dia dos namorados

pré dia dos namorados

amanhã é dia de celebrar o amor. mas não se esqueça: impossível encontrar ele fora, sem antes encontrar dentro.

POV

uma carta aberta ao amor:

Querido amor,

Faz um tempo que pretendo falar com vocĂȘ. Mas vocĂȘ existe em tantos lugares e em tantas coisas que eu nĂŁo consegui descobrir com qual versĂŁo sua deveria falar. AtĂ© perceber que, talvez, vocĂȘ seja o mesmo. Na verdade, Ă© a minha percepção de vocĂȘ que muda.

Quando eu era criança, eu achava que vocĂȘ era mĂĄgica. Literalmente. Do tipo que simplesmente acontece, sem explicação e sem esforço.

  • Como num filme da Disney: vocĂȘ seria capaz de aparecer e resolver qualquer coisa, atĂ© ser o antĂ­doto para uma maçã envenenada.

Quando me tornei adolescente, as coisas ficaram um pouco mais complicadas. VocĂȘ criou ilusĂ”es. Achei que vocĂȘ era “algo que nunca senti antes”. CaĂ­ na sua armadilha, mas agora sei que vocĂȘ estava apenas me ensinando a sentir vocĂȘ, por mim: me ensinando a me amar.

Eu nĂŁo sabia disso naquela Ă©poca. EntĂŁo passei anos me perdendo de mim pra te encontrar (mesmo sem saber que vocĂȘ sempre esteve ali). VocĂȘ estava apenas tentando me ensinar o que nĂŁo era.

Eu fui para a faculdade, mudei de paĂ­s, e vocĂȘ me fez passar por altos e baixos novamente. VocĂȘ me ensinou que alguĂ©m inconstante, nĂŁo Ă© vocĂȘ. VocĂȘ me ensinou que sem diĂĄlogo, vocĂȘ se esconde.

  • Foi quando me dei conta: vocĂȘ nĂŁo Ă© tudo de vocĂȘ atĂ© que eu seja tudo de mim. Quando decidi ser, finalmente te conheci de verdade.

Nos tornamos Ă­ntimos, e pude tirar as minhas prĂłprias conclusĂ”es sobre vocĂȘ. Falam por aĂ­ que vocĂȘ Ă© um sentimento, mas agora que eu te conheço de pertinho, eu sei porque vocĂȘ vira verbo: amar.

VocĂȘ Ă© verbo porque vocĂȘ Ă© ação. VocĂȘ nĂŁo Ă© a mĂĄgica que eu imaginava quando criança. MĂĄgica Ă© ilusĂŁo, vocĂȘ Ă© verdade! Hoje eu entendo o valor que vocĂȘ tem.

Se fosse mĂĄgica e conto de fadas, teria tanto valor? Escolher ter vocĂȘ na vida, todos os dias, te torna ainda mais especial.

  • Quando faço dois cafĂ©s ao invĂ©s de um, Ă s 5 da manhĂŁ, sinto vocĂȘ.

  • Quando mando uma mensagem: “me avisa quando chegar”, sinto vocĂȘ.

  • Sinto vocĂȘ quando te escuto sem falar uma palavra, quando assisto filme de ação mesmo sem gostar, ou quando me dou conta de que comecei a amar escutar pagode.

Ao longo dos anos, vocĂȘ me ensinou liçÔes. Às vezes, vocĂȘ me testou. Eu deixei vocĂȘ me mudar.

VocĂȘ me ensinou que, para merecer vocĂȘ, Ă s vezes, terei que fazer concessĂ”es. Acho que vocĂȘ queria que eu aprendesse com meus erros, em vez de me entregar o melhor de primeira.

Mas a principal lição que aprendi com vocĂȘ Ă© que eu nĂŁo te encontro fora, se antes eu nĂŁo te encontrar dentro.

Para sempre sua,

— Gabi

gostou da minha carta ao amor? olha aqui quem mais me inspira đŸč đŸ«€

FILOSOFANDO

“Existe apenas um Ășnico erro inato que Ă© o de acreditarmos que vivemos para sermos felizes.”

- Schopenhauer

Hoje Ă© vendida uma ideia de “felicidade a todo custo". Nada importa alĂ©m de ser feliz e vocĂȘ DEVE ser feliz acima de tudo.

Essa Ă© uma ideia um tanto quanto equivocada.

  • Simplesmente nĂŁo existe uma vida 100% feliz, o tempo todo. Isso Ă© uma ilusĂŁo.

Principalmente, porque felicidade, é uma sensação, de bem estar e plenitude. E sensaçÔes, emoçÔes, oscilam o tempo todo.

Por isso, vocĂȘ vai ser, sim, feliz em vĂĄrios momentos da sua vida, mas nĂŁo em todos. E vocĂȘ precisa entender que essa Ă© a realidade da vida, ou vai se sentir miserĂĄvel em qualquer momento que nĂŁo se sentir completamente contente.

Essa ideia de que a maior meta da vida Ă© a felicidade, pode trazer muita ansiedade. E te levar a acreditar que por nĂŁo ser ainda 100% feliz em 100% do tempo (o que nunca vai acontecer), nĂŁo tem uma vida boa.

Veja a realidade como Ă©: Imperfeita, incompleta, por vezes desafiadora ou triste, mas ainda assim, maravilhosa.

VocĂȘ precisa cultivar outros valores para alĂ©m da felicidade, que sustentem o seu Ser quando as coisas nĂŁo estiverem tĂŁo boas, ou nada boas.

Falei dessa tema nesse podcast aqui, discutindo com a Vic Ripper e a Marcela Ceribelli sobre a definição de felicidade. ✹

— Sarinha
DESABAFO

Atualmente, reatei um antigo relacionamento, que me traz estabilidade, conforto e segurança (desde sempre). Não me atrapalha em nada. Pelo contrårio. Até acrescenta e ajuda.

Parece que não aceito o fato de ser solteira, quando não estou namorando. Me conheci muito, durante o momento que estava sozinha. E tudo fluiu gostoso, até o carnaval, me levando a ele. :)

Inclusive, peço a intercessĂŁo de Deus, todos os dias, caso nĂŁo for da vontade Dele. E isso jĂĄ tem mais de um mĂȘs. Mas por que parece que sinto que devo terminar? SerĂĄ que devo? Esse pensamento me consome, Ă s vezes.

O suficiente nĂŁo Ă© pouco! Cuidado, talvez vocĂȘ deixe passar vĂĄrias pessoas legais, acreditando que sempre existirĂĄ algo melhor.

Não acredito que esse sentimento seja algo exclusivo seu. É um fenîmeno da nossa cultura.

Precisamos cultivar a habilidade de fazer escolhas, entendendo que TODAS as opçÔes terão pontos positivos e negativos.

Escolha o que vocĂȘ quer:

  • a segurança desse amor, ou se aventurar mais?

  • quer histĂłrias de amor ou uma histĂłria de vida? (A segunda opção estĂĄ bem mais ligada a escolhas diĂĄrias do que frios na barriga).

NĂŁo Ă© uma resposta fĂĄcil e sĂł vocĂȘ Ă© capaz de encontrar ela dentro de vocĂȘ.

Tome seu tempo. Sua decisĂŁo nĂŁo precisa ser tomada na velocidade de um clique, como a maioria das coisas que fazemos hoje.

E entenda que, mesmo quando decidir, ainda assim, serĂĄ uma aposta. Sempre Ă©.

A Ășnica certeza que vocĂȘ pode ter Ă© do seu comprometimento com a escolha que fizer.

Cheguei aos 28 anos sem casa própria, carro e um relacionamento eståvel. Queria acalmar meu coração, mas, o que tenho feito é viver na base do "e se". Sinto que podia ter feito muitas coisas diferentes que talvez tivessem mudado minha situação atual.

JĂĄ parou pra pensar que vocĂȘ SÓ tem 28 anos? Que tal trocar o “e se TIVESSE feito” pelo “e se FIZER agora?”

O passado vocĂȘ nĂŁo muda. Felizmente. Foi ele que te trouxe ao hoje, que Ă© exatamente onde vocĂȘ tinha que estar e Ă© exatamente onde vocĂȘ constrĂłi muitas possibilidades para o futuro.

Sei que Ă© fĂĄcil se comparar com pessoas da sua idade (ou, muito provavelmente, bem mais Ă  frente da sua idade) e apenas em um ĂĄrea que elas sĂŁo muito boas, e se martirizar a partir do sucesso delas.

  1. Essas pessoas que vocĂȘ se compara podem estar bem profissionalmente e com relacionamentos ou saĂșde por ĂĄgua abaixo.

  2. Essas pessoas com quem vocĂȘ se compara, tĂȘm circunstĂąncias (genĂ©tica, contexto, interesses, habilidades) diferentes das suas. Ou seja, por mais parecidos que vocĂȘ acredita que sejam, vocĂȘs saĂ­ram de pontos completamente diferentes e nunca vĂŁo chegar ao mesmo lugar.

Por isso, sĂł faz sentido se comparar com quem vocĂȘ foi ontem. VocĂȘ, com 28 anos de idade, estĂĄ melhor do que vocĂȘ com 21, 22, 23
 27, 28 e 1 dia?

Se a resposta for sim, estĂĄ no caminho certo.

E entenda, ninguĂ©m com 28 anos jĂĄ aprendeu e construiu tudo o que tinha de construir. VocĂȘ sĂł tem 28 anos. Tem muita estrada pra rolar e muita coisa pra aprender.

— Sarinha

🩋 Para enviar um desabafo, clique aqui. Queremos te ajudar em uma próxima edição :)

NA GAVETA
  1. Ainda não sabe onde vai ser o date amanhã? Aqui vão algumas dicas. 🍝

  2. Amostras grĂĄtis dos produtos que nĂŁo faltam na minha rotina, seria um sonho? Agora vocĂȘ tambĂ©m pode experimentar! đŸ€ŒđŸ»

  3. Aproveitando o clima de amor, olha aqui essas 8 dicas de comĂ©dias romĂąnticas. ❀

  4. Dia dos namorados, não poderia deixar de compartilhar um post do meu insta romñntico favorito. 🧾

  5. E jĂĄ que o amor estĂĄ no ar, para quem gosta de vinho no date como eu, aqui estĂĄ uma opção maravilhosa no quesito custo benefĂ­cio. Inverno pede um vinho tinto. đŸ·

  6. E pra quem nĂŁo vai comemorar dia dos namorados esse ano, fica um recado especial: A dificuldade da espera Ă© melhor que a dor de uma escolha errada. 💡

LAST BUT NOT LEAST

Pessoas felizes romantizam a vida porque elas sabem que a mĂĄgica existe onde se escolhe encontrĂĄ-la

đŸ˜đŸ«„đŸ™ QuĂŁo satisfeito vocĂȘ ficou com essa edição? Nos conte aqui.

rising 🩋
cc: @sarinhaspov e @gabriellagoldenstein

Despertando sua melhor versĂŁo. Afinal, se tudo na vida Ă© ponto de vista, por que nĂŁo aprender um melhor jeito de enxergar?

  • Toda terça e quinta, na hora que o sol nasce, direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito.

DĂșvidas, feedbacks ou sugestĂ”es? Responda esse e-mail ou envie um direct pra gente. Adoramos sua companhia! :)

até quinta-feira!

powered by: