- rising
- Posts
- amadurecimento
amadurecimento
16/10/25

….
amadurecimento
amadurecer é se tornar capaz de fazer escolhas e bancar aquilo que vem delas.
uma mente forte para uma vida leve
….

Escute o nosso podcast semanal clicando aqui. Esperando vocês por lá também :)
NA GAVETA

Você e quem daqui a 60 anos?
A música do vídeo é esta aqui — e ela é linda.
Sempre recomendo este livro, pois ele é maravilhoso.
Dica de série para o fim de semana — e essa pipoca para fazer em casa enquanto a maratona.
Para refletir bastante… esta seleção preciosa de frases que vão alugar um triplex na sua cabeça.
POV

Criança só precisa ser amada e obedecer.
Quero que leia isso de novo, com muita atenção.
O motivo: criança ainda não tem noção suficiente sobre como se orientar bem no mundo. Ela não sabe o que é bom, o que é perigoso, nem como fazer as coisas — simplesmente porque ainda não coletou experiências o suficiente.
Por isso, precisa ser cuidada e muito amada, pois é através disso — de bons exemplos e direcionamento — que, com o passar dos anos, vai aprender a fazer as coisas por si só e, assim, construir a própria história.
Mas esse não é um texto sobre crianças. Meu convite à reflexão aqui é outro — e pode ser incômodo, mas necessário para que sua vida melhore. Quero falar sobre amadurecimento.
Quantas das suas atitudes hoje, na vida adulta, não são apenas uma busca desesperada por amor, por suprir um vazio ou por certa carência dentro de você?
Até que ponto você é movido por uma necessidade incansável de atenção, bajulação e aplauso?
Quantas responsabilidades, quantos fardos você tem terceirizado?
Quais culpas — quais partes da história — são realmente SUAS, mas você simplesmente se recusa a assumir?
Adultos podem agir feito crianças a todo instante: quando se colocam como vítimas ou apontam o dedo para o outro, em vez de reconhecer a própria necessidade de mudança e de melhorar para que a situação se transforme.
Ou ainda, quando se prendem a relacionamentos ruins — ou arruinam relacionamentos que poderiam ser bons — por carência ou por falta de entendimento do que é um compromisso real.
Por não conseguirem receber aquilo que não têm para dar: amor verdadeiro — que é entrega, doação e capacidade de bancar o compromisso de deixar a vida de alguém melhor, sem medo de que isso gere trabalho e exija olhar para além do próprio umbigo. Adultos podem agir feito crianças.
Quando apenas esperam ser amados, sem se dispor a fazer o que amar e se entregar exige.
Quando esperam que os outros tomem decisões e responsabilidades em seu lugar, para que possam apenas obedecer — em vez de carregar o fardo de decidir e bancar as consequências disso.
Afinal, tudo o que uma criança precisa é ser amada e obedecer. Já o adulto é quem decide, escolhe, se compromete, ama e serve. Porque ele já teve tempo e experiências suficientes para aprender a viver e construir o próprio caminho — e porque é assim que a vida ganha sentido e plenitude.
Para viver bem, um adulto precisa saber se orientar no mundo, com os olhos fixos naquilo que será bom para si, ao mesmo tempo em que beneficia o outro, o mundo ao seu redor e as futuras gerações. É isso que cria boas histórias, boas companhias e uma vida plena.
Não vivemos bem sozinhos e não atingimos nosso potencial máximo se não escolhemos um caminho autêntico. Por isso: o adulto é quem decide, escolhe, se compromete, ama e serve.
Não tenha medo de pensar hoje no quanto você pode estar sendo infantil. Mas, principalmente, se esforce para pensar no que pode fazer para finalmente amadurecer — e, assim, acabar com o vazio de uma vida sem responsabilidade, compromisso, originalidade e amor verdadeiro, ou seja, sem doação.
Enquanto você não amadurecer, não será capaz de traçar o próprio destino — e viverá sempre à mercê de algo ou alguém.
— @Sarinha
DESAFIO DO DIA
Quase 56% dos que votaram (160 pessoas) na enquete da edição anterior (14/10) disseram ter conseguido escolher uma coisa simples de sua rotina e vivê-la como se fosse a última vez. Abaixo, alguns comentários:
🚶 “Fui andando para o trabalho — caminho que faço todos os dias — e observando as árvores, as pessoas apressadas, o movimento da rua. Como se fosse a última vez que faria aquele trajeto. Me senti mais conectada e presente. Por mais que sejam só 5 minutos da minha rotina, não precisa passar despercebido.”
💪 “Consegui ir até a academia e executar os exercícios. Como isso era um tabu para mim, mas, enfim, já estou completando um mês de academia, amém, kkkkk”
🎨 “Sim, pintar. Essa moda de pintar que chegou me faz tão bem que adoro muito fazer isso. 😍”
👨🏻 “Aproveitei a companhia do meu pai enquanto ele me deu uma carona até o trabalho. Observei ele, os detalhes — e senti gratidão e coração cheio de amor.”
E sobre o desafio da última edição: Você conseguiu ficar 15 minutos em silêncio. Sem celular, sem música, sem distrações. Só você com você. |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
Vamos ao desafio de hoje…

tradução: “onde foram parar tantos anos?”
Reflita hoje e, se quiser, escreva em algum lugar algumas atitudes suas que você percebe como imaturas.
O que você faz apenas por validação, carência ou para se ausentar de responsabilidades?
FILOSOFANDO

tradução: “paz de espírito é o novo luxo”
Nada é suficiente para quem o suficiente é pouco.
Parece simples, né? Entender que a felicidade nasce da moderação. Mas o que parece fácil no papel é quase impossível na prática, afinal, fomos treinados para querer mais.
Mais sucesso
Mais dinheiro
Mais curtidas
Mais metas
O “suficiente” virou sinônimo de fracasso. O problema é que o desejo não tem fim. Quando alcançamos algo, o prazer vem rápido, mas dura pouco — e logo precisamos de um novo estímulo para preencher o mesmo vazio.
É o ciclo da insatisfação, o combustível da comparação, a ilusão moderna de que a felicidade mora no “depois.”
Epicuro lembrava que o suficiente não é sobre se contentar com pouco, mas sobre reconhecer o bastante. É sobre a sensação de plenitude que vem quando você não precisa provar nada para ninguém — nem para si mesmo.
— @Gabi
DESABAFO

Tudo está muito ruim hoje em dia ou eu sou muito chata? Me mudei recentemente, o apartamento tá apresentando vários problemas (estéticos e funcionais), o proprietário anterior sabia e não informou. Comprei um sofá caro para entregarem no dia seguinte, esqueceram de fazer a entrega — e quando entregaram deu problema em menos de 48h. Contratei o pintor para fazer acabamento do teto do apartamento. Ele tentou enrolar, dizendo que tinha feito tudo, quando na verdade fez só uma demão de pintura. Comprei um filtro de água no começo do ano e, até agora, ele teve uns 58 dias contínuos de uso sem dar problema. E de onde vieram essas tem muito mais acontecendo. 😢
Coloque o seu colete à prova de positividade tóxica, porque lá vem enxurrada.
Brincadeiras à parte, talvez você precise ler isso.
Às vezes, não é que tudo esteja ruim — é só que a vida parou de funcionar do jeito que a gente planejou.
A gente quer que as coisas saiam no tempo certo, do jeito certo, com as pessoas certas — e, quando não saem, parece que o universo inteiro entrou em greve contra nós.
Mas o problema raramente está no sofá que quebrou, no pintor que enrolou ou no filtro que deu defeito.
Está em quanto a gente deixa que o externo defina o nosso interno.
Está em como esquecemos que viver é, antes de tudo, lidar com o imprevisto.
Há dias em que tudo falha, não porque o universo está contra você, mas porque ele está tentando te ensinar a soltar o controle.
Nem sempre é o mundo que piorou. Às vezes, é só você que anda enxergando problema em algo que, talvez, nem seja.
— @Gabi
🦋 Para enviar um desabafo, clique aqui. Queremos te ajudar em uma próxima edição :)
LAST BUT NOT LEAST
Não tenha medo de ser um iniciante.
RODAPÉ
😁🫥🙁 Quão satisfeito você ficou com essa edição? Nos conte aqui.
🆘 Precisa de ajuda com algum problema? Clique para falar com o nosso suporte.
❌ Se não quiser mais receber nossas edições, é só clicar aqui.
🎟️ Quer anunciar conosco? É só clicar aqui.
QUEM SOMOS
rising 🦋
cc: @sarinhaspov e @gabriellagoldenstein
Despertando sua melhor versão. Afinal, se tudo na vida é ponto de vista, por que não aprender um melhor jeito de enxergar?
Toda terça e quinta, na hora que o sol nasce, direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito.
Dúvidas, feedbacks ou sugestões? Responda esse e-mail ou envie um direct pra gente. Adoramos sua companhia! :)
até semana que vem!
powered by: