- rising
- Posts
- o que determina quem você será
o que determina quem você será
07/08/2025

o que determina quem você será?
as coisas que você faz no tempo que tem liberdade para escolher o que fazer dizem muito sobre quem você é ou quem você se tornará.

NA GAVETA

Há livros que servem como um soco e um abraço ao mesmo tempo. Este é um deles . 📖
Contei aqui a verdadeira razão da sua exaustão (e ninguém fala disso).
Deste lugar , ninguém tem o poder de te tirar. 🧠
Eu sempre vou gostar desta música. 🎶
Aquele “acessório” que não pode faltar… na corrida ou na hora de se arrumar para sair.*
*dica de uma marca parceira
POV

Seu ócio determina uma parte considerável de quem você é — ou se tornará. Mas, antes de mais nada, é preciso esclarecer o que essa palavra significa.
"Ócio" vem do grego scholé, que significa "tempo livre", "tempo ocioso" ou "tempo para atividades intelectuais". Scholé também deu origem à palavra "escola", pois o conceito também engloba o tempo dedicado à aprendizagem e à reflexão.
Ócio não é o mesmo que descanso . Você descansa quando repousa o corpo — e faz isso todos os dias ao dormir, o que é essencial para sua existência.
Na Grécia Antiga, por exemplo, o ócio era altamente valorizado por estar atrelado à reflexão e ao aprendizado.
E veja bem: o ócio é o tempo que você tem para escolher livremente o que fazer. Dito isso, você percebeu que eu não disse que é o tempo que “sobra”?
Acontece que, idealmente, você deveria planejar esses momentos para preenchê-los com aquilo que irá lhe formar como ser humano — seja por meio de uma leitura, um filme, uma atividade, determinadas companhias, reflexões ou até o silêncio. E isso diz muito sobre você.
Seu ócio tem grande influência sobre sua personalidade, bem como na formação de seus pensamentos, ideias e atitudes:
O tipo de entretenimento que você escolhe;
As companhias com quem você se associa;
As atividades a que você se propõe;
As informações e ideias às quais você se permite acesso;
Os lugares que você frequenta.
Reflita honestamente sobre o seu ócio hoje. As coisas que você escolhe quando tem liberdade para escolher dizem muito sobre quem você é . Elas estão intimamente ligadas aos seus interesses, à sua visão de mundo e à sua ambição.
E com isso, é possível concluir algo muito interessante:
Se você moldar seu ócio — planejá-lo para preenchê-lo com o que é proveitoso para sua formação pessoal, ou seja, aquilo que pensa, acredita e vislumbra —, você pode moldar uma nova versão de si mesmo. Comece repensando as coisas que você escolhe para ocupar o seu tempo livre.
Você pode planejar seu ócio de forma que ele seja proveitoso — e deve sim estar atento em como preenchê-lo.
O motivo? Se você banaliza esse tempo apenas para rolar o feed do celular como um zumbi, não pensar em nada ou descansar mais — mesmo já tendo dormido a noite inteira —, está jogando fora a chance de entrar em contato com as coisas que poderiam auxiliar sua formação como uma pessoa mais interessante e capaz de CRIAR coisas melhores .
Mais uma vez, convido você a refletir, com sinceridade, sobre como tem usado seus momentos de ócio. Eles dizem muito sobre onde você está hoje — e com o que sua personalidade e seus pensamentos estão sendo preenchidos.
Hoje! Se esse não é o lugar onde você quer estar no futuro, um bom ponto de partida é repensar o que preenche o seu tempo livre .
Talvez o silêncio seja melhor que músicas ruins e barulhentas;
Talvez algumas companhias acrescentem mais que outras;
Talvez, em vez de assistir apenas a filmes e séries vazios, você possa escolher um documentário, um vídeo interessante no YouTube — ou apenas contemplar o entardecer e refletir um pouco mais sobre sua existência.
Talvez você possa direcionar melhor os livros que lê, repensar quem você segue no Instagram, reduzir o tempo nas redes sociais ou até escolher com mais intenção os lugares onde vai com seus amigos e sua família.
As pequenas coisas constroem as grandes. Tudo isso importa no panorama geral da vida.
— @Sarinha
DESAFIO DO DIA
Quase 61% dos que votaram (293 pessoas ) na enquete da edição anterior (05/08) disseram ter conseguido prestar atenção aos limites de cada atividade e tarefa que realizam. Abaixo, alguns comentários:
😴 “Essa semana, parei de tentar acordar às 6h da manhã para ser mais produtiva. Não consigo nem acordar às 8h direito. Estou tentando adaptar minha rotina respeitando os meus limites e à minha realidade. No final das contas, estou conseguindo acordar todos os dias às 8h, antes do despertador, e meus dias têm sido muito mais produtivos do que quando eu estabelecia metas muito difíceis.”
🏝️ “Estou de férias e arquivei alguns contatos que costumam exigir demais de mim no trabalho. Não respondi, pois percebo que impor limites é necessário. Me sinto em paz com essa decisão. Tenho tentado estabelecer limites em várias áreas da minha vida, e isso tem me feito sentir mais leve.”
☕️ “Sim consegui pela primeira pensei em mim primeiro. Me sentei em um local, tomei meu café e deixei o tempo correr sem pressa. Li um livro e observei a natureza. Isto é gratificante e não tem preço.”
E sobre o desafio da última edição: Você conseguiu estar presente 100% em algum momento simples do seu dia, seja numa conversa, pausa para o café ou um simples abraço? |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
Vamos para o desafio de hoje…

tradução: faça da sua vida uma história que vale a pena ser contada.
Hoje, no seu tempo livre, escolha algo que seja coerente com as suas metas na vida. Pode ser um filme interessante, um livro melhor, deixar de seguir alguém no Instagram ou convidar alguém que te acrescente para conversar.
FILOSOFANDO

Você não é o que pensa. Você é o que observa o que pensa.
Quantas vezes você já se pegou atribuindo a si mesma alguns adjetivos.
“Eu SOU ansiosa”, “eu SOU indecisa”, “eu SOU insegura”…
A gente confunde o que sente com o que é. Mas você não é nenhum dessas coisas, você pode estar algumas delas.
Você é quem observa o pensamento passando, e pode escolher o que fazer com ele.
Essa frase do Mooji nos lembra de um poder esquecido: o de observar . Pensamentos vão e vêm, alguns construtivos, outros nem tanto. Mas todos, sem exceção, são só isso: pensamentos .
Quando acreditamos neles como verdades absolutas, viramos reféns . Quando damos um passo para trás, ganhamos clareza . Inclusive, falo mais sobre isso neste episódio aqui .
Então, da próxima vez que um pensamento surgir te dizendo que você não é capaz, que vai dar errado ou que não é suficiente... Observe. Não reaja de cara. E entenda: você não é seus pensamentos .
— @Gabi
DESABAFO

tradução: está na hora de eu ser feliz. cheguei até aqui.
Como direcionar a minha atenção? Como saber o que quero? A vida está passando, e sinto que estou desperdiçando meu tempo. Quero construir um futuro melhor e sempre atrelei isso a me desenvolver em uma profissão. Mas como saber a profissão certa para exercer?
A verdade é que nossa atenção vai para onde colocamos intenção . O problema é que vivemos tão no automático atualmente que esquecemos de parar e nos perguntar:
O que eu realmente gosto de fazer?
O que me deixa curiosa(o)?
O que me dá energia em vez de sugar?
Na verdade, por mais que a gente se pergunte, parecemos estar tão anestesiados que nem percebemos as respostas . Com tanta possibilidade de tudo, é fácil se perder.
Cada rolagem no feed é uma nova profissão para considerar. Uma nova rotina perfeita. Um estilo de vida ideal. A fulana que largou tudo e virou nômade digital. A outra que abriu uma marca de skincare.
E você aí, tentando só entender o que gosta de fazer , mas se sentindo atrasada, confusa e quase errada por não ter uma resposta pronta.
A verdade é que vivemos num excesso de estímulo . Informações, opiniões e referências demais. Tudo isso vai ocupando tanto espaço na nossa cabeça que nossa própria voz fica abafada.
Como você vai ouvir sua intuição se está o tempo todo consumindo a dos outros?
Essa pressão por ter certeza do caminho — ainda mais na carreira — não leva à clareza, mas à paralisia .
No fundo, você quer acertar de primeira — mas se isso não acontecer, não é o fim do mundo. Eu comecei trabalhando em um banco, e hoje tenho uma marca de suplementos e escrevo esta newsletter.
Em vez de buscar “a profissão certa” , que tal buscar o próximo passo certo para agora ? Uma curiosidade. Um interesse. Um teste. Você pode mudar de ideia depois… E está tudo bem .
Como superar aquela pessoa que te tratou bem de verdade pela primeira vez? Será que ainda amo ele — mesmo depois de dois anos separados — ou é uma questão interna comigo mesma e o desejo de ser amada?
Vou te falar uma coisa que sempre digo às minhas amigas: às vezes, o que a gente sente falta não é da pessoa — é da sensação.
Do cuidado;
Da companhia;
Daquela mensagem de “bom dia” e de “boa noite”.
E aí, quando a relação termina, a saudade vem, mas muitas vezes não é dele, é do que vocês viveram. É de ter alguém.
É muito fácil confundir isso com amor ainda presente. Mas pode ser só a lembrança da sua última história de amor. Um apego ao que foi bom, mas não necessariamente ao que ainda faz sentido hoje .
A gente idealiza, coloca a pessoa num pedestal, porque ela representou um momento importante. Mas isso não significa que ela ainda cabe na sua vida .
Talvez o que esteja doendo agora não seja a falta dele , mas a falta do que poderia ser . O que você sente é válido. Mas isso não quer dizer que você precise voltar .
Às vezes, o que mais precisamos é entender que o amor que nos falta não está no outro, está em nós. E quando entendemos isso, aí sim o novo encontra o caminho para entrar .
— @Gabi
🦋 Para enviar um desabafo, clique aqui . Queremos te ajudar em uma próxima edição :)
APRESENTADO POR VIZZELA
6 anos de autocuidado mais leve 🐼
A gente aprendeu a se cuidar com regra, cobrança, padrão.
Mas faz 6 anos que a Vizzela veio mostrar que pode ser diferente. Que maquiagem pode ser divertida, que skincare pode ser leve, e que beleza pode — sim — falar português.
Uma marca 100% brasileira, vegana e sem testes em animais. E você pode ter seus produtos com 15% off, usando o cupom RISING15, só clicar aqui.
LAST BUT NOT LEAST
O sentir é particular…
RODAPÉ
😁🫥🙁 Quão satisfeito você ficou com essa edição? Nos conte aqui .
🆘 Precisa de ajuda com algum problema? Clique para falar com o nosso suporte.
❌ Se não quiser mais receber nossas edições, é só clicar aqui.
🎟️ Quer anunciar conosco? É só clicar aqui.
QUEM SOMOS
rising 🦋
cc: @sarinhaspov e @gabriellagoldenstein
Despertando sua melhor versão. Afinal, se tudo na vida é ponto de vista, por que não aprender um melhor jeito de enxergar?
Toda terça e quinta, na hora que o sol nasce, direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito.
Dúvidas, feedbacks ou sugestões? Responda esse e-mail ou envie um direct pra gente. Adoramos sua companhia! :)
até semana que vem!
powered by: