- rising
- Posts
- não é fácil - 07/01/2025
não é fácil - 07/01/2025
não é fácil
nesse fim de ciclo, deixe pra trás o que precisa ficar, agradeça o que for necessário viver, e celebre o início de 365 novas oportunidades de começar!
POV
O conflito pode ser necessário.
O conflito em relações, em diálogos, em diferentes ambientes: Pode ser necessário.
Veja bem, ninguém gosta de se desentender, estar em situações de desconforto, insegurança, estresse. Qualquer um iria preferir um cenário em que tudo se encaixa, vive em harmonia e paz. Mas não tem como ser assim 100% do tempo, porque:
Somos todos diferentes, pensamos, interpretamos e elaborarmos cada situação de forma única;
A vida é um movimento constante. E, por isso, aquilo que aferimos, entendemos e buscamos hoje, pode ser muito diferente em outro momento, por conta das vivências, aprendizados e novos pontos de vista descobertos.
Por tudo isso, o conflito é uma variável constante na equação da vida. E sendo assim, será que não é possível enxergá-lo para além de seu tom pejorativo?
Afinal, o conflito pode ser necessário:
Para que você e o outro não abram mão do que querem, precisam e São;
Para que você e o outro coloquem na mesa os seus sentimentos, anseios, desconfortos e percepções quando necessário;
Para que no curto prazo, ao ser encarado e solucionado, evite um conflito ainda maior no futuro.
Pode até ser doce a ilusão de que jogar a poeira para debaixo do tapete fará tudo ir embora. Mas a verdade, é que uma hora ou outra esse pó acumulado vai se espalhar todo pelo ar:
💡Pequenos conflitos não resolvidos, irão criar questões maiores e travar o desenvolvimento de outras um tanto quanto importantes.
Por isso, o surgimento do conflito pode ser a oportunidade de desembaraçar algum problema ou situação que, até que sejam encaradas, continuarão como pedras no caminho. Isso é o que faz as suas ferramentas que não servem mais, se atualizarem e que treina aquilo sua melhor versão precisa para Ser.
O conflito pode ser necessário, mas principalmente: Pode ser enfrentado e solucionado se for aceito. Afinal, ele é parte da vida, da rotina, dos relacionamentos. E você pode sentar com ele, jogar com ele, negociar com ele, de igual para igual e não como algo maior que você.
💡Assim é possível não ceder aquilo que você não pode e não quer ceder. Mas sim pensar, elaborar a melhor forma de solucionar e transformar o cenário inicial em um ainda melhor.
— Sarinha
DESAFIO DO DIA
O desafio de hoje é: Não evitar encarar um conflito pequeno e momentâneo que surgir no seu dia ou na sua semana.
Se algum problema apareceu, tente solucionar o mais rápido possível, para que a questão não se transforme em uma bola de neve.
APRESENTADO POR WEMOBI
Que tal planejar memórias e não só metas?
Todo início de ano traz aquela energia de organizar a vida, traçar objetivos e imaginar tudo que queremos conquistar. ✨
Mas, entre planos de trabalho, estudos e finanças, que tal incluir algo especial na sua lista? Algo que faz o coração vibrar e que você nunca vai esquecer…
Afinal, bem-estar também é sobre viver experiências que marcam: momentos ao lado de quem amamos, a descoberta de um novo lugar ou até uma pausa para cuidar da gente.
2️⃣0️⃣2️⃣5️⃣ é o ano de virar realidade.
A wemobi te ajuda a ir de encontro aos destinos que você quer conhecer e as pessoas que quer levar junto — com um marketplace de passagens rodoviárias 100% digital, ela te conecta a pessoas e a centenas de destinos no Brasil de forma simples, acessível e segura.
O melhor é que se começar a planejar agora você garante economia, tranquilidade e a certeza de que as próximas memórias já estão a caminho. 🗺️ Entre aqui pra criar momentos inesquecíveis.
FILOSOFANDO
“O que você possui na realidade possui você”
Como está a sua relação com o consumo? A gente cresce acreditando que possuir coisas é o que vai nos dar liberdade: mais dinheiro, mais controle. Sartre sugere aqui quase que o oposto: quanto mais acumulamos, mais nos tornamos reféns dessas coisas.
Não se trata só de ter, mas do peso que essas posses ganham na nossa vida. Quando damos muita importância a coisas, elas acabam ocupando um espaço desproporcional na nossa mente e no nosso tempo. É como se, ao possuirmos algo, automaticamente nos colocássemos a serviço daquilo: a gente protege, exibe, ou até se define por ele.
Por isso: use as coisas, não deixe que elas te usem.
— Gabi
DESABAFO
“Voltei a me relacionar com meu ex após alguns anos dele ter terminado comigo, e mais uma vez ele não me "escolheu". Eu amo ele, sei que ele gosta de mim, mas ele não sabe o que quer da vida dele, e eu disse que não poderia estar com alguém que não tivesse certeza sobre mim. Sei que fiz a escolha certa, sei que me escolhi, mas como superar a frustração de mais uma vez não ser escolhida? De não ser o suficiente para alguém ficar?”
Você tomou a decisão certa ao priorizar a si mesma, mas eu entendo como a frustração pode ser difícil de lidar. Primeiro, essa situação não tem nada a ver com o seu valor ou com o que você merece. Na verdade, isso reflete as incertezas ou a falta de clareza do outro, não uma falha sua. O fato de ele “não saber o que quer” já mostra que o problema não está em você, mas na incapacidade dele de estar à altura de uma relação estável.
Em vez de focar no que não foi, olhe para o que você fez: você se escolheu. Isso é poderoso. É a prova de que você está disposta a criar um espaço na sua vida para quem realmente vai te valorizar e construir algo sólido com você. Dói agora, mas esse tipo de escolha fortalece sua autoestima. Pensa comigo: você prefere gastar energia tentando “ser suficiente” para alguém ou para encontrar uma relação onde você não precise lutar para ser vista? O primeiro passo para superar é entender que você é suficiente, só estava no lugar errado.
“Quando preciso fazer uma apresentação em reunião, fico muito nervosa, e não consigo falar como gostaria. As palavras somem, o coração acelera, e a voz fica estranha. E desesperador. Fico muito triste. As vezes acho que só acontece comigo.”
Primeiro, deixa eu te contar: isso definitivamente não acontece só com você. Ficar nervosa antes de uma apresentação é super comum, mesmo entre pessoas que parecem super confiantes. É o famoso medo de exposição, aquele frio na barriga que vem do nosso instinto de querer “performar bem” diante dos outros. Mas olha só: você não precisa deixar isso te paralisar.
Um jeito de começar a lidar com isso é lembrar que preparação diminui o medo. Treine em voz alta, grave e ouça depois. Quanto mais você treina, mais natural a apresentação fica. E o mais importante: pare de buscar perfeição. O que importa não é ser impecável, mas comunicar a mensagem. Erros acontecem e, acredite, as pessoas geralmente nem percebem.
— Gabi
🦋 Para enviar um desabafo, clique aqui. Queremos te ajudar em uma próxima edição :)
NA GAVETA
Um sonho de consumo bem aleatório. 🍳
Vai um filminho aí? 🎞️
Quando duvidar de si mesmo, lembre-se disso aqui. ✨
Vocês amam dicas de livros, então toma aqui meu top 5 do ano passado. 📖
LAST BUT NOT LEAST
Se permita recomeçar!
😁🫥🙁 Quão satisfeito você ficou com essa edição? Nos conte aqui.
🎟️ Quer anunciar conosco? É só clicar aqui.
🧇 Quer ser creator da waffle? Clique aqui e faça parte da comunidade mais legal do Brasil.
rising 🦋
cc: @sarinhaspov e @gabriellagoldenstein
Despertando sua melhor versão. Afinal, se tudo na vida é ponto de vista, por que não aprender um melhor jeito de enxergar?
Toda terça e quinta, na hora que o sol nasce, direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito.
Dúvidas, feedbacks ou sugestões? Responda esse e-mail ou envie um direct pra gente. Adoramos sua companhia! :)
até quinta-feira!
powered by: