- rising
- Posts
- não busque ser feliz
não busque ser feliz
20/11/2025

….
não busque ser feliz
bom dia. talvez a verdadeira felicidade seja aceitar que viver bem não é estar feliz o tempo todo.
é saber lidar mesmo quando não está.
….
NA GAVETA

O episódio dessa semana foi o meu favorito do podcast: conselhos de uma jovem senhora (vulgo, eu).
Todo mundo está falando deste livro aqui. Não li, mas achei interessante.
Uma mensagem para você que está passando por um momento difícil.
Mais uma dica para a lista de presentes de Natal.
Não há como não gostar disso aqui. Você vai me agradecer por ouvir ao longo do dia.
Esta série é uma mistura de comédia e suspense. Uma boa pedida para o fim de semana!
POV

Primeiro, queria contar para vocês que hoje é o meu aniversário. Como eu AMO aniversários, vou amar receber uma mensagem sua!
Nesse período, eu costumo ficar bem reflexiva e, hoje, ao contrário do que já desejei por anos, eu não quero ser feliz — quero ser forte o bastante para continuar mesmo quando não estiver. A verdade é que a felicidade virou uma obsessão:
“Faça o que te faz feliz”;
“Siga o que te dá prazer”,
“Cerque-se de boas vibrações”.
E a gente, preso nesse mantra moderno, começa a acreditar que sentir desconforto é sinal de que algo está errado. Mas talvez o que esteja errado seja justamente essa expectativa de viver sempre bem.
No livro Antifrágil, Nassim Taleb fala sobre sistemas que se fortalecem com o estresse. Eles não apenas resistem ao caos, mas crescem com ele.
Um osso que não recebe impacto, enfraquece;
Um músculo que não enfrenta peso, atrofia;
Uma pessoa que evita a dor a qualquer custo torna-se emocionalmente frágil.
Estamos criando uma geração blindada para o prazer e exposta demais à frustração. O paradoxo é claro: a obsessão pela felicidade constante nos torna frágeis.
Muita gente passa a vida buscando felicidade o tempo todo e acaba brigando com tudo que é negativo. Mas, se você vive tentando ser alegre o tempo inteiro — desejando e perseguindo felicidade a cada segundo —, essa busca, por si só, já é uma experiência negativa, percebe?
É fácil confundir felicidade com emoções positivas constantes, mas a verdadeira felicidade é resultado da capacidade de lidar com as emoções negativas de forma simples.
Então, hoje, no meu aniversário, o que eu desejo para mim — e para você também — é menos resistência e mais aceitação. Que troquemos a busca pelo prazer pela disposição de crescer.
Não busque ser feliz. Busque ser de verdade — o resto vem quando você para de fugir do que sente.
— @Gabi
DESAFIO DO DIA
62,93% de todos que votaram (116 pessoas) na enquete da edição anterior (18/11) disseram ter conseguido perceber onde o medo estava pedindo atenção e, em vez de fugir, o encararam.
🤳 “Eu postei um video. Com defeitos, falha na voz e com o medo de que o mundo iria explodir assim que o fizesse. Como escritor, eu sempre soube que precisaria alcançar meus leitores, a máxima de que "quem não é visto não é lembrado" — e esse primeiro passo, que parecia assustador, foi a fonte de um grande senso de propósito e avanço!”
🗣️ “Estava ficando casualmente com um rapaz e chegou um momento em que eu precisei falar que não estava legal pra mim daquela forma, que queria entender as intenções da gente. Tive muito medo de falar isso, de parecer que estou pressionando, mas fui fiel a mim e consegui elaborar da melhor maneira. Agora, sigo em paz sabendo que me respeitei e segui o que acredito!”
🚗 “Tive um acidente de carro há 25 anos e o medo tomou conta de mim. Fiquei quase três anos sem dirigir. Depois, com o apoio do meu esposo, voltei a dirigir apenas ali por perto. Agora, meu esposo faleceu há dois anos e não tenho mais meu companheiro de estradas, passeios, etc. Precisei criar coragem, enfrentar o medo de dirigir porque não posso deixar o carro parado na garagem e ficar andando só de TAXI. Este fim de semana, com fé em Deus, fiz uma pequena viagem. Dirigi por três horas. Fiz uma viagem de 180 KM. Correu tudo bem. Sempre que saia, gostava de postar assim: Por ai com minha melhor companhia — que era meu esposo. Hoje, vou postar assim: por aí com minha melhor companhia, que é DEUS.”
E sobre o desafio da última edição: você conseguiu escrever, em algum lugar, uma grande meta da sua vida. |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
Vamos ao desafio de hoje…

(Imagem: @psicofrases)
Observe onde você tem fugido do desconforto. Pode ser uma conversa, uma decisão ou um limite que precisa ser revisto.
Em vez de buscar alívio imediato, escolha presença. A dor que você encara com consciência vira força. A que você evita, volta.
FILOSOFANDO

tradução: “livre.”
Se a verdade pode matá-los, então deixe que morram.
Se você sente que precisa se “mostrar” de certo modo, de falar determinadas coisas, de se vestir de uma maneira específica ou de gostar de um tipo particular de coisa para que as pessoas gostem de você, então, sinto lhe dizer, mas essas pessoas não gostam de você de verdade.
Se você não pode dizer “não” quando precisa — e quer —, se tem que abrir mão do que acredita — ou não pode deixar isso aparecer —, se tem medo de falar algo porque isso pode te fazer perder certas pessoas ou não ser escolhido por elas, então você não é valorizado, nem tem sido escolhido pelo que realmente é.
Se a verdade sobre você — sobre o que realmente pensa, valoriza, gosta, acredita e quer — pode afastar alguém e “matar” a imagem que criou sobre si, deixe que isso morra.
Porque, se apenas gostam, escolhem e querem aquilo que você “montou” e se esforça para manter… percebe o peso disso?
Faz algum sentido manter esse jogo?
Será que não existem pessoas que vão te enxergar e valorizar pelo que você é de verdade — algo que não exija esforço para sustentar?
Será que não seria melhor viver com essas companhias?
Será que não faz mais sentido fazer questão disso?
Será que não é importante entender quem, de verdade, escolhe você?
Se a verdade pode afastá-las, deixe que se afastem — o mais cedo possível. Não adie algo que, mais cedo ou mais tarde, vai acontecer, porque ninguém consegue sustentar o que não é de verdade por muito tempo.
A nossa sanidade consiste em viver uma vida coerente com o que realmente faz sentido para quem somos. E só podemos descobrir e abraçar isso quando decidimos ter a coragem de escolher, dizer e agir de acordo com o que realmente acreditamos, queremos e valorizamos.
— @Sarinha
DESABAFO

Estou em um relacionamento no qual sinto que minhas necessidades emocionais não são atendidas. Não consigo expressar meu amor pelo receio de dar mais do que recebo e, por isso, acabo me fechando dentro da relação. Isso me faz sentir pequena, porque eu quero amar e me sentir amada.
Veja bem, ser transparente em relação às coisas é uma das melhores formas de descobrirmos se os ambientes, atividades e companhias com os quais ocupamos nosso tempo hoje são coerentes com o que queremos para a nossa vida. O que quero dizer com isso?
Se você expressar seu amor do jeito que realmente sente, se disser aquilo que lhe é importante e o que lhe incomoda, receberá uma reação da outra pessoa — que pode fazer sentido ou não para o que você quer para sua vida.
Isso não é ótimo? Entender se a pessoa que você tem ao seu lado é realmente quem você quer ao seu lado?
E outro ponto importante: o que você está sentindo pode ser fruto de falta de comunicação ou de uma comunicação confusa no relacionamento.
Será que não dá para dizer para essa pessoa com quem você, na teoria, tem uma relação de intimidade: “Fulano, não estou gostando disso e disso. Será que você pode não fazer mais isso ou aquilo?”
Se você não tem liberdade para ter esse tipo de conversa no seu relacionamento, talvez ainda não tenha entendido o que é a construção de uma relação duradoura.
Por fim — mas com certeza não menos importante — quero chamar sua atenção para o seguinte: o amor de verdade não mede olho por olho nem dente por dente.
Amar de verdade é estar disposto a se entregar, servir e fazer o que for necessário para deixar a vida de quem amamos melhor, sem olhar se estamos recebendo isso em troca.
O amor não cobra — ele é doação. Digo isso com muito carinho, para que você possa refletir. Essa é a essência do amor — e talvez não seja esse o nome do que você sente por essa pessoa.
— @Sarinha
🦋 Para enviar um desabafo, clique aqui. Queremos te ajudar em uma próxima edição :)
LAST BUT NOT LEAST
Um pouco melhor do que ontem, um pouco pior do que amanhã.
OPNIÃO DO LEITOR
Obrigado por ler até aqui! Quão satisfeito você ficou com essa edição? Deixe seu comentário após o voto.
O que você achou da edição de hoje? |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
RODAPÉ
🆘 Precisa de ajuda com algum problema? Clique para falar com o nosso suporte.
❌ Se não quiser mais receber nossas edições, é só clicar aqui.
🎟️ Quer anunciar conosco? É só clicar aqui.
QUEM SOMOS
rising 🦋
cc: @sarinhaspov e @gabriellagoldenstein
Despertando sua melhor versão. Afinal, se tudo na vida é ponto de vista, por que não aprender um melhor jeito de enxergar?
Toda terça e quinta, na hora que o sol nasce, direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito.
Dúvidas, feedbacks ou sugestões? Responda esse e-mail ou envie um direct pra gente. Adoramos sua companhia! :)
até semana que vem!
powered by:

