cultive relações

cultive relações

a rotina corrida pode dificultar, mas valorize as pessoas à sua volta, cultive as suas amizades. como já dizia tom jobim: é impossível ser feliz sozinho.

POV

Agora que crescemos, não fazemos mais amizades no parquinho. Com isso, o movimento de pessoas dentro e fora de nossas vidas começa a desacelerar e ficar mais estável.

Na verdade, a gangorra acaba pesando mais para o lado das pessoas que saem das nossas vidas, enquanto menos pessoas entram nela.

Parece que o fato de ter compartilhado experiências passadas deixa de ser suficiente para sustentar uma relação de amizade ao longo do tempo.

  • Posso dizer que tenho muitas pessoas que significaram muito para mim no passado, mas com quem raramente mantenho contato hoje em dia.

Aposto que você também tem uma lista assim… Já cheguei a questionar a força dessas amizades e concluí que elas eram muito fortes naquela época.

Mas, com o passar do tempo, reflito sobre essas amizades como sendo o que eu precisava naquele momento e aceito o fato de que, às vezes, a vida acontece e as amizades mudam. Parece normal. Até que me dei conta de uma coisa…

🦋 Se relacionar requer cuidado e tempo — e isso não serve só pra relacionamentos amorosos.

Sim, é verdade que algumas amizades podem não fazer mais sentido ao longo do tempo — e tá tudo bem. Mas convenhamos, muitas amizades são perdidas porque não damos a devida atenção a elas.

Você já ouviu falar em amizades de baixa manutenção? O termo, que vem se popularizando cada vez mais nas redes sociais, refere-se àquelas relações que não precisamos de muito esforço para manter.

Claro que esse tipo de amizade é super conveniente, mas tem um problema aí: é muito fácil essa relação virar distância e ausência.

Nenhum extremo é benéfico: Tanto a falta de investimento na amizade quanto um alto esforço em uma relação podem indicar um problema.

Tenho pensado muito nisso ultimamente, porque a minha vida está de cabeça pra baixo. Muito trabalho, cuidar da casa, do pet (sim, sou mãe de pet 🤣), escrever por aqui…

  • Chega o fim de semana, eu não quero ver ninguém.

Com isso, ultimamente, tenho me sentido muito distante dos meus amigos. Eu costumo ser aquela pessoa que fala no WhatsApp semanalmente, liga pros amigos para bater papo. Bom, costumava ser. Percebi que a mudança na minha conduta me deixou mais sozinha.

Nesse fim de semana, fiz o esforço, encontrei dois amigos de longa data que eu não via há meses! E posso falar? Foi a melhor coisa que eu fiz! Tivemos um dia muito divertido.

Aonde eu quero chegar?

Cuidado com a rotina, não deixe que ela engula as suas relações. Não viva no piloto automático, sem mandar mensagem, ligar ou encontrar quem você ama.

🦋 Se a gente se importa, a gente dá um jeito. A gente prioriza, a gente espreme as obrigações do cotidiano para caber um encontro, nem que seja rápido, nem que seja virtual.

Cultivar amigos é um eterno exercício de sair do próprio umbigo, de fazer as coisas não só por você, mas também pelo outro.

E é claro, você sabe quem são as pessoas que merecem todo esse cuidado e cultivo de relação, essas pessoas te fazem um bem danado.

Não é todo mundo.

Gabi
PATROCINADO POR SELVS

Receita do dia: collagen glow up com muita nutrição

Se você busca se sentir bem, viemos aqui te contar um segredo: tudo começa nutrindo de dentro para fora.

Sabe quando bate aquele inchaço, a massa magra não aumenta, o cabelo parece que não quer mais crescer e a pele não está das melhores?

Bem, a Selvs percebeu essa necessidade e lançou produtos inovadores com proteína de colágeno. Aliás, você sabia que o colágeno é a proteína mais abundante do nosso corpo?

A 🌟 brasileira no universo do colágeno Grass Fed sustentável ainda por cima traz produtos sem lactose, caseína e açúcar.

Aproveite o cupom RISING para garantir 15% OFF e compartilhe com a gente e com a @selvs__ no Instagram. Sua dose diária de colágeno nunca foi tão tentadora.

FILOSOFANDO

"Aquilo que foi feito para brilhar deve suportar o arder das chamas"

Viktor Frankl

Uma das características humanas é a capacidade de se reinventar.

Pense nos outros seres vivos:

Trilham o curso normal da natureza. Nascem, crescem, seguem seus instintos, reproduzem e morrem.

Nós desafiamos não só a natureza, como a nossa natureza individual a todo momento.

Criamos novos hábitos e lutamos contra os que não desejamos mais.

Aprendemos e amadurecemos a ponto de criar novas narrativas e perspectivas.

Tudo isso exige o luto por algo dentro de nós que antes era, mas deixou de ser.

O luto da perda, vem com dor e faz algo dentro de nós arder em chamas.

🔥 Mas é através desse arder das chamas, que nos transformamos, pois aprendemos.

Aprendemos o que ainda não sabíamos, mas precisávamos saber para ser capazes de abraçar o novo, que sempre chega e faz brilhar novamente.

— Sarinha
DESABAFO

“Eu não consigo começar. Tento fazer um hábito que eu quero pra minha vida, mas sempre fico ‘amanhã eu faço’ e nunca começo.”

Acredite no que eu vou te falar:

Para se tornar bom nas coisas grandes, TEM QUE, primeiro, se tornar bom nas pequenas.

A melhor forma de conseguir implementar um novo hábito, ou realizar uma grande tarefa, é dividi-los em pequenas e possíveis hábitos e tarefas.

Sei que você já deve ter escutado isso algumas vezes, mas não é papo motivacional. É neurociência, baseada em estudos do cérebro, empirismo e relatos clínicos.

Vamos de exemplos:

“Quero ler livros” ficaria mais ou menos assim:

  • Quero ler 3 livros por semestre.

  • 3 livros/6 meses = 1 livro a cada 2 meses.

  • 5 páginas por dia = 300 páginas em 60 dias.

Um livro de 300 páginas é razoavelmente grande.

Sinto muito se não trouxe nada de novo, mas é porque isso é o que funciona.

Se ainda não funcionou para você, é porque você ainda não destrinchou sua grande meta (o hábito que você quer ter) em uma meta suficientemente possível (um hábito que não vai ser difícil para você implementar HOJE).

A dica é:

🍫 Sua meta possível é algo que HOJE seja tão fácil para você fazer quanto comer um pedaço do seu chocolate favorito.

É assim que a mudança começa. Em um determinado momento da curva, vai passar a se multiplicar em velocidade exponencial.

“Fico das 12 às 22:30 fora de casa estudando, então pela manhã fico ocupada lendo newsletters, faço devocional e treino. Ultimamente, minha mãe está incomodada com isso por eu ocupar tempo demais com isso e não gastar esse tempo para fazer tarefas de casa (sendo que também faço), então estamos constantemente entrando em conflitos. Isso está me desanimando demais porque essa é uma rotina que já tenho há um tempo e me sinto bem fazendo isso, só que ela sempre me insulta por fazer isso.”

Veja bem: você não está errado em cuidar de si.

Mas do que adianta:

  • o conhecimento que você adquire nas newsletters se não for aplicado?

  • a sua espiritualidade se não for para evoluir sua humanidade, sua capacidade de ser boa e deixar o mundo ao seu redor melhor também?

  • um corpo escultural e saudável se não for capaz de se movimentar para servir quem importa para você e, assim, criar relacionamentos saudáveis e funcionais?

Não levará mais de 5 ou 10 minutos para você tirar o lixo, colocar sua roupa na lavanderia ou lavar a xícara que usou no seu pré-treino.

E, de coração: faça essas coisas antes que sua mãe tenha que pedir.

Isso irá evitar o conflito e é capaz de te fazer sentir ainda melhor do que apenas sua rotina individual faz, porque vai se sentir ÚTIL.

Quando você entende que pode ser útil (porque você, de fato, pode) começa a amadurecer e entender o sentido das coisas mais importantes da vida.

— Sarinha

🦋 Para enviar um desabafo, clique aqui. Queremos te ajudar em uma próxima edição :)

NA GAVETA
  1. Já falei isso aqui, mas foi há muitas edições atrás: esse é meu livro favorito. 📚

  2. Com o pouco conhecimento que tenho sobre signos, consegui dar risada disso aqui.

  3. Poucas calorias e parece uma delícia! (PS: a compreensão da receita depende das imagens e não do áudio em espanhol rs.)

  4. Esse vídeo me fez refletir. Será que vale um POV sobre isso? 📱

  5. Eu sou fã da Sofia Vergara. Maratonei Griselda no fim de semana e fiquei mais fã ainda. 🥃

RECADINHO DA EQUIPE

Sua marca é a cara da rising?

Bom… Ela pode ser a próxima a aparecer nas nossas edições. Na hora de produzir conteúdo da sua marca, saber contar boas histórias e passar credibilidade é essencial, e nisso nos somos especialistas.

👀 Quer ver sua marca na rising? Clique aqui para conversar com o nosso time.

LAST BUT NOT LEAST

Repita comigo: Eu mereço todo o amor que eu ofereço aos outros ❤️

😁🫥🙁 Quão satisfeito você ficou com essa edição? Nos conte aqui.

rising 🦋
cc: @sarinhaspov e @gabriellagoldenstein

Despertando sua melhor versão. Afinal, se tudo na vida é ponto de vista, por que não aprender um melhor jeito de enxergar?

  • Toda terça e quinta, na hora que o sol nasce, direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito.

Dúvidas, feedbacks ou sugestões? Responda esse e-mail ou envie um direct pra gente. Adoramos sua companhia! :)

até quinta-feira!

powered by: