• rising
  • Posts
  • emoções são visitas

emoções são visitas

emoções são visitas

que tal enxergar os seus sentimentos e emoções como visitas? agradáveis ou não, entenda que elas vão chegar e depois vão embora.

POV

Onde está o seu valor?

Para muitos, hoje, o valor é medido por números: likes, comentários, seguidores.

Nas últimas semanas, muito foi falado sobre o efeito das redes sociais nos jovens depois da desistência da influenciadora Vanessa Lopes no BBB.

Não estou aqui pra julgá-la e nem sei ao certo se os efeitos das redes sociais foram a verdadeira razão da sua desistência do programa. Como muito se especulou sobre isso, fiquei reflexiva sobre o assunto…

Ao meu ver, o principal problema acontece quando:

  1. A vida online fica mais atraente do que a vida offline;

  2. Você gasta mais energia para mostrar uma versão inventada de si do que para estar presente nos momentos reais.

Para muitos jovens, o cerne da existência está no digital. Pessoas estão mais preocupadas em serem vistas como boas e bem-sucedidas por estranhos do que realmente serem boas para as pessoas à sua volta.

A figurinha do WhatsApp é mais atraente do que uma piada na mesa do almoço.

Alguns estão dispostos a fazer de tudo para agradar. Entre dancinhas, um feed perfeito ou lives, não importa a verdade de quem se é, e sim a tendência que precisa ser seguida para que o algoritmo trabalhe a seu favor.

Percebe o quão nocivo isso pode ser para um jovem que está criando a sua própria identidade?

⚒️ A rede social é uma ferramenta e, como qualquer outra, ela pode ajudar ou atrapalhar a sua vida. Eu percebo no meu dia-a-dia o quanto o uso das redes se tornou um problema e muitas vezes me rouba da minha vida real.

  • Analisando os dados do meu celular, ontem, eu gastei quase 6 horas mexendo no telefone, sendo que quase 50% disso foi com redes sociais.

📵 Te convido a identificar se isso também acontece com você. Veja quanto tempo de uso você teve nos últimos dias…

Você abre o Instagram assim que abre os olhos? Será que você conseguiria ficar sem ele por 1 semana?

Pra mim, Gabi, seria um desafio beirando o impossível — e quero que isso mude. (Ainda não sei quando e nem como, mas vou fazer um detox em breve).

Mas qual o grande ponto aqui?

As redes sociais podem ser (e são) incríveis. O problema está quando elas deixam de ser uma ferramenta que usamos e passam a nos usar, nos controlar e nos moldar. Não que seja um problema ser influenciado, mas deixar que isso aconteça sem que você perceba, sim.

Por exemplo
Você provavelmente escolheu um filme por algo que viu lá, uma roupa que comprou (e talvez nem queria) ou foi a um restaurante e pediu um prato específico só para postar.

Não há problema nenhum nisso, desde que você esteja no controle.

🔑 É a rede social dentro da sua vida e não a sua vida resumida em rede social.

Um cuidado: A comparação. Um dos impactos mais significativos das mídias sociais na saúde mental é que a maioria das pessoas cria um personagem por meio dos posts, onde a tendência é mostrar os melhores aspectos de suas vidas, escondendo suas vulnerabilidades e lutas.

Voltando à Vanessa Lopes… Através de um reality show, o público pôde perceber que a vida cheia de glamour que era mostrada nas redes sociais pode, por muitas vezes, esconder problemas emocionais e familiares.

Não que ela escondesse os problemas por querer, a fim de enganar os seguidores. Mas simplesmente porque é assim que funciona, todos nós fazemos!

  • Ninguém posta os seus fracassos, e a pessoa do outro lado da tela simplesmente assume que tudo é perfeito.

Quando você entender que a sua rede social é um pequeno fragmento do que você é, assim como das outras pessoas, a sensação como user pode se transformar — e para melhor.

Use o on-line e viva o off-line!

Gabi
FILOSOFANDO

“O que é real? Como você define o 'real'? Se você está falando sobre o que você pode sentir, o que você pode cheirar, o que você pode saborear e ver, o real são simplesmente sinais elétricos interpretados pelo seu cérebro.”

Matrix

O que é real?

Apenas aquilo que seus olhos podem enxergar e suas mãos tocarem? Seus ouvidos escutarem e seu nariz e boca sentirem?

Existem no mundo, bilhões de pessoas com suas histórias e rotinas que você nunca irá conhecer com seus próprios sentidos. Mas por isso elas deixam de ser reais?

E quanto as células dentro do seu corpo, as moléculas e átomos que as compõe, que você também não é capaz de enxergar, cheirar, sentir e tocar? Se não fossem reais, seria você real?

O que você pode imaginar? O que você pode desejar? Se você consegue pensar essas coisas, é porque de alguma forma elas já existem. Não?

Infinitas possibilidades, são uma questão. Mas escolher o que irá se tornar palpável e ser a sua realidade, é com você.

Manifeste isso com as atitudes que seus sentidos te permitem tomar.

DESABAFO

“Acabei de terminar amando, mas sabendo que era necessário. Como não ceder?”

Em TODA escolha sempre existe uma perda. A cada decisão amorosa, profissional, familiar, cotidiana… iremos viver um “luto” por aquilo que poderia ter sido, mas agora não será mais.

Não dá para ter tudo. Não é mesmo?

Por isso, ao considerar essas escolhas de peso maior, é importante já colocar na balança o desafio que certamente virá ao encarar os sentimentos que um luto traz: saudade, dor, desconforto, inércia, insegurança, ansiedade e por aí vai… mas também é importante se lembrar que esses sentimentos vão passar e o que fica, é a razão por traz da escolha inicial.

Então te pergunto:

Você está disposta a abrir mão do que MAIS QUER (aquilo que, pelo pouco que me contou aqui, já não encontrava em seu relacionamento) apenas para acabar com seu conforto momentâneo e a dor do luto que está sentindo agora (e que vai passar)?

Se você cedesse, seria por conforto, por insegurança, ou por clareza e amor?

Essa escolha é sua. E qualquer que seja, não se esqueça:

Ela também virá acompanhada de uma nova perda.

Por isso, espero que o que você busque nesse momento, sejam formas de se fortalecer e se preparar para lidar com o luto do “e SE?” e que também coragem e fé de que você é capaz de encontrar aquilo que MAIS deseja

“Mudei de emprego e me arrependi. Mas não é uma opção voltar atrás. Ando meio infeliz desde então.”

Eu não sei qual o seu emprego, eu não sei qual seu antigo emprego. Eu não conheço sua rotina, seu contexto e não sei os motivos que te fizeram deixar o seu antigo ambiente e arriscar em um novo.

Mas o fato é que isso aconteceu e eu, escolho enxergar a vida dessa forma:

“Se aconteceu assim, é porque eu precisava assim.”

“Não é uma opção voltar atrás” e talvez AINDA não seja uma opção seguir em frente. Se assim for, foque em fazer da sua escolha a melhor opção possível, nesse momento.

Acredito que hoje, nossas escolhas sejam sujeitas à uma insegurança maior. Vivemos na era em que as opções são mais expostas e assim sendo, parecem infinitas -muito já se fala em múltiplas carreiras ao longo da vida, por exemplo- mas o fato é que: achar que todas essas opções são uma possibilidade REAL, é uma ilusão. Porque não dá pra ter tudo.

As bases sólidas da vida são construção das escolhas que fazemos e nos dedicamos continuamente.

Às vezes vai ser sim desconfortável e difícil, mas a vida adulta vem com responsabilidades. Realmente, não dá para jogar tudo para o ar. Então, mais uma vez:

Faça da sua escolha a melhor opção possível. Nesse momento.

Sugue desse emprego TODO aprendizado que puder e quando for a hora de seguir em frente, será, com certeza, uma pessoa mais capacitada e qualificada para o próximo.

NA GAVETA
  1. Esse foi um dos vídeos mais emocionantes que já vi! 🚵🏻‍♂️

  2. A minha professora de canto me viciou nessa música. Nunca tinha reparado o quanto ela é linda. 🎼

  3. Sabe aqueles livrinhos com uma mensagem pra cada dia? Adoro esse aqui 📖

  4. Falo espanhol? Não. Consigo parar de escutar essa música? Também não.

  5. Eu adoro histórias de época, sim. Mas esse filme aqui, além de ser sobre a vida de uma das rainhas mais icônicas da França, é obra da Sofia Coppola. Vale a pena, principalmente pra quem curte moda (o figurino é impecavelmente bonito). 🎞

  6. Um vídeo aleatório e muito lindo. 🥐 

LAST BUT NOT LEAST

Talvez você esteja valorizando demais aquilo que não tem e desvalorizando demais o que tem. Seja grato. 🤲🏻

😁🫥🙁 Quão satisfeito você ficou com essa edição? Nos conte aqui.

rising 🦋
cc: @sarinhaspov e @gabriellagoldenstein

Despertando sua melhor versão. Afinal, se tudo na vida é ponto de vista, por que não aprender um melhor jeito de enxergar?

  • Toda terça e quinta, na hora que o sol nasce, direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito.

Dúvidas, feedbacks ou sugestões? Responda esse e-mail ou envie um direct pra gente. Adoramos sua companhia! :)

até semana que vem!

powered by: