo mundo. Existem mulheres que constroem família aos 25, outras aos 40, e ambas as histórias são válidas.

O que importa é que agora esse desejo é genuíno, não porque alguém te cobrou, mas porque você percebeu que quer viver isso.

Esse já é um sinal de maturidade: reconhecer que a fase da liberdade foi importante, mas que agora outra parte de você pede espaço.

Não é tarde demais. Na verdade, é cedo o suficiente para que você escolha conscientemente com quem e como construir essa família.

A pressa faz a gente entrar em qualquer relação só para preencher a expectativa. O seu desafio é outro: não é correr contra o relógio, mas cuidar do como vai acontecer. Uma família começa quando existe verdade, e isso já nasceu no seu coração.

@Gabi

🦋 Para enviar um desabafo, clique aqui. Queremos te ajudar em uma próxima edição :)

LAST BUT NOT LEAST

🍀 A saudade é o azar de quem teve muita sorte.

RODAPÉ

😁🫥🙁 Quão satisfeito você ficou com essa edição? Nos conte aqui.

🆘 Precisa de ajuda com algum problema? Clique para falar com o nosso suporte.

Se não quiser mais receber nossas edições, é só clicar aqui.

🎟️ Quer anunciar conosco? É só clicar aqui.

QUEM SOMOS
rising 🦋
cc: @sarinhaspov e @gabriellagoldenstein

Despertando sua melhor versão. Afinal, se tudo na vida é ponto de vista, por que não aprender um melhor jeito de enxergar?

  • Toda terça e quinta, na hora que o sol nasce, direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito.

Dúvidas, feedbacks ou sugestões? Responda esse e-mail ou envie um direct pra gente. Adoramos sua companhia! :)

até quinta-feira!

powered by: