- rising
- Posts
- o normal da vida
o normal da vida
27/01/2026

`
….
o normal da vida
as coisas têm o tempo delas. o normal da vida é caminhar nesse ritmo.
….
NA GAVETA

É muito difícil não gostar dessa música. 🎶
Este whey é maravilhoso.
Aprenda a transformar coisas negativas em positivas.
Agora adulta, estou relendo este livro.
Por que, algumas vezes, preferimos a prisão do conforto à liberdade e à autonomia? Falei mais sobre isso aqui.
POV

Precisamos nos situar no que é o comum. Perdemos a noção de que o normal é se esforçar para conseguir algo bom.
O diferencial sempre estará naquele que se dá, se doa, se gasta mais… e não devemos ter medo disso. O normal da vida é lutar, persistir e perseverar num caminho, apesar dos percalços e das dificuldades por longos anos.
O normal é começar pequeno e não saber ao certo o que se está fazendo no início, mas manter-se firme no processo — que é lento. É normal que as coisas aconteçam aos poucos.
Sim, é verdade que não existe meio fácil, nem passe de mágica; existe apenas o caminhar normal das coisas que, no início, até que a engrenagem comece a girar, podem ser mais devagar — em absolutamente tudo na vida.
Existe também o aprendizado de desenvolver a calma para entender que é aqui e agora, a pequenos passos, que trabalhamos e construímos o que um dia parecia muito distante, mas que, na verdade, foi feito com o que era palpável no presente. Isso é o natural.
Por isso, deve existir também um prazer pelo PROCESSO. É preciso aprender a apreciá-lo e desenvolver a vontade de conquistar, e não apenas de ter.
Também é importante entender que não é porque está demorando que não está acontecendo. O normal não é o sucesso da noite para o dia, mas sim perseverar, persistir e ter calma.
E a realidade é o que nos situa sobre isso. Ela mostra que, mesmo que você queira que seja rápido, não é assim que funciona. A realidade, na verdade, precisa nos situar para que coisas sólidas possam ser criadas, treinadas e fundamentadas dentro de você. Sendo assim, algo fica claro:
A paciência — a tranquilidade diante dessa realidade — é uma das coisas mais importantes para que se consiga persistir, não pular de galho em galho e, consequentemente, se tornar bom em alguma coisa.
As coisas boas acontecem com o tempo — e tentar burlar isso é uma das grandes neuroses do nosso tempo. Portanto, faça sua mente entender que o processo é longo e permita que ela se acalme diante disso.
Porque uma alma perturbada e agitada não consegue persistir: se desespera, se perde no meio do caminho e desiste.
— @Sarinha
DESAFIO DO DIA
86,64% de todos os votantes (262 pessoas) na enquete da edição anterior (22/01) disseram ter escolhido algo para não fazer da forma mais fácil. Abaixo, alguns comentários:
💪 “Pela primeira vez em muuuito tempo fiz meu treino de musculação e cardio sem os fones de ouvido. Foi uma tortura durante o processo, principalmente nos primeiros minutos, mas com o passar do tempo percebi que dei mais atenção aos músculos que estava trabalhando, as coisas que aconteceram naquela semana.. e isso me fez refletir sobre a dor muscular, o coração acelerado e, ao finalizar o treino, veio a dopamina, que, sério, veio de forma muito ampliada dessa vez não só pelo treino, mas pela consciência corporal e mental no processo! Pretendo fazer mais vezes!!!”
🌧️ “Caminhei até o ponto de ônibus, mesmo chovendo, para pegar o transporte público, ao invés de chamar um carro de aplicativo para me pegar na porta de casa e me deixar na porta do destino. Esse processo de caminhar sob a chuva, com guarda-chuva, evitar poças de água e esperar com outras pessoas me fez me sentir parte de algo coletivo. E, mesmo que nem sempre eu goste de estar "junto de todo mundo", me fez lembrar que eu sou alguém comum, que realiza uma rotina comum, de outras pessoas comuns, e que pode fazer isso de um jeito simples, ou comum, como todos fazem.”
🧑🍳 “Minha irmã e eu estávamos exaustas após um dia de trabalho. Mas, ao invés de pedir iFood, resolvi fazer um jantar caprichado pra gente. A refeição rendeu elogios, economizamos e ainda cumpri o desafio da edição. Vou tentar exercitar a dica mais vezes.”
E sobre o desafio da última edição: quando surgiu uma resposta rápida na sua cabeça, você conseguiu respirar, esperar, guardar e refletir mais antes de verbalizá-la? |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
Vamos ao desafio de hoje…

Guarde esse texto de hoje em algum lugar, para que, em momentos de ansiedade e falta de paciência com o processo das coisas, você possa se lembrar do que é o “normal”.
FILOSOFANDO

tradução: “sinta o medo e faça mesmo assim.”
O medo é um mau conselheiro, mas um ótimo sinalizador.
O medo tem má fama. Dizem por aí que não devemos ouvi-lo, mas ignorá-lo e superá-lo.
Mas, diferente do que muitos pensam, o medo tem um lado bom, quase como um mensageiro. Ele surge como sinal de que há risco, mas também possibilidade.
Não é um conselheiro confiável, pois opta pelo caminho mais seguro, curto e confortável. Contudo, pode ser um ótimo sinalizador, pois onde há medo, existe algo a explorar.
Muitas vezes, o medo chega antes da coragem. Ele avisa que ali existe algo importante: algo que nos afeta, nos move e pode nos transformar. Por isso, ele não precisa ser obedecido, mas escutado.
Ignorar o medo é desconectar-se da intuição. Segui-lo cegamente torna-nos reféns. Porque, por vezes, o que mais nos assusta é justamente o que mais precisamos enfrentar.
— @Gabi
APRESENTADO POR D4U IMMIGRATION
Semente só cresce no escuro…
Pensa numa plantinha, antes de florescer ela tá crescendo no escuro, ninguém vê o crescimento ainda.
Com a gente, muitas vezes acontece o mesmo. Em momentos de incerteza ou mudança, é difícil perceber que estamos amadurecendo, porque ainda não há flores visíveis.
Quase sempre, a sensação de “escuro” é só a preparação para um novo momento de vida.
A D4U Immigration traz clareza e estratégia para esse período de transição, abrindo caminhos e transformando o que hoje parece incerto em um plano real pra quem quer viver uma nova fase nos Estados Unidos. Veja como aqui.
DESABAFO

tradução: “eu gosto de homens maduros”
Após um divórcio tenebroso, engatei um novo relacionamento. Passaram-se 5 anos. Queria muito que desse certo, mas acho que simplesmente não gosto dessa pessoa. Como saber se é só uma fase ou ter certeza de que realmente não gosto? E como enfrentar o medo de ficar sozinha após os 50 anos?
É importante tomar cuidado para não romantizar demais o que significa “gostar” de alguém.
A gente cresceu acreditando que um relacionamento só vale a pena se tiver paixão avassaladora, frio na barriga e intensidade o tempo todo. Mas será mesmo? Às vezes, o que a gente precisa é de calma e parceria. De alguém que fique, que caminhe junto e que traga segurança.
Isso não significa se contentar com pouco, tá? Mas significa entender o que você valoriza hoje. Nem todo amor precisa ser intenso para ser verdadeiro.
Algumas pessoas só se sentem vivas em relações intensas; outras, por sua vez, descobrem uma nova forma de amar na estabilidade, no cuidado e na leveza. Você sente falta de algo real ou de uma ideia que lhe venderam sobre o que o amor deveria ser?
E sobre o medo de ficar sozinha — ele é humano —, mas não deve ser o único critério. Pior do que estar só é estar acompanhada por alguém que não conecta você de verdade com a vida que deseja levar.
— @Gabi
🦋 Para enviar um desabafo, clique aqui. Queremos te ajudar em uma próxima edição :)
LAST BUT NOT LEAST
Sua percepção cria a sua realidade.
OPINIÃO DO LEITOR
Obrigado por ler até aqui! Quão satisfeito você ficou com essa edição? Deixe seu comentário após o voto.
O que você achou da edição de hoje? |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
RODAPÉ
🆘 Precisa de ajuda com algum problema? Clique para falar com o nosso suporte.
❌ Se não quiser mais receber nossas edições, é só clicar aqui.
🎟️ Quer anunciar conosco? É só clicar aqui.
QUEM SOMOS
rising 🦋
cc: @sarinhaspov e @gabriellagoldenstein
Despertando sua melhor versão. Afinal, se tudo na vida é ponto de vista, por que não aprender um melhor jeito de enxergar?
Toda terça e quinta, na hora que o sol nasce, direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito.
Dúvidas, feedbacks ou sugestões? Responda esse e-mail ou envie um direct pra gente. Adoramos sua companhia! :)
até quinta-feira!
powered by:

