- rising
- Posts
- nada se cria
nada se cria
16/06/26

BOM DIA
nada se cria
nada se cria, tudo se observa. é uma questão de olhar ao seu redor e perceber como tudo o que já foi criado veio de um repertório antes coletado através de um olhar atencioso sobre a realidade. talvez você só precise prestar mais atenção.
….

Uma música muito boa. 🎸
Se você nunca assistiu, vale a pena. 🎬
Sobre um tema que desperta muita curiosidade em mim e que adoro estudar, esse livro entrou para a minha lista. 📚
Como alguém que faz questão de sempre escrever cartinhas para presentear em momentos especiais, acho isso aqui um charme e muito útil. ✏️
Se você tem achado a vida monótona demais, esse texto é para você. 🧠

Nada se cria, tudo se observa

Aristóteles dizia que a alma nunca pensa sem imagens (“anima numquam sine phantasmate intelligit”). Isso porque, a realidade se dá a partir da observação.
Nós não pensamos nada de forma totalmente abstrata e separada da experiência sensível. Mesmo as ideias mais complexas dependem, de algum modo, de imagens internas, memórias, percepções ou representações mentais. Por exemplo:
Quando você pensa em “casa”, sua mente provavelmente evoca alguma imagem, sensação ou referência concreta.
Quando você pensa em “amor”, talvez venham rostos, cenas, experiências ou símbolos.
Mesmo conceitos abstratos como justiça e liberdade costumam ser compreendidos através de exemplos, metáforas e imagens mentais.
O pensamento nasce da experiência concreta e, por isso, para criar qualquer coisa, é importante estar presente e aprender a observar o mundo ao seu redor.
Na verdade, nada se cria, tudo se observa.
Já parou para pensar como toda invenção humana, desde as menores coisas e pequenos comportamentos até aquelas que transformaram a humanidade e geram grandes impactos, são frutos de coisas que já existiam na natureza?
As cores, formas, padronagens e proporções usadas em qualquer invenção humana necessariamente já existiam antes na natureza.
Aprendemos a interpretar o mundo a partir da educação, do amor e dos contextos que experienciamos.
Os traços das árvores, as cores das flores, as nuvens no céu, o bater das asas dos pássaros, o tom de voz, a postura e a herança genética das pessoas que te colocaram no mundo… não criamos nada do zero. Apenas utilizamos e reorganizamos aquilo que já existe no mundo ao nosso redor e que observamos.
Deus — ou a força que você acredita ser a grande responsável pela criação do universo e da realidade — é o criador; nós, apenas fazemos releituras dessa criação.
Percebemos o mundo pelos sentidos, formamos imagens mentais dessas experiências e, então, o intelecto trabalha sobre essas imagens para pensar, abstrair, compreender e criar.
Por isso, gosto de dizer que criatividade é fruto do repertório que coletamos a partir das nossas experiências e de tudo aquilo que escolhemos consumir e perceber ao longo da vida.
E perceba como estamos constantemente criando a nossa realidade: nossas ideias movem nossos comportamentos e escolhas e, por isso, todos nós operamos dentro de processos criativos.
Todos precisamos de repertório e novas ideias para enriquecer nossa realidade, nossos projetos e para encontrar formas de lidar com diferentes situações.
Talvez isso comece por simplesmente observar mais a realidade ao seu redor, seja ela qual for. Talvez observar mais, escutar mais o que as coisas, as pessoas e a natureza dizem constantemente, possa te ajudar a desenvolver os insights de que você mais precisa na sua vida.
Faça pausas estratégicas, desligue o celular, saia para caminhar… Encontre a melhor estratégia para você. Mas, sobretudo, crie momentos de conexão e presença, porque todos nós precisamos disso para não viver no automático.
— @Sarinha

85,88% de vocês votaram “Sim” na enquete da última semana, dizendo que conseguiram refletir sobre as relações mais importantes de suas vidas atualmente e sobre como elas fizeram de vocês pessoas melhores — e o que, nelas, lhes convoca à mudança ou desperta uma consciência maior sobre seus gatilhos e inseguranças. A seguir, um comentário:
🤔 “Eu tenho uma dificuldade tremenda em falar não. Sofro com o medo de ficar sozinha e ser abandonada. Com isso, me sinto muito exausta tentando dar conta de tudo. O meu namorado gosta de jogar videogame, e me pego fazendo mil coisas enquanto ele joga… Mas, ao mesmo tempo, ele é sensível, me apoia em tudo o que faço e, se eu peço, ele realmente para e me ajuda — seja para fazer comida ou lavar a louça. O texto de hoje foi uma ótima reflexão, porque ele não tem bola de cristal, e entendo que ele me ajudar sem eu precisar falar talvez exija uma maturidade que ele ainda não tem… ou uma expectativa da minha parte. Mas enfim… ele me faz uma pessoa melhor, apesar de qualquer coisa que eventualmente me incomode.”

Em algum momento do seu dia, faça uma pausa estratégica para contemplar algum pedaço de natureza ao seu redor. Proponha-se a dedicar 10 minutos (ou pelo menos 5) para:
Ficar apenas olhando para o céu;
Observar uma formiga passando;
Admirar a cor de alguma flor ou a padronagem de um tronco de árvore;
Analisar as patas de um animal, o movimento das asas de um pássaro ou de outra criatura que esteja batendo asas.
Ou ainda, separe esses minutos para simplesmente refletir sobre todos os processos que estão acontecendo dentro do seu corpo neste momento.
Apenas observe e permita que sua mente te leve a algum lugar surpreendente com isso. Permita-se contemplar e admirar a complexidade de tudo isso.
Pode parecer bobo, mas ouso dizer que a maioria das pessoas nunca se deu ao trabalho de fazer algo assim. E o fato é que pode ser uma grande virada de chave perceber as coisas ao nosso redor — os mistérios da realidade — e como, de alguma forma, tudo o que criamos foi antes observado.
Perceba o simples fato de que não usamos, em nossas invenções humanas, nenhuma cor ou pigmento que antes não existisse na natureza.
O que isso te faz pensar? Conte para a gente — queremos saber.


tradução: “vai levar horas; vai levar dias; vai levar semanas; vai levar meses; vai levar anos; nunca desista de um sonho por causa do tempo que vai levar para realizá-lo. o tempo vai passar de toda forma.”
Estude muito o que mais lhe interessa da maneira mais indisciplinada, irreverente e original possível.
E se você usasse uma parte do tempo que gasta, por exemplo, rolando a tela do seu celular, para buscar entender um pouco mais sobre um assunto que lhe interessa?
Afinal, hoje temos tantos recursos. É muito fácil ter acesso a um livro ou a um tutorial no YouTube sobre absolutamente qualquer tema.
E essa é uma pergunta séria: o que poderia acontecer se você realmente dedicasse tempo a entender e conhecer a fundo algo que lhe interessa?
A maioria das pessoas que encontrou sua “paixão”, seu “propósito” ou sua “vocação” fez isso, em alguma medida.
E, de fato, não é tão difícil assim. Você só precisa começar por um interesse genuíno. Coloque atenção real em algo que já costuma prender sua atenção e tente se tornar muito bom nisso — mesmo que, inicialmente, apenas como passatempo, como um hobby.
E se você realmente acabar se tornando muito bom nisso? Interesse alinhado a conhecimento e prática pode se tornar algo muito poderoso.
Ao começar a caminhar, um caminho vai se abrindo. No fim, o tempo irá passar, independentemente de como você escolher gastá-lo. Tenha coragem o suficiente para usá-lo de forma mais inteligente.


Como ter clareza sobre qual caminho profissional seguir?
O trabalho é algo muito importante na vida de qualquer pessoa. E o resumo dessa importância está naquele clichê que, claro, é clichê por um motivo: mente vazia é oficina do diabo.
O trabalho nos faz crescer em diversos aspectos; nos faz evoluir e amadurecer muito. E, especialmente, nos dá a oportunidade de cuidar de nós mesmos, sustentar as nossas questões e, com êxito, também as daqueles ao nosso redor.
Essa é, com certeza, uma grande fonte de sentido para a vida. Afinal, aquilo que não está evoluindo está, literalmente, atrofiando.
O trabalho, então, nos convoca à evolução ao exigir um olhar para além de nós mesmos, que permita pensar em algum bem comum ou em como contribuir e gerar valor de alguma forma para o mundo ao nosso redor. Também pelo fato de nos dar algo a cumprir todos os dias e hierarquias a respeitar.
Mas, especialmente, por nos colocar constantemente diante das nossas habilidades atuais e das vulnerabilidades que precisamos desenvolver se quisermos manter aquele trabalho.
Nesse sentido, quando trabalhamos, aprendemos muito sobre nós mesmos — nossas habilidades, afinidades, prioridades e limites.
É por isso que a melhor forma de ganhar clareza sobre qual caminho profissional seguir é, de fato, escolhendo algum caminho profissional. Qualquer experiência profissional é capaz de nos ensinar mais do que qualquer reflexão sobre a natureza do trabalho ou sobre as possibilidades existentes no mundo.
Resumindo: a melhor coisa a se fazer para descobrir no que você é bom e com o que quer trabalhar pode ser simplesmente escolher algum trabalho que já possa começar a fazer.
Isso é sempre melhor do que ficar esperando uma clareza perfeita sobre propósito e carreira para começar. Basta observar como a maioria das pessoas que se apoia apenas nisso permanece estagnada, ainda esperando a oportunidade bater à porta.
Enquanto isso, as pessoas mais realizadas em seu trabalho e, em alguma medida, bem-sucedidas simplesmente se dispuseram a fazer alguma coisa e, ao longo do caminho, foram descobrindo o que mais fazia sentido para elas e o que combinava com suas habilidades. Assim, com o tempo, se tornaram muito boas.
Para começar, você pode fazer uma lista de algumas habilidades, interesses e afinidades que sabe que tem. Isso é importante e não pode ser subestimado. É onde está o seu maior potencial.
Depois, sem ser muito criterioso, escolha alguma oportunidade real e presente de trabalho que se aproxime disso, mesmo que minimamente. O mais importante é começar e fazer alguma coisa.
Te desejo coragem e mãos na massa para se descobrir ao longo da jornada.
Voltei a me aproximar de alguém que foi muito importante para mim, mas ainda tenho dúvidas sobre querer um relacionamento agora, porque sinto vontade de viver outras experiências e manter minha liberdade. Ao mesmo tempo, tenho medo de perder alguém com quem talvez pudesse dar certo no futuro.
Se você ainda quer responder ao desabafo acima, enviado por um dos nossos leitores, é só clicar aqui e deixar sua resposta no post. A melhor resposta será destacada na edição desta quinta-feira.
🦋 Para enviar um desabafo, clique aqui. Queremos te ajudar em uma próxima edição :)

Viver para expressar, e não para impressionar.

Obrigado por ler até aqui! Quão satisfeito você ficou com essa edição? Deixe seu comentário após o voto.
O que você achou da edição de hoje? |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |

🆘 Precisa de ajuda com algum problema? Clique para falar com o nosso suporte.
❌ Se não quiser mais receber nossas edições, é só clicar aqui.
🎟️ Quer anunciar conosco? É só clicar aqui.
cc: @sarah.ferrreira
Despertando sua melhor versão. Afinal, se tudo na vida é ponto de vista, por que não aprender um melhor jeito de enxergar? Toda terça e quinta, na hora que o sol nasce, direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito.
Dúvidas, feedbacks ou sugestões? Responda esse e-mail ou envie um direct pra gente. Adoramos sua companhia :)
