desafio

desafio

hoje é dia de tentar algo diferente: não vale se lamentar, reclamar ou falar mal de alguém, combinado? 3,2,1 valendo!

POV

(tradução: estou brava! estou brava com o mundo inteiro)

Tem quem culpe o signo, os pais, o governo, o tempo… Seja qual for a desculpa, aposto que você conhece alguém que adora estar no papel da vítima. Se você não conhece, talvez você seja essa pessoa. 🫢

Todo mundo passa por provações, desafios, e problemas - em graus diferentes - isso se chama vida. O grande x da questão é a escolha que você toma:

  1. De ser a vítima da situação;

  2. De se reconhecer como alguém que teve a chance de mudar, e crescer por conta do que te aconteceu.

Para as pessoas que escolhem a primeira opção, a vida simplesmente as empurra. Cada segundo, de cada dia, parece um ataque. A identidade não consegue ir além da condição de vítima.

Não é agradável, mas é confortável.

Ruminar sobre o vitimismo não deixa espaço para a mudança, para o amor, para o sucesso. Isso apenas reforça a ideia de que você é pequeno e incapaz. Como resultado, o crescimento pessoal é implausível, então pra que tentar?

Por isso a vítima está confortável: afinal, a responsabilidade é sempre do outro então não há necessidade de esforço. 🫠

Essas pessoas costumam acreditar que as suas experiências são impostas por uma força externa. Isso vem disfarçado de uma palavra bonita: DESTINO, e muitos passam a vida inteira acreditando nele. (Polêmica? Fui!)

Mas pensa comigo: se tudo simplesmente já estivesse determinado, qual sentido teria em nos relacionarmos com os outros, sermos do bem, darmos o nosso melhor no trabalho, nas relações, buscarmos evoluir… Pra quê nos esforçaríamos?

  • E é assim que somos reprimidos. Quando as pessoas acreditam que são vítimas, e que não têm poder pra conduzir e mudar suas vidas, elas perdem a força.

Deus nos deu o livre arbítrio. Ninguém está destinado a ter uma vida feliz sem fazer nenhum esforço, sem trabalhar, sem ser bom. Se quisermos significado, precisamos criá-lo. Se quisermos viver de forma plena, precisamos entender que existe um propósito para o sofrimento.

Escapando da vitimização

Estar apegado num estado de vítima acontece primeiro aceitando uma história interna de que não se tem o poder de mudar o seu ambiente externo e, em seguida, estendendo essa crença ao seu ambiente interno.

A primeira pode ser verdade – dependendo do caso, você pode, na verdade, não ter o poder de mudar seu ambiente externo. Você pode precisar do emprego, do relacionamento (amoroso não, hein?) ou não ter controle sobre o problema que lhe aconteceu.

  • No entanto, você tem o poder de mudar seu ambiente interno.

Em vez de desperdiçar energia culpando pessoas ou circunstâncias, você escolhe assumir responsabilidades. Pense em todas as pessoas que exalam poder natural e autêntico e você encontrará em comum a característica de assumir responsabilidades.

Eles não culpam ninguém, nem a si mesmos. (Depois das enchentes no Rio Grande do Sul, pudemos ver milhares de exemplos de pessoas não vitimistas como o senhor Milton 🥰).

O que, então, impulsiona os poucos que querem escapar da prisão – real ou figurativa? O que lhes permite escapar da sua própria programação e imaginar um futuro melhor? Mais precisamente, de onde vem a coragem de imaginar um mundo diferente?

Os humanos têm uma chama interior que anseia por crescimento e felicidade. Esta é a sensação de que as coisas podem ser melhores, de que podemos ser mais felizes, mesmo que não saibamos como neste momento.

  • Na minha experiência, o corpo é capaz de reter vibrações de paz e felicidade por muito mais tempo do que é capaz de reter vibrações de raiva e infelicidade.

Isto se manifesta na busca pela felicidade e expansão, mesmo – talvez especialmente – nos tempos mais sombrios. Bem dentro de nós reside a esperança de que a vida possa melhorar, isso se chama fé!

Voltando ao início: O grande X da questão é a escolha que você toma… E é muito claro quem escolhe o que!

✨ Ei, quero uma ajudinha de vocês no próximo texto! Quem puder, é só votar na enquete e deixar a sugestão. ✨

O que te deixa alegre na sua rotina?

Login or Subscribe to participate in polls.

Gabi
PATROCINADO POR NUA

Vontade de doce, choro sem motivo e falta de energia? Anote essa dica

A menstruação pode até virar a nossa vida do avesso, mas ela também é um indicador de saúde, influenciando hormônios, essenciais para a saúde da pele, humor e * pasme * até saúde mental.

👉🏻 Preparar-se para esse período faz toda a diferença no seu impacto na rotina:

  1. Entenda o seu ciclo: ele é feito de fases e, em cada uma delas, a sua energia muda.

  2. Libere endorfinas: escolha atividades de baixo impacto como yoga.

  3. Alimente-se bem: beba água e chás, reduza o sal e consuma fibras.

  4. Escolha o absorvente certo: os comuns contêm plástico e substâncias tóxicas que impactam negativamente a sua saúde hormonal. Use os absorventes veganos da Nua, que são descartáveis (sim, práticos!), biodegradáveis e hipoalergênicos.

  5. Não fique sem quando mais precisa: com a assinatura da nua você personaliza o seu kit com a quantidade e tipos que quiser, e recebe todo mês na sua casa (com frete grátis!).

🩸 Use o cupom RISING10 até o dia 05.06.

FILOSOFANDO

“Quem comete uma injustiça é sempre mais infeliz que o injustiçado”

Platão

“A vida parece nos retribuir de forma coerente com aquilo que entregamos”. Me peguei pensando nisso recentemente, quando senti MEDO, porque as coisas na minha vida estavam correndo muito bem.

Talvez por estarmos acostumados com tragédias noticiadas, ou por nossa natureza que vive em busca da sobrevivência, nos colocamos sempre em alerta.

“Será que é normal estar tudo tão bem?” “Será que tanta alegria é permitida?”

Bom, se você tem se esforçado para fazer o bem, falar a verdade e a melhorar, nem que seja um pouco só, todos os dias, porque não teria resultados bons?

Nem sempre o que damos é igual ao que recebemos. Mas se dermos o que somos, um dia, a vida nos retribui o que merecemos. Por isso:

  • Se você quer o bem, faça o bem;

  • Se você quer ser feliz, faça outras pessoas felizes;

  • Se você quer boas companhias, seja uma boa companhia;

  • Se você quer ajuda, seja útil para as pessoas;

  • Se você quer ser melhor, tenha humildade para aprender e corrigir seus erros;

  • Se quer amor, ame intensamente;

E com isso, se acostume com as coisas dando certo para você.

— Sarinha

DESABAFO

“Tenho tido pensamentos intrusivos, no sentido de que: está tudo bem ultimamente (na vida, trabalho, relacionamento...), mas aí parece que fico esperando que vai acontecer algo de ruim e acabar com algum deles. Sabe qdo parece que tá bom demais pra ser verdade? Aí começa bater a ansiedade, desconfianças...”

Se tudo está bem, acredito que você agiu de forma coerente com os resultados que recebe agora.

“Quem planta, colhe.”

“Cada um tem o que merece."

É assim mesmo. Se você fez o bem, vai colher isso de alguma forma.

Por isso, por mais que esteja tudo bem, que você alcance tudo o que sempre sonhou: Continue plantando o que deseja colher.

Imprevistos, situações difíceis, sempre irão surgir, uma hora ou outra. Mas a quem consegue entender que elas são apenas parte necessária da jornada, a vida retribui com gentileza.

Não tenha medo. Você tem aquilo que merece.

Precisamos nos acostumar com essa realidade.

Ps: um leitor carinhosamente nos mandou a frase “continue a nadar.” E acho que essa cena se encaixa nesse desabafo.

  • O medo surgiu? Continue a nadar.

  • Está tudo bem e feliz? Continue a nadar.

“Os últimos meses tem sido desafiadores. Tem sido difícil acreditar no meu próprio potencial, e me assombra o medo de não atender minhas próprias expectativas”.

Nos prendemos a expectativa e esse é o problema.

A realidade não é o ideal. A realidade é a verdade. E talvez, a verdade seja que, NESSE MOMENTO, você ainda não tenha o que é necessário para realizar aquilo que suas expectativas colocaram para você.

  • O pulo do gato, é aprender a abraçar essa imperfeição, porque é exatamente aquilo que cria a necessidade de melhorar e evoluir.

Somos incompetentes, sabemos muito pouco, mas é encarando essa verdade elementar, que assumimos uma posição de AÇÃO. A ação é o que irá te transformar em uma versão coerente como seu potencial.

Eu sei que ele existe, você também sabe. Mas o que realmente irá trazer ele para a realidade, é a coragem de agir, na realidade, que SEMPRE vai ser diferente da expectativa.

É desse raciocínio que vem o famoso: “feito é melhor que perfeito.”

— Sarinha

🦋 Para enviar um desabafo, clique aqui. Queremos te ajudar em uma próxima edição :)

NA GAVETA
  1. Essa música é muito boa e essa versão ficou muito boa também. 🕺

  2. Essa é um dos meus luxos favoritos. ☕️

  3. Para os que também são amantes da corrida. 🤯

  4. Eu fiz essa receita no fim de semana e garanto: 10/10! 🍝 🧀

  5. Gabi aqui! Vim contar pra vocês que a Sarinha participou de um podcast incrível! Para assistir, é só clicar aqui! 🫶

  6. Pra curtir com pipoca, aqui estão 5 filmes pra você assistir no feriado. 🍿

LAST BUT NOT LEAST

Talvez quando você pensou que estava sendo rejeitado, você só estava sendo redirecionado. 🛣️

O que você achou dessa edição?

Login or Subscribe to participate in polls.

rising 🦋
cc: @sarinhaspov e @gabriellagoldenstein

Despertando sua melhor versão. Afinal, se tudo na vida é ponto de vista, por que não aprender um melhor jeito de enxergar?

  • Toda terça e quinta, na hora que o sol nasce, direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito.

Dúvidas, feedbacks ou sugestões? Responda esse e-mail ou envie um direct pra gente. Adoramos sua companhia! :)

até semana que vem!

powered by: