desafios

desafios
não fuja dos desafios. na verdade, vá de encontro a eles: tomar banho gelado, dar o “a mais” no trabalho, aprender algo novo…escolhendo se desafiar, você se prepara para quando não tiver escolha.
POV

Hoje, estamos numa busca incessante por “fazer parte” e, sem nem percebermos, caber em caixinhas.

As redes sociais determinam um padrão: Estético, de comportamento, de posicionamento. A nós, resta seguir o que é imposto. Nos sentimos pressionados a parecer com “aquela pessoa” ou concordar com “aquele grupo”, e nos esquecemos que a nossa individualidade é o que nos faz especial.

o seu pensamento não é seu!

A maioria das nossas ideias não foi criada por nós e sim pelo que consumimos. Com tanta opção de conteúdo (e zero filtro - as coisas simplesmente chegam até nós), será que temos controle do que estamos nos tornando? Ou melhor, será que somos nós mesmos?

Estamos constantemente recebendo informações e ideias do outro. Isso é muito perigoso, porque pode nos levar a ficar cegos. Quando admiramos e seguimos uma pessoa ou grupo, podemos cair na armadilha de concordar com tudo só porque veio daquela pessoa ou ideologia, quando, no fundo, nem paramos pra pensar se concordamos de verdade.

o mundo todo só tem duas opiniões?

Já parou pra pensar o quanto existem várias combinações possíveis de opiniões perante algum assunto? Mas sempre acabamos dividindo essas opiniões em apenas 2 lados. Uma infinidade de possibilidades, quase 8 bilhões de pessoas e mentes pensantes e só enxergamos um lado, ou o outro. Perdemos a capacidade de pensar em um meio-termo, e por conta de uma mente fraca, só queremos discordar do outro lado. A mente não treinada é incapaz de um pensamento neutro. As pessoas assumem a identidade de grupos e deixam o seu discernimento de lado.

Ou seja, com todo mundo pensando igual, provavelmente ninguém tá pensando.

Dessa forma, as pessoas vão perdendo suas identidades, gerando uma massificação na humanidade. Mas tem algo dentro de cada um de nós que é único. Escute isso. Nossos dias são cheios de superficialidade, e não tiramos tempo pra sermos fiéis a nós mesmos, fazendo o que gostamos, pensando o que pensamos, sem medo.

Não se limite, não se coloque em caixas para se encaixar. Expanda o que tem dentro do seu coração e deixe transbordar no seu jeito, nas suas roupas, na sua fala.

— Gabi

BETTER LIVING

Será que você realmente se sente bem assim?

Costumo sair de casa bem cedinho todos os dias e há um tempo, venho observando no meu trajeto matinal, as pessoas andando com passos arrastados pela rua, cabeças baixas, colunas curvadas, sem ânimo algum, logo no início do dia. É como se estivessem com dificuldade de sustentar o próprio corpo.

Todos temos nossos dias difíceis. A vida é assim. Mas será que essa deveria ser a regra?

Lido constantemente com dados sobre causas, efeitos, sintomas e o aumento de doenças como a depressão e a ansiedade, que consomem o bem-estar do indivíduo. Mas ver o que parece comprovar tudo isso, todos os dias, em tantas pessoas, ainda me deixa surpresa e me causa um incômodo terrível.

Porque, tirando as patologias e disfunções (mentais, físicas, hormonais), não é normal não se sentir bem.

Não quero só trazer o problema a luz, mas também refletir sobre formas de melhorar a situação. Pra isso, me acompanhe nessa perspectiva evolutiva simples:

O funcionamento do corpo humano foi adaptado a um ambiente em que esforço físico e alimentos de verdade eram a única realidade - pense nos homens da caverna que tinham que caçar, caminhar, levantar peso e comer aquilo que vinha da natureza.

Nós ainda carregamos isso na nossa biologia. E por isso, sua saúde física e mental não lida bem com o sedentarismo e consumo excessivo de alimentos processados e fast food, por exemplo.

Apesar do nosso contexto normalizar hábitos ruins, eles não deveriam ser tratados como “comuns”, pelo simples fato de nossa biologia não ser adaptada a eles.

💡 Talvez por isso, tantas pessoas têm andado pela vida com dificuldade de sustentar o próprio corpo.

Seja por falta de consciência ou por negligência, muitos (talvez seja o caso das pessoas que vejo na calçada ou o seu) só entendem o que é acordar após uma noite de sono mal dormida, com um corpo abastecido por uma alimentação sem valor nutricional algum, preso à uma rotina sedentária e ainda, desperto pela luz de uma tela ao invés da luz do sol.

Essa realidade não explora todo o seu potencial de criar SEU bem-estar.

Então, durma bem, coma alimentos de verdade, mova o seu corpo, tome muita água e, além de todos esses clichês, de propósito, aqui estão outros pequenos “clichês” quando o assunto é rotina, saúde mental e performance. Afinal, clichês jamais se tornam clichês por acaso.

— Sarinha

DESABAFO

“Apesar de saber que a vida tem altos e baixos, é cansativo e desanimador voltar pra baixo.”

É mesmo. E isso pode ser desesperador.

Mas gosto de me lembrar que a maioria dos grandes aprendizados que tive até aqui, vieram de momentos difíceis.

O psiquiatra e autor desse livro enumerou o enfrentamento sofrimento inevitável como uma das formas de encontrar sentido para a vida. Não sei o que te abala, mas talvez essa leitura (que está em pdf no link 🥰) te direcione para um novo ponto de vista.

O sofrimento é, sim, parte do pacote da vida. Mas tenha em mente que ele não é toda a vida. Espero que esse vídeo possa te ajudar a entender isso.

“Como lidar com a insônia e conseguir acordar cedo? Parece que nada anda pra frente, não importa o que eu faça e começo a questionar por que acordar e fazer as coisas.”

  • Evite cafeína após as 16:00.

  • Evite luz azul (telas) nas 2h que antecedem o horário que você vai para a cama

E, principalmente, para melhorar seu sono e acordar mais cedo: tente dormir mais cedo. Pra isso, rotina é essencial.

A rotina te permite prever e programar o que precisa ser feito durante o dia e não na madrugada.

Lembre-se que (mesmo que não pareça) todos temos responsabilidades para cumprir. E -além de um BOM café da manhã, que só de imaginar te deixe com água na boca- saber exatamente quais são essas responsabilidades e os horários certos de cumpri-las, te dá motivos para sair da cama. Afinal, se você não fizer, ninguém fará por você.

E sabe o que pode te ajudar a entender isso?

Comprar uma planta! rs. Sim, isso mesmo. Você vai observar que assim como a vida da sua planta depende de você, várias outras pequenas coisas ao seu redor também. E quando nos sentimos úteis, a vida nos chama para viver.

Sarinha

UNBOXING

Eu sou daquelas pessoas que AMA uma saladona. Quando digo “saladona”, é aquela salada cheia de ingredientes e muitooooooo molho. Infelizmente, esses molhos acabam transformando as minhas saladas, em refeições muito calóricas e não tão saudáveis assim. Então sim, durante a semana me controlo e acabo comendo aquelas saladas xoxas e sem graça mesmo.

Graças a Guppy, meus problemas acabaram! Eles criaram molhos prontos realmente saudáveis, com uma lista de ingredientes super clean e um sabor inacreditável! Eles tem 3 sabores:

Tahine, Honey Mustard e Missô Ginger, e o meu favorito é o Tahine! 🤤

(Com o cupom RISING10, você tem 10% de desconto pra conhecer essas delícias! Thank me later 💁🏻‍♀️)

— Gabi

NA GAVETA
  1. Ainda tem dúvidas sobre o poder da palavra? Olha esse experimento do japonês Masaru Emoto com cristais de água e veja esse poder na prática.

  2. Essa semana eu estava precisando de motivos pra sorrir. Sorri com isso! 🤗

  3. Eu sou completamente alucinada em ler livros de suspense, e esse aqui é o meu favorito!

  4. Você provavelmente já assistiu isso aqui, mas é sempre bom refletir.

  5. Tem sentido muita raiva de alguém? Será que vale a pena? 💆‍♀️

  6. Mais uma dica pra quem curte suspense, mas essa é na versão cinema. 📽 Se nunca assistiu esse filme, disponível no Netflix, tá aí um programa pro fim de semana.

LAST BUT NOT LEAST

Se você leu até aqui, parabéns.
Diferente da TV e das redes sociais que nos deixam num estado passivo, apenas recebendo informações sem ter que fazer nada, a leitura nos deixa em estado ativo. E nós estamos aqui pra isso: ativar a sua mente e te fazer refletir. Let’s keep rising 🦋

rising 🦋

cc: @sarinhaspov e @gabriellagoldenstein

Despertando sua melhor versão. Afinal, se tudo na vida é ponto de vista, por que não aprender um melhor jeito de enxergar?

  • Toda terça e quinta, na hora que o sol nasce, direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito.

Dúvidas, feedbacks ou sugestões? Responda esse e-mail ou envie um direct pra gente. Adoramos sua companhia! :)

até semana que vem!

powered by: