12/12

12/12

datas repetidas tĂȘm uma energia especial: sĂŁo um portal. aproveite o Ășltimo do ano para refletir sobre a sua vida e os seus objetivos para 2024.

POV

Por aqui falamos muito sobre a FELICIDADE. Mas afinal, como encontrĂĄ-la?

Vem comigo:

Acredito que a busca pela felicidade seja superestimada.

Porque a felicidade Ă© algo que vocĂȘ encontra de repente, pelo caminho. Por isso, Ă© difĂ­cil traçar um mapa. Às vezes, ela aparecerĂĄ quando e onde menos se espera.

Felicidade é isso: Um sentimento que, por vezes, te esbarra em situaçÔes rotineiras ou inusitadas e, como todo sentimento, tem intensidade passageira.

SerĂĄ assim por toda a vida e nĂŁo existirĂĄ uma fase em que vocĂȘ serĂĄ feliz plenamente, constantemente e para sempre. Isso Ă© uma ilusĂŁo, atĂ© porque vocĂȘ sĂł sabe o que Ă© a felicidade — porque conhece tambĂ©m a tristeza.

Assim como a felicidade não deixarå de te esbarrar, os momentos desafiadores e os sentimentos que eles carregam também serão parte da jornada, até o fim.

  • Mas as pessoas mais “felizes”, sĂŁo as que conseguem, nesses momentos, enxergar uma luz no fim do tĂșnel.

Essa luz, nĂŁo Ă© o que eu chamo de “felicidade”, mas sim, de SENTIDO. Esse termo, sim, deveria ser mais estimado.

Sentido Ă© como vocĂȘ ESCOLHE enxergar as suas circunstĂąncias.

Como vocĂȘ define o PORQUÊ e o PARA QUE de cada situação:

  • PARA QUE eu preciso passar por essa dor?

    Tem algum ponto que ainda nĂŁo Ă© forte dentro de mim e ela irĂĄ me ajudar a amadurecer? Isso pode me fazer uma pessoa melhor para mim e para os outros?

  • POR QUE eu desejo estar com essa pessoa?

    O sentimento é bom, mas os nossos objetivos e prioridades também combinam? Consigo enumerar pontos da personalidade dela que me encantam?

  • PARA QUE meu trabalho pode ser Ăștil? POR QUE eu o escolhi?

    Essa Ă© minha carreira dos sonhos? É o que eu amo fazer? Ou Ă© de onde irei tirar o sustento e a segurança daqueles que amo e isso Ă© honrĂĄvel para mim (jĂĄ que nĂŁo hĂĄ nada mais valioso que as pessoas ao meu lado)?

SĂł vocĂȘ vai saber o que REALMENTE faz sentido para vocĂȘ. E Ă© vocĂȘ quem tem que saber isso mesmo.

Porque, quando vocĂȘ treina seu olhar para enxergar o que Ă© importante na sua vida, a direção a seguir para encontrĂĄ-las fica mais clara, mesmo nos momentos mais escuros do tĂșnel.

Acredite, vocĂȘ ainda vai conseguir enxergar a luz.

O que se define como o caminho da felicidade Ă©, na verdade, um caminho cheio de coisas que fazem sentido para quem o indivĂ­duo É e para aquilo que ele MAIS DESEJA.

  • E isso Ă© o que ele tem de melhor para oferecer para o mundo, pois estĂĄ ligado Ă  sua autenticidade, seus valores e princĂ­pios.

Nem sempre é fåcil ter CORAGEM de caminhar nessa direção, mas é exatamente quando isso acontece que consegue sustentar aquilo que ACREDITA e FALA com aquilo que FAZ e BUSCA. Isso é integridade.

E integridade deixa a consciĂȘncia tranquila, traz paz, autoconfiança e autoestima.

Sabe o que tudo isso causa?

Felicidade.

Mas lembre-se


Felicidade Ă© sentimento, Ă© espontĂąnea. Sentido Ă© ponto de vista, Ă© decisĂŁo.

Por isso, preocupe-se com o que estĂĄ no seu controle: em vez de buscar felicidade, busque sentido.

Assim, em uma manhã qualquer, de um dia comum, irå esbarrar também com a felicidade. Vai fundo e acredite.

BETTER LIVING FT @manucitdaily

Parece que todo mundo hoje Ă© fissurado em melhorar os seus hĂĄbitos. Mas, o que exatamente Ă© um hĂĄbito e como vou trocar meus maus hĂĄbitos por bons?

O loop de hĂĄbitos Ă© descrito por Charles Duhigg como um ciclo de gatilhos, hĂĄbitos e recompensas.

Ou seja, algo nos faz agir daquela maneira, entĂŁo agimos, e depois aquela atitude nos traz uma recompensa.

A recompensa de um exercĂ­cio fĂ­sico, por exemplo, vai de sensação de bem-estar imediata atĂ© mudanças no fĂ­sico, na saĂșde mental e emocional e no padrĂŁo de comportamento.

Sabendo disso, como podemos usar esse conhecimento a nosso favor? Melhor
 Como podemos aplicar isso de forma assertiva?

Vamos lá


Se eu quero instalar um novo hĂĄbito na minha vida, Ă© muito inteligente da minha parte eu tornar tudo ao meu redor favorĂĄvel para eu executĂĄ-lo.

É fundamental tambĂ©m ter consciĂȘncia do motivo de eu estar fazendo isso, afinal, Ă© isso que motiva a nossa ação (inclusive, motivação Ă© exatamente isso: ter um motivo para a ação).

Na verdade, essa parte da motivação Ă© bem importante se formos parar pra pensar. Se eu nĂŁo vejo um porquĂȘ de fazer atividades fĂ­sicas, por que eu faria elas?

Na teoria parece fĂĄcil, mas uma das coisas que eu mais escuto Ă©:

“TĂĄ, mas eu atĂ© consigo começar algo e depois de uns 3 dias eu paro
 Como que eu quebro esse padrĂŁo?”

Eu, particularmente, gosto de começar uma coisa de cada vez.

É muuuuito difícil manter algo que não foi construído de forma gradual, ou que foi introduzido com muitas outras mudanças ao mesmo tempo.

Parece que, do dia pra noite, nós decidimos que “agora vai” e tentamos colocar tudo o que queremos mudar em prática.

SĂł que pouco adianta fazer tudo ao mesmo tempo se o motivo para agir daquela maneira se perde no meio dessa mudança brusca. E assim, quando perdemos o motivo para a nossa ação, deixamos de fazĂȘ-la, ou melhor, de fazĂȘ-las.

Dicas de ouro: Não é realista a mudança de todos os håbitos de uma hora pra outra, afinal, essa constante evolução que buscamos é uma eterna busca pelas nossas melhores versÔes.

Se lembre constantemente do porquĂȘ vocĂȘ quer fazer isso! Exemplo: Por que eu quero comer de maneira saudĂĄvel? Talvez seja para atingir um certo “shape”, ou talvez por saĂșde, ou talvez performance
 ou atĂ© tudo isso misturado.

Dar significado Ă quilo que vocĂȘ faz facilita bastante a esquivar de pensamentos de desistĂȘncia.

NĂŁo desanime por, em algum dia, vocĂȘ nĂŁo ter conseguido incluir um bom hĂĄbito na sua vida! Se vocĂȘ acha que ele vale a pena, que ele te levarĂĄ para mais perto dos seus objetivos, nĂŁo hesite em tentar novamente.

E nĂŁo esqueça de dar tempo ao tempo, afinal, assim que o hĂĄbito estĂĄ instaurado na sua vida, prometo que fica bem mais fĂĄcil de fazĂȘ-lo.

— Manu
DESABAFO

“A cobrança de ter a vida bem sucedida antes dos 30 Ă© um terror”

De fato, culturalmente, temos um cronograma ideal definido. Muitas vezes consideramos aqueles que seguem esse cronograma como mais bem-sucedidos, por conta de uma obsessĂŁo generalizada pelo sucesso quando jovem.

Tem um trecho de um texto que eu adoro (tentei sem sucesso descobrir o autor), que diz assim:

“AlguĂ©m se formou aos 22 anos, mas esperou 5 anos antes de conseguir um bom emprego, e hĂĄ outro que se formou aos 27 anos e conseguiu um emprego imediatamente.

AlguĂ©m se tornou CEO aos 25 anos e morreu aos 50 anos, enquanto outro se tornou CEO aos 50 anos e viveu atĂ© os 90 anos.”

O tempo de cada indivĂ­duo Ă© Ășnico, a vida Ă© cheia de nuances, histĂłrias e situaçÔes prĂłprias. Por isso, vocĂȘ nĂŁo estĂĄ atrasada, nem adiantada, vocĂȘ estĂĄ no SEU tempo.

E a “vida bem-sucedida” que vocĂȘ cita na sua pergunta
 Ahh, essa nĂŁo acontece na conquista de algo material grandioso, e sim no aqui e agora, em fazer o seu melhor HOJE.

Pra finalizar, olha esse post que mostra a idade que pessoas super “bem-sucedidas” lançaram seus negócios (spoiler: NENHUMA foi antes dos 30).

“Me sinto frustrada por não conseguir realizar meus sonhos/planos. Me sinto inferior”

O grande problema da maioria das pessoas hoje Ă© a falta de ação. O mundo estĂĄ cheio de “facilitadores” que nos tornam menos tolerantes ao esforço.

É muito fĂĄcil ficar o tempo inteiro no campo das ideias, dos sonhos e planos, mas nĂŁo Ă© isso que vai te fazer chegar a algum lugar. Para que vocĂȘ consiga realizar os seus sonhos, vocĂȘ precisa de AÇÃO.

Busque entender o que precisa ser feito para vocĂȘ alcançar o que deseja. Vamos trazer um exemplo prĂĄtico e simples: se vocĂȘ deseja emagrecer, vocĂȘ precisa AGIR pra isso. E ainda, nĂŁo Ă© uma ação isolada.

VocĂȘ precisa fazer vĂĄrias coisas (vĂĄrias vezes): se alimentar bem, fazer exercĂ­cio, se hidratar, ter uma boa noite de sono. Pequenos hĂĄbitos somados geram grandes resultados!

Eu tenho certeza que vocĂȘ Ă© capaz de tudo que deseja, vocĂȘ sĂł precisa fazer por onde.

Dica prĂĄtica: Que tal escrever os seus objetivos e metas e o que precisa ser feito para chegar lĂĄ?

— Gabi
NA GAVETA
  1. Duvido vocĂȘ nĂŁo sorrir assistindo isso aqui đŸ¶

  2. E essa tĂĄbua de queijos em formato de Papai Noel pra fazer no Natal? đŸŽ…đŸŒ

  3. Vai ter dica de Natal atĂ© o Natal chegar sim! Amo esse filme. ❀

  4. Uau! O que Ă© lar para vocĂȘ?

  5. Acho essa mĂșsica tĂŁo gostosinha! 😼‍💹

  6. JĂĄ ouviu falar em “Querofobia” ? đŸ€Ż

LAST BUT NOT LEAST

Pense bem: Se vocĂȘ espera por algo e nĂŁo faz por onde, se procura na hora errada, a pessoa errada, se insiste em algo que o Universo nĂŁo acha que Ă© pra vocĂȘ, Ă© natural que os seus planos nĂŁo dĂȘem certo. 🌟

đŸ˜đŸ«„đŸ™ QuĂŁo satisfeito vocĂȘ ficou com essa edição? Nos conte aqui.

rising 🩋
cc: @sarinhaspov e @gabriellagoldenstein

Despertando sua melhor versĂŁo. Afinal, se tudo na vida Ă© ponto de vista, por que nĂŁo aprender um melhor jeito de enxergar?

  • Toda terça e quinta, na hora que o sol nasce, direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito.

DĂșvidas, feedbacks ou sugestĂ”es? Responda esse e-mail ou envie um direct pra gente. Adoramos sua companhia! :)

até quinta-feira!

powered by: