• rising
  • Posts
  • nem tudo é sobre produtividade

nem tudo é sobre produtividade

18/03

nem tudo é sobre produtividade

nem todo hobby precisa virar um negócio. nem toda paixão precisa se transformar em produtividade. tá tudo bem fazer algo só porque te faz bem.

POV

Esse post aqui me chamou muita atenção. Nós desaprendemos a ter hobbies. Tudo precisa ser um projeto, um investimento, uma oportunidade.

  • Se começamos a correr, já pensamos em treinar para uma maratona;

  • Se gostamos de cozinhar, já cogitamos fazer vídeos de receitas ou abrir um restaurante.

Acontece que, no processo, esquecemos que nem tudo precisa ter um propósito maior. Alguns hobbies deveriam ser apenas isso: hobbies, momentos de prazer sem pressão, sem expectativa de um resultado final.

E sabe o que é pior? Isso nos afasta da verdadeira função dos hobbies. Eles são um espaço de liberdade, de expressão genuína, um remédio para o ritmo frenético e a obsessão por produtividade que dominam nossa sociedade.

Os hobbies são essenciais para o nosso bem-estar. Eles são uma forma de recarregar, de nos reconectar com o que gostamos, sem pressão e sem um resultado final.

  • Estudos mostram que quem cultiva hobbies diferentes tem um menor risco de episódios depressivos e uma maior sensação de propósito. No entanto, estamos trocando o prazer da descoberta pelo peso da performance.

Há um motivo para muitas pessoas se sentirem exaustas e sem criatividade. Estamos o tempo todo fazendo, mas não explorando.

O simples ato de brincar com uma ideia, se perder em uma atividade sem pensar em retorno, é uma forma poderosa de descanso mental. Mas, para muitos, essa possibilidade parece quase proibida. Se não estivermos produzindo, sentimos que estamos desperdiçando tempo.

Percebi muito isso com a leitura, e foi algo que me policiei para mudar e tem sido muito proveitoso. Antes eu lia com um objetivo: aprender algum assunto na maioria das vezes. Mas e ler por ler, pelo ato da leitura em si?

  • Hoje, aprendi a ter verdadeiro prazer na leitura, pois aprendi a ler sem objetivo algum, apenas me divertir, seja o livro uma ficção, um romance ou um suspense.

Talvez, em vez de tentar transformar tudo em um projeto de vida, devêssemos nos perguntar: será que eu não posso simplesmente fazer isso porque gosto? 

A vida já tem exigências demais. Permita-se fazer algo sem um objetivo final. Só por diversão. Só por você. No fim das contas, as melhores coisas da vida não são aquelas que trazem lucro ou status, mas sim aquelas que nos fazem sentir vivos.

— @Gabi
DESAFIO

Tire pelo menos 30 minutos do seu dia e pratique o seu hobby sem pretensão. Apenas faça!

APRESENTADO POR OLLIE

1 passo pra uma vida 3 vezes mais prática

Criar uma rotina de autocuidado não precisa ser algo complicado. Pelo contrário, os melhores hábitos são aqueles que se encaixam na sua vida sem esforço — e a proteção solar é um deles.

  • E pra criar produtos práticos, a Ollie partiu da seguinte pergunta: e se além de proteger a pele, você já saísse pronta pro dia?

Com altíssima proteção solar, textura leve e cores incríveis, os produtos Ollie entregam proteção e make juntos. O Bastão com Cor uniformiza a pele e o 3 em 1 — blush, batom e sombra — dá aquele glow natural.

A rotina agora tem menos etapas, mais praticidade e máxima proteção. Clique aqui pra tornar a sua mais simples, enquanto você brilha. ✨

FILOSOFANDO

tradução: “minha recente obsessão que ninguém liga” - “eu”

Não há no mundo sensação mais agradável que a de um coração, depois de um período de indiferença, voltar a se abrir para um novo objeto.

Goethe

Me permitam escrever sem termos técnicos ou teorias muito bem elaboradas hoje:

No fim, um coração quente importa muito.

Talvez, há muito tempo você já não sinta nada. Talvez, você sinta que nada mais vai fazer o seu coração feliz. Mas, hoje, quero te lembrar que:

Sua vida merece algo para preenchê-la. Pode ser uma surpresa pelo caminho ou pode ser um novo começo junto ao que já caminha com você há um tempo.

A questão é: Não vale a pena parar de procurar ou desistir de cuidar das coisas que um dia nutriram o seu coração e, por isso, tem poder para tocar a alma e te conectar com o sentido maior da vida: O amor.

— @Sarinha
DESABAFO

Eu me cansei das pessoas falando que "tudo é questão de prioridade" quando a realidade é tão injusta que é difícil ter prioridades. Há pessoas que precisam acordar cedo, pegar 2 ou 3 ônibus para trabalhar 8 horas por dia em uma escala abusiva e não conseguem atingir as metas e sonhos. No fim, são poucos que realmente têm a oportunidade de se jogar, arriscar e focar nas prioridades ou sonhos. Só falta me dizer que deveria sair do emprego atual para sair da zona de conforto e atingir resultados inéditos na vida. Tudo depende, pois a vida, além de injusta, é cheia de variáveis que NÃO dependem só da gente.

Seria maravilhoso que todos tivessem as mesmas oportunidades? Não, seria perfeito. Mas, mesmo que fosse o caso, chegaríamos todos em lugares diferentes.

A pessoa que escolhe acordar cedo e pegar 2 ou 3 ônibus para trabalhar 8 horas por dia não está escolhendo fazer algo de bom para sua vida e a vida das pessoas ao seu redor?

Em condições parecidas, existirão outros que não farão questão de fazer o mesmo. Elas farão escolhas diferentes que impactarão em resultados diferentes para sua vida, para a vida de pessoas ao seu redor e para as vidas de futuras gerações.

Somos todos diferentes. Por isso, carregamos ambições, opiniões, habilidades, interesses, preferências, valores e visões de mundo diferentes, que ditam nossas prioridades ao longo da vida.

Justamente por isso, a vida não é injusta. Na verdade, ela não tem nenhuma definição, pois é fluida, inconstante, moldável e simplesmente diversa, segundo os contextos e escolhas de cada um.

O mundo sempre foi e sempre será assim, pois essas coisas fazem parte da natureza e de uma ordem construída através dos milhões de anos em que a humanidade existe. A ideia diferente disso, por mais que encantadora, é mera utopia.

Sinto que estou sempre agindo de forma errada, que não consigo me entregar inteiramente, que sempre deixo algo faltar.

Não dá pra mudar/concertar aquilo que não sabemos que está errado.

Consegue dar nome às coisas que julga estar fazendo errado? A partir disso, você poderá elaborar diferentes alternativas para se portar daqui para frente no que quer que seja que não está funcionando para você nesse momento.

  • Em que você está agindo de forma errada?

  • Em que, especificamente, não consegue se entregar inteiramente?

  • O que será que sempre deixa faltar?

É muito importante dar nome (se possível, até sobrenome) às coisas.

— @Sarinha

🦋 Para enviar um desabafo, clique aqui. Queremos te ajudar em uma próxima edição :)

APRESENTADO POR BINANCE

Seu dinheiro também merece entrar na sua rotina

Você planeja sua alimentação, sua rotina, sua skincare, seu bem-estar. Construir o futuro que você deseja também pode ser simples:

Na Binance, investir em cripto não exige muito tempo, nem grandes quantias — só a curiosidade e vontade de dar o primeiro passo, ou melhor, clique. ✨

*Confira todos os detalhes. Só invista antes de entender as informações essenciais da oferta.

NA GAVETA
  1. Recebi essa sugestão de livro recentemente. 📚

  2. Não analisar mais do que viver a vida. 💫

  3. Por que se comprometer com algo? 💭

  4. Duvido que você não cante essa música aqui!

LAST BUT NOT LEAST

As coisas têm a importância que você dá a elas.

😁🫥🙁 Quão satisfeito você ficou com essa edição? Nos conte aqui.

🎟️ Quer anunciar conosco? É só clicar aqui.

rising 🦋
cc: @sarinhaspov e @gabriellagoldenstein

Despertando sua melhor versão. Afinal, se tudo na vida é ponto de vista, por que não aprender um melhor jeito de enxergar?

  • Toda terça e quinta, na hora que o sol nasce, direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito.

Dúvidas, feedbacks ou sugestões? Responda esse e-mail ou envie um direct pra gente. Adoramos sua companhia! :)

até quinta-feira!

powered by: