lição

lição

as coisas são como são. a gente sofre porque não sabemos aceitá-las. tudo é uma lição… ao invés de resistir, aprenda com ela.

POV

Antes de começar o texto de hoje, tem que ver esse vídeo. Tudo que acontece no micro também acontece no macro.

É isso mesmo. Tudo que acontece em qualquer lugar tem a sua correspondência em outros planos. Dessa forma, através de um plano conhecido, conseguimos compreender planos desconhecidos.

Existe uma perfeita harmonia entre o plano físico, mental e espiritual, onde tudo está conectado em correspondência.

Ficou confuso?

Vou te explicar com exemplos práticos. Primeiro vamos começar com coisas bem concretas:

Se você é uma pessoa com pensamentos obsessivos, confusos e vive numa constante desordem mental → provavelmente, essa desordem também ocorre no seu armário, nas suas gavetas, na sua casa.

As coisas funcionam da mesma forma, mesmo que em “lugares” diferentes, percebe?

Por isso que, quando nosso campo mental se torna constantemente negativo, isso impacta diretamente o nosso campo físico e as coisas que acontecem a nossa volta.

Essa correspondência está até na ciência. Você sabe como se deu a descoberta do que era um átomo? Aconteceu a partir da ánalise de uma correlação…

Fazendo uma analogia com o sistema solar, o físico Ernest Rutherford descobriu que o átomo é composto por espaços vazios, com elétrons de carga negativa (assim como os planetas) girando em torno de um núcleo com carga positiva (assim como o Sol).

Entende? Literalmente, o átomo (plano micro) corresponde ao Sistema Solar (plano macro).

  • Na biologia, se percebe que o curso dos rios e das correntezas corresponde à corrente sanguínea.

  • A Bíblia também traz a lei da correspondência quando diz que Deus criou o homem à sua imagem e semelhança.

Ou seja, em diversos planos diferentes, existe uma coisa que corresponde à outra, uma similaridade que nos permite entender algo que talvez não consigamos enxergar.

Entender esse princípio nos ajuda a explicar o que acontece em planos mais sutis que estão fora do nosso conhecimento.

O Princípio da Correspondência é uma Lei Universal, e os antigos filósofos Hermetistas acreditavam que essa compreensão era um dos mais importantes instrumentos mentais, onde o homem poderia entender o desconhecido.

🌎 Controlando o seu mundo interior, você controla o seu mundo exterior.

🫁 Compreendendo a sua respiração, que expande e diminui a cada inspiração, talvez você entenda a vida: que expande e diminui, com o nascimento e a morte.

🫀 Sentindo o seu coração, você consegue sentir Deus — ou como quiser chamar essa força maior que você acredita.

Gabi
BETTER LIVING ft @claramilvolts

A doce virada de ano.

Todo ano vivemos um momento obrigatório que marca um ciclo: A virada de ano. Com a virada do ano uma série de pensamentos nos vem a mente: o que fizemos? O que faremos? Surge a chance de consertar o que não foi legal, chance de fazer diferente, momento de refletir, agradecer pela vida...

Todo ano nesse marco algo te instiga a fazer RESOLUÇÕES DE ANO NOVO. Normalmente, quando você “resolve” fazer uma mudança, não coloca nenhum plano por trás dela. E quando você falha em planejar, você falha em agir.

Pode ser difícil manter-se motivado se você não consegue definir metas realistas ao longo do caminho. 

Mais importante que RESOLUÇÕES são METAS. Toda vez que precisar decidir por algo, espero que retome a esses conceitos.

Como definimos metas?

A maioria dos exercícios de definição de metas começa com um cara bem vestido, parado ao lado de um quadro branco e perguntando algo como: “Como é o sucesso para você? Em termos muito específicos, o que você deseja alcançar?”

Se estamos falando sério sobre alcançar nossos objetivos, no entanto, devemos começar com uma pergunta muito diferente. Em vez de considerar que tipo de sucesso queremos, devemos perguntar: “Que tipo de dor eu quero pra minha vida?”

Esta é uma estratégia que aprendi com o autor de best-seller MARK MANSON. O que Mark percebeu é que ter um objetivo é a parte fácil, gostosa, que mexe principalmente com nossa capacidade de sonhar. Quem não gostaria de abrir um negócio digital rentável, perder peso, ler mais ou ganhar mais dinheiro? Todos querem atingir esses objetivos.

O verdadeiro desafio não é determinar se você quer o resultado, mas se está disposto a aceitar os sacrifícios necessários para atingir seu objetivo.

Você quer o estilo de vida que vem com sua busca? Você quer o processo chato e feio que vem antes do resultado excitante e glamoroso?

É fácil sentar e pensar o que  poderíamos fazer ou o que gostaríamos  de fazer. É uma coisa totalmente diferente aceitar as compensações que acompanham nossos objetivos. Todo mundo quer uma medalha de ouro e a foto no Instagram. Poucas pessoas querem treinar como um atleta olímpico.

A definição de metas não é apenas escolher as recompensas que você deseja desfrutar, mas também os custos que você está disposto a pagar.

Imagine um pequeno barco a remo. Seus objetivos são como o leme do barco. Eles definem a direção e determinam para onde você vai. Se você se comprometer com um objetivo, o leme permanece parado e você continua avançando. Se você alternar entre os objetivos, o leme se moverá e será fácil remar em círculos.

No entanto, há outra parte do barco que é ainda mais importante do que o leme: os remos. Se o leme é o seu objetivo, então os remos são o seu processo para alcançá-lo. Enquanto o leme determina sua direção, são os remos que determinam seu progresso.

Essa metáfora do leme e dos remos ajuda a esclarecer a diferença entre sistemas e objetivos. É uma distinção importante que aparece em todos os lugares da vida.

  • Se você é um treinador,
    seu objetivo é ganhar um campeonato. Seu sistema é o que sua equipe faz no treino todos os dias.

  • Se você é um escritor,
    seu objetivo é escrever um livro. Seu sistema é o cronograma de redação que você segue a cada semana.

  • Se você é um corredor,
    seu objetivo é correr uma maratona. Seu sistema é sua programação de treinamento para o mês.

  • Se você é um empreendedor,
    seu objetivo é construir um negócio de um milhão de dólares. Seu sistema é seu processo de vendas e marketing.

As metas são úteis para definir a direção. Os sistemas que são a CHAVE para realmente progredir. Na verdade, o principal benefício de ter uma meta é que ela informa que tipo de sistema você precisa implementar. No entanto, o próprio sistema é o que realmente alcançou os resultados.

Os objetivos determinam sua direção. Os sistemas determinam seu progresso. Você nunca chegará a lugar algum apenas segurando o leme. Você tem que remar.

DESABAFO

Errado não dar chance para uma pessoa por achar que pode vir alguém melhor

Primeiramente: Você ACHA que existe algo melhor porque não deu chance. Não tem como você SABER se isso é verdade sem tentar.

Mas NÃO sinto em te dizer que: você nunca vai SABER.

💡 A opção certa é uma questão de escolha.

E, para se fazer essa escolha, é preciso acreditar.

Acreditar que a pessoa do seu lado tem objetivos e valores coerentes com os seus e estará alinhada para trabalhar em fazer sua escolha dar certo.

Porque sempre existirão pessoas mais bonitas, entendidas ou habilidosas que a pessoa que estará do seu lado.

E você seria, sim, capaz de sentir afinidade e desejo por inúmeras pessoas e cultivar um relacionamento feliz e saudável com várias delas.

Mas, em algum momento, como parece ser da sua vontade, você terá que escolher, porque é assim que poderá construir com um aquilo que não é possível se construir com todos.

Escolher significa também se abdicar de outras opções e se “contentar” com aquilo em que você tem fé que te fará um pouco melhor do que você foi ontem.

  • Por isso, acredito mais no amor que se ESCOLHE para a vida do que no amor da sua vida.

Você nunca estará 100% segura, mas em algum momento, será preciso dar um chance para que esse tipo de amor possa entrar e não sair mais.

PS: Aqui vos fala uma grande romântica :)

A constância existe? É possível ser constante em todos os pratos?

Constância existe sim. Encontrar equilíbrio para manter a constância é o grande desafio.

Existem fases em que você estará mais dedicado à sua carreira, por exemplo, e, por isso, deixará alguns amigos na mão ou terá menos tempo livre para cozinhar suas refeições.

Mas é justamente aí que entra a constância. Mesmo que você não esteja comprometido com a mesma intensidade em diferentes áreas da sua vida, você se compromete a continuar fazendo o melhor que pode.

  • Ou seja, na intensidade que conseguir naquele momento, em cada uma delas.

Não precisa jogar tudo para o ar só porque não consegue se entregar 100%.

Constância é isso. Continuar da forma que é possível.

— Sarinha
NA GAVETA
  1. Se você nunca presenciou a linha de chegada de uma prova de corrida, dá pra sentir um pouquinho dessa sensação com esse vídeo da maratona de NY. 😍

  2. ADORO esse Tiny Desk.

  3. Bom dia. ❤️

  4. Pra quem não sabe, sou baiana, e fim de ano, pra mim, combina com esse tipo de música. Testa treinar com ela hoje! 🎵

  5. Assisti a essa série semana passada e adorei! 🎬

LAST BUT NOT LEAST

Curta esses dias da chegada do novo ano, sem ficar ausente. Às vezes, o nosso corpo está, mas a nossa mente fica divagando por aí. A sua presença é um presente! 🎁

😁🫥🙁 Quão satisfeito você ficou com essa edição? Nos conte aqui.

rising 🦋
cc: @sarinhaspov e @gabriellagoldenstein

Despertando sua melhor versão. Afinal, se tudo na vida é ponto de vista, por que não aprender um melhor jeito de enxergar?

  • Toda terça e quinta, na hora que o sol nasce, direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito.

Dúvidas, feedbacks ou sugestões? Responda esse e-mail ou envie um direct pra gente. Adoramos sua companhia! :)

até quinta-feira!

powered by: