o poder da palavra

09/09/2025

o poder da palavra

bom dia. jĂĄ reparou como uma palavra pode mudar seu dia? o que vocĂȘ diz pra si mesmo tĂĄ moldando mais do que vocĂȘ imagina.

NA GAVETA
  1. “VocĂȘ tem inimigos”? Quem se lembra desse POV?

  2. Um dos melhores snacks saudáveis — com certeza.

  3. Esse vĂ­deo pode te ajudar a aceitar algo que vocĂȘ resiste em aceitar.

  4. Para o time que ama livros de suspense
 Toma esse.

  5. Quem mais ama um pagodinho? Comece a semana com esse astral aqui.

POV

Aposto que vocĂȘ jĂĄ ouviu falar sobre o quanto o que falamos tem poder. Mas vocĂȘ jĂĄ parou para entender isso de verdade?

Antes de existir qualquer coisa, houve um som. Em diferentes tradiçÔes, essa é a origem de tudo.

  • No cristianismo, Deus disse: “Haja luz” — e a luz passou a existir.

  • No judaĂ­smo, a criação tambĂ©m ocorre por meio da fala divina.

  • No hinduĂ­smo, Ă© o som primordial Om que dĂĄ inĂ­cio ao universo.

E, mesmo que vocĂȘ nĂŁo acredite em nenhuma narrativa sagrada, Ă© impossĂ­vel ignorar: a palavra Ă© uma força criadora.

VocĂȘ nĂŁo estĂĄ isento dessa força. Essa “lei” se aplica a vocĂȘ tambĂ©m. O que vocĂȘ fala Ă© criado — mesmo que de forma simbĂłlica.

Na filosofia grega, existe um termo para isso: Logos, que significa razĂŁo, ordem e sentido. É a ponte entre o pensamento e a realidade. Quando algo Ă© dito, deixa de existir apenas na mente e passa a ocupar espaço no mundo.

Eu juro que nĂŁo Ă© balela — e posso te provar com ciĂȘncia.

O pesquisador japonĂȘs Masaru Emoto ficou conhecido por seus experimentos com ĂĄgua: ele expĂŽs amostras a palavras positivas, negativas, mĂșsicas e oraçÔes; depois as congelou e analisou os cristais formados.

As ĂĄguas “elogiadas” formavam padrĂ”es belĂ­ssimos e simĂ©tricos; as que escutaram ofensas resultavam em formas caĂłticas. Veja os resultados na imagem abaixo.

Imagine: se a ĂĄgua reage ao peso e Ă  energia das palavras, e o nosso corpo, composto por cerca de 70% de ĂĄgua, o que serĂĄ que fazemos conosco e com os outros cada vez que falamos?

A verdade Ă© que, nesse caso, nĂŁo precisamos de microscĂłpios para perceber o impacto. Basta lembrar de como uma Ășnica frase pode transformar um dia — ou uma vida!

Frases como: “vocĂȘ Ă© incrĂ­vel”, “vocĂȘ nĂŁo serve para nada” ou “vocĂȘ consegue!” podem ecoar por anos.

O que dizemos aos outros constrĂłi ou destrĂłi relaçÔes. Mas o que dizemos a nĂłs mesmos pode definir o rumo da nossa vida. A nossa conversa interna — aquelas frases que repetimos mentalmente — funciona como um comando invisĂ­vel.

  • “Eu nĂŁo consigo” cria bloqueio;

  • “Eu posso tentar” cria caminho.

Parece besteira, mas muda tudo. Se o mundo foi criado pela palavra, o nosso mundo interno tambĂ©m Ă©. Toda palavra Ă© um ato de criação e, como todo criador, vocĂȘ Ă© responsĂĄvel por ela!

— @Gabi

DESAFIO DO DIA

Quase 67% dos que votaram (205 pessoas) na enquete da edição anterior (04/09) disseram ter conseguido parar por 5 minutos e refletir: qual porta estĂŁo insistindo em abrir, mesmo sabendo que ela nĂŁo cede? Abaixo, alguns comentĂĄrios:

🙇 “Tentei o mesmo processo seletivo de doutorado 3x — e as 3 deram errado. A primeira, minha nota nĂŁo foi suficiente (poderia melhorar nĂ©?!); a segunda tentei de novo e dei tudo de mim (faltou meio ponto para passar para a segunda fase); a terceira, que tinha certeza que tinha sido o suficiente, o processo seletivo foi revogado. Cansada e frustrada — e apĂłs meses de reflexĂŁo —, descobri a resposta: o caminho acadĂȘmico nĂŁo Ă© o caminho que leva para a vida que eu almejo. Todos os nĂŁos se converteram de tristeza para proteção?! Prefiro acreditar nisso.”

đŸ’Ș “Meu namorado terminou comigo essa semana, por nĂŁo acreditar que podia me dar o que eu preciso no momento — e me fazer feliz como mereço —, pois ele prioriza o trabalho dele. Minha cabeça insiste em tentar abrir de novo essa porta, mesmo que racionalmente eu saiba que a porta nĂŁo vai ceder — e ele nĂŁo irĂĄ mudar suas prioridades.”

đŸ’Œ “Fiquei um tempo desempregada e, no inĂ­cio, me desesperei para conseguir qualquer vaga. Passei por vĂĄrios processos seletivos sem sucesso e me culpei muito, sem entender o porquĂȘ. Chorei bastante por nĂŁo me sentir capaz e fiquei presa na frustração de nĂŁo ser aceita. Hoje, depois de meses, trabalho em uma empresa que sempre foi meu sonho e percebo como foi importante aquelas portas terem se fechado. Talvez, se tivesse entrado em outro lugar, nĂŁo estaria aqui agora. A vida sempre reserva algo melhor, mesmo que, no momento, seja difĂ­cil compreender os motivos de certas coisas nĂŁo darem certo.”

E sobre o desafio da Ășltima edição: vocĂȘ conseguiu parar desafiar-se a fazer alguma coisa hoje antes que precisem te pedir.

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

Vamos para o desafio de hoje


Hoje, anote uma frase negativa que vocĂȘ costuma dizer a si mesmo e transforme-a em algo construtivo. Repita a nova frase trĂȘs vezes ao longo do dia e observe como se sente.

FILOSOFANDO
❝

Entender a pergunta Ă© metade de uma resposta

SĂłcrates

SĂłcrates era fĂŁ das boas perguntas. E, pelo mĂ©todo socrĂĄtico, podemos perceber que a questĂŁo nem sempre Ă© elaborar a melhor resposta — atĂ© porque, muitas vezes, uma resposta final nem Ă© uma opção, dadas as limitaçÔes da nossa inteligĂȘncia.

Mas, ao entender bem uma pergunta, Ă© possĂ­vel elaborar ainda mais e melhores questionamentos. E acredite: no dia a dia, a maioria das pessoas nĂŁo Ă© capaz de fazer isso, pois exige um nĂ­vel sofisticado de atenção, presença e habilidade de conexĂŁo — ou seja, exige tambĂ©m repertĂłrio.

Estudar, por exemplo, nada mais Ă© do que perguntar. É buscar respostas para essas perguntas e, no processo, descobrir ainda mais dĂșvidas, formulando questionamentos cada vez mais afiados, profundos e eficazes.

Claro, pode ser muito mais fĂĄcil profetizar e se apegar logo a uma resposta imediata — muitas vezes com um toque de soberba para que os outros acreditem. Mas, justamente por isso, tal resposta pode soar rasa, ingĂȘnua e atĂ© estĂșpida.

Entender uma pergunta e reconhecer que ainda estamos longe de uma resposta definitiva Ă© fundamental.

Porque nĂŁo Ă© possĂ­vel consertar aquilo que nĂŁo sabemos que estĂĄ quebrado.

SĂŁo justamente as perguntas certas que servem de guia para encontrar as respostas que mais precisamos. Foi por isso que SĂłcrates perguntava mais do que respondia.

— @Sarinha

DESABAFO

Estou muito cansada da minha vida (trabalho). Não me sinto realizada e feliz na minha profissão. Venho trabalhar por obrigação. E, o fato de eu estar estabilizada e ganhar um salårio justo atualmente faz com que eu fique estagnada. Gostaria de ser uma dessas pessoas que amam o que fazem, para que ir trabalhar não seja um sofrimento ou um fardo.

Veja bem, trabalhar Ă© uma obrigação — e nĂŁo Ă© verdade que todo mundo ama o que faz 100% do tempo.

Porque trabalho significa esforço e desafio — e isso nem sempre Ă© confortĂĄvel.

Se, neste momento, o seu trabalho lhe traz a segurança de que vocĂȘ precisa e vocĂȘ nĂŁo tem opção de abrir mĂŁo — seja lĂĄ quais forem os seus motivos —, serĂĄ que a solução para ter uma vida preenchida e feliz seria realmente largĂĄ-lo? SerĂĄ que vocĂȘ nĂŁo pode ser feliz mesmo nesse trabalho?

Mesmo continuando a fazer o que precisa ser feito — que Ă© trabalhar —, vocĂȘ pode encontrar propĂłsito, sentido e satisfação em outras ĂĄreas da sua vida:

  • Dentro de casa;

  • Servindo as pessoas ao seu redor;

  • Investindo nos seus relacionamentos;

  • Explorando habilidades fora do trabalho — seja em um hobby ou em um novo projeto. Isso pode, futuramente, atĂ© despertar uma mudança de carreira. Mas, por ora, faça isso sem visar nada alĂ©m da satisfação pessoal.

São muitas as coisas que podem preencher e dar sentido à vida — não apenas o trabalho. Para alguns, ele pode ser só mais uma parte necessária da vida.

E perceba: seu trabalho nĂŁo Ă© de todo ruim. Ele traz segurança, sim — e, com ela, a liberdade de escolher outras coisas. AlĂ©m disso, nele podem existir pessoas legais com quem vocĂȘ pode conviver e aprender.

Enquanto nĂŁo puder trocar de carreira ou ainda nĂŁo souber qual seria esse trabalho dos sonhos, agarre-se Ă s coisas boas que existem onde vocĂȘ estĂĄ hoje.

Nem todo mundo vai inventar a roda, ser famoso ou trabalhar apenas por prazer. A vida adulta nĂŁo Ă© um conto de fadas — mas pode ser muito boa se soubermos valorizar e cultivar o melhor que hĂĄ.

O trabalho Ă© uma parte da sua vida, e nĂŁo A sua vida. No Instagram, as pessoas romantizam demais a rotina de trabalho para tentar te vender algo. Cuidado. rs.

Tenho medo de feedbacks negativos. Meu coração chega a palpitar quando penso em ler algo que critique meu trabalho. Tenho uma pequena empresa e eu evito ler as avaliaçÔes dos meus clientes, pois nunca sei o que elas contĂȘm — fico nervoso sĂł de pensar que pode ter algo ruim. Entendo o quanto isso me prejudica, pois feedbacks negativos podem me ajudar a melhorar, mas eu simplesmente nĂŁo consigo.

Bom, apesar de nĂŁo ser educado fazer isso em pĂșblico, eu vou quebrar as regras e te dar um feedback negativo por aqui. Talvez seja o Ășnico que vocĂȘ vĂĄ encarar — e pode ser uma forma de te ajudar a amadurecer. Isso Ă© bom para a sua vida.

VocĂȘ Ă© mimado.

Sabe aquela criança que nĂŁo consegue ouvir “nĂŁo”? VocĂȘ Ă© igualzinho — e isso pode prejudicar sua empresa, os seus relacionamentos e a sua saĂșde emocional.

VocĂȘ nĂŁo confia nem na sua capacidade de acertar e fazer algo bem, nem na sua capacidade de assumir um erro, consertĂĄ-lo e melhorar.

NĂŁo Ă© que vocĂȘ nĂŁo consiga lidar com uma crĂ­tica — vocĂȘ nĂŁo quer. NĂŁo quer sair da pose de perfeito e intocĂĄvel. Mas a verdade Ă©: vocĂȘ nĂŁo Ă© perfeito nem intocĂĄvel. NinguĂ©m Ă©.

Na verdade, as melhores pessoas são aquelas que reconhecem suas imperfeiçÔes e, justamente por isso, buscam sempre melhorar.

De forma prĂĄtica, o que pode te ajudar Ă©: fazer uma lista das coisas boas que vocĂȘ reconhece em si mesmo, na sua empresa e no que faz
 e tambĂ©m das coisas ruins que existem nisso tudo. Faça isso por conta prĂłpria, para perceber que, como em tudo na vida, hĂĄ pontos fortes e fracos em vocĂȘ.

Com isso, agarre-se Ă s boas para melhorĂĄ-las cada vez mais, usĂĄ-las a seu favor e oferecer ao mundo o que vocĂȘ tem de melhor.

Isso te tornará uma pessoa mais confiante, mais madura e que, finalmente, entenderá que faz parte da vida receber críticas, levar alguns tombos ou se frustrar — mas sempre se levantar de novo depois.

Espero que vocĂȘ amadureça nesse aspecto. Sua vida melhorarĂĄ.

— @Sarinha

🩋 Para enviar um desabafo, clique aqui. Queremos te ajudar em uma próxima edição :)

LAST BUT NOT LEAST

Uma Ășnica ação de coragem pode mudar a sua vida!

RODAPÉ

đŸ˜đŸ«„đŸ™ QuĂŁo satisfeito vocĂȘ ficou com essa edição? Nos conte aqui.

🆘 Precisa de ajuda com algum problema? Clique para falar com o nosso suporte.

❌ Se nĂŁo quiser mais receber nossas ediçÔes, Ă© sĂł clicar aqui.

đŸŽŸïž Quer anunciar conosco? É sĂł clicar aqui.

QUEM SOMOS
rising 🩋
cc: @sarinhaspov e @gabriellagoldenstein

Despertando sua melhor versĂŁo. Afinal, se tudo na vida Ă© ponto de vista, por que nĂŁo aprender um melhor jeito de enxergar?

  • Toda terça e quinta, na hora que o sol nasce, direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito.

DĂșvidas, feedbacks ou sugestĂ”es? Responda esse e-mail ou envie um direct pra gente. Adoramos sua companhia! :)

até quinta-feira!

powered by: