o alvo certo

o alvo certo

não dá pra consertar algo que você não sabe que está quebrado. talvez seja só uma questão de ajustar sua mira.

POV

Você pode estar se fazendo as perguntas erradas.

💡 Muitas vezes não encontramos as respostas que precisamos, porque não sabemos nem as perguntas certas a fazer.

Se você já visitou um psicólogo, pode perceber que o que ele mais faz são PERGUNTAS.

Muita gente acha que Psicólogo vive para dar conselhos, mas, na verdade, seu trabalho é guiar um sujeito ao encontro das respostas que se encontram dentro DELE MESMO. E como eles fazem isso? Através das perguntas certas.

É por isso que, muitas vezes, a sensação depois de uma sessão com o Psicólogo, é mais ou menos o seguinte: aquilo que estava embaralhado, parece se organizar em fileiras.

Com as perguntas certas, as respostas que precisamos podem ficar mais claras. Afinal,

💡 não dá para se consertar aquilo que não sabe que está quebrado.

E para descobrir o que realmente está quebrado, você precisa procurar.

Você pode achar que é o seu marido ou a sua esposa que te tira a paciência. Que é o seu trabalho que te causa ansiedade. Mas e se for, na verdade, um mecanismo SEU, que você usa para lidar com tudo isso e que esteja causando o maior de todos os problemas?

Cortar uma parte da cauda do dragão não é suficiente para se proteger do fogo que ele é capaz de cuspir. Percebe?

  • Os problemas que te estressam, as questões que te tiram o sono têm uma raiz que, muitas vezes, está fixa em nós mesmos. E o que nos leva a chegar a ela são as perguntas certas.

Questionar é o que abre as portas para novos pontos de vista e para novas descobertas, que podem ser assustadoras, mas podem ser, também, sua chance de transformar aquilo que mais precisa ser transformado e finalmente entender por que algumas coisas te tiram a paz.

Se você acha que talvez esteja se fazendo as perguntas erradas:

  • Mude as palavras, a ordem, o tempo verbal ou a entonação.

  • Pergunte mais uma vez, se necessário, e terá novas respostas que revelarão novas perguntas.

O ponto é: tenha coragem de continuar o processo até encontrar exatamente o que precisa e que está aí dentro de você.

— Sarinha
DESAFIO DO DIA

(tradução: coisas que eu queria dizer mas nunca disse)

O desafio de hoje é para treinar suas habilidades na elaboração das perguntas certas. Ao fim do dia, anote o que você fez, o que você se lembra de ter sentido, o que foi relevante nesse dia. Como escrever um diário mesmo.

Recordar e relatar é um bom processo de elaboração dos seus pensamentos e sentimentos, que podem te fazer chegar a perguntas mais assertivas para as suas questões.

FILOSOFANDO

(tradução: seja gentil com os outros, com a sua mente e com o planeta)

“Certifica-te de que és fator de soma para as pessoas de cujas vidas participas.”

- Cícero

Você pode nem perceber, mas está sempre impactando os outros de alguma forma. Seja alguém do trabalho, um familiar, ou até uma pessoa desconhecida que você acaba vendo todo dia no caminho de casa.

A questão é: estamos somando ou subtraindo na vida dessas pessoas? Será que nossas palavras, atitudes e até mesmo o que deixamos de fazer não estão drenando energia ao invés de agregar?

Por exemplo, numa conversa com um amigo, você pode escolher escutar de verdade ou apenas esperar a sua vez de falar. Essa escolha muda tudo.

Quando você sobe o elevador do trabalho, e encontra aquela moça todos os dias indo pro andar debaixo do seu, um sorriso de bom dia, muda tudo.

Podemos passar batido nas oportunidades de somar de maneira genuína. Nem sempre se trata de grandes gestos ou conselhos profundos, mas de pequenas atitudes. 

  • Essas coisas pequenas têm um efeito em cadeia que pode transformar o dia de uma pessoa.

Você tem um poder infinito na vida dos que estão a sua volta, todos temos. Vivemos em comunidade por isso. Então se certifique que sua influência esteja somando, na vida de quem quer que seja.

Gabi
DESABAFO

“Como superar a dependência emocional de alguém? É difícil me ver sem esta pessoa.”

Antes de mais nada, é preciso que você reconheça que essa pessoa não é responsável pela sua felicidade, nem deve ser o centro da sua vida. Ninguém é.

Como dito no Filosofando acima, vivemos em comunidade, precisamos uns dos outros, e o senso de pertencimento e amor de fato são essenciais para vida humana.

Mas isso não pode se resumir a uma pessoa, e digo aqui em qualquer nível de relacionamento. Infelizmente, pessoas se vão, e é preciso ter forças pra seguir. Imagino que no seu caso seja um término de relacionamento, certo?

A dependência emocional acontece quando você coloca suas necessidades de validação, segurança e bem-estar em outra pessoa, como se sem ela você não fosse completo.

O problema é que isso gera um ciclo tóxico, onde você se perde de si mesmo e suas decisões passam a ser guiadas pelo medo da perda, e não pelo que realmente é melhor para você.

Criar uma vida que você ama fora do relacionamento é fundamental, uma vida SUA. Invista em você, em seus projetos, nas suas amizades, e aprenda a lidar com o desconforto do desapego. Isso não é algo que acontece da noite para o dia, mas o primeiro passo é entender que o controle da sua felicidade está em suas mãos — e não na de outra pessoa.

“Tenho medo de repetir padrões, não sei impor limites nas pessoas que eu amo sem me sentir culpada... Como falar não sem carregar culpa?”

Esse vídeo pode abrir a sua mente sobre a importância de impor limites e falar não.

Gabi

🦋 Para enviar um desabafo, clique aqui. Queremos te ajudar em uma próxima edição :)

NA GAVETA
  1. Isso aqui é um pedaço do céu na terra. 🌝

  2. Para as mulheres que gostam de viajar, vale dar uma conferida nessa linha nova da Oceane. Achei demais! ✈️

  3. Já que falamos de Psicoterapia por aqui hoje, fica a dica dessa série baseada em fatos reais que está tomando mundo falando. E, ontem, saiu também o documentário do caso. 🍿

  4. Riqueza de verdade é isso aqui. 🥰

LAST BUT NOT LEAST

Sem risco, é difícil conseguir o futuro que você sonha!

😁🫥🙁 Quão satisfeito você ficou com essa edição? Nos conte aqui.

🎟️ Quer anunciar conosco? É só clicar aqui.

rising 🦋
cc: @sarinhaspov e @gabriellagoldenstein

Despertando sua melhor versão. Afinal, se tudo na vida é ponto de vista, por que não aprender um melhor jeito de enxergar?

  • Toda terça e quinta, na hora que o sol nasce, direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito.

Dúvidas, feedbacks ou sugestões? Responda esse e-mail ou envie um direct pra gente. Adoramos sua companhia! :)

até quinta-feira!

powered by: