• rising
  • Posts
  • já dizia o provérbio chinês

já dizia o provérbio chinês

já dizia o provérbio chinês

“faça o melhor, se prepare para o pior, não espere nada de ninguém e o que vier é lucro.”

POV

(tradução: todas as respostas estão dentro de você)

São muitos embaraços que surgem pelo caminho.

  • As respostas difíceis de elaborar;

  • As encruzilhadas que te deixam dividido;

  • As oportunidades que parecem tão injustas.

Se ao menos uma solução caísse dos céus, se ao menos alguém aparecesse para solucionar todos os problemas… Seria mais fácil.

Mas a verdade é que a muitos dos embaraços que aparecem no mundo ao seu redor, são reflexos de questões embaraçadas dentro de você:

  • Os assuntos que você não soube comunicar de forma clara;

  • A sua escolha de evitar ao invés de encarar o que precisava ser feito na hora certa;

  • A influência que você permite que as experiências passadas tenham no seu presente (talvez até por negligenciar a relação desses eventos).

Pare por um momento, leia cada um desses pontos com atenção e reflita.

É lógico como uma equação matemática: Os embaraços que aparecem no seu caminho hoje, são reflexos de questões embaraçadas dentro de você.

A boa notícia é: As respostas para desfazer esses nós, também estão dentro de você.

Porque, pense comigo:

NINGUÉM é capaz de identificar, reconhecer, entender e mudar seus padrões, suas razões e motivações como você mesmo. Você é quem tem as resposta para as suas questões. É por isso, que não vai funcionar esperar que algo ou alguém venha resolver tudo isso para você.

Uma super oportunidade pode te deixar extremamente eufórico e motivado por um momento, uma nova paixão pode anestesiar qualquer dor que te amargurava o peito.

Mas com o tempo, quando as emoções saírem da flor da pele e te colocarem mais uma vez em equilíbrio, ou quando o primeiro desafio surgir nesse novo relacionamento, emprego, projeto… O gatilho vai ser despertado e você vai perceber que a dor, o desafio, o desespero, a angústia que antes existiam, se não forem trabalhados, vão sempre voltar a te atormentar.

Ou seja: enquanto você negligenciar a raiz do problema, as ervas daninhas vão voltar a aparecer.

Por isso, é bom olhar para dentro, para identificar:

  • Os seus padrões;

  • Os seus medos;

  • Os seus desejos;

  • As suas necessidades;

  • As suas prioridades;

  • Os seus gatilhos;

  • Suas responsabilidades.

As respostas para as suas questões mais embaraçadas.

Tudo isso se encontra dentro de você e ninguém além de você é capaz de adentrar essas fronteiras.

FILOSOFANDO

"Quando não podemos mais mudar uma situação, somos desafiados a mudar a nós mesmos."

- Viktor Frankl

Grande parte do nosso sofrimento reside em: Resistir. Criamos resistência ao que nos acontece, e enquanto o Universo vai para um lado, esperamos que ele vá para o outro. É muita pretensão nossa em achar que podemos controlar e mudar certas coisas, né?

Existe algo maior (independente do que você acredite) que controla tudo. Tentar assumir esse papel só gera frustração. É claro que precisamos de ação e movimento para conduzir o que nos cabe, não é disso que estou falando aqui.

A questão é: Às vezes, somos literalmente incapazes de mudar algo fora, alguma situação ou até mesmo, uma outra pessoa. Tentamos inclusive culpar nossos problemas nesse fator externo, achando que é isso ou essa pessoa que deve mudar para que, então, possamos ficar em paz.

Se enfrentamos uma situação que não podemos fazer nada, talvez o que podemos fazer é aceitar a situação e mudar a forma como a percebemos. Quando mudamos a nós mesmos, conseguimos mudar a percepção de tudo que acontece fora.

Gabi
DESABAFO

“Sinto que me preocupo com coisas tão bobas, aquelas famosas noias, sabe? Como lidar com isso?”

Noia (noi.a)

[Substantivo] [Gíria] Patologia que se intensifica com o excesso de comparação, configurando desconfiança de si mesmo e desenvolvimento progressivo de idéias de repulsa, impedindo a vida tal como a felicidade.

  • Me lembro, um dia, de ter ido em um Coach de forma bem despretensiosa. Sinceramente, nunca acreditei no poder da autoanálise imediata.

Cheguei cansada, desanimada. Tinha perdido o treino naquela manhã, mas, por algum motivo maior, não queria perder a conversa — mesmo sem grande empolgação.

Ele me perguntou se eu tinha alguma “noia”. Eu retruquei: “O que você entende por noia?” Ele respondeu: “Tudo aquilo que te atormenta reiteradamente e te impede de ser feliz”.

Você não é merecedora de felicidade? Você esqueceu, né ? Que merece ser feliz também. Por isso aceita se maltratar tanto no meio do caminho.”

Acho que talvez essa tenha sido a fala mais simples e certeira que alguém poderia ter me dado. A gente esquece de se perguntar o básico e acima de tudo, esquece de tomar as decisões pensando nesse básico: ser simplesmente feliz.

Sabe aquela pedrinha no seu sapato que te impede de ter paz de espírito? Essa é a tal da noia. Infelizmente, em um mundo em que não só a grama, mas a vida, a casa do vizinho parecem ser indiscutivelmente melhores a gente passa a criar imagens tão disfuncionais de nós mesmos. Nos vemos insuficientes, pouco capazes, fisicamente, mentalmente, profissionalmente.

  • “Como ele é assim? Como a vida dele é assim? Como ele dá conta? Como ele tem esse corpo? Como? Como?”

E nesse mar de “Comos” a gente esquece do simples. Do “eu”. Eu estou feliz? — Te convido a fazer essa pergunta para você mesmo olhando para um espelho e sem ter medo da resposta.

Eu só fui parar para pensar que era merecedora da felicidade depois que um Coach me indagou. A gente esquece. Mais do que isso, a gente posterga a felicidade até o nosso último dia de vida.

Optamos por sermos felizes no efêmero. Felicidade é hoje. É momento. É interno. Por que a gente busca tanto fora? Por que a gente deixa tanto pro amanhã? Quando eu fizer X ou Y ela vem, a felicidade vem. E mais uma vez postergamos.

Se liberte das noias para viver várias vidas em uma vida. A noia paralisa. Vida é movimento.

🦋 Para enviar um desabafo, clique aqui. Queremos te ajudar em uma próxima edição :)

NA GAVETA
  1. Compartilhei no Instagram que me tornei fã dos óleos essenciais. Esse tem sido o cheirinho do meu quarto nos últimos tempos. 🌸

  2. Só pra te lembrar. ✨

  3. Esse ano completaram-se 30 anos desde o lançamento desse filme. Das letras das músicas até o sentido de cada diálogo, é muito mais profundo que uma animação infantil parece ser. Para sempre um dos meus favoritos. 🦁

  4. Um amigo me apresentou essa música no fim de semana, e ela ainda não saiu do repeat. 🎵

  5. Essa série estava a frente do seu tempo. Maratonando por aqui! 🗽

  6. Amo cozinhar e amo refletir, por isso criei esse quadro no Instagram. 🥧

LAST BUT NOT LEAST

Tenha coragem de ser tão autêntico, que nem todo mundo vai gostar de você!

😁🫥🙁 Quão satisfeito você ficou com essa edição? Nos conte aqui.

rising 🦋
cc: @sarinhaspov e @gabriellagoldenstein

Despertando sua melhor versão. Afinal, se tudo na vida é ponto de vista, por que não aprender um melhor jeito de enxergar?

  • Toda terça e quinta, na hora que o sol nasce, direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito.

Dúvidas, feedbacks ou sugestões? Responda esse e-mail ou envie um direct pra gente. Adoramos sua companhia! :)

até semana que vem!

powered by: