- rising
- Posts
- Maturidade e como ser um adulto
Maturidade e como ser um adulto
01/07/2025

envelhecer não é amadurecer
bom dia. ser adulto não é pagar boleto, mas assumir responsabilidades, rever ideias, controlar impulsos e parar de culpar o mundo pelo que só você pode mudar.

POV

tradução: não cresça. é uma armadilha.
Há pessoas que acreditam que amadurecer é parar de acreditar em Papai Noel, vestir alfaiataria e ter boletos para pagar — mas não é isso. Maturidade tem a ver com responsabilidade e coragem. Coragem de olhar para dentro de verdade.
Ser adulto é começar a assumir que algumas dores já não são mais culpa dos outros. Ser adulto é assumir que, a partir de certo ponto, tudo o que você vive, se não for sua responsabilidade... vai ser de quem?
Nós realmente crescemos quando aprendemos a sustentar as consequências dos nossos atos, paramos de esperar aplauso por fazer o mínimo e aprendemos a lidar com limites, frustrações, silêncio e impermanência.
Maturidade é abrir mão do que é fácil, do que dá prazer imediato, para sustentar algo maior. Maturidade é parar de culpar o mundo pela dor que ainda não quisemos curar, mas que só nós podemos.
No fim, amadurecer é parar de agir como se o mundo nos devesse algo. É compreender que a vida não gira ao nosso redor.
Ser adulto é ter paciência para ouvir, compaixão para acolher o outro e disciplina para sustentar as próprias escolhas. Ser adulto é não usar o passado como muleta ou desculpa, mas agir aqui, agora.
O corpo pode envelhecer por si só. A alma, não. Crescer por dentro é um ato de intenção e, acima de tudo, de amor. Quem se ama de verdade… se responsabiliza.
— @Gabi
DESAFIO DO DIA
Pouco mais de 86% dos que votaram (312 pessoas) na enquete da edição anterior (26/06) disseram ter conseguido observar onde passaram do ponto, seja no trabalho, nas cobranças, no controle ou no consumo. Abaixo, alguns comentários:
💼 “Comecei a trabalhar todos os dias 12 horas por dia durante a semana e, aos fins de semana, estava tentando fazer algo com meu amigos para simplesmente não ter que ficar sozinho comigo mesmo. Passei por um término difícil há dois meses e acho que não queria enfrentar todo o luto que ainda sentia — além de ter que lidar com a solidão. Tô começando a diminuir esses excessos e tendo a coragem de olhar mais pra dentro de mim e tentar entender e administrar mais tudo que estou sentindo.”
😋 “Comida. Não diria que tenho compulsão ou algo assim, mas sempre que me sinto mal eu desconto na comida. Seja comendo muitas besteiras, ou comendo mais do que eu aguento. Já cheguei a passar mal de tanto comer — e não foi só uma vez. Atualmente, tenho melhorado, graças a minha consciência e alguns hábitos que venho praticando, mas percebo que o tédio também me faz querer comer.”
🛒 “Tenho passado do ponto no consumo. Compro para suprir uma necessidade em mim que não sei de onde vem. Talvez a falta de verdadeiras amizades ou de dopamina de verdade, como passeios, festas, idas a praia... Simplesmente não sei explicar, mas identificar isso já é um passo importante.”
E sobre o desafio da última edição: Você conseguiu ficar em silêncio, seja no trânsito, na academia, ao chegar em casa ou em qualquer pausa no meio do dia. |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
Vamos para o desafio de hoje…

Faça algo que precisa ser feito. Às vezes, amadurecer é só dar o primeiro passo, mesmo quando o outro ainda está parado.
FILOSOFANDO

Tudo que você diz deve ser verdadeiro, mas nem toda verdade deve ser dita.
Pode ser difícil controlarmo-nos, não? Falar mesmo quando não somos convidados — e, assim, machucar alguém.
Afinal, as palavras são como balas de canhão — não têm volta. Por isso, elas são preciosas. Uma palavra sua pode permanecer para sempre.
Acredito que você consiga lembrar de palavras que ouviu há anos e ainda carrega consigo, tanto para o bem quanto para o mal.
Nossas atitudes têm efeito cascata — e nossas palavras também. Por isso, é importante medi-las. É uma questão de elegância saber que elas não cabem em todo lugar e em toda ocasião.
Por que sair sempre como o chato e inconveniente, que machuca as pessoas ao redor? A troco de quê?
Será que todo conselho, toda opinião sua vem sempre com a intenção de ajudar e agregar? E se for só o ego, querendo reconhecimento de superioridade? Ele pode ser um inimigo.
— @Sarinha
TIP OF THE DAY
Já ouviu falar em higiene do sono? 🛀 🛏️
É o conjunto de hábitos que ajudam seu corpo a desacelerar à noite pra dormir profundamente.
Um banho morno, leitura leve, música relaxante... e preparar seu Koala favorito 🐨 são rituais que podem ajudar e muito a acalmar a mente acelerada antes de apagar as luzes. 💤
DESABAFO

Tenho a sensação de que se meus planos e ideias para iniciar minha carreira não acontecerem exatamente como eu planejo (com um trainee), minha vida profissional não vai acontecer como eu quero. Sei que tem a ver com uma tentativa de controlar o futuro, mas como lidar com a ansiedade que isso implica? Como mudar o pensamento de "se não acontecer como eu planejo, então nada vai dar certo"?
É realmente difícil aceitar que a vida não é um script. Mas pense comigo:
Se você parar e não se mexer mais porque as coisas não saíram como planejou, é aí que realmente não vai dar nada certo.
O fracasso não é precisar recalcular a rota, mas sim abandonar a jornada. Parar de tentar é simplesmente aceitar o “não” que é certo ao não fazer, em vez de lutar por um possível “sim”.
O verdadeiro script da vida nós construímos ao vivo — mesmo que isso dê medo e seja difícil de fazer. Porque, convenhamos, pode ser mais fácil planejar do que fazer.
Mas é muito mais difícil lidar com a dor de não sair do lugar do que lidar com as conquistas que podem surgir ao recalcular uma rota inesperada... e chegar a um lugar novo.
Estou em um relacionamento e, “vira e mexe”, me bate a sensação de que devo terminar, mesmo sendo um relacionamento maravilhoso, com muito companheirismo. Vivo nesta relação com medo de ter este sentimento para sempre, não estar conseguindo viver o que mereço e também não entregar o que o meu parceiro merece.
Será que a questão não seria você parar de dar munição para um sentimento que não quer ter mais? Por exemplo: parar de comparar seu relacionamento com outros e seu parceiro com outras pessoas.
Fazer isso simplesmente não é justo. Você já conhece a pessoa que está ao seu lado, sabe das qualidades e defeitos dela e, provavelmente, já chegou com ela a uma fase mais tranquila da paixão — a rotina —, o que é parte natural de um relacionamento saudável.
Relacionamentos saudáveis não são como montanhas-russas. Mas isso não quer dizer que não possam ser muito bons.
Ainda é válido perguntar — e cobrar de si — uma resposta mais clara: o que você tanto deseja?
O que você realmente busca e acha que não encontra na pessoa que está com você? Será que ela realmente não tem isso, ou será que você só está sentindo falta da adrenalina de começar tudo de novo?
E já te adianto: se começar tudo de novo, pode encontrar outra pessoa maravilhosa também… e voltar a sentir o que está sentindo agora. É uma inclinação humana: aspirar ao maior, ao melhor, ao mais alto.
Mas é importante controlar isso, ou nunca será possível construir uma relação sólida com alguém.
E, principalmente, você pode canalizar essa aspiração para melhorar o relacionamento que tem agora. Se desenvolver como pessoa e ajudar quem está ao seu lado a se transformar na melhor versão de si mesmo. Isso é amar. Assim como é amar abrir mão de outras opções — que sempre existirão.
Você merece algo maravilhoso — e o seu parceiro também. Será que… não seria isso o que já vivem agora?
— @Sarinha
🦋 Para enviar um desabafo, clique aqui. Queremos te ajudar em uma próxima edição :)
NA GAVETA

Quem não adora isso aqui? 🎶
Este livro é super legal.
O que a fé e o medo tem em comum?
Lista das boas para quem ama filmes!
Dica de ouro. Dez pequenos hábitos japoneses para ter uma vida longa e saudável. 🌱
LAST BUT NOT LEAST
Com seu maior dom, também pode vir o fardo da sua existência. E você é forte o suficiente para carregá-lo.
RODAPÉ
😁🫥🙁 Quão satisfeito você ficou com essa edição? Nos conte aqui.
🆘 Precisa de ajuda com algum problema? Clique para falar com o nosso suporte.
🎟️ Quer anunciar conosco? É só clicar aqui.
QUEM SOMOS
rising 🦋
cc: @sarinhaspov e @gabriellagoldenstein
Despertando sua melhor versão. Afinal, se tudo na vida é ponto de vista, por que não aprender um melhor jeito de enxergar?
Toda terça e quinta, na hora que o sol nasce, direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito.
Dúvidas, feedbacks ou sugestões? Responda esse e-mail ou envie um direct pra gente. Adoramos sua companhia! :)
até quinta-feira!
powered by: