- rising
- Posts
- a responsabilidade é sua
a responsabilidade é sua
15/04/2025

a responsabilidade é sua
as pessoas vão te decepcionar. o que VOCÊ vai fazer com isso? esperar que o outro mude por você é um plano ruim — e, convenhamos, um pouco ingênuo

POV

tradução: se curar também significa assumir responsabilidade pelo papel que você tem no seu sofrimento
Sabia que a gente lê absolutamente todos os feedbacks enviados por vocês? Eles são muito úteis para que a gente melhore a cada edição.
Nos últimos meses, virava e mexia eu recebia algum feedback falando que minhas respostas aos desabafos “colocam a culpa na pessoa que enviou a mensagem ao invés de acolher.” Isso me fez refletir.
Sempre que posso, trago a autorresponsabilidade como a única saída real para mudar qualquer situação. E, sinceramente? Isso incomoda.
A gente quer que as pessoas nos tratem melhor, que a esposa nos admire, que o chefe pare de ser tóxico ou que nossos pais aceitem nossos sonhos. Contudo, a verdade é que nada disso está no nosso controle.
O que está? As nossas ações, as nossas escolhas, o que aceitamos e o que não aceitamos. É duro ouvir isso? Com certeza, mas é libertador.
Não é que eu culpo você, caro leitor, eu te responsabilizo — e a diferença entre culpa e responsabilidade é gigante.
A culpa nos faz sentir mal, nos paralisa, nos faz acreditar que somos vítimas de algo maior que não podemos mudar;
A responsabilidade nos dá poder. Ela nos lembra que, mesmo que algo não tenha sido nossa culpa — um trauma de infância, um relacionamento tóxico, um chefe abusivo —, ainda temos um papel na nossa própria história: Decidir o que fazemos com isso.
Muita gente não percebe, mas se prende à própria dor porque, sem ela, não sabe quem é. O sofrimento, a raiva e a frustração viram identidade.
Quando alguém sugere que, talvez, o caminho seja diferente — em vez de esperar que o mundo mude, você possa mudar suas atitudes —, a reação imediata é resistência.
O motivo? Dá trabalho. Dá medo. Dá uma sensação de perda, como se abrir mão da sua indignação significasse dizer que tudo o que aconteceu com você foi “ok”.
Mas não é isso. A questão não é aceitar injustiças, mas sim entender que continuar nelas não é uma opção.
Você pode ficar no mesmo lugar, alimentando a ideia de que a vida foi injusta com você, ou pode levantar e fazer algo diferente. A escolha é sua. No fim, é isso que eu realmente quero dizer nos desabafos - e seguirei nessa linha:
Você não tem culpa pelo que fizeram com você, mas tem total responsabilidade sobre suas ações futuras.
E isso muda tudo.
— @Gabi
DESAFIO DO DIA

Hoje, em vez de culpar circunstâncias ou outras pessoas por algo que está lhe incomodando, olhe para o que você pode fazer a respeito.
Identifique uma área da sua vida na qual você sente frustração e dê um passo (por menor que seja) para assumir responsabilidade sobre ela. Pode ser mudar um hábito, ter aquela conversa difícil ou simplesmente parar de alimentar uma reclamação sem ação.
FILOSOFANDO

Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com frequência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar.
O medo de errar é justamente o que te afasta da chance de algum dia acertar.
O tempo passa da mesma forma, seja você escolhendo usá-lo para se prender às 1001 chances de fracasso, seja você escolhendo usá-lo para agir, mesmo que com medo e muitas chances de errar.
No entanto, é justamente a experiência a coisa capaz de te ensinar sobre o caminho: Sobre o que é provável surgir, como você deve agir diante disso e também sobre o que você mais deseja para esse caminho.
Portanto, é a ação que destrói o medo de perder, acalma a ansiedade e faz você descobrir, a cada passo, o que é necessário para vencer. Não existe nenhuma outra opção para vencer senão agir.
— @Sarinha
DESABAFO

Vai fazer 1 ano que eu trabalho em uma empresa, porém sinto muita dificuldade em falar com as pessoas. Eu morro de medo de ser julgada por qualquer coisa, e isso faz com que eu fique com um bloqueio de ser eu mesma. Isso está além de ser somente na empresa, sinto que para algumas pessoas eu nunca estou sendo eu mesma. Tenho medo de ser julgada ou deixada, isso está se tornando bem cansativo (…)
Tenho um convite especial para você hoje: Tente prestar atenção no que existe de legal sobre ser você.
Algumas respostas para isso só você que vai saber, pois são trejeitos, preferências e modos de pensar. Outras, por sua vez, podem ser aquelas características e elogios que você deve ter escutado a vida inteira. Pense sobre essas coisas.
Pode ser o seu bom gosto, a sua inteligência, a sua sensibilidade, a sua beleza ou a forma como trata as pessoas. Pode ser a sua educação, o seu jeito distraído ou desastrado (que pode render boas risadas às suas companhias), o seu tom de voz, os seus valores, a sua fé, o seu aperto de mão ou abraço…
Existem tantas coisas que podem ser legais, especialmente o fato de que ninguém mais é como você, no que quer que seja. Por isso, não importa onde você vá, sempre terá algo a agregar, de forma maravilhosa, como ninguém mais pode.
Será que não é uma questão de reconhecer isso?
Você vai precisar enxergar para assim poder colocar com mais atenção essas coisas no mundo e deixar os outros enxergarem também. Percebe?
Se quiser, pode até fazer uma lista, ou, simplesmente, mesmo com medo, tentar se aproximar e conversar para dar chances para que as pessoas te conheçam. Elas vão reconhecer a luz se você lhes der a chance de brilhar.
Não prive as pessoas de conhecer a pessoa legal que você é, nem se prive de reconhecer tudo de maravilhoso que, com certeza, existe em você.
— @Sarinha
🦋 Para enviar um desabafo, clique aqui. Queremos te ajudar em uma próxima edição :)
FANFIC DO DIA POR THERMOS
Um romance que nunca esfria
Ele estava quente. Dava até pra sentir no ar: aquele calor gostoso, parecendo um abraço acolhedor. Mas ela estava com pressa, saiu dizendo que voltava logo. E o tempo não passava — trabalho, trânsito, e principalmente, o medo de voltar e ele estar frio.
Horas depois, eles se reencontraram, e ele estava lá, do jeitinho que ela lembrava: quente como no primeiro gole. Essa é a história do seu café na Thermos. ☕❤️
Na Semana do Café, celebre essa relação especial que não esfria com o tempo. Use o cupom rising e ganhe mais 10% de desconto em todo site da Thermos, além dos descontos da Semana do Café e brindes especiais, que vão aquecer ainda mais o seu dia. Clique aqui e aproveite!
NA GAVETA

Essa mensagem é profunda. 📝
Se nunca assistiu, pode assistir. 🎞️-
Gente, isso aqui é muito bom. 🍫
Quase que literalmente, aqui o que esteve na minha gaveta virtual semana passada.
LAST BUT NOT LEAST
O que você entrega é coerente com o que um dia irá receber.
RODAPÉ
😁🫥🙁 Quão satisfeito você ficou com essa edição? Nos conte aqui.
🎟️ Quer anunciar conosco? É só clicar aqui.
QUEM SOMOS
rising 🦋
cc: @sarinhaspov e @gabriellagoldenstein
Despertando sua melhor versão. Afinal, se tudo na vida é ponto de vista, por que não aprender um melhor jeito de enxergar?
Toda terça e quinta, na hora que o sol nasce, direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito.
Dúvidas, feedbacks ou sugestões? Responda esse e-mail ou envie um direct pra gente. Adoramos sua companhia! :)
até quinta-feira!
powered by: