12/12

12/12

datas repetidas têm uma energia especial: são um portal. aproveite o último do ano para refletir sobre a sua vida e os seus objetivos para 2024.

POV

Por aqui falamos muito sobre a FELICIDADE. Mas afinal, como encontrá-la?

Vem comigo:

Acredito que a busca pela felicidade seja superestimada.

Porque a felicidade é algo que você encontra de repente, pelo caminho. Por isso, é difícil traçar um mapa. Às vezes, ela aparecerá quando e onde menos se espera.

Felicidade é isso: Um sentimento que, por vezes, te esbarra em situações rotineiras ou inusitadas e, como todo sentimento, tem intensidade passageira.

Será assim por toda a vida e não existirá uma fase em que você será feliz plenamente, constantemente e para sempre. Isso é uma ilusão, até porque você só sabe o que é a felicidade — porque conhece também a tristeza.

Assim como a felicidade não deixará de te esbarrar, os momentos desafiadores e os sentimentos que eles carregam também serão parte da jornada, até o fim.

  • Mas as pessoas mais “felizes”, são as que conseguem, nesses momentos, enxergar uma luz no fim do túnel.

Essa luz, não é o que eu chamo de “felicidade”, mas sim, de SENTIDO. Esse termo, sim, deveria ser mais estimado.

Sentido é como você ESCOLHE enxergar as suas circunstâncias.

Como você define o PORQUÊ e o PARA QUE de cada situação:

  • PARA QUE eu preciso passar por essa dor?

    Tem algum ponto que ainda não é forte dentro de mim e ela irá me ajudar a amadurecer? Isso pode me fazer uma pessoa melhor para mim e para os outros?

  • POR QUE eu desejo estar com essa pessoa?

    O sentimento é bom, mas os nossos objetivos e prioridades também combinam? Consigo enumerar pontos da personalidade dela que me encantam?

  • PARA QUE meu trabalho pode ser útil? POR QUE eu o escolhi?

    Essa é minha carreira dos sonhos? É o que eu amo fazer? Ou é de onde irei tirar o sustento e a segurança daqueles que amo e isso é honrável para mim (já que não há nada mais valioso que as pessoas ao meu lado)?

Só você vai saber o que REALMENTE faz sentido para você. E é você quem tem que saber isso mesmo.

Porque, quando você treina seu olhar para enxergar o que é importante na sua vida, a direção a seguir para encontrá-las fica mais clara, mesmo nos momentos mais escuros do túnel.

Acredite, você ainda vai conseguir enxergar a luz.

O que se define como o caminho da felicidade é, na verdade, um caminho cheio de coisas que fazem sentido para quem o indivíduo É e para aquilo que ele MAIS DESEJA.

  • E isso é o que ele tem de melhor para oferecer para o mundo, pois está ligado à sua autenticidade, seus valores e princípios.

Nem sempre é fácil ter CORAGEM de caminhar nessa direção, mas é exatamente quando isso acontece que consegue sustentar aquilo que ACREDITA e FALA com aquilo que FAZ e BUSCA. Isso é integridade.

E integridade deixa a consciência tranquila, traz paz, autoconfiança e autoestima.

Sabe o que tudo isso causa?

Felicidade.

Mas lembre-se…

Felicidade é sentimento, é espontânea. Sentido é ponto de vista, é decisão.

Por isso, preocupe-se com o que está no seu controle: em vez de buscar felicidade, busque sentido.

Assim, em uma manhã qualquer, de um dia comum, irá esbarrar também com a felicidade. Vai fundo e acredite.

BETTER LIVING FT @manucitdaily

Parece que todo mundo hoje é fissurado em melhorar os seus hábitos. Mas, o que exatamente é um hábito e como vou trocar meus maus hábitos por bons?

O loop de hábitos é descrito por Charles Duhigg como um ciclo de gatilhos, hábitos e recompensas.

Ou seja, algo nos faz agir daquela maneira, então agimos, e depois aquela atitude nos traz uma recompensa.

A recompensa de um exercício físico, por exemplo, vai de sensação de bem-estar imediata até mudanças no físico, na saúde mental e emocional e no padrão de comportamento.

Sabendo disso, como podemos usar esse conhecimento a nosso favor? Melhor… Como podemos aplicar isso de forma assertiva?

Vamos lá…

Se eu quero instalar um novo hábito na minha vida, é muito inteligente da minha parte eu tornar tudo ao meu redor favorável para eu executá-lo.

É fundamental também ter consciência do motivo de eu estar fazendo isso, afinal, é isso que motiva a nossa ação (inclusive, motivação é exatamente isso: ter um motivo para a ação).

Na verdade, essa parte da motivação é bem importante se formos parar pra pensar. Se eu não vejo um porquê de fazer atividades físicas, por que eu faria elas?

Na teoria parece fácil, mas uma das coisas que eu mais escuto é:

“Tá, mas eu até consigo começar algo e depois de uns 3 dias eu paro… Como que eu quebro esse padrão?”

Eu, particularmente, gosto de começar uma coisa de cada vez.

É muuuuito difícil manter algo que não foi construído de forma gradual, ou que foi introduzido com muitas outras mudanças ao mesmo tempo.

Parece que, do dia pra noite, nós decidimos que “agora vai” e tentamos colocar tudo o que queremos mudar em prática.

Só que pouco adianta fazer tudo ao mesmo tempo se o motivo para agir daquela maneira se perde no meio dessa mudança brusca. E assim, quando perdemos o motivo para a nossa ação, deixamos de fazê-la, ou melhor, de fazê-las.

Dicas de ouro: Não é realista a mudança de todos os hábitos de uma hora pra outra, afinal, essa constante evolução que buscamos é uma eterna busca pelas nossas melhores versões.

Se lembre constantemente do porquê você quer fazer isso! Exemplo: Por que eu quero comer de maneira saudável? Talvez seja para atingir um certo “shape”, ou talvez por saúde, ou talvez performance… ou até tudo isso misturado.

Dar significado àquilo que você faz facilita bastante a esquivar de pensamentos de desistência.

Não desanime por, em algum dia, você não ter conseguido incluir um bom hábito na sua vida! Se você acha que ele vale a pena, que ele te levará para mais perto dos seus objetivos, não hesite em tentar novamente.

E não esqueça de dar tempo ao tempo, afinal, assim que o hábito está instaurado na sua vida, prometo que fica bem mais fácil de fazê-lo.

Manu
DESABAFO

“A cobrança de ter a vida bem sucedida antes dos 30 é um terror”

De fato, culturalmente, temos um cronograma ideal definido. Muitas vezes consideramos aqueles que seguem esse cronograma como mais bem-sucedidos, por conta de uma obsessão generalizada pelo sucesso quando jovem.

Tem um trecho de um texto que eu adoro (tentei sem sucesso descobrir o autor), que diz assim:

“Alguém se formou aos 22 anos, mas esperou 5 anos antes de conseguir um bom emprego, e há outro que se formou aos 27 anos e conseguiu um emprego imediatamente.

Alguém se tornou CEO aos 25 anos e morreu aos 50 anos, enquanto outro se tornou CEO aos 50 anos e viveu até os 90 anos.”

O tempo de cada indivíduo é único, a vida é cheia de nuances, histórias e situações próprias. Por isso, você não está atrasada, nem adiantada, você está no SEU tempo.

E a “vida bem-sucedida” que você cita na sua pergunta… Ahh, essa não acontece na conquista de algo material grandioso, e sim no aqui e agora, em fazer o seu melhor HOJE.

Pra finalizar, olha esse post que mostra a idade que pessoas super “bem-sucedidas” lançaram seus negócios (spoiler: NENHUMA foi antes dos 30).

“Me sinto frustrada por não conseguir realizar meus sonhos/planos. Me sinto inferior”

O grande problema da maioria das pessoas hoje é a falta de ação. O mundo está cheio de “facilitadores” que nos tornam menos tolerantes ao esforço.

É muito fácil ficar o tempo inteiro no campo das ideias, dos sonhos e planos, mas não é isso que vai te fazer chegar a algum lugar. Para que você consiga realizar os seus sonhos, você precisa de AÇÃO.

Busque entender o que precisa ser feito para você alcançar o que deseja. Vamos trazer um exemplo prático e simples: se você deseja emagrecer, você precisa AGIR pra isso. E ainda, não é uma ação isolada.

Você precisa fazer várias coisas (várias vezes): se alimentar bem, fazer exercício, se hidratar, ter uma boa noite de sono. Pequenos hábitos somados geram grandes resultados!

Eu tenho certeza que você é capaz de tudo que deseja, você só precisa fazer por onde.

Dica prática: Que tal escrever os seus objetivos e metas e o que precisa ser feito para chegar lá?

Gabi
NA GAVETA
  1. Duvido você não sorrir assistindo isso aqui 🐶

  2. E essa tábua de queijos em formato de Papai Noel pra fazer no Natal? 🎅🏼

  3. Vai ter dica de Natal até o Natal chegar sim! Amo esse filme. ❤️

  4. Uau! O que é lar para você?

  5. Acho essa música tão gostosinha! 😮‍💨

  6. Já ouviu falar em “Querofobia” ? 🤯

LAST BUT NOT LEAST

Pense bem: Se você espera por algo e não faz por onde, se procura na hora errada, a pessoa errada, se insiste em algo que o Universo não acha que é pra você, é natural que os seus planos não dêem certo. 🌟

😁🫥🙁 Quão satisfeito você ficou com essa edição? Nos conte aqui.

rising 🦋
cc: @sarinhaspov e @gabriellagoldenstein

Despertando sua melhor versão. Afinal, se tudo na vida é ponto de vista, por que não aprender um melhor jeito de enxergar?

  • Toda terça e quinta, na hora que o sol nasce, direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito.

Dúvidas, feedbacks ou sugestões? Responda esse e-mail ou envie um direct pra gente. Adoramos sua companhia! :)

até quinta-feira!

powered by: