intenção

intenção

acorde e determine uma intenção para o seu dia: foco, força, gentileza… saia do piloto automático e tenha um guia para suas ações.

POV

Você se considera uma pessoa AUTOCONFIANTE?

Percebo que a maior dor do ser humano hoje, é o medo de não ser aceito, de não ser bom o suficiente, de ser julgado, comparado...

Sabe por quê?

A sociedade em que vivemos nos estimula a não acreditar em nós mesmos.

Quando a criança começa a receber suas primeiras influências externas — na maioria das vezes, dos pais e da escola — sua personalidade está sendo moldada. É quando ela aprende o que é certo ou errado, o que deve ou não fazer, etc.

  • Ainda bem que a criança aprende limites e regras, que são para o seu próprio bem e para o bem do todo.

Só que, quando em excesso, essa “domesticação”, é o que alimenta a nossa insegurança desde os primeiros anos das nossas vidas.

Todo ser humano nasce com as suas aptidões e vontades, que são podadas com o passar do tempo. Normalmente, na juventude, uma pessoa ainda tem essa chama acesa e uma visão clara daquilo que veio fazer e ser no mundo.

Aos poucos, vai acreditando nas vozes externas que insistem em dizer que esse sonho é impossível, que esse não é o caminho certo, ou pior, que a pessoa não é capaz.

Na escola, por exemplo, também aprendemos a nos tornar cada vez mais inseguros. Afinal, só existe um caminho para o aluno ser visto como capaz, ou inteligente. Somos comparados através das mesmas métricas, mesmo sendo pessoas completamente diferentes.

O resultado? Nos tornamos adultos inseguros. E pior, somos reprimidos se somos autoconfiantes.

Já parou pra perceber como a autoconfiança muitas vezes é vista como prepotência ou arrogância? Até quando recebemos elogios, tendemos a responder envergonhados, diminuindo nossos feitos.

Então, trouxe algumas dicas práticas pra te ajudar a se tornar uma pessoa mais segura de si.

1) Cumpra com o que você se propõe: Percebo que, hoje, as pessoas vivem muito a teoria e pouco a prática (cabe um texto só pra isso, hein?)

Basicamente, prometa menos e faça mais. Cada vez que você define uma meta ou um desafio consigo mesmo e não cumpre, você manda uma mensagem para o seu cérebro de que não é capaz e isso te enfraquece cada vez mais. Por isso, só prometa o que pode cumprir. Que tal esse desafio amanhã? Estipule uma meta: acordar mais cedo, se exercitar, tomar a quantidade de água necessária no dia... E faça!

2) Se conte a história certa: Independente do que foi dito pra você ou o que te aconteceu, você é o que você acredita.

Use mantras, afirmações e crie a narrativa pra sua vida com o tom que você quer! Você pode construir a sua realidade, prometo.

3) Mergulhe dentro de si: Viva numa incansável busca pelo autoconhecimento. Busque as ferramentas que mais façam sentido pra você: terapia, escrita, o que for! Só cuidado com uma coisa, vejo muita gente usando a terapia, por exemplo, pra justificar seus defeitos e repetição de padrões. Busque se conhecer pra evoluir.

E o mais importante: Se você se conhece, você tira o poder da mão do outro de saber se você é bom ou não, se você é capaz ou não.

4) Não tenha medo de viver: Por fim, não tenha medo de experienciar coisas novas. Às vezes, você vive dentro de uma caixinha vivendo uma vida que não é sua. Dessa forma você nunca vai se sentir preenchido. Se abra pra novas experiências. Quem sabe um novo hobbie? E se você for um talento tocando gaita, e nunca deu chance a isso? Não tenha medo de se descobrir.

Nos preocupamos muito com o que os outros vão pensar, e acabamos vivendo pro outro, uma vida cheia de inseguranças.

Pare pra pensar: Você está trabalhando o seu poder pessoal e a sua autoconfiança ou só está se podando para se encaixar ao meio?

Gabi
FILOSOFANDO

💡 “Quando não somos mais capazes de mudar uma situação, somos desafiados a mudar a nós mesmos.”

— Viktor Frankl
  • Você não controla se faz frio ou faz calor, mas controla se vai usar casaco ou camiseta.

  • Você não controla as condições e habilidades necessárias para conseguir seu emprego dos sonhos, mas controla seu movimento para desenvolvê-los ou não.

  • Você não controla a percepção de valor que o outro tem sobre você, mas controla a escolha de mantê-lo ao seu lado ou não.

  • Você não controla a complexidade de uma atividade, mas controla seu nível de comprometimento para aprendê-la.

Na maioria das vezes, basta olhar a situação por um ângulo diferente, para entender que a mudança começa em você. Por esse ângulo diferente, a situação também se transforma.

Mas acho importante lembrar que o nosso controle sobre cada questão vai só até certo ponto. Por isso, faça o que deve fazer, cumpra com as suas responsabilidades e procure soluções para os problemas que aparecem no caminho, mas entenda os seus limites.

💡 Mudar, pode significar apenas saber a hora de parar.

DESABAFO

“Comparo meu corpo com o de outras pessoas e sempre sinto que estou para trás.”

Preste atenção nisso que vou dizer: O ÚNICO PARÂMETRO REAL de comparação para você mesmo, É VOCÊ de 1 ano, 6 meses, 1 semana, 1 dia atrás.

Você tem buscado ser uma versão melhor SUA?

Deixa eu te explicar: O outro tem uma genética diferente da sua. O outro tem uma rotina diferente da sua. O outro tem um biotipo diferente do seu e favorece pontos diferentes dos que o seu biotipo favorece...

Quando você compara o seu corpo com o da “musa fitness” ou do fisiculturista, você para pra pensar em quantos anos de treinos essa pessoa tem, a frequência que ela construiu nesses anos, se ela usou algum tipo de suplementação ou não… e compara isso com o seu processo, por exemplo?

💡 Ou compara só a foto com o seu espelho?

Comparações rasas podem te enganar e com certeza vão te frustrar. Você pode usar o outro como INSPIRAÇÃO e MOTIVAÇÃO. Se ele conseguiu, você também consegue, mas no seu tempo e da sua forma.

Agora, quando o assunto for COMPARAR, use a SUA VERSÃO DE ONTEM. E junto disso, pense:

💡 A sua versão de daqui 1 ano, agradeceria pelo que você está fazendo hoje?

(Falo sobre isso nesse vídeo.)

“Às vezes, acho que não sou capaz de alcançar o que eu quero”

Você pode estar certo. Talvez você AINDA não tenha as habilidades e competências necessárias para alcançar aquilo que quer. Mas você pode desenvolver isso e se tornar capacitado. Ninguém nasce pronto.

A informação, hoje, é um recurso bem democratizado. Você pode aprender várias coisas com o que tem nas mãos e, assim, se tornar cada vez mais entendido, mais forte, mais competente e mais habilidoso (espero que por aqui, inclusive, possamos te ajudar nessa jornada).

Mas entenda: Não é do dia para a noite que se torna bom. Leva tempo. Sua mente tem que ser treinada para aceitar isso e ter paciência.

E no pico de uma montanha, irá se deparar com a base da próxima. Você sempre terá ainda o que melhorar. Então aproveite a jornada, porque ela irá durar por toda a vida.

(Talvez esse vídeo te ajude entender que você só não seja capaz AINDA.)

UNBOXING

Eu sou aquela pessoa que aaaaaama leite. Infelizmente não é a coisa mais ideal do mundo pra manter na rotina diária. Pelo menos pra mim, a lactose gera um desconforto danado.

  • Mas como eu não gosto de passar vontade, sempre busco alternativas mais saudáveis pras coisas que eu adoro consumir.

O leite de aveia Nude, é uma dessas coisas. Sei que não é tão fácil achar leites vegetais saborosos, mas o da Nude eu fiquei impressionada — além dele ser super versátil pra receitas (doces e salgadas).

Como eu mais uso? Batendo com whey ou fazendo meu overnight oats (mingau de aveia) no café da manhã. (Obs: receitinha em inglês porque eu amo esse canal, não briguem comigo aos que não curtem o inglês por aqui hihi)

Além de eu ter adorado, eu vi que a Nude tem toda uma bandeira sustentável, com baixa pegada de carbono e querem meio que revolucionar a indústria de alimentos como um todo. Achei beeeem legal.

Me inspirou muito! E você? Consegue comprar aqui!

Gabi
NA GAVETA
  1. Durante essa semana, não se esqueça disso aqui.

  2. Já faz tempo que isso aqui aconteceu, mas toda vez que eu assisto a esse show, minha energia vai lá em cima! 🏈

  3. Quer uma ideia de um presente de Natal útil, personalizável e que vai durar muito? Adoro essa marca. 🥤

  4. Tem dificuldade em ser gentil no dia a dia? Escute isso 🥰

  5. Esse vídeo é pra aquecer o coração 🥹

  6. Eu adoro filmes leves e engraçados, se tiver tema de Natal, ainda melhor. Assisti esse no fim de semana. 🎄

LAST BUT NOT LEAST

🤫 Você não controla as palavras que vêm a sua mente, mas controla as que saem da sua boca. Sabedoria é saber usar bem disso.

😁🫥🙁 Quão satisfeito você ficou com essa edição? Nos conte aqui.

rising 🦋
cc: @sarinhaspov e @gabriellagoldenstein

Despertando sua melhor versão. Afinal, se tudo na vida é ponto de vista, por que não aprender um melhor jeito de enxergar?

  • Toda terça e quinta, na hora que o sol nasce, direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito.

Dúvidas, feedbacks ou sugestões? Responda esse e-mail ou envie um direct pra gente. Adoramos sua companhia! :)

até quinta-feira!

powered by: