melhor escolha

melhor escolha

o minuto que você para de se importar com a opinião dos outros é o mesmo minuto que você consegue ser autêntico e fiel a si mesmo! essa é a melhor escolha que você pode fazer na vida.

POV

tradução: a maioria das pessoas não conhecem a si mesmas, por que você deveria se importar com o que elas pensam sobre você?

Somos biologicamente programados para viver em sociedade, e por isso, temos a inclinação de:

  • nos meter na vida do outro 😅

  • e deixar que a opinião do outro impacte fortemente na nossa vida 🫠

Uma crítica vinda de uma única pessoa pode chegar de forma avassaladora, mexendo com toda a sua autoestima — um elogio pode fazer o mesmo.

E por que será que a gente se deixa afetar tanto pela opinião alheia?

Segue o fio…

De maneira geral, as crianças acreditam em tudo que os adultos falam. Principalmente, os adultos que são vistos como referência.

Então, se na sua infância você escutou o quanto você era “bonzinho” ou talvez, um “pestinha”, isso pode ter formado crenças sobre você mesmo que reverberam até hoje.

Talvez até agora, mesmo maior de idade, você se pegue perguntando aos outros quando estiver tomando uma grande decisão, ou até mesmo, pra opinarem sobre você. Será que gostaram da sua roupa? Ou será que acham a sua personalidade agradável?

Foi isso que funcionou na sua infância. Você não conseguia pensar por si, então assumiu as crenças das pessoas mais próximas ao seu redor.

Na vida adulta, as opiniões podem ser úteis — não acho que ouvir o outro seja um problema. Mas depender dessas opiniões e perder-se nelas pode ser.

Por que fazemos isso? Por que nos importamos tanto com o que as pessoas pensam? Por que sempre pensamos em como as pessoas agem e tentamos ser como elas?

Pra entendermos como o ser humano de fato tende a acreditar mais no outro do que em si mesmo, vou mostrar pra vocês um experimento.

Olhe para esta linha. E agora, olhe para estas três linhas. Você consegue dizer qual delas corresponde à primeira linha? Tem certeza?

🔬 Esse foi um dos experimentos de conformidade de Asch, conduzidos por Solomon Asch na década de 1950.

O experimento foi conduzido com 123 estudantes universitários, onde cada aluno foi apresentado a um grupo de 6 a 8 outros alunos, que eram, na verdade, atores que já sabiam do que se tratava o experimento.

Os dois cartões acima foram mostrados para o grupo. Cada aluno foi instruído a dizer em voz alta qual linha do segundo cartão correspondia à primeira.

O grupo sentou de tal forma que permitiu que os atores respondessem primeiro, deixando o participante real responder por último.

Quase 75% dos participantes acompanharam a resposta dos atores pelo menos uma vez, mesmo quando a resposta estava errada!

Percebe o quanto somos influenciáveis? Mesmo quando temos convicções, podemos acabar seguindo a manada.

O experimento acima só enfatiza o desejo que temos de nos adequarmos às crenças e pensamentos dos outros. Revela que muitos indivíduos estão dispostos a concordar com a maioria, mesmo quando isso contradiz as suas próprias percepções.

Imagina quando alguém fala algo sobre você? Muitos passam a considerar a referência do outro como mais importante ou significativa que a própria conclusão.

Essa dependência do julgamento alheio ocorre pela ausência de critérios próprios. É claro que considerar críticas e sugestões dos outros é sempre válido e importante para nosso crescimento e evolução, mas não podemos tê-las como verdades absolutas.

A opinião do outro nem sempre precisa ser descartada, e nem sempre precisa ser validada — ela deve ser ponderada.

Se você está sempre validando as opiniões externas, isso pode ser um sinal de insegurança.

O seu discernimento próprio deve sempre estar acima da opinião alheia: isso serve para críticas e elogios.

Gabi
PATROCINADO POR WARREN INVESTIMENTOS

Sabe o que harmoniza bem com um vinhozinho?

A resposta certa é: investimento bem planejado — desde o primeiro dinheirinho que você ganha — porque cada real conta na hora de realizar os seus sonhos e planos.

Bom, seja você alguém que gosta de bons vinhos ou é aspirante no assunto, sabe como a qualidade e atenção aos rótulos ditam muito a escolha acertada de uma garrafa.

A Warren acredita que na hora de investir, o princípio é o mesmo e, por isso, tem assessores trabalhando para o rendimento do seu dinheiro, alinhados com os seus objetivos e com taxas transparentes. 💰

Acaba de cair na sua mão uma oportunidade exclusiva 🤌🏽

Os novos clientes que investirem R$100 na Warren vão receber um cupom exclusivo de 15% de desconto para usar na próxima compra na Grand Cru. Eles têm uma variedade de vinhos para todos os paladares — uma ótima oportunidade para brindar cada conquista. 🍷 ✨

A condição está valendo apenas para os primeiros 500 novos investidores, então comece agora mesmo.

FILOSOFANDO

Anatomia e Áreas Funcionais do Cérebro

Quanto menos os homens pensam, mais eles falam.

Barão de Montesquieu

É preciso aprender a pensar.

Eu sei que o barulho ao seu redor é grande.

Eu sei que não faltam discursos prontos e opiniões entregues em uma bandeja de prata para você.

Mas você precisa PENSAR.

Ao mesmo mesmo tempo que vivemos na era onde em que todo tipo de informação é disponível, ela costuma chegar através de um raciocínio mastigado e enviesado pela conclusão alheia.

Você não pensa, mas permite que outros pensem por você. E consequentemente, te controlem.

Mas entenda:

Uma das suas maiores virtudes, é sua capacidade de racionalizar, ponderar, considerar e analisar.

Você É CAPAZ de PENSAR e desenvolver suas próprias opiniões e conclusões.

Mas quantas vezes você já se calou, ou recuou, porque os únicos argumentos que tinha eram jargões e frases de efeito de gurus?

Quando você pensa, tem menos medo de ser verdadeiro sobre aquilo que acredita e sente, pois sabe os seus motivos e por isso sabe defender essas verdades.

Quando você pensa, é capaz de criar e recriar, porque tem ferramentas!

E quanto mais treinar essa habilidade, mais vai entender o quanto ela é poderosa e útil. Porque é isso que permite a ação e a evolução.

Nem sempre é fácil, eu sei. Às vezes dá preguiça.

Mas “preguiça” é uma palavra muito feia. E você é muito mais inteligente do que imagina.

Aja de acordo com esse potencial.

— Sarinha

DESABAFO

Faço faculdade, sou mãe, esposa, dona de casa e faço estágio na área que estou estudando, mas a situação financeira não está boa. Preciso focar em um concurso público, mas acabo procrastinando ou dormindo devido o cansaço, não sei como ajeitar a rotina, para conciliar esse estudo e passar em um concurso.

Admiro você! Sua rotina, ao mesmo tempo que deve ser aconchegante, por ter ao lado pessoas que ama muito e quer cuidar, deve ser cansativa, cheia e desafiadora. Você não tem o luxo de pensar só em você e em uma rotina que segue perfeitamente os SEUS horários e objetivos. Tem que fazer isso para além de você.

Primeiro, reconheça que já dá conta de muito…

Segundo, pela sua pergunta, consigo presumir sua autocobrança e, por isso, gostaria que entendesse isso aqui (que já falei algumas vezes):

Em alguns momentos, para ser 10 em algo, terá que ser nota 6 em outras coisas.

Nossa cultura exige que as mulheres sejam profissionais como se não fossem mães e ao mesmo tempo sejam mães como se não fossem profissionais.

Isso só funciona no papel.

Mulher, ninguém dá conta de tudo! rs.

Às vezes o serviço vai sair meio capenga mesmo, mas isso não quer dizer que tudo está perdido.

Saiba respeitar seus limites para conseguir dar um passo de cada vez.

Talvez sua procrastinação venha do fato de constantemente querer fazer tudo de uma vez, em todas as áreas da sua vida! Não vai rolar.

Então vamos para o lado prático da coisa:

  1. Mesmo que isso não dependa só de você e dos seus horários, tente estipular uma rotina para sua semana. Aqueles compromissos e tarefas que já são certos, ANOTE na agenda ou em um guardanapo, que seja, e encaixe as outras responsabilidades entre eles. E se imprevistos surgirem: está TUDO BEM! Eles sempre vão surgir, principalmente na vida de mães. Mas uma certa previsibilidade sobre o que você precisa fazer vai manter sua mente mais calma.

  2. Se comprometa a estudar 1 pergunta de concurso por dia e não TODAS as questões que possivelmente cairão em uma prova. Consegue perceber a diferença? Talvez em um dia mais tranquilo você consiga se dedicar até a 2 ou 3 — e isso será maravilhoso. Mas vamos combinar começar com 1 só? É de pouco a pouco que a engrenagem começa a andar mais rápido. De 1 em 1, mesmo que leve mais tempo, vai chegar um momento que você estará mais preparada. O fato de você querer chegar logo no final é o que te faz negligenciar o começo e te paralisa.

  3. Converse com seu marido sobre isso, principalmente sobre a situação financeira. Vocês podem combinar as coisas. Nesse momento, talvez a questão financeira será um peso sustentado prioritariamente por ele, mas o alinhamento entre vocês pode deixar a visão mais clara de que isso é para um bem maior da família toda no futuro.

Por último e, mais uma vez: admiro você.

Tenho uma profissão no qual estudei 5 anos, mas minha família tem uma empresa em um ramo totalmente diferente. Às vezes sinto que devo seguir com a empresa da família por todo o esforço que tiveram para chegar aonde estão hoje, até porque querendo ou não é uma garantia de uma vida mais tranquila financeiramente no futuro. Porém eu amo a minha profissão e ela não me dará tanto retorno financeiro assim e não sei o que fazer.

Se pergunte o que você MAIS quer: a profissão que ama ou o retorno financeiro?

Mas já gostaria de te adiantar: é possível ter os dois.

Talvez você não enxergue isso, porque está olhando para essa profissão como um ideal de realização, felicidade plena e prazer. Mas, na verdade, por mais que você a ame, ela vai te exigir MUITO esforço, dedicação, ética, competência, evolução e provavelmente, abdicação de algumas coisas que você também gosta muito.

No contexto que vivemos hoje, é muito difícil que alguma competência não seja capaz de retornar financeiramente quem encontra os lugares certos de aplicá-la.

Nosso mundo é muito mais dinâmico hoje, e existe muito espaço nas vitrines.

Mas talvez você ame tanto essa profissão, que não queira “manchá-la” com a dor da rotina e do estresse.

Não tem nada de errado nisso. Você pode transformá-la em um hobbie, por exemplo e fazer do trabalho na empresa da sua família o seu ganha pão, que vai te proporcionar segurança financeira e liberdade sobre tempo para se dedicar ao que gosta de fazer.

Percebe que aqui você também conciliou o financeiro com aquilo que você ama fazer?

Por isso, volto à primeira pergunta: O QUE VOCÊ MAIS QUER?

Dinheiro, tempo, um serviço satisfatório…

Será que um exclui o outro? Ou dá pra encontrar diferentes formas de conciliá-los?

— Sarinha

🦋 Para enviar um desabafo, clique aqui. Queremos te ajudar em uma próxima edição :)

UNBOXING feat YUOOL

Descobri um tênis que compõe meus looks e é simplesmente perfeito 💖. Sem exagero, minha rotina ficou muito mais simples desde que comecei a usar esse modelo, Urban da Yuool.

Eu levo meu cachorro pra passear de manhã e depois nem preciso trocar de tênis pra ir pro escritório. E de lá já vou pra faculdade. Se eu já sei que vou bater perna no final de semana, escolho ele mesmo.

  • O tênis é super levinho e combina com todos os meus moods, andar ficou confortável, sabe? Chego no fim do dia e meu pé não tá doendo e até posso tirar o 👟 na casa do meu namorado sem passar vergonha, porque ele é antiodor.

Fora que o design dele ficou elegante e atemporal, eu estou adorando! E fui descobrir que além do branco, tem outras três cores… confere aqui todas as opções. Use o cupom RISING pra aproveitar 15% OFF.

NA GAVETA
  1. Para acordar feliz, escute essa música! 🎵

  2. Vocês leem meus pensamentos mais íntimos. Querem conhecer a minha rotina também? Compartilhei um pouco aqui! 🥗

  3. Se você gosta de séries leves e engraçadinhas, estou assistindo a essa e adorando. 🍿

  4. Pra quem não sabe, um dos meus hobbies é fazer a curadoria dos posts desse Instagram. 🧸 Me conta se você já conhecia.

  5. Te contei que você é capaz de pensar. Se ainda não acredita, veja esse vídeo dos seus neurônios se comunicando quando está aprendendo ou processando algo. É lindo demais! ✨

LAST BUT NOT LEAST

ATENÇÃO: Relações passageiras deixam lições permanentes.

🍊 Se você quiser tomar o mesmo Morning Shot que a Gabi e Sarinha tomam de manhã, clique aqui.

🍫 Se você quiser comer a mesma barrinha que a Gabi e Sarinha comem no meio da tarde, clique aqui.

😁🫥🙁 Quão satisfeito você ficou com essa edição? Nos conte aqui.

rising 🦋
cc: @sarinhaspov e @gabriellagoldenstein

Despertando sua melhor versão. Afinal, se tudo na vida é ponto de vista, por que não aprender um melhor jeito de enxergar?

  • Toda terça e quinta, na hora que o sol nasce, direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito.

Dúvidas, feedbacks ou sugestões? Responda esse e-mail ou envie um direct pra gente. Adoramos sua companhia! :)

até semana que vem!

powered by: